sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RAIO - X: CFZ, a filial candanga de Zico

Autor: Marcelo | sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 | Categoria: |


O CFZ-DF foi fundado em 1999 com o objetivo de ser uma filial candanga do Centro de Futebol Zico do Rio de Janeiro. Contando com o apoio financeiro do chefe Zico que estava (e até hoje está) inconformado pelo fato de nunca conseguir colocar o seu time na primeira divisão carioca, Zico resolveu investir na filial candanga.

Em 2001 o time foi vice-campeão da segunda divisão e foi promovido à primeira em 2002. Contando com vários jogadores da matriz e sob o comando do técnico até então desconhecido Reinaldo Gueldini, o CFZ fez uma brilhante campanha no candangão e na segunda fase enfrentaria o Gama que disputava a Copa Centro-Oeste. O CFZ não só eliminou o Gama como foi campeão invicto do DF. A equipe campeã foi a seguinte: Ricardo, Cássio, Cabrerizo, Rodrigo Melo e Macaé; Ademir, Cubango, Kabila (Nill) e Rodrigão; Tiano (Igor) e Marcelinho. Técnico: Reinaldo Gueldini. O Gama perdeu com: Fábio Noronha, Paulo Henrique, Émerson, Jairo e Jéferson(Zé Renato); Rochinha, Romualdo (Alessandro Bocão), Nen e Wesley; Lindomar e Ânderson (Abimael). Técnico: Cuca (ele mesmo).

Com o feito o CFZ disputou a Copa do Brasil em 2003 e em 2005. Uma das peças fundamentais daquela conquista foi o meia Tiano. O jogador foi o maestro daquela equipe o que lhe rendeu várias propostas de times grandes. O jogador perambulou por Brasiliense, Portuguesa, Santa Cruz e muitos outros clubes. Hoje Tiano joga no Bangu-RJ.

No entanto em 2005 Zico parou de investir dinheiro no clube. O resultado foi imediato. Sem dinheiro o clube caiu de rendimento e quase foi extinto. O presidente na época Márcio Heuser fez uma parceria com o Brasília a fim de manter o time em atividade, mas as derrotas culminaram com o rebaixamento em 2006. Desde então o CFZ vem disputando as divisões inferiores do campeonato candango no papel de coadjuvante.

Em 2010 graças a uma parceria entre o CFZ e o empresário Eduardo Pedrosa, a equipe se reforçou e conseguiu ser campeão da segunda divisão. Porém em 2011 o empresário deixou a equipe deixando o CFZ na berlinda. A solução encontrada pelo clube foi apostar nos garotos das divisões de base que fizeram uma boa campanha na Copa São Paulo de 2010. O maestro daquela equipe, o meia Carlyle que também é filho do presidente foi emprestado pelo Flamengo a fim de ajudar o CFZ. O clube também contratou alguns reforços de última hora advindos do Coritiba-PR.

Porém o CFZ voltou à dura realidade. Em duas rodadas o clube azul sofreu duas derrotas (3x2 para o Brasiliense e 1x0 para o Ceilandense). Com tantos problemas, o CFZ reúne todas as condições para ser novamente rebaixado este ano. Mas futebol é uma caixinha de surpresas...

MAIS DO CFZ:
NOME: Centro de Futebol Zico de Brasília;
MASCOTE: Não tem;
POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: Não disputou;
POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 1º (Campeão da segunda divisão de 2010);
DESTAQUES: Meia Carlyle;
TIME BASE:Renato; Tarcísio, Jean, Bonfim e PC; Perivaldo, André Tobias, Paraíba e Carlyle; Johnes e Bruno.
TÉCNICO: Toninho Cajuru.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog