sexta-feira, 6 de maio de 2011

Técnicos da final tem carreiras distintas

Autor: Marcelo | sexta-feira, 6 de maio de 2011 | Categoria: |


Se depender de currículos e estatísticas, o Gama leva
vantagem técnica sobre arquirrival nesta decisão.

Foto: Thiago Argentino

Ontem foi o dia dos treinadores fecharem as portas para torcedores e imprensa para realizar os últimos treinamentos para definição das equipes que se enfrentarão amanhã (7) às 18:30 no magnífico estádio Bezerrão. O Brasiliense apesar de ter se salvado da desclassificação graças à derrota inexplicável do Formosa para o eliminado Botafogo em casa, tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais ou por empates além de decidir em casa na última partida devido à campanha na primeira fase.

Gama e Brasiliense viveram momentos distintos neste campeonato. Enquanto o Brasiliense vinha de um rebaixamento para a terceira divisão, o Gama sofria a vergonha de cair para a série D, a última divisão do campeonato Brasileiro.

O Brasiliense sob o comando do técnico Andrade contratou no início do ano Reinaldo Gueldini que estava atuando como Auxiliar técnico no Atlético-GO. Sob o comando de Gueldini o Brasiliense foi um trator. Teve uma sequência de vinte partidas invictas e abriu na primeira fase uma diferença de 12 pontos em relação ao segundo colocado Formosa.

Já o Gama demitiu em 10 de agosto o técnico Édson Vieira para a chegada de Heriberto da Cunha. Mas o experiente treinador não conseguiu evitar o rebaixamento do clube mais popular do DF. Em 2011 o técnico foi mantido e após a contratação de alguns reforços o time fez uma campanha apenas regular. Venceu todas as partidas contra os clubes mais modestos mas não conseguiu emplacar vitórias sobre os mais fortes. O Gama se classificou em quarto lugar depois de ser derrotado pelo Ceilândia no Abadião.

Na segunda fase, ambas as equipes continuaram da mesma forma nas duas primeiras rodadas. Brasiliense venceu Gama e Botafogo enquanto o alviverde amargou duas derrotas consecutivas (Brasiliense e Formosa respectivamente). No entanto depois as coisas mudaram. O Brasiliense perdeu e empatou para o Formosa e o Gama emplacou duas vitórias sobre o Botafogo eliminando ao alvinegro da competição.

Daí em diante o alviverde não perdeu mais. Venceu o Formosa em casa e depois conquistou a vitória sobre o Brasiliense em pleno Serejão classificando-se para a final e para a Copa do Brasil de 2012.


Soares é um dos técnicos revelações do DF.
Foto: Site oficial do Brasiliense


Depois da queda de Guledini, restou ao auxiliar técnico Marcos Soares a responsabilidade de comandar o hexacampeão candango à mais um título. Marcos tem uma boa carreira dentro do jacaré. Ele foi assistente técnico de 2007 até abril de 2010 quando assumiu a equipe de juniores do Santa Maria que recebeu os jogadores da extinta base do Brasiliense. Sob seu comando o treinador sagrou-se campeão de juniores do DF, seu único título até hoje. Neste ano Marcos continuou no comando dos juniores mas agora na Copa São Paulo onde contou com vários reforços da base do Gama. Mas a campanha não foi tão boa. Venceu o Lemense-SP na primeira rodada e depois sofreu duas derrotas para Grêmio-RS e Marília-SP sendo eliminado da competição.

O técnico só voltaria às atividades quando assumiu o Ceilandense após demitir Marquinhos Bahia em fevereiro. Com o treinador, o Ceilandense estreou com o pé esquerdo e foi goleado pelo Gama por 4x2 em pleno Abadião. Depois conquistou duas vitórias (Ceilândia e Brasília) e perdeu para o Brasiliense e Botafogo. Salvou-se da degola na última rodada com um empate em 0x0 com o Formosa no estádio Bezerrão.

Heriberto da Cunha Além de ter mais experiência no cargo tem uma carreira recheada de título como jogador e técnico. Heriberto foi bicampeão paulista com o São Paulo em 1980 e 1981. Foi vice-campeão brasileiro da primeira divisão em 1981; Campeão mineiro pelo Atlético-MG em 1987; Campeão Paranaense pelo Atlético-PR em 1990;

Como auxiliar técnico, Heriberto conquistou pelo são Paulo o vice-campeonato brasileiro em 1997 e campeão paulista em 1998; Em 1999 foi campeão mineiro e vice-campeão brasileiro pelo Atlético-MG (aquele timaço de Guilherme, e cia).

Como técnico, Heriberto fez história no Periquito ao evitar um rebaixamento certo para a terceira divisão em 2005. O alviverde precisava de um aproveitamento superior a 80% para não ser rebaixado. Mas naquele ano o treinador foi "cirúrgico" e contou com os gols de Maia para conseguir livrar o alviverde da degola. Depois disso conquistou o acesso do América-RN para a primeira divisão em 2006; Foi campeão do primeiro turno e campeão Cearense pelo Fortaleza em 2008.

O comandante alviverde ainda comandou dois times da série A. Figueirense em 2006/2007 e Fortaleza em 2008.

Gama e Brasiliense se enfrentam neste sábado às 18:30 no magnífico estádio Bezerrão.

Até o momento 1 comentários:

  1. Galera a ideia do aviaozinho verde e massa vamos apoiar....cada um leva um pouco de folha verde e branca faz um aviao e na entrada do gamao jogamos para cima


Leave a Reply

Pesquisar este blog