sábado, 29 de janeiro de 2011

Release das Categorias de Base

Autor: Marcelo | sábado, 29 de janeiro de 2011 | Categoria: |


Após a participação na Copa Sulamericana em Rolândia, a diretoria da FUNFA juntamente com a comissão técnica e os coordenadores dos núcleos se reunirão nesta segunda-feira para definirem o calendário de atividades das categorias de base. A seguir apresentamos o resumo das atividades das categorias de base que faz um balanço do trabalho realizado.

BASE ALVIVERDE INICIA TEMPORADA 2011 (por Enock Lopes)

A S.E GAMA, categoria de base, findou o ano de 2010, com um balanço excelente nos trabalhos realizados, comemorando os resultados positivos colhidos nos campeonatos locais e estaduais e a revelação de atletas, que honraram e valorizaram os investimentos feitos pelo Projeto FUNFA (Fundo Nacional de Formação de Atletas) na comissão técnica e jogadores que participaram dos seguintes campeonatos:

- COPA SANTIAGO JUVENIL - Janeiro de 2010
Em Santiago, a equipe alviverde conquistou o título de VICE-CAMPEÃ. O Treinador ENOCK LOPES foi eleito o melhor técnico do campeonato, o jogador FORMIGA destaque, PAULO o melhor goleiro e a EQUIPE DO GAMA escolhida como a mais disciplinada. Chegaram para a disputa sem grandes expectativas dos times adversários e da imprensa local que fazia a cobertura e o que seria uma simples participação, culminou com os títulos e outras revelações, onde a base do Gama e o Projeto FUNFA puderam mostrar nacionalmente o trabalho que vem sendo desenvolvido no futebol do Distrito Federal.

- COPA AGAP - Março de 2010
Nesta copa participaram as seguintes equipes: Juniores 92, Juvenil 93/94 e Infantil 95/96.
As equipes juvenil e infantil chegaram as quartas de final cumprindo o objetivo que era de reformular os elencos.
A categoria sub 18 se sagrou CAMPEÃ, conquistando seu segundo título no ano, usando na primeira fase jogadores em observação, que depois se somaram à base que disputou a Copa Santiago.

- CAMPEONATO BRASILIENSE DE JUNIORES - Maio de 2010
A prioridade do departamento de base do Gama é a utilização de atletas sub 18, visando à participação na Copa São Paulo. Mas a federação brasiliense ainda não se adequou às demais federações brasileiras que diminuíram suas idades e a competição local foi disputada por atletas sub 20, diferentemente da equipe alviverde.

Essa fórmula de disputa que foge dos padrões nacionais foi muito questionada junto à Federação, pelo Diretor de base, ALBERTO CARLOS MOHAMAD que se manteve opositor a esse modelo, pois atrapalhou toda a programação elaborada pelo Departamento de Base que é a de promover atletas. Muitos na faixa de 19 e 20 anos de idade já estão no profissional. Aqui a equipe chegou até as quartas de final.

- XX COPA SULAMERICANA DE CATALÃO - Julho de 2010
Participando pela primeira vez desta competição, a S.E GAMA conquistou dois títulos: Nas categorias 94/95 foi CAMPEÃ e nas categorias 92/93 VICE-CAMPEÃ, deixando o nome Gama destacado em mais uma competição nacional.

- CAMPEONATO BRASILIENSE JUVENIL - Agosto de 2010
O Gama disputou este campeonato com duas equipes na categoria juvenil e uma no infantil. A 93 participou com a sigla da S.E GAMA e a 94 foi denominada DF FC.
As duas equipes disputaram a final em um jogo bastante concorrido, ficando a S.E GAMA com o título de CAMPEÃ, com um saldo de 59 gols marcados e o DF FC com o título de VICE-CAMPEÃO, mostrando mais uma vez a força das categorias de base do Gama.

Os artilheiros gamense foram: GILVAN com 13, DARLAN com 11, e MAILON com 9 gols, sendo que GILVAN também foi o artilheiro da competição. A defesa menos vazada, apenas 9 gols sofridos na competição, foi a da equipe alviverde e PEDRO ALVES foi eleito o goleiro menos vazado.

- SC CUP - SUB 16 - Dezembro de 2010
Em Santa Catarina a equipe contou com vários contratempos e não teve uma participação expressiva, relata Enock Lopes: “Mas a experiência foi válida. Pudemos ver e sentir de perto que as categorias de base do Gama estão ao nível da competição”.


-ATLETAS REVELADOS AO PROFISSIONAL
Jovens entre 16 e 20 anos da categoria de base, Projeto FUNFA, que se destacaram durante o ano estarão treinando com o time profissional do Gama. LEO, PEREIRA E PEDRO (goleiros); ALEXANDRE (lateral esquerdo); WALLACE (volante); ELIVELTO, JOTA E EDUARDO (meias); HUGO E LUCAS SILVA (atacantes). Demais jogadores serão observados pelo treinador do profissional, Heriberto da Cunha, que desde sua chegada vem promovendo atletas com muita propriedade.


