sábado, 7 de maio de 2011

Gama 1x1 Brasiliense - Vitória escorregou entre os dedos

Autor: Marcelo | sábado, 7 de maio de 2011 | Categoria: |


Empate teve sabor de derrota para a torcida alviverde.
Foto: Marcelo Gonçalo (www.blogama.com.br)

O Gama esteve muito perto de conseguir uma vitória que tiraria a vantagem do arquirrival Brasiliense na partida final. Jogando com um esquema muito defensivo e com um jogador a mais desde os 22 minutos do segundo tempo, o periquito abriu o placar no final do jogo. Mas a alegria durou apenas dois minutos, pois em uma bobeada da defesa o Brasiliense arrancou o gol de empate mantendo a vantagem na final.

O Grande destaque da partida mesmo foi a torcida. Com um público oficial de 14.912 mas que na prática parecia muito maior, a cidade abraçou o time lotando as arquibancadas do estádio transformando o lugar em um autêntico "caldeirão". Graças à atuação da Polícia Militar, não houve incidentes de violência entre as torcidas arquirrivais.

Em compensação, uma fila gigantesca se formou do lado de fora do estádio Bezerrão. O portão de acesso composto por apenas três catracas e policiais fazendo revista transformou a entrada de torcedores em uma verdadeira via-crucis.

ESCALAÇÕES DEFENSIVAS
Valendo o título do campeonato, ambos os técnicos preferiram abdicar do ataque. Pelo lado amarelo, o técnico Marcos Soares barrou o zagueiro Rafael e o atacante Bebeto. Moacri e Adrianinho entraram em seus lugares fazendo o Brasiliense entrar em um 4-5-1 com apenas Rômulo no ataque.

Se você achou o Brasiliense defensivo, o que dizer do Gama? Depois de aguardar a escalação do adversário, o técnico Heriberto da Cunha armou o Gama no 3-7-0 sem um atacante sequer de ofício no time. Hugo e Joabe começaram no banco. Fábio Silva e Bachin seguiram de fora.

A bola rolou e o time da casa apoiado pela sua imensa torcida partiu para cima de seu adversário. Aos quatro minutos o Gama perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar. Thiago Gaúcho deu passe açucarado para Elivelto avançar pela direita e cruzar rasteira para a área. Éderson sozinho sem marcação chutou de primeira mas "furou". Dudu que estava na sobra aproveitou mas chutou para fora.

Devido às escalações, o jogo ficou feio, truncado e disputado no meio de campo. Poucas oportunidades de gol foram criadas, mas em compensação a violência comeu solta. Principalmente graças ao volante Ferrugem. O jogador ex-Gama abriu a caixa de ferramentas pra cima de seus ex-companheiros e só sossegou quando ganhou o cartão amarelo.

Depois da pressão inicial o que se viu foi o Gama se defendendo e o Brasiliense com maior posse de bola. Apesar de jogar em casa, o alviverde apostava apenas nos contra-ataques. E sem atacantes a missão ficou muito complicada. Tallys e Elivelto até que tentaram, mas foram barrados pela boa defesa do time de Taguatinga.

Por outro lado o Brasiliense não assustava o goleiro Léo. As jogadas de ataque do jacaré tinham sempre uma marcação cerrada por parte da zaga alviverde. O jogo se arrastou neste rimo até o final do primeiro tempo.



EXPULSO!!!
Ambas as equipes retornaram do intervalo com a mesma formação. A atitude também continuou a mesma. O Gama arricou mais no início, mas depois o Brasiliense equilibrou as ações. O Brasiliense teve uma boa chance aos cinco minutos quando Cicinho fez boa jogada pelo meio e tocou no meio da área. A zaga falhou e Ruy Cabeção veio em velocidade para marcar mas acabou tropeçando e pedindo um pênalty. O juiz Ademário Neves não caiu na dele e mandou o jogo seguir.

Aos 8 Rômulo recebeu passe de Iranildo dentro da área e tentou girar para o gol. Porém foi travado por pelo menos quatro marcadores gamenses. Aos 13 Tallys recebeu na entrada da área e emendou um chutaço mas para fora.

O jogo se arrastava para o zero a zero quando aos 22 Elivelto arrancou da intermediária e tentou fazer uma jogada individual pra cima da zaga amarela. Porém o zagueiro Moacri foi no corpo do meia derrubando-o ao chão e o juiz Ademário Neves aplicou-lhe o cartão amarelo. Como já tinha recebido outro no primeiro tempo foi expulso deixando o Brasiliense com 10. O técnico Marcos Soares imediatamente alterou a equipe. Colocou o zagueiro Raphael no lugar de Iranildo que dessa vez não reclamou da substituição.

Com um a mais em campo, o técnico Heriberto da Cunha abriu o time ao tirar o zagueiro Da Silva que estava "amarelado" para a entrada do atacante Hugo. O Gama então passou a pressionar o Brasiliense enquanto o jacaré abdicou do jogo valorizando a posse de bola e esperando o tempo passar.

