terça-feira, 31 de março de 2009
CBF "rouba" a série B da FBA
Por essa ninguém esperava. Com o campeonato Brasileiro da série B prestes a começar, tabelas definidas e patrocínios assegurados pela Futebol Brasil Associados, a entidade máxima do futebol no Brasil deu um "rasteira" na associação e retomou a gestão da segunda divisão do brasileirão.
A "facada" teve início nos primeiros meses deste ano com a briga envolvendo a FBA e o Vasco-RJ recém chegado à segunda divisão. Os dirigentes queriam uma cota igual à do Corinthians que disputou e venceu a competição no ano passado, porém não houve acordo.
Com a virada de mesa a CBF retoma a segunda divisão muito mais prestigiada do que quando largou. José Neves (presidente da FBA) disse que não foi comunicado da decisão de forma oficial, porém afirma que os contratos de publicidade já foram fechados no valor de 14 milhões com a entidade.
Segundo a CBF todos os clubes envolvidos já assinaram o novo acordo menos o Brasiliense.
KLEYR VAI EMBORA DE FORMA AMIGÁVEL
O Gama anunciou que o ontrato de Kleyr com o Gama foi rescindido de forma amigável. Ele trocou parte dos salários atrasados pela multa rescisória. Com o abandono de Bebeto e Kleyr o Gama só dispõe de três atacantes de ofício no elenco.
BEBETO FALA
A imprensa entrou em contato com o atacante Bebeto na cidade de Recife-PE. Segundo o atacante fujão, o Gama não lhe paga salários desde setembro do ano passado. Reafirmou que não voltará ao Gama enquanto Paulo Goyaz for presidente.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Reunião da diretoria - 1ª parte
A nova diretoria do Gama inovou ao marcar reuniões periódicas com os sócios e demais integrantes sobre os fatos relacionados à Sociedade Esportiva do Gama. Neste domingo último a assembléia foi realizada às 09:30 nas dependências do estádio Bezerrão.
Estiveram presentes o Presidente do alviverde Dr. Paulo Goyaz, o vice presidente Agrício Braga, o conselheiro Wagner Marques e o diretor de futebol Flávio Raupp. Em clima de descontração mesmo com uma partida decisiva à tarde (e que foi vencida com veemência pela equipe) o BLOGAMA esteve presente e divulgará durante toda a semana o conteúdo desta reunião à massa alviverde.
CASO KLEYR
Flávio Raupp falou da contratação do atacante Kleyr. Primeiro que quando o jogador estava se tratando no estado do Mato Grosso o jogador tratou diretamente com Flávio um contrato de dois anos com o Gama. Segundo kleyr, seu último clube tinha sido o Hapoel kfar Saba de Israel. Com o documento de recisão nas mãos Raupp foi registrar o jogador na CBF, lembrando que cada registro na entidade máxima custa algo em torno de 2 mil reais.
Dez dias depois de Kleyr treinar no CT o jogador pede sua dispensa. Ele diz a Flávio que estaria insatisfeito e que queria a recisão. Flávio achou que se tratava de outra proposta e não liberou o jogador. A partir daí Kleyr mandou um empresário para intermediar o negócio.
Na CBF descobriu-se que o último vículo de Kleyr registrado na FIFA foi em um clube da Lituânia. Isto porque no regulamento do futebol de Israel o atleta pode jogar por até 180 dias sem registro. Como Kleyr havia fraturado a clavícula, o clube israelense liberou o jogador sem contudo desfazer o vínculo com o da Lituânia.
Sem receber salários por causa da situação, Kleyr acionou seu procurador para aumentar o valor do salário e diminuir o tempo de contrato. Raupp somente concordou com a segunda parte.
Raupp confessa que errou ao insistir com o jogador porque seu registro demorou muito a sair. Segundo Raupp, Kleyr é uma pessoa de difícil convivência pois tem alterações de comportamento diários. Quando saiu sua liberação o jogador perdeu espaço na equipe e sem demonstrar bom futebol foi para a reserva. Isso enervou ainda mais o jogador que tumultuava o ambiente da equipe.
Mas a gota d'água foi durante a concentração para o jogo diante do Dom Pedro. Kleyr teve um "piti" e Flávio dispensou o jogador da concentração. Kleyr então sumiu e o seu procurador colocou a culpa no dirigente.
CASO BEBETO
O presidente falou sobre o atacante Bebeto. Segundo Paulo Goyaz, o fato do Gama estar devendo vencimentos dele desde o ano passado pesou a seu favor quando ele não se reapresentou junto com os demais jogadores. Assim depois de alguma negociação Bebeto acertou salários e passou a treinar no Gama.
Como o repasse dos patrocínios não foi honrado, o presidente deu preferência para pagar funcionários de menor salário em detrimento aos mais altos como o de Bebeto. Mesmo assim foi paga uma parte do salário do jogador.
Segundo informações não confirmadas Bebeto teria recebido dinheiro de uma pessoa ligada ao Brasiliense para não entrar no clássico (algo em torno de 10 mil). Bebeto jogou porém logo no dia seguinte viajou para Recife. Rumores dão conta de que ele estaria acertando com o jacaré. Hoje na rádio clube de Brasília o repórter Sérgio Porto que cobre o dia a dia do clube amarelo divulgou que Bebeto é sonho antigo do treinador amarelo Reinaldo Gueldini.
O presidente disse que não aliviará o Bebeto e que caso não se apresente irá suspender o jogador por dois anos conforme a Lei da Justiça Desportiva.