A tônica desse grupo vencedor é competência, organização, disciplina, garra, perseverança e seriedade, aliados ao investimento na qualidade dos jogadores, comissão técnica, supervisão e diretoria.

“Na preparação física tivemos um grande êxito, os atletas disputaram as competições praticamente sem lesões, a não ser por trauma que é inevitável no futebol”, justifica ROBSON LUIZ, que desenvolveu um excelente trabalho em seu primeiro ano no Gama. RIBAMAR LEANDRO, supervisor e PEDRO COSTA, responsável pela captação de jogadores, aplicaram a filosofia de trabalho que contribuiu para as conquistas.

Durante o ano as equipes chegaram a oito decisões e foram campeãs em quatro. Ribamar destaca que com a vinda do Pedro, que trouxe reforços de outros estados e de Brasília, a base ficou ainda mais fortalecida, gerando o resultado inédito, de duas equipes juvenis do mesmo time, a 93, liderada por ENOCK LOPES e 94 por GABRIEL MAGALHÃES, chegarem juntas à decisão do maior campeonato Brasiliense da categoria.

O treinador ENOCK LOPES fez a seguinte afirmação: “Eu valorizei cada competição que participamos. Agradeço o apoio da minha família, ao Betinho que me deu a oportunidade de comandar as equipes e a Deus que coroou de êxito o meu trabalho e de todo o grupo”. Vale destacar a grande referência profissional e experiência que GILVAN RODRIGUES, conhecido como AZUL, massagista, repassa a todo o grupo por fazer parte da história do Gama.

Pela preparação de goleiros passaram vários profissionais como WILLIAN STEIN, mas no segundo semestre foi desenvolvida pelo jovem promissor, YVISSON RODRIGUES, 20 anos, que também está se destacando pela atuação frente à formação de goleiros e foi escolhido para acompanhar a delegação do Clube Santa Maria, na viagem a São Paulo, como preparador de goleiro.

A S.E GAMA esteve presente na COPA SÃO PAULO JUNIOR 2011, através de atletas emprestados ao Clube Santa Maria. São eles: PEREIRA (goleiro); DUDU E LELEU (laterais); DEDE E WEDER (zagueiros); IAGO E WALACE (volantes); PABLO E JUNINHO (meias); KELVEN E JEFERSON (atacantes).

ALBERTO CARLOS MOHAMAD, o BETINHO, acredita que este ano novos talentos serão revelados pelo Departamento das categorias de Base nas competições local e nacional. E assim 2011 começa promissor!

Até o momento 24 comentários:

  1. O Kelven tem que ser observado pelo departamento de futebol profissional do Gama, uma vez que foi o destaque do time do Santa Maria na Copinha.
    É uma grande promessa!

  2. Parabéns pela matéria!

  3. Ótima matéria

  4. Destaque para o técnico Enock dentro e fora de campo. Valeu

  5. sobre leandro 93, betinho te falou o q marcelo, ele esta no profissional do gremio, treinando, foi relancionado para joga o grenal

  6. Sugestão de matéria: atletas da base que estão em outros clubes.

  7. valeu treinador enock. escreva sempre

  8. Uma coisa tenho que tirar o chapeu para diretoria da SEG: O bom trabalho nas categorias de base.

    Anderson 100% Gamão

  9. concordo com o Anderson

  10. me passa um contato do treinador Enock

  11. Excelente trabalho o da base incluindo a divulgação.

  12. Matéria como essa é um verdadeiro arquivo histórico. Parabéns!

  13. Caro Anderson, devemos tirar o chapeu é para a FUNFA, esta sim, que optou pela tradição do Gama e segue firme fazendo um excelente trabalho nas divisãoes de base do nosso time. Porque se dependesse dessa diretoria incompetente nem divisões base nós teríamos.
    Antonio

  14. Bom dia a todos;

    Gostaria de deixar um abraço a todos que trabalharam na base do Gama no ano de 2010 e contribuiram para que o ano de 2010 tenha sido tão positivo para a categoria de base.

    Giovane, Alexandre, Batata, Junior, Enock, Azul, Pedro, Ribamar, Robson, Yvisson e Betinho.

    Parabens vamos continuar lutando para que 2011 seja tão bom quanto 2010.

    Vai pra cima deles Gamão!!!

    ass; Gabriel magalhães.

  15. 2011 também será mais um ano de sucesso para as categorias de base

  16. quem planta, colhe.

  17. tá na hora do profissional seguir o exemplo da base

  18. Como faço para postar um comentário com foto?

  19. Só há como postar o link da foto

  20. Não elaborei bem a pergunta.Sérgio, como faço para postar um comentário com minha foto, como está o seu e do Luciano

  21. Ahh sim. Basta ter conta no Blogspot, que é o nosso servidor. Tendo email no Gmail, basta fazer login no blogspot e adicionar sua foto. Abraços

  22. Valeu Sérgio. Abraço

  23. Quinze dias sem nenhuma notícia da categoria de base. Já reiniciaram as atividades?


Leave a Reply

Pesquisar este blog