Marcos Soares fechou ainda mais o time ao trocar o meia Adrianinho pelo volante Felipe. O Gama era melhor em campo mas não oferecia perigo ao gol defendido por Gilson. Heriberto então tirou o meia Elivelto para promover a entrada de Thyago Fernandes.

O jogo se arrastava para o final e o zero a zero estava se desenhando. Os técnicos então realizaram suas últimas mudanças. Soares trocou Rômulo por Acosta enquanto Heriberto promoveu a entrada de Joabe no lugar de Dudu. Thyago Fernandes foi para a lateral esquerda.

Aos 41, o Gama abriu o placar. Éverton experimentou de longe da área e pegou Gilson desprevenido. O goleirão defendeu mas bateu roupa. Mais rápido do que um raio, o garoto Hugo correu e de carrinho escorou para o fundo das redes. Gama 1x0 e o Bezerrão quase veio abaixo.

O juiz deu três minutos de acréscimo. Bastava ao Gama agora deixar a bola rolar e esperar o juiz apitar o final de jogo. Porém o Brasiliense não estava morto. Aos 43 Ruy bateu falta pela direita no centro da grande área. A bola ficou rodeada por jogadores amarelos e alviverdes. A zaga aliviou errado e a bola sobrou para o zagueiro Raphael chutar à esquerda de Léo. Gama 1x1 Brasiliense. Em seguida o juiz apitou o final de jogo.



Com o resultado o Gama agora terá que buscar uma vitória fora de casa novamente se quiser levantar a taça de campeão candango. Para a próxima partida o técnico Heriberto da Cunha não poderá contar com o lateral direito Alan por ter levado o terceiro cartão amarelo. Porém terá o retorno do goleiro Fernando Vizotto. Já o Brasiliense não terá o zagueiro Moacri e possivelmente o meia Iranildo cujo contrato se expira no dia 10.

O Brasiliense receberá o Gama no estádio Serejão no próximo sábado às 18:30 onde será conhecido o campeão candango de 2011. O Brasiliense joga por um empate para soltar o grito de heptacampeão.

FICHA TÉCNICA

Gama 1 x 1 Brasiliense

Local: Estádio Bezerrão
Árbitro: Ademário Neves
Assistentes: Luciano Benevides e Carlos Emanoel
Renda: R$ 109.427,00
Público: 14.912 pagantes
Cartões amarelos: Da Silva, Allan (Gama); Ferrugem, Chiquinho e Ruy Cabeção (Brasiliense)
Cartão vermelho: Moacri (Brasiliense)
Gols: Hugo 41’/2T (Gama); Rafael 43’/2T (Brasiliense)

Gama
Léo; Allan, Da Silva (Hugo), Pedrão e Rafael Pedro; Dudu (Joabe), Éverton, Thiago Gaúcho e Elivelto (Thyago Fernandes); Tallys e Edérson.
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense
Gilson; Cicinho, Moacri, Teco e Chiquinho; Deda, Ferrugem (Acosta), Ruy Cabeção, Adrianinho (Felipe) e Iranildo (Rafael); Rômulo.
Técnico: Marcos Soares.

Até o momento 11 comentários:

  1. Bom !!
    O jeito eh ser campeao no serejao neh !!!
    Vamos la gamao ser campeao !!!

    EU ACREDITOOOO !!!!

  2. eu achei que foi mais azar do que bobeada da zaga no gol do brasiliense =\

  3. ACHO QUE FOI UM EMPATE COM SABOR DE TITULO.EU ACREDITO NESSE TIME DE GUERREIROS ATÉ O FIM!!!VAMOS GUERREAR NO SEREJÃO E TRAZER ESSA TAÇA PARA COMEMORARMOS NO MAJESTOSO!!!

  4. vai ficar mas gostoso la dentro do serejao.

  5. s� sei de uma coisa
    GAMA RUMO A T�QUIO!
    DAN ex. t.i.v

  6. palhaçada esse publico, ali tinha mais de 15 mil tranqüilo e calmo.. mais e isso ai... vamos ser campeões no serejão...

  7. vamos ser campeos so precissa botar o Hugo goool de titular o mlk tem faro de gol.
    eo kevin tem que começar a ter oportunidades o mlk e craque.

  8. É melhor jogar no SEREJÃO dependendo da VITÓRIA, do que jogar pelo empate.

    Lembram do jogo da classificação ? Fomos com a obrigação da vitória e ganhamos !

    Não me lembro de nehum time que entrou em campo jogando apenas pelo empate e saiu de campo CAMPEÃO, portanto, no Sábado sairemos do serejão CAMPEÕES, por que os GUERREIROS entrarão no jogo com a obrigação de GANHAR!

    Arilson,

  9. Anderson 100% Gamão :

    Concordo com o Arilson,

    No serejão vamos sair com uma vitória, pois nossso time é guerreiro, lebrando que estamos invicto neste ano na casa amarela.

  10. o melhor é o hugo meu grande amigo boa sorte fi abraço...

  11. VAAMOO LÁ MEEU GAMÃO, SEER CAMPEÃAAO (8)
    GAMAA SEMPRE GAMA, EU SOU GAMENSEE ATÉ MORRER (:


Leave a Reply

Pesquisar este blog