Amanhã: Leia o que diz o presidente sobre os patrocínios e as dificuldades financeiras
domingo, 29 de março de 2009
Dom Pedro 0x2 Gama - O gigante acordou
Se houvesse uma hora certa para o Gama vencer, a hora seria hoje. Depois de um sábado recheado de polêmicas com abandono de jogadores, salários atrasados e esquema de arbitragens, o alviverde mais amado do DF entrou em campo teoricamente apenas para honrar os compromissos do campeonato. Mas mesmo com grandes desfalques e jogando fora de casa no irregular campo da Metropolitana o Gama venceu e convenceu a torcida alviverde presente em maior número do que a do anfitrião.
O resultado colocou o Gama novamente na disputa e tirou o clube da lanterna do quadrangular para a vice liderança da competição atrás somente do arquirrival Brasiliense.
O JOGO
Mesmo diante de tantas polêmicas a imensa torcida do Gama compareceu em grande número para apoiar a equipe. Gritando palavras de incentivo sem parar, o Gama dominou a partida e fez o Dom Pedro jogar recuado em seu próprio campo.
Mas as ações ofensivas não eram traduzidas em gols. A bem postada zaga do Dom Pedro que joga com três zagueiros fazia de tudo para não dar espaços ao Gama. Mesmo assim o meio de campo do gama infernizou o Dom Pedro que pouco chutou ao gol defendido por Róbson. O primeiro tempo terminou sem gols.
SEMPRE ELE
No segundo tempo o Dom Pedro melhorou e passou a assustar o Gama. A dupla de zaga reserva composta por André e Pedrão teve muito trabalho porém não comprometeu em nenhum momento. Detalhe para a boa partida de Alex Sassá que ajudou a proteger a meta alviverde. Em lance isolado o goleiro Róbson antecipou uma jogada do Dom Pedro e tocou com a mão na bola fora da área. O juiz marcou falta e na cobrança Michel isolou.
Dez minutos depois o Gama passou a equilibrar a partida passou a atacar. Foi então que Thiaguinho avançou pela direita e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Léo. O juiz marcou falta fora da área apesar dos protestos dos jogadores. Na cobrança o goleiro Fernando rebateu para o centro da área e Keké bem colocado empurrou para as redes. 1x0 Gama.
Festa nas arquibancadas! Nem a chuva que caiu esfriou os ânimos da torcida. Mas o Gama queria mais. E Keké recebeu lançamento no meio e tocou para Juca livre na direita. O atacante penetrou na grande área e chutou cruzado. 2x0 Gama.
Depois do gol o atacante sentiu dores e foi substituído por Juninho. Pouco depois foi Marco Alagoano que sentiu dores na parte posterior da coxa. Ortiz foi para o jogo e o Gama ficou três armadores.
Ortiz seguiu no comando das jogadas. Em passe açucarado para Thiaguinho, o meia chutou para boa defesa do goleiro Fernando.
E terminou assim. Gama na vice liderança 2 e Dom Pedro em terceiro lugar, 0. Na saída do estádio a torcida comemorava aos gritos de "Gamão, minha vida é você" e
"Bebeto! Vá se f***!O meu gamão não precisa de você!".
Agora a equipe se prepara para encarar o seu novo desafio novamente fora de casa contra o Brasília no estádio do CAVE provavelmente no indigesto horário das 16:00 próxima quarta-feira.
RESULTADOS
- Brasiliense 2x0 Brasília
- Dom Pedro 0x2 Gama
Kleyr e Bebeto eram duas estrelas da Sociedade Esportiva do Gama. Com passagens por times grandes e bem cotados no futebol nacional, tinham condições de fazer sucesso no alviverde e depois jogar por grandes clubes do Brasil, assim como Ésley, Val Baiano, Nem e Rodrigo.
Mas as estrelas se tornaram cadentes e como os personagens do filme, abandonaram o clube e nem esperaram terminar o campeonato. Pior, sem eles o Gama reencontrou o caminho das vitórias.
Boa sorte a eles em seus novos clubes.
O presidente do Gama levou um duro golpe ontem com a saída de três jogadores do efetivo do alviverde. A reclamação principal é de que os salários estão atrasados e jogadores estariam passando por dificuldades.
Goyaz afirma no site oficial do Gama que pagou o restante do salário de janeiro vencido no dia 14/02 e que pagará o de fevereiro assim que o patrocínio do BRB for depositado.
CONTROVÉRSIA
Paulo Goyaz não entende o sumiço de Bebeto. Disse que ano passado ele o perdoou pela não apresentação com o restante do elenco em janeiro mas que desta vez não aliviará a multa rescisória que tem com o clube pela sua liberação. Segundo o radialista Marcelo Ramos o jogador também estaria na mira do Brasiliense.
Pessoas ligadas ao jogador dão conta de que o presidente não quis recebê-lo para resolver as pendências, por isso a mudança drástica.
Já Kleyr estaria sendo aguardado para resolver a pendência pessoalmente, por isso ainda não foi multado.
sábado, 28 de março de 2009
MAIS BOMBA:Thiaguinho deixa o Gama para vestir camisa amarela
Virou Várzea! Depois de Bebeto, Kleyr e Índio agora é Thiaguinho que está deixando o Gama por causa de atraso de salários.
E o atleta não irá longe. O destino da referência do meio de campo gamense será a cidade de Taguatinga onde defenderá as cores amarelas do maior rival, Brasiliense.
Thiaguinho ainda enfrentará o Dom Pedro amanhã pelas semifinais do candangão. O contrato do jogador iria até o final do ano.
Com isso o Gama definitivamente sai da briga pelo título e praticamente cumprirá tabela até o final do quadrangular.
EMPRESÁRIO DE ATACANTE ENROLADO SE EXPLICA
Segundo representantes do jogador Kleyr, ele não abandonou a concentração e sim foi dispensado pelo diretor de futebol Flávio Raupp por não ter "condições psicológicas" para a partida devido aos atrasos de salário.
