quarta-feira, 18 de março de 2009

OPINIÃO - CBF estragou a série C

Autor: Marcelo | quarta-feira, 18 de março de 2009 | Categoria: |

No ano passado a nova fórmula de disputa da série C animou os clubes. Dois grupos de dez times jogando em turno e returno daria uma maior visibiidade à competição que já foi considerado o inferno do futebol brasileiro.
A alegria foi maior ainda tendo em vista o interesse da FBA em gerir o campeonato. Atualmente a entidade faz um grande trabalho na série B trazendo a mídia e atraindo patrocinadores para o campeonato que, segundo opinião de alguns, está melhor do que a série A.
No entanto a casa começou a cair quando a entidade máxima do futebol achou por bem não negociar a competição. Talvez achando que se tratava de uma mina de ouro a ser explorada, segurou a competição para si e esperou as propostas. Mas elas não vieram e o que era pra ser uma novidade acabou sendo um fiasco.
Sem patrocínios ou cotas de televisão o formato proposto se tornou inviável para o campeonato ser disputado de forma nacional. Restou à CBF regionalizar a disputa. Mas como só haviam 20 clubes ao invés de 60, o número de pertidas será drasticamente reduzido e tornará a competição ainda mais desinteressante.
Pior, como cada chave contará com cinco times, todos os clubes terão uma rodada de folga a cumprir. E esta competição terá que se realizar até o mês de novembro.
Com cinco times em uma chave, cada grupo disputará oito partidas até o octogonal decisivo. Mesmo fazendo apenas um jogo por semana a competição será extremamente curta, ou seja, corre-se o grande risco da competição começar apenas em julho, agosto ou setembro. Já que os campeonatos locais terminam em abril, os clubes fatalmente ficarão alguns meses em inatividade (exceto os nordestinos que disputam os campeonatos locais no segundo semestre).
Da forma que ficou a terceirona, até mesmo a série D ficou mais interessante já que terá 40 clubes e mais datas de disputa. Para o atleta profissional, como ficar sem salário até julho? E que atleta qualificado vai querer disputar uma competição de tiro curto?
Infelizmente graças à cabeça de alguns dirigentes, o campeonato brasileiro da série C foi transformado em um mero torneio seletivo...

Até o momento 2 comentários:

  1. Eu também acho que o Grupo da morte é o "D". Mas o Gamão tem que mostrar pro time de velhos e barrigudos (o LAGARTIXA AMARELO) que quem comanda o topo do futebol do Distrito Federal o DECACAMPEÃO DO DF, O GAMÃO DO NINHO VERDE DO PERIQUITO - O BEZERRÃO.

  2. O grupo é forte e se o GAMÃO não se reforçar, não chegará a lugar nenhum. Tá na hora dos dirigentes se movimentarem e injetar sangue novo no time, para podermos aspirar um possível retorno a série B.


Leave a Reply

Pesquisar este blog