quarta-feira, 11 de maio de 2011

Há oito anos atrás...

Autor: Marcelo | quarta-feira, 11 de maio de 2011 | Categoria: |


Em 2003 o Gama foi campeão invicto sobre o Brasiliense. Feito pode se repetir oito anos depois.
Foto: Divulgação

Jogadores e torcedores contam as horas para a grande final do campeonato candango de 2011. A última partida será realizada neste sábado às 18:30 no estádio Serejão. Para o Brasiliense, um empate já será o suficiente para levantar a sua 7ª taça de campeão candango. Já o Gama depende de uma vitória simples para encerrar o incômodo jejum de quase oito anos sem sentir o gostinho de um título.

Na atual torcida gamense muitos jovens nem sequer se lembram de quando e como foi esta conquista. O último título do Gama foi conquistado no dia 23 de março de 2003 com uma goleada histórica de 4x1 sobre nosso arquirrival Brasiliense no estádio Bezerrão. Foi inclusive a primeira vitória por mais de dois gols sobre o rival.

O Gama terminou aquele campeonato de forma invicta, coisa que nosso rival ainda não conseguiu. Em 15 partidas, foram 10 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. O Gama teve a melhor defesa com apenas 12 gols sofridos e o artilheiro do campeonato, o atacante Leonardo Manzi com 8 gols marcados.

Quem estava no estádio se lembra muito bem das conjunturas daquele campeonato. O Gama havia acabado de ser rebaixado para a segunda divisão depois de quatro anos na série A. O Gama ainda perderia para o rival bons jogadores que por muitos anos haviam sido a base defensiva do time por vários anos tais como o zagueiro Gérson e o volante Deda fazendo com que o alviverde perdesse força no campeonato local. E o Brasiliense vinha no sentido contrário. No ano anterior o Jacaré havia feito um bom campeonato candango e naquela temporada era apontado como favorito ao título.

Por ter feito melhor campanha, o Gama jogou a primeira partida no Serejão. Naquele estádio o Gama saiu perdendo por 1x0, gol marcado por Túlio Maravilha. Mas o Gama empataria com Goeber fazendo um bonito gol e mantendo o Gama em vantagem na decisão.

No jogo de volta, o presidente do time amarelo Luiz Estêvão propiciou uma cena bizarra: Como o antigo Bezerrão não tinha camarotes, o mandatário mandou construir uma arquibancada de madeira só para si. Nem é preciso dizer que a torcida do Gama pegou no pé do cartola. Dentro de um estádio lotado, o Gama foi um rolo compressor. Goleou o adversário sem dó por 4x1.

Nem de cabeça marcou o primeiro. Depois Leonardo Manzi (2) e Rodriguinho (2) ampliaram o placar para o Gama. O meia Wellington Dias descontou para o Brasiliense. Ao final da partida como era de praxe, a torcida invadiu o gramado para saudar os jogadores e comemorar o título. Título que foi muito comemorado pelo homem forte do Gama Wagner Marques que mandou confeccionar camisetas e bonés em alusão ao decacampeonato candango.

Dali em diante o Brasiliense usou o seu poderio econômico para afundar o Gama. No ano seguinte o jacaré levou mais jogadores do Gama e na decisão seguinte conseguiu conquistar o primeiro de seis títulos candangos. Dos doze clubes que participaram daquele campeonato, apenas Gama, Brasiliense e Ceilândia permanecem na primeira divisão. Nove clubes perambulam pelas divisões inferiores do campeonato (Bandeirante, ARUC, Sobradinho, Brazlândia, CFZ, Dom Pedro, Guará, Luziânia-GO e Unaí-MG). Mas a boa notícia é que a maioria dos jogadores que foram campeões pelo Gama tiveram uma ascensão na carreira e ainda tem muita lenha para queimar.