O ambiente do Gama está em chamas. Lanterna do quadrangular com nenhum ponto ganho, com pressão da torcida por resultados e atraso de salários de jogadores, o Gama sofre os reflexos dentro de campo.
Agora quem pulou do barco foram os atacantes Bebeto e Kleyr. Ambos deixaram a concentração para o jogo decisivo de amanhã contra o Dom Pedro na Metropolitana e segundo o site oficial do clube serão multados em 50% do salário (que porventura viessem a receber). Bebeto inclusive está a caminho de Recife-PE.
Lembrando que o Gama sofreu com a documentação de Kleyr que só não jogou na Lua porque não havia clube por lá. Seu último clube na europa faliu e sua documentação demorou meses para ser regularizada.
Outro que não concentrou foi o volante Índio. O jogador era dúvida para a partida e certamente será mais um desfalque certo.
A diretoria informa ainda que não irá liberar nenhum dos dois e que se não se apresentarem poderão ser suspensos por até dois anos.
Esta não é a primeira vez que jogadores caros abandonam o Gama no meio do campeonato. Ano passado a estrela do time Adriano Magrão abandonou o clube no meio do campeonato e no seu final. O presidente Paulo Goyaz ameaçou o jogador com estas mesmas penas porém no início deste ano Magrão foi contratado pelo Náutico-PE. Inexplicavelmente o atacante foi registrado na CBF e nada foi comentado sobre sua liberação.
Com a fuga dos atacantes, Juca ou Luciano Dias devem fazer companhia a Keké no ataque gamense de amanhã.
BARBIERI DÁ PALESTRA MOTIVACIONAL
Ontem reunidos no meio do campo de treinamento do CT, Barbieri reuniu todos os jogadores e deu uma aula de motivação aos seus comandados. A situação incômoda de representar o time com a maior torcida do estado e estar atuando mal foi colocada em pauta. Barbieri falou ainda que o jogador que quiser se destacar precisa fazê-lo agora, pois somente quem chega (ao título) é lembrado. Que tinha que bater no peito e dizer "Eu sou f@#$!" e infelizmente os outros que fiquem no prejuízo. Que a equipe ainda está "viva" no campeonato e a chance de levantar o caneco está nas mãos deles.
Veremos se a injeção de ânimo dará resultado amanhã às 16:00 no estádio da Metropolitana contra a equipe da casa (Dom Pedro).
GAMA NEGOCIA COM JOGADORES DO LUZIÂNIA
Segundo informações do site esportecandango, o Gama tenta fechar com o goleiro Diego e o atacante Chimba para reforçar a equipe alviverde na série C.
sexta-feira, 27 de março de 2009
ADEUS: Destaque do Gama vai embora para o sul
A fase do Gama já anda ruim e parece que a diretoria quer mais. Não bastasse a lanterna do quadrangular e as derrotas consecutivas em casa, o presidente do Gama Paulo Goyaz anunciou que um princípio de parceria com o Grêmio será selada nos próximos dias.
E o preço desta parceria foi a ida do destaque do Gama para aquela equipe. O menino prodigio Elivelto está de malas prontas para o Rio Grande do Sul onde se apresentará ao clube gaúcho.
A princípio Elivelto só irá para fazer um trabalho de ganho de massa muscular e ainda ficará vinculado ao Gama, mas caso se destaque fatalmente será adquirido pelo tricolor dos pampas. A intenção da diretoria é conseguir jogadores do Grêmio para o clube disputar a série C de 2009 que começa em maio.
GUERRA DO APITO: Nivaldo Nunes vai à justiça contra Gama
A arbitragem duvidosa de Nivaldo Nunes frente à última partida do Gama no campeonato candango rendeu muitas críticas do presidente alviverde Paulo Goyaz. Segundo ele, Nivaldo não fez uma arbitragem tecnicamente ruim, e sim tendenciosa. Em entrevista coletiva o dirigente promete entrar com (mais) uma representação agora no Ministério Público contra o árbitro que supostamente deu uma mãozinha ao Jacaré: "- O árbitro da partida desta noite veio mal intencionado. Não dá pra fazer futebol desse jeito. Vou entrar nesta quinta com uma representação junto ao Ministério Público porque a Federação Brasiliense não tem peito para apurar o que acontece na arbitragem" bradou Goyaz.
Nivaldo Nunes prejudicou o Gama ao expulsar sem motivo justo o zagueiro Leandro Dias que foi proteger a bola do lateral Edinho com o corpo. E ainda fez vista grossa ao ver a agressão de Guto em Keké no chão e nada marcar. O gerente de futebol do Gama Flávio Raupp também não amaciou e fez criticas duríssimas ao árbitro, chegando a chamá-lo de "bandido".
Sabendo disso o árbitro em entrevista à rádio clube de Brasília disse que vai contra atacar. De posse da gravação das entrevistas dos dirigentes alviverdes, o árbitro promete entrar na justiça contra o Gama pela acusação que segundo ele não tem fundamentos. Nivaldo defendeu a classe de árbitros do DF dizendo estar cansado de acusações de favorecimento que nunca são provadas. Lembrou do episódio de 2006 quando Sérgio Lisboa então presidente do Ceilândia importou toda a arbitragem de São Paulo e no final o Brasiliense foi campeão da mesma forma.
Está em andamento uma investigação sobre o suposto esquema no TJD, porém nada mais foi divulgado em relação ao fato.
DOM PEDRO QUER MANTER LIDERANÇA
O líder do quadrangular Dom Pedro está de bem com a vida. Depois de vencer fora de casa o Brasília, o time da Metropolitana quer fazer do Gama mais uma vítima e garantir logo sua vaga na final do candangão e na copa do Brasil de 2010.
