sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RAIO - X: Formosa, o mandante imbatível

Autor: Marcelo | sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 | Categoria: |


Em 1978, um time de futebol que mandava seus jogos em um campo atrás da Rodoviária de Formosa se profissionalizou para formar o Bosque Esporte Clube. O clube apesar de situar-se em terras goiana nunca disputou o Campeonato Estadual. Em 1998 o Bosque se filiou à Federação Metropolitana de Futebol do DF (atual FBF) para disputar a segunda divisão candanga.

O acesso só viria no ano seguinte quando em 1999 o clube alviverde sagrou-se campeão da segunda divisão candanga tendo conquistado o direito de disputar a primeira divisão no ano seguinte. Em 2000 o clube goiano estreou na categoria de elite do DF mas foi muito mal e acabou sendo rebaixado.

Após o rebaixamento o clube goiano atravessou uma grave crise financeira caindo logo depois para a terceira divisão. Depois disso foram longos dez anos de espera perambulando pelas divisões inferiores do campeonato candango. Em 2008 a equipe alterou seu nome para Formosa Esporte Clube para conseguir verba do município. A espera chegou ao fim ano passado quando a equipe alviverde sagrou-se vice-campeã da segunda divisão perdendo a final para o CFZ.

No final do ano passado o Formosa passou por eleições da diretoria que elegeu Zé Luís como presidente. Com a negativa do comandante Walter Lima que conquistou o acesso, a alternativa foi convocar Auecione Alves, ex-jogador de Brasiliense e diversos clubes de Brasília que pendurou as chuteiras e investiu na carreira de técnico de futebol à frente do Iporá-GO.

Com a base mantida do ano passado, o Formosa trouxe bons reforços para ajudar a equipe a se manter na primeira divisão candanga. Porém os resultados ainda não são animadores. Hoje na lanterna do candangão, o Formosa trouxe mais reforços conhecidos do futebol goiano como o meia atacante Kempes (ex-paraná e futebol coreano)e o lateral direito Leandro Smith (ex-Goiás). Mas o maior aliado do clube goiano é o estádio Diogão.

O Formosa ostenta uma estatística impressionante jogando em seus domínios. No estádio Diogão diante de sua torcida, o alviverde não perde uma partida há mais de três anos. Em 15 jogos foram 11 vitórias e 4 empates. Além disso o último gol sofrido foi no ano passado quando Chefe marcou o gol do CFZ na derrota por 2x1 na terceira rodada da segundona do ano passado. A última derrota em casa, acreditem, foi no dia 28 de outubro de 2007 pela segunda divisão candanga quando a equipe foi derrotada pelo Bandeirante-DF por 1x0 gol do volante Kaká.

O técnico Auecione Alves não deve ter problemas para escalar sua equipe diante do Gama. A única dívida reside sobre o comando do ataque. O técnico pode manter o ineficiente Nelito ou apostar na entrada de Kempes ainda longe da forma física ideal.

MAIS DO FORMOSA
NOME: Formosa Esporte Clube
MASCOTE: Não tem
ESTÁDIO: Diogão em Formosa com capacidade para 12.000 pessoas
DESTAQUES: Goleiro André Luis, lateral direito Leandro Smith e meia atacante Kempes
TIME-BASE: André Luís; Marco Aurélio, Eraldo, Luan e Leandro Smith; Mattos, Washington, Baiano e Luiz Carlos; Rodrigo Ayres e Nelito(Kempes).
TÉCNICO: Auecione Alves

Até o momento 6 comentários:

  1. O Gama tem total condições de ganhar esse jogo. Espero que jogue o Bachin.

  2. Pelo amor de Deus, não deixe o Anderson bater penalti nesse time.

  3. o gama vai tirar essaa invencibilidade do diogaodomingo em nome de jesus

  4. Ceilandia e Brasiliense não conseguiram sair de um 0 x 0 lá no Diogão.
    O Formosa tambem conseguiu empatar com o Botafogo porem fora de casa.
    Ou seja, esse time ja enfrentou 3 dos 4 melhores colocados no campeonato e não perdeu, portanto eles não são bobos. Mas temos o melhor ataque e acredito numa vitoria convincente lá no Diogão.
    Celson.

  5. Palpite. Formosa 0 a 0 no Gama


Leave a Reply

Pesquisar este blog