Veja abaixo quem foram os personagens daquela conquista memorável, o último título do Gama:


Júlio Cezar do Nascimento - Júlio Cézar (G): O goleiro daquele time era Júlio César. Se não era brilhante, tinha uma regularidade impressionante. Depois do título Júlio César que já era veterano voltou a jogar em Mato Grosso, sua terra natal. Hoje Júlio César pendurou as luvas e é treinador de goleiros no Mixto-MT.


Gustavo Nacarato Veronesi - Gustavinho (LD): Lateral habilidoso que apoiava discretamente e era seguro na defesa. Hoje Gustavinho defende o Kerkyra da Grécia;


Francisco de Assis dos Santos - Nem (Z): O zagueirão Nem veio do Brazlândia para se tornar uma referência na defesa. Dono de uma técnica apurada, Nem ainda faz os seus gols quando tem oportunidade. Depois do título foi negociado com o Palmeiras-SP e de lá perambulou por alguns clubes. Hoje Nem defende o Bahia-BA onde ajudou o tricolor a retornar para a primeira divisão ano passado. Esteve aqui ano passado no CT do Periquito onde disse que ainda voltaria para encerrar sua carreira por aqui.


Émerson Santos da Silva - Émerson (Z): De um ilustre desconhecido a um renomado zagueiro. Émerson saiu da base do Gama para substituir Jairo que estava operado no joelho e ajudar o clube alviverde a conquistar o título candango. Depois de deixar o alviverde na justiça, Émerson teve uma passagem pelo Flamengo-RJ, mas foi pouco aproveitado. Ano retrasado estava no Avaí onde foi uma das revelações do campeonato brasileiro. Hoje o zagueiro é titular do Coritiba-PR, time que ainda não sabe o que significa a palavra derrota em 2011.


Jozeli Pereira da Silva - Rochinha (LE): Lateral esquerdo de muita técnica, Rochinha era um dos xodós da torcida alviverde. Isto porque era conhecido por sua ousadia. Não tinha adversário que conseguisse pará-lo. Depois Rochinha seguiu o caminho dos demais companheiros (Brasiliense) e perambulou por clubes de Goiás. Retornou esse ano ao DF onde disputou o campeonato candango pelo Brasília. Porém, acabou sendo rebaixado. Enfrentou o Gama neste ano duas vezes sendo que na última depois de ser derrotado saiu falando cobras e lagartos para a torcida. Que feio!


Goeber Henrique Maia - Goeber (V): Virilidade e técnica eram os sinônimos deste jogador. Autor do lindo gol no Serejão, Goeber apesar do nome estranho fazia o trabalho de proteção à zaga como poucos. Depois de alguns anos jogando pelo periquito, Goeber arriscou carreira no Flamengo-RJ e por clubes do interior de São Paulo. No início do ano protagonizou uma cena curiosa: Jogando pelo Cabofriense-RJ, o volante conseguiu a proeza de marcar dois gols contra sua própria equipe no jogo diante do Botafogo-RJ. Depois, foi dispensado e assinou com o Ceilândia-DF para o campeonato candango. Jogou a última partida da primeira fase contra o alviverde onde saiu vencedor por 2x0, mas o resultado não foi suficiente para levar o gato adiante no candangão.



Alexsandro de Andrade Peres - Alex (V): Apesar da pouca estatura, Alex era um volante rápido que sabia o que fazer com a bola. Sua qualidade despertou o interesse de times da Europa, onde foi parar depois do título. Alex atualmente é jogador do União da Madeira de Portugal.


Weslley Morais Sousa - Wésley (M): Mais um jogador criado na base do Gama. Wesley era um jogador que tinha um ótimo passe e sabia carregar a bola para o ataque. Porém às vezes exagerava, e a torcida lhe deu o carinhoso apelido de "enceradeira". Mas depois que saiu do Gama deixou muitas saudade. Wesley foi para o Atlético Goianiense e não voltou mais. Depois de ajudar o rubro negro goiano a subir para a primeira divisão, Wesley foi emprestado no início deste ano ao Santa Cruz-PE que é um dos favoritos a levantar a taça de campeão pernambucano em 2011.