O técnico Fernando Tonet terá todos os seus comandados à sua disposição. O Dom Pedro entrará em campo com: Fernando; Rodrigo Mello, Rafael e Léo; Júlio, Gabriel, Kabila,
Maninho e Rafinha; Michel e Renaldo.
Já o Gama entrará em campo com uma defesa reserva, já que Gilvan e Ferrugem estão suspensos e Leandro Dias foi expulso. Pedrão e André são os eventuais para a zaga e Índio pode retornar na vaga de Ferrugem. Provável Gama: Róbson; Lucas Silva, André, Pedrão e Mendes; Índio, Alex Sassá, Thiaguinho e Eduardo; Bebeto e Keké.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Gama 0x1 Brasiliense - Jogamos como nunca, perdemos como sempre
Dizem os especialistas em futebol que um clássico é decidido em detalhes. Pois apenas um detalhe fez a diferença no embate envolvendo as duas maiores forças do futebol de Brasília. O Gama jogou, dominou, finalizou muito mais que seu algoz, mas não marcou. Já o Brasiliense teve poucos lances de perigo porém conseguiu colocar a bola dentro da trave.
A derrota significou o fim da vantagem alviverde em clássicos. Agora o Brasiliense pela primeira vez na sua história passou à frente no número de vitórias em clássicos contra o Gama (13x12).
COMEÇO ELETRIZANTE
Centenas de pessoas ainda estavam tentando entrar no majestoso estádio Bezerrão quando a bola começou a rolar. Dispostos a mostrar serviço, a equipe do Gama jogou com uma raça que há muito não se via. O periquito sufocou o jacaré com uma marcação duríssima e bem aplicada. Adrianinho recebeu entrada dura por trás e foi substituído por Rodriguinho. Os espaços encontrados no jogo anterior não existiram e o jogo começou eletrizante.
O que se viu foi a bem postada defesa do Brasiliense rechaçando as tentativas de ataque alviverde. Mesmo assim o ataque do Gama perdeu inúmeras oportunidades de marcar. Ora a bola era despachada pela defesa, ora defendida pelo goleiro Guto.
Keké, Eduardo e Bebeto chutaram diversas vezes na meta defendida por Guto mas sem sucesso. Mas no momento em que o Gama era melhor, o alviverde sofreu um duro golpe. Leandro Dias usou o corpo para proteger a bola e Edinho dividiu com o zagueiro e caiu no chão. O árbitro alegou que o zagueiro usara o braço para atingir o adversário e expulsou o jogador. Alex Sassá foi recuado na defesa.
O Gama devolveu a "gentileza" para a torcida amarela que só adentrou no estádio exatamente aos 35 do primeiro tempo.
Mesmo com um a menos o Gama não diminuiu o ritmo e continuou martelando o jacaré, levando o goleiro Guto à loucura com sua equipe. O primeiro tempo terminou sem gols.
QUEM NÃO FAZ...
Provavelmente orientados pelo técnico Barbieri, o Gama diminuiu o ritmo talvez achando que o empate seria um bom resultado nas circunstâncias. Com isso o Brasiliense cresceu na partida e os espaços começaram a aparecer. Primeiro com as bolas enfiadas por Iranildo e o apoio dos laterais Edinho e Júlio César.
O Brasiliense alugou o campo do Gama enquanto o alviverde assustava nos contra ataques. Barbieri substituiu Eduardo por Ortiz enquanto Gueldini respondeu com a entrada de Gustavo no lugar de Fábio Júnior.
Foi então que Ricardinho fez falta dura em Mendes por trás, recebeu o segundo amarelo e foi expulso igualando o número de jogadores. Barbieri se animou e colocou Juca no lugar de Keké.
Foi aí que aconteceu o desastre alviverde. Aos 39, enfiada de bola precisa de Rodriguinho para Gustavo que dominou na pequena área, girou e acertou um chutaço indefensável no ángulo esquerdo de Róbson. 1x0 Brasiliense e festa na arquibancada norte.
Com o gol O Gama se abateu e a torcida alviverde até então ruidosa se calou. Barbieri então partiu para o desespero colocando Kleyr no lugar do apagado Mendes. Mas o Brasiliense segurou a posse de bola e levou os três pontos para Taguatinga.
No final da partida os jogadores do Gama não conseguiram esconder a decepção por mais uma derrota. O resultado colocou o Gama na lanterna do quadrangular. O alviverde agora entra em campo no próximo domingo quando enfrentará o Dom Pedro no estádio da Metropolitana às 16:00 horas.
RESULTADOS
- Brasília 1x2 Dom Pedro
- Gama 0x1 Brasiliense
terça-feira, 24 de março de 2009
SÉRIE C - Gama estréia fora de casa na terceirona
A entidade máxima do futebol no Brasil acaba de divulgar a tabela da série C de 2009, competição que a Sociedade Esportiva do Gama disputará a partir de maio.
E a partida de estréia do verdão será fora de casa, mais especificamente em Belo Horizonte contra o América-MG no estádio Independência.
A primeira fase da competição se estenderá até o dia 16/08 onde sairão os oito classificados para a segunda fase. Ao todo a competição terminará no dia 20/09.
Confira agora os jogos do Gama na primeira fase:
CLÁSSICO: Goyaz cede à pressão e espaço será reservado
Em reunião agora à tarde entre Luiz Estêvão, Paulo Goyaz e o Coronel Fonseca da PM responsável pela segurança do estádio, ficou decidido que a torcida do Brasiliense terá direito à espaço reservado no majestoso Bezerrão amanhã no clássico.
