sábado, 14 de maio de 2011

A um passo da eternidade

Autor: Marcelo | sábado, 14 de maio de 2011 | Categoria: |


Brasiliense e Gama encenarão hoje o último capítulo do Campeonato Candango de 2011 da primeira divisão. Ambos os clubes chegaram nesta decisão por caminhos e motivos completamente diferentes: O jacaré sobrou na primeira fase emplacando uma série de vinte partidas invictas, mas perdeu força na segunda fase e só conseguiu a classificação para a final graças à inacreditável derrota do Formosa em casa para o eliminado Botafogo. Já o Gama fez um campeonato apenas razoável na primeira fase, embora nunca tenha deixado o grupo dos quatro classificados. Começou a segunda fase como favorito à eliminação perdendo duas partidas seguidas, mas reuniu forças e emplacou quatro vitórias seguidas sendo que a última sobre o arquirrival Brasiliense em seu estádio.

Os dois times tem histórias diferentes: O Brasiliense que tem como patrocinador Luiz Estêvão com uma fortuna avaliada em 12 bilhões possui uma equipe com jogadores renomados e uma folha salarial estimada em 400 mil. Daí as declarações do jogador Ruy à imprensa se fazem verdadeiras. Um time com esses jogadores, com uma folha salarial tão alta e que não atrasam pagamentos tem de fato a obrigação de ser favorito ao título em Brasília.

O Gama começou o ano como todos os outros: promessas de dias melhores, de uma equipe competitiva e em plena ebulição de bastidores com a venda da sede social para uma construtora paulista. Com uma folha de aproximadamente 140 mil, sem grandes estrelas no elenco, a solução foi subir jogadores da base. Mas na segunda fase começaram a surgir os atrasos de salários e a situação dos jogadores começou a ficar dramática. O presidente Paulo Goyaz se mandou para os Estados Unidos deixando a bomba na mão do vice Carlos Macedo que também não conseguiu recursos para o pagamento dos atletas.

Só que a crise teve efeito contrário nos jogadores. Ao invés de desagregar, a equipe se fechou com a torcida e comissão técnica, enfrentou a crise e as críticas e foi à luta conseguindo uma vaga heróica para a final. Esse time foi forjado no sofrimento, lágrimas e suor. E agora basta uma vitória para que todo este sofrimento seja compensado.

Se tem um time que mereça ser campeão, este time se chama Gama. Toda uma cidade torce por este time que conta com a simpatia de todo o Brasil. Mas no futebol não existe justiça, somente a bola decidirá quem será o campeão candango: o time dos milionários ou o dos "famintos".

BRASILIENSE
O empate com gol salvador aos 47 minutos do segundo tempo na primeira partida da final foi muito comemorado pelo time de Taguatinga. Afinal, basta apenas um empate em casa para que o Brasiliense levante o caneco e conquiste o sétimo título de campeão candango.

Só que as coisas não são tão tranquilas assim, No último jogo da primeira fase, o Brasiliense também dependia de um empate para se classificar para a final e acabou perdendo a partida para um desfalcado Gama em casa. O desastre de ser eliminado na segunda fase só não ocorreu porque o eliminado Botafogo quebrou uma invencibilidade de três anos do Formosa no estádio Diogão ao emplacar uma goleada de 4x1 nos goianos.

Para não deixar a vaca ir para o brejo, o patrocinador do time Luiz Estêvão demitiu o técnico Reinaldo Gueldini e efetivou o auxiliar Marcos Soares pelo menos até o final do candangão. Para o técnico é uma grande oportunidade de mostrar serviço e se manter no cargo no restante da temporada.

O discurso da semana é de motivação. Segundo suas palavras, a ordem é vencer e mostrar que o time quer conquistar o título. Para isso, o técnico poderá contar com o meia Iranildo que teve o contrato prorrogado por mais cinco dias permitindo que o polêmico meia dispute a partida final. Caso chegue ao título, há possibilidades de que seu contrato seja renovado.

O desfalque será o zagueiro Moacri que cumprirá suspensão pela expulsão no primeiro clássico da final. Raphael deverá ser o seu substituto. Nas demais posições a equipe deverá ser a mesma que enfrentou o Gama no jogo passado. Há a possibilidade de que Adrianinho seja sacado do time para a entrada de Bebeto, fazendo o time ficar mais ofensivo. O provável Brasiliense deverá ser este: Gilson; Cicinho, Rapahel, Teco e Chiquinho; Deda, Ferrugem, Ruy, Adrianinho (Bebeto) e Iranildo; Rômulo.