Rodrigo Antônio Lopes Belchior - Rodriguinho (M): Nascido e criado na cidade do Gama, Rodriguinho era um meia que às vezes se confundia com atacante. Rápido e dono de um chute potente, Rodriguinho até hoje reserva um carinho especial pelo Gama. Após o título, Rodriguinho passou por diversos clubes inclusive no arquirrival Brasiliense e hoje joga no Ra Ahan do Irã.


Leonardo Caetano Manzi - Leonardo Manzi (A): O que dizer de Leonardo Manzi? Simplesmente um jogador sensacional. Único reforço de peso daquela equipe, Léo Manzi atacava, defendia, apoiava, brigava, enfim, era um jogador completo. Pena que já estava em final de carreira. Depois de jogar no Gama, Manzi voltou ao Juventude e encerrou sua carreira na Alemanha. Manzi pendurou as chuteiras e hoje é técnico da equipe Sub 20 Vila Nova-GO.


Luciano Perazzolo Simonetto Fonseca - Luciano Fonseca (A): Luciano Fonseca era um atacante baixinho, mas dono de um chute potente e certeiro, embora um pouco fominha, o jogador que veio do Juventude ficou no clube e caiu para a série C naquele ano. Depois do título Luciano rodou pelo Brasil e pelo mundo em países onde futebol ainda estava em evolução como Grécia e Vietnã. Este ano Luciano jogou o paulistão pelo Santo André-SP que acabou rebaixado.


Cristiano Baggio - Técnico: Baggio que era auxiliar técnico assumiu o Gama após a saída de Édson Porto que saíra para assumir outro clube. Era um técnico apenas regular, mas que deu conta do recado. Depois do título, Cristiano Baggio treinou equipes menores do futebol brasileiro e sua carreira não decolou. Voltou ao Gama em 2008 onde ajudou o técnico-preparador físico Jean Cláudio a rebaixar o Gama para a terceira divisão. Seu último trabalho no futebol foi assessor de futebol no São Luiz de Ijuí-RS.

Participaram da campanha: Meias César, Daniel e Adelmo, volantes Murilo e André Barroso, lateral direito Ananias, Zagueiros Dema, Índio e Danielson, atacantes Diego, Abimael e Adriano.

CAMPANHA
PRIMEIRA FASE
Gama 4x0 Dom Pedro (Bezerrão)
Luziânia-GO 0x1 Gama (Serra do Lago)
Gama 1x0 Ceilândia (Bezerrão)
Brazlândia 0x1 Gama (Chapadinha)
Gama 1x1 ARUC (Bezerrão)
CFZ 2x2 Gama (Adonir Guimarães)
Gama 4x0 Sobradinho (Bezerrão)
Unaí-MG 0x1 Gama (Rio Preto)
Gama 1x0 Brasiliense (Bezerrão)
Gama 3x2 Guará (Bezerrão)
Bandeirante 2x2 Gama (Bezerrão)

SEMIFINAL
Luziânia-GO 0x1 Gama (Serra do Lago)
Gama 2x2 Luziânia-GO (Bezerrão)

FINAL
GAMA 4x1 BRASILIENSE

Local: Bezerrão (Gama - 16h00);
Público: 14.700;

Árbitro: Luciano Augusto Almeida (DF);

Gols: Nem 3', Leonardo Manzi 27', Leonardo Manzi 33' e
Wellington Dias 36' do 1º; Rodriguinho 38' do 2º;

Cartões Amarelos: Alex, Rochinha, Luciano Fonseca, André Barroso,
Wesley, Júlio César, Wellington Cássio, Fábio Costa, Leonardo e Carioca.

GAMA: Júlio César, Gustavinho, Nem, Émerson e Rochinha;
Goeber, Alex (André Barroso), Wesley e Rodriguinho; Leonardo Manzi
(Diego) e Luciano Fonseca (Abimael). Técnico: Cristiano Baggio.