Mas ao contrário do jogo passado quando toda a arquibancada foi ocupada pela torcida do adversário, agora haverá somente 1.500 lugares disponíveis para este fim, ou seja, metade da arquibancada norte. A outra metade será disponibilizada teoricamente para a torcida da casa.
Mas a medida promete ser um fiasco, já que o preço foi mantido em 10 reais para a arquibancada norte. As arquibancadas sul e leste continuam com o preço anterior de 6 reais e a oeste com preços que variam entre 10 e 300 reais.
INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA
Os ingressos para o clássico de amanhã já estão à venda desde a manhã de hoje nas bilheterias do estádio e na loja Placar Esportes do Gama Shopping. Evite filas! Compre antecipadamente seu ingresso e chegue com antecedência ao estádio.
Segundo definição do narrador da rádio Clube de Brasília André Luis Mendes, o Gama é um gigante adormecido. O maior detentor de títulos do DF no entanto está demorando muito para acordar. E os problemas extracampo têm influenciado as campanhas realizadas pela equipe.
Passada a primeira fase do campeonato candango o Gama entrará na fase semifinal na condição de azarão. Apesar de ser o maior time do DF em termos de torcida e estrutura, o alviverde mais querido do DF ficou devendo muito futebol na primeira fase e sua apaixonada torcida que nunca o abandonou está desconfiada da diretoria e dos jogadores.
O primeiro motivo da desconfiança foi a campanha do Gama. Apesar de ter sido líder por uma rodada, o Gama se classificou mais pelos tropeços do Luziânia, quinto colocado, do que por méritos próprios. Segundo que dos outros três semifinalistas, o Gama não conseguiu vencer nenhum (vide quadro abaixo) mesmo jogando em seu caldeirão, o estádio Bezerrão: somente empatou ou perdeu.
Terceiro: O Gama foi o único time classificado que não reforçou o elenco. E não foi por falta de carências, já que a equipe suplente e aspirante não tem qualidade técnica para suprir um eventual desfalque. A equipe reserva perdeu a última partida diante do Luziânia sábado passado.
Por último, o Gama agora convive com sérios problemas financeiros. O salário de janeiro não foi pago integralmente e o de fevereiro ainda está em aberto. O Gama não pagou também a parcela referente às causas trabalhistas no valor de 35 mil reais em acordo feito com a justiça do trabalho. Os patrocínios também não vem sendo depositados em dia fazendo com que o Gama mergulhe numa crise.
Assim o periquito tenta voltar aos áureos tempos de vitórias e glórias. Infelizmente camisa não ganha jogo e a torcida espera que estes jogadores superem todas estas dificuldades e consigam pelo menos o vice campeonato que credenciaria o alviverde à copa do Brasil de 2010.
segunda-feira, 23 de março de 2009
CLÁSSICO: Goyaz volta atrás e nega reserva de arquibancada
A polêmica da reserva da arquibancada de visitantes está prestes a virar um "seriado". No capítulo anterior o presidente do Gama Paulo Goyaz declarou ao repórter Rener Lopes da Rádio Comunidade do Gama que aumentaria o valor dos ingressos da torcida visitante que comparecesse ao clássico contra o Brasiliense na quarta feira. Disse ainda que somente cederia mil ingressos ao preço de dez reais cada.
Porém hoje em entrevista ao Jornal de Brasília Goyaz declarou que não haverá reserva de arquibancada para os torcedores do Brasiliense, contrariando até o que havia informado o site oficial do clube, o www.gamagol.com.br. "- Não tem área destinada à torcida do Brasiliense não. Está errado. Vou ligar agora para corrigirem isso aí." disse.
Goyaz indica três motivos que o levaram a tomar a decisão de não reservar a arquibancada norte para a torcida amarela: Primeiro, que o regulamento da competição expedido pela FBF não cita a obrigatoriedade de separação de torcidas; Segundo, que no jogo passado foram reservados três mil lugares para a torcida amarela e apenas 302 foram ocupados. Goyaz inclusive cita que se Luiz Estêvão antecipar a compra das entradas pode voltar atrás em sua decisão; e Terceiro, o dirigente encontra apoio na proposta de Lei do presidente Lula que propõe a união das torcidas dentro do estádio.
O homem forte do jacaré disse que não vai se meter na confusão. Segundo ele isso e problema da Federação. Porém acha que o Gama não conseguirá impedir a reserva da arquibancada. "- A Polícia Militar não irá aceitar que torcedores de Gama e Brasiliense assistam ao jogo juntos. Posso garantir que haverá espaço reservado." afirma Estêvão.
COMENTÁRIO: O episódio acende a discussão sobre o mando de campo do Gama. Afinal quem manda de fato no estádio Bezerrão? A diretoria do Gama, a Secretaria de Esportes, a Federação Brasiliense de Futebol ou a Polícia?
Você torcedor, acha justo que a torcida do Brasiliense não tenha lugar reservado? Em se mantendo essa decisão, o que esperar do jogo de volta no Serejão? Comente!!!
Agora é oficial: O Legião está rebaixado para a segunda divisão do campeonato candango. O clube empresa patrocinado por diversas firmas do Brasil teve seu descenso decretado ontem com a vitória do Ceilândia em casa diante do Brasília por 2x1.
O jogo na Ceilândia teve aroma de marmelada. A partida começou com dez minutos de atraso mas ficou dezoito minutos interrompida por causa da chuva. A poucos quilômetros dali o Legião também debaixo de chuva fazia sua parte, vencendo o Dom Pedro e brigando pela sua permanência. Um "incentivo" no valor de 18 mil reais foi oferecido ao time do Brasília (que está com dois meses de salário atrasado), a famosa mala preta.