GAMA
A semana do Gama foi de concentração total para o clássico decisivo que definirá o campeão candango de 2011. O técnico Heriberto da Cunha teve a boa notícia dos pagamentos de salários relativos à março sendo saldados com a promessa de pagamento do mês de abril marcado para a próxima segunda feira. Do Departamento médico veio a possível liberação dos dois jogadores mais experientes do grupo, os atacantes Bachin e Fábio Silva.

O Gama treinou na quinta e sexta feira com portões fechados para a imprensa e até funcionários do próprio clube. O time que irá entrar em campo será uma incógnita total. Certeza mesmo somente a ausência do lateral direito Allan que levou o terceiro cartão amarelo no jogo passado. Porém o experiente goleiro Fernando Vizotto volta de suspensão e será presença certa na equipe. O Gama pode entrar com dois ou três zagueiros, com um ou dois atacantes, com um ou dois meias. Tudo dependerá da cabeça de Heriberto da Cunha que somente anunciará o time momentos antes da partida.

Como a partida vale muito para ambos, a tendência é de que Heriberto escale um time mais defensivo buscando surpreender nos contra ataques. O provável time do Gama poderá ser este: Fernando Vizotto; Da Silva, Pedrão e Rafael Pedro; Dudu, Éverton, Thiago Gaúcho, Éderson, Tallys e Elivelto; Hugo e Fábio Silva.

Os ingressos estão à venda na loja Difusbom da quadra 02 do Setor Central até o meio dia de hoje. Daí em diante somente nas bilheterias do estádio Serejão. A partida será realizada no estádio Serejão às 18:30.

Até o momento 6 comentários:

  1. ' - RUMO AO TITULO GAMÃO (YN), TIME DE GUERREIROS .

  2. estão tratando os torcedores com descaso nas bilheterias do serejão, acabo de sair de lá. e fica um jogo de empurra...
    o próprio wagner Terra e testemunha, um tal de Rubinho está escondendo os ingressos da torcida do GAMA, arena sul...e n quer vender para quemm chega la, fiquei 1 hora no sol quente la tentando comprar.

  3. VAMOS SER CAMPEÕES!!!!! VAMOS SER CAMPEÕES!!!VAMOS SER CAMPEÕES!!!!! VAMOS SER CAMPEÕES!!!VAMOS SER CAMPÉÔES!!!!! VAMOS SER CAMPEÔES!!!VAMOS SER CAMPEÕES!!!!! VAMOS SER CAMPEÕES!!!VAMOS SER CAMPEÕES!!!!! VAMOS SER CAMPEÕES!!!!

  4. Guerreiros,

    Meu filho Arthur tem 6 anos de idade e é louco pelo gama, o sonho dele é ser jogador do GAMÃO e vê-lo campeão..
    Eu Roverson tenho 41 anos e a primeiro vez que fui em um campo de futebol foi no primeiro título do campo, fora de casa na final no pelezão " GAMA X BRASILIA".
    Gostariamos de desejar uma ótima partida e falar que vocês são exemplos para as crianças gamenses como o meu ARTHUR e para mim como criança grande que torce, chora e sempre acredita que tudo vai dar certo.
    Amigos guerreiros somos e estamos "O GAMA todo" torcendo pra vocês. independente de tudo.

    Nos como moradores/torcedores e familiares gamenses temos vocês no coração.

    Estamos mandando esse link abaixo, que é uma música que nos dá sempre força.

    o treço do refrão é uma maravilha e o meu ARTHUR , me pediu pra passar pra vocês:

    "Que é Deus que te faz entender toda poesia
    torna mais valiosa a vida
    e prova que ainda da pra ser feliz
    Apenas atenda a quem chama.
    E peça que nessa noite Ele te toque
    E cure todas as suas feridas e vele o sono espere acordar, amanhã será um novo dia

    Por favor escutem esse link: ROSA de SARON.

    http://www.vagalume.com.br/rosa-de-saron/o-sol-da-meia-noite-cifrada.html

    Um abraço e que DEUS abençoe a todos os jogadores.

    Ass.: Arthur ( 6 anos ) e Roverson

  5. vamos pra cima deles gamao

  6. NOSSO TIME EMPATOU....NÃO FOMOS CAMPEÕES...MAIS ESTÃO TODOS DE PARABENS... APESAR DAS DIFICULDADES,VOCÊS MOSTRARAM QUE NÃO SÃO MERCENARIOS...E JOGANADO $25MIL CONTRA SALARIOS ATRASADOS...OUVE EMPATE E POR POUCO NÃO FOMOS CAMPEÕES...VALEU MOLECADA...QUE TENHÃO SUCESSO POR ONDE PASSAREM...TOMARA QUE CONTINUEM NO GAMA....


Leave a Reply

Pesquisar este blog