BRASILIENSE: Donizeti, Wellington Cássio, Gérson, Leonardo e Rogerinho;
Salvino, Carioca, Marcinho (Fábio Costa) e Luís Fernando;
Túlio (Théo) e Wellington Dias (Tiano). Técnico: Gérson Andreotti.



Até o momento 10 comentários:

  1. Saudades, MEMORAVEL 4 X 1 ,BEZERRÃO ENTUPIDO, E JACARE ENGOLIDO, SABADO VAMOS AO SERELIXO TRAZER O CANEXO, E VIR EM CARREATA AO GAMA, SABADO E DIA DE FESTA NO GAMA!!!!!!

  2. Na minha opinião este time de hoje tem a mesma técnica e RAÇA daquele time de 08 anos atrás, com raras excessões, todavia, se o BACHIN e o FÁBIO SILVA estivessem 100% o time seria SUPERIOR.

    Arilson,

  3. Vizoto & Cia,
    chegou a vez de voces escreverem o nome de vez na história.

    Acreditamos em voces!

  4. Bela retrospectiva!!! Deu saudade daquele dia... Tirando a parte de ver os jogadores quase pelados. rsrs. Lembro que o Goeber chegou a ficar bravo, tinha um moleque correndo atrás dele querendo arrancar até a cueca... kkk

    Outros pegaram emprestado o carrinho maca e deram uma volta olimpica até serem pegos pelo pessoal da segurança! rs

    Um dia para nunca ser esquecido pela torcida Gamense! Os tempos de glória voltarão, espero que nesse sábado! SAV

    Daniel

  5. Meu Caro Marcelo,você nos surpreende com a qualidade dos seus textos. É tudo de primeira qualidade. Seu trabalho é fruto de intensa pesquisa e de devotada paixão pelo Gamão. Parabéns!!

    Hoje, então, nem se fala. Você foi de extrema felicidade ao resgatar a história do último título conquistado pela Sociedade Esportiva do Gama.

    Eu estava lá e presenciei aquele momento inesquecíve. Quanta saudade!!! Agora é torcer para que o Gama seja campeão sábado próximo,lá em Taguatinga.

    Os torcedores do alviverde precisam comparecer em peso, para que os atletas se sintam cada mais motivados para a grande batalha, contra o Brasiliense, uma equipe que não ostenta tamanha diferença na formação técnica do seu plantel.

    Acredito muito na capacidade de superação do Gama. Vai ser um jogo pegado. O Brasiliense vai precisar se expor. Jogar pelo empate pressupõe, num primeiro momento, que o Jacaré vai permanecer a maior parte do tempo em seu campo. Isso é óbvio.

    O Gama não pode desperdiçar a possibilidade de vencer os obstáculos impostos pela defesa e desta forma, sair vitorioso.

    Não será jogo fácil e o placar, com certeza. O placar vai ser apertado:Gama 1 Brasiliense 0. Esse é o meu sonho e o meu palpite.

    É assim que penso. Sou Gama, sempre Gama!!
    Remy - Asa Norte - DF, 11.5.2011

  6. Encontrei o Macedo na caixa economica ,rs. Falei umas pra ele,rs. Perguntei se tinha pago os jogadores kkkkkkk

    Aí teve um cara que falou q os dirigentes roubaram do Gama. Aí ele ficou puto kkkkkkkkk

  7. Inesquecível!

  8. Esse jogo foi um dos mais incriveis que assistir. Sábado estamos lá no Serejão.

  9. Vamo que vamo sábado pro SEREJÃO...

    Matheus C.

  10. fiquei muito emocionado nesse dia, foi um jogo que o time gama jogou com uma raça fora do normal.tinha jogadores da base que jogava com amor como o emerson, weslei, goeber e rochinha, paulo henrique e um atacante muito bom como leonardo manzi, para mim foi o melhor time que o gama teve ate hoje.


Leave a Reply

Pesquisar este blog