No começo o Ceilândia abriu o placar porém sofreu o empate. Com o resultado o Ceilândia caía para a segunda divisão. Mas Cássius caiu na pequena área e o árbitro marcou um duvidoso pênalty. O atacante bateu e livrou o gato do rebaixamento.
O goleiro Ricardo do Ceilândia ainda fez defesas importantes para segurar o resultado. Os refletores do estádio Abadião foram apagados e o final do segundo tempo foi disputado às escuras. O final da partida ainda teve direito à invasão de torcedores e mais tempo de acréscimo. Depois de retirada a torcida um minuto depois o árbitro encerrava a partida.
O golpe do rebaixamento foi muito sentido pelo seu presidente Ítalo Nardelli. O dirigente ameaça até acabar com o time. Em reportagem ao Correio Braziliense, Nardelli afirma que vai emprestar os jogadores de sua confiança (Ícaro e Márcio), já o resto ficará em "banho-maria".
Com o resultado os dois times promovidos em 2007 caem juntos: Brazlândia e Legião.
sábado, 21 de março de 2009
CLÁSSICO: Goyaz salga ingressos para torcida do Jacaré
A guerra entre os dois maiores clubes do DF está quente, pelo menos fora das quatro linhas. Após declarar que não cederia a arquibancada norte e a FBF se meter no imbróglio e exigi-la, o presidente da Sociedade Esportiva do Gama Paulo Goyaz atendeu o apelo da torcida do Gama e aumentou o preço dos ingressos da torcida visitante.
Agora se o torcedor do Brasiliense quiser ir ao Bezerrão assistir o clássico terá que desembolsar R$ 10,00 ao invés dos R$ 6,00 da primeira partida. E serão reservados apenas 1.000 ingressos na arquibancada norte.
A torcida da casa ficará com os 20.000 restantes nas arquibancadas leste, sul e oeste. Os preços variam entre R$ 6,00 (leste, sul e oeste descoberta), R$ 10,00(oeste coberta), R$ 20,00 (cadeiras) e R$ 300,00 (cabine para 9 pessoas).
Os ingressos serão vendidos antecipadamente na loja Placar Esportes do Gama Shopping a partir desta terça feira.
Foto: Adalbertomarques.com
O Gama deu uma demonstração de que só tem o time titular para seguir adiante na competição. Jogando no colossal estádio Bezerrão diante de apenas 1.209 pagantes o time reserva do Gama decepcionou e perdeu em casa a última partida da primeira fase.
Com isso caiu a invencibilidade que o alviverde tinha em seu alçapão. Em 6 jogos atuando em casa o Gama ainda não havia perdido nenhuma partida. A aplicação da equipe goiana somada à apatia da equipe da casa permitiu a vitória do elefante. Por sorte não valia nada.
HAJA RESPEITO
A equipe do Gama jogou com o pé atrás no primeiro tempo. Talvez demonstrando preocupação exagerada com o adversário, o Gama pouco atacou. As ações ofensivas mais perigosas saíram dos pés do argentino Ortiz, porém Kleyr teve uma atuação apagada.
Como o Gama não vinha, o Luziânia resolveu tomar as ações da partida. Aos 29 Esquerdinha bateu falta na área e por pouco Alex não faz contra.
Mas aos 31 em cobrança de escanteio o Luziânia abriu o placar. Rogério escorou o cruzamento e marcou. 1x0 Luziânia.
Depois do gol o Gama ensaiou uma reação, mas ofereceu pouco perigo ao gol de André. O primeiro tempo terminou com o Luziânia em vantagem.
ANDREZÃO FECHOU O GOL
No segundo tempo o Gama se lançou ao ataque buscando o gol de empate. Desordenadamente e sem muita técnica o Gama foi chegando com as boas jogadas de Juninho. Mas a partir daí brilhou a estrela do goleiro André do Luziânia. O arqueiro fez um partidaço ao defender as tentativas de Juninho e Emílio.
O árbitro então apitou o fim do jogo. Gama já classificado com 20 pontos 0 e Luziânia com 19 pontos eliminado 1.
O alviverde entra em campo nesta próxima quarta-feira às 20:30 em casa quando enfrentará seu arquirrival Brasiliense, valendo pela primeira rodada do quadrangular final. Brasiliense que hoje goleou o Brazlândia por 5x0 com a equipe reserva.
O vice presidente da Federação Brasiliense de Futebol Paulinho Araújo ficou sabendo das intenções do presidente alviverde Paulo Goyaz de não reservar a arquibancada norte para os torcedores do Brasiliense e resolveu interceder. Em entrevista concedida ao Jornal de Brasília, Paulinho disse que vai exigir a separação das torcidas. Para ele é uma questão de segurança: "- Por questão de segurança é necessária esta divisão. Não tem lógica colocar torcedores de times rivais juntos e a Federação exigirá que isto não aconteça." disse.
GAMA JÁ PENSA NA SÉRIE C
O planejamento do Gama para a série C e outras questões pontuais serão discutidas a partir do dia 29 deste mês às 09:30 em assembléia extraordinária a ser realizada nas dependências do magistral estádio Bezerrão. A situação econômica do clube também estará em pauta.
GAMA B ENCARA LUZIÂNIA
Em clima de amistoso, o time reserva do Gama entra em campo hoje às 16:00 diante do eliminado Luziânia em casa pela última rodada da fase de classificação do candangão. A intenção e Barbieri é observar os jogadores reservas e aspirantes que tenham condições de reforçar a equipe titular. O zagueiro Diogo que veio no "pacotão" do Espírito Santo foi dispensado. O provável Gama de hoje: Róbson; Hugo, André, Pedrão e Kaike; Alex Sassá, Índio, Marco Alagoano e Juninho; Kleyr e Ortiz.
Para o técnico do Luziânia José Lopes Risada a partida não vale mais nada para o elefante, mas para os jogadores é a última oportunidade de mostrar serviço e conseguir um emprego em outros clubes. A única baixa é o volante Zé Ricarte suspenso. O time alviazulino entra em campo com a seguinte formação: André; Romarinho, Perivaldo, Jackson e Rogério; Jocelmo, Éliton, Rodrigo e Esquerdinha; Léo Guerreiro e Gustavo.
sexta-feira, 20 de março de 2009
CLÁSSICO: As gentilezas acabaram
A forma com que foi tratada a torcida alviverde no último clássico e o pouco número de torcedores no Bezerrão fizeram com que o presidente Paulo Goyaz repensasse sobre os privilégios concedidos à torcida do Jacaré no primeiro jogo entre estes no ano. Antes com direito à arquibancada separada, comboio de policiais e pagando o mesmo preço dos demais torcedores, Goyaz declarou hoje em matéria do Jornal de Brasília que não pretende manter os privilégios.
Com o baixo número de torcedores do Brasiliense do último clássico (apenas 302) Goyaz pretende colocar em prática a proposta do presidente Lula a respeito da separação das torcidas e colocar os torcedores rivais lado a lado no clássico. Uma proposta temerária tendo em vista a rivalidade entre os dois clubes ser enérgica e radical.
Mesmo identificando todos os seus integrantes conforme a proposta presidencial, a chance de ocorrerem conflitos é grande.
MEMÓRIA
No primeiro jogo envolvendo Gama e Brasiliense em fevereiro a direção do Gama separou a arquibancada norte para a torcida visitante, destacou uma guarnição da polícia para escoltar a torcida amarela e vendeu os ingressos no mesmo preço dos torcedores alviverdes. Porém no jogo de volta não houve a mesma preocupação.
A torcida do gama foi retida no meio do caminho e só foi permitida a entrada aos 35 minutos do primeiro tempo quando o alviverde já perdia por dois a zero. Enquanto a torcida amarela pagou apenas um real pelo ingresso, a do Gama pagou cinco. Vale lembrar que os ingressos da torcida do Brasiliense são subsidiados pelo seu homem-forte, Luiz Estêvão.
quinta-feira, 19 de março de 2009
CONTRA ATAQUE - Gama pede punição à arbitragem
Embora classificado à segunda fase do campeonato candango, a Sociedade Esportiva do Gama entrou com um pedido de punição ao árbitro Sérgio Santos devido ao seu trabalho realizado na última partida do alviverde no Bezerrão. Armados com as imagens do pênalty escandalosamente não marcado por Amaral em Keké que daria a vitória ao periquito, os dirigentes do gama pedem que o trio de arbitragem seja afastado das últimas partidas do candangão.
Agora compete aos juízes do TJD-DF julgar procedente ou não o pedido. Este é um ingrediente a mais no caso de suspeita de favorecimento de resultados imposto à arbitragem do DF pela Comissão de Arbitragem do DF.
INGREDIENTES DA PIZZA REUNIDOS
Falando em arbitragem, o TJD-DF começa a partir de segunda feira a convocação dos suspeitos do suposto esquema das arbitragens. Serão eles: o homem-forte do Jacaré Luiz Estevão, o diretor financeiro, Eduardo Ramos, a presidente Lúcia Bernadette e o auxiliar-técnico Sérgio Carvalho. O técnico do Brasília, Marco Aurélio, e o árbitro Raimundo Lôpo precisarão explicar as insinuações. O supervisor de futebol do Legião, Adriano Coelho, e o coordenador técnico do Brasília, Eurípedes Bueno também estão na lista.
BARBIERI APROVEITA ÚLTIMO JOGO PARA OBSERVAR
Como ambas as equipes não aspiram mais nada nesta última rodada, o técnico gamense Luiz Carlos Barbieri (foto) aproveitará o último compromisso em casa diante do Luziânia para observar os jogadores reservas e aspirantes. A equipe titular ficará treinando a parte física a fim de evitar um novo vexame no clássico diante do Brasiliense dia 25 no Magnífico estádio Bezerrão. Segundo Barbieri, uma equipe melhor condicionada fisicamente corresponde melhor taticamente. O Gama entrará em campo provavelmente com a seguinte formação: André Zandoná; Hugo, André, Pedrão e Kaike; Romario Tito, Alex Sassá, Marco Alagoano e Juninho; Kleyr e Ortiz. O time titular está com diversos jogadores "pendurados" com dois cartões amarelos. Leandro Dias, Keké e Ferrugem são alguns exemplos.
quarta-feira, 18 de março de 2009
OPINIÃO - CBF estragou a série C
No ano passado a nova fórmula de disputa da série C animou os clubes. Dois grupos de dez times jogando em turno e returno daria uma maior visibiidade à competição que já foi considerado o inferno do futebol brasileiro.
A alegria foi maior ainda tendo em vista o interesse da FBA em gerir o campeonato. Atualmente a entidade faz um grande trabalho na série B trazendo a mídia e atraindo patrocinadores para o campeonato que, segundo opinião de alguns, está melhor do que a série A.
No entanto a casa começou a cair quando a entidade máxima do futebol achou por bem não negociar a competição. Talvez achando que se tratava de uma mina de ouro a ser explorada, segurou a competição para si e esperou as propostas. Mas elas não vieram e o que era pra ser uma novidade acabou sendo um fiasco.
Sem patrocínios ou cotas de televisão o formato proposto se tornou inviável para o campeonato ser disputado de forma nacional. Restou à CBF regionalizar a disputa. Mas como só haviam 20 clubes ao invés de 60, o número de pertidas será drasticamente reduzido e tornará a competição ainda mais desinteressante.
Pior, como cada chave contará com cinco times, todos os clubes terão uma rodada de folga a cumprir. E esta competição terá que se realizar até o mês de novembro.
Com cinco times em uma chave, cada grupo disputará oito partidas até o octogonal decisivo. Mesmo fazendo apenas um jogo por semana a competição será extremamente curta, ou seja, corre-se o grande risco da competição começar apenas em julho, agosto ou setembro. Já que os campeonatos locais terminam em abril, os clubes fatalmente ficarão alguns meses em inatividade (exceto os nordestinos que disputam os campeonatos locais no segundo semestre).
Da forma que ficou a terceirona, até mesmo a série D ficou mais interessante já que terá 40 clubes e mais datas de disputa. Para o atleta profissional, como ficar sem salário até julho? E que atleta qualificado vai querer disputar uma competição de tiro curto?
Infelizmente graças à cabeça de alguns dirigentes, o campeonato brasileiro da série C foi transformado em um mero torneio seletivo...
Conforme o BLOGAMA havia adiantado, a CBF pensava em regionalizar a série C a fim de diminuir os custos com a competição. Sem patrocínios a CBF cumpriu a ameaça e divulgou agora há pouco os grupos.
Serão quatro grupos de cinco times sendo que os dois primeiros de cada grupo se classificam para o octogonal decisivo. Os quatro primeiros do octogonal sobem para a série B.
A série D também sofreu alterações. Serão 10 grupos de quatro clubes em jogos de ida e volta. Os dois primeiros se classificam para a próxima fase sucessivamente até o octogonal decisivo.
Porém o Gama deu azar e caiu no grupo C que reúne os clubes do centro oeste e sudeste. Teoricamente são os times mais fortes e favoritos ao acesso.
Confira agora na íntegra os grupos da série C:
terça-feira, 17 de março de 2009
O árbitro da última partida do Gama no campeonato candango, Sérgio Santos, está disposto a prejudicar o alviverde. Segundo relato na sua súmula, torcedores do clube mais amado do DF jogaram garrafas plasticas no interior do gramado quando Keké fez o gol de empate aos quinze minutos do segundo tempo. O fato foi confirmado pelo delegado da partida, Luiz de Jesus Ferreira.
Mas segundo o site de relacionamentos oficial do clube, o quarto árbitro apanhou diversas garrafas que estavam do lado de fora do alambrado para recolher como prova contra o Gama. O fato foi estranhado pelos torcedores que sentiram ali uma manobra desnecessária de prejudicar o Gama em seu pŕoprio estádio. Na súmula o Juiz declarou que os gandulas colocaram as garrafas para fora do alambrado na tentativa de encobrir o ato.
Na mesma súmula o juizão relatou que a partida foi iniciada com atraso por conta de uma faixa que pedia uma arbitragem legal. Um indício de que o profissional não deve ter gostado de ter seu trabalho colocado em xeque antes mesmo da partida. Mesmo assim deixou de marcar um pênalty escandaloso de Amaral em Keké no final do jogo. Detalhe: Sérgio Santos foi o mesmo árbitro que apitou Brasiliense e Gama no Serejão que validou o último gol de Ricardinho quando o zagueiro gamense Leandro estava sentado no gramado pedindo atendimento médico.
Sérgio Santos já tem uma história de arbitragens ruins ou tendenciosas. Em 2002 assim que se formou árbitro foi apitar um amistoso entre Gama e Bandeirante no CT do Periquito. O jogo começou mas não terminou porque o árbitro marcou pênalty inexistente em um gramado que nem marcação tinha. A confusão foi generalizada e o amistoso foi interrompido.
Ano passado apitando o jogo entre Dom Pedro e Ceilândia, Sérgio iniciou a partida com o campo totalmente alagado. Expulsou sem motivo aparente dois atletas do Ceilândia no primeiro tempo e no segundo tempo se perdeu e passou a amarelar toda a equipe do Dom Pedro para "consertar". Marcou outro pênalty inexistente a favor do Ceilândia, porém na cobrança Adriano perdeu.
O alviverde poderá ser julgado e perder um mando de campo. Lamentável já que o presidente Paulo Goyaz se esforça em evitar que o estádio sofra punição, já que não tem permitido sequer a entrada de bandeiras e guarda chuvas no estádio. O alviverde pode também utilizar as imagens do sistema de segurança e punir as pessoas que jogaram os objetos dentro do campo, isentando-se da responsabilidade.
SÓCIO TORCEDOR PODE VOLTAR PARA A SÉRIE C
Após muita polêmica no ano passado, o programa sócio torcedor pode voltar no campeonato brasileiro da série C deste ano. O presidente do alviverde diz que faltam alguns detalhes na área de informática para implementar o programa. Os moldes ainda não foram divulgados.
JOGO CONTRA LUZIÂNIA SERÁ SÁBADO
A pedido da TV Brasília o último jogo da primeira fase do Gama diante do Luziânia foi antecipado do domingo para sábado às 16:00 horas no estádio Bezerrão. Ambas as equipes só cumprem tabela uma vez que o Gama com 20 pontos e 5 vitórias não tem condições de alcançar o Brasília terceiro colocado com 23 pontos e 7 vitórias. Já o Luziânia com 16 pontos só pode chegar a 19 e está eliminado, não correndo porém nenhum risco de rebaixamento.
domingo, 15 de março de 2009
Gama 1x1 Brasília - Classificação chorada!
Não foi da forma que a torcida queria (ou merecia) mas enfim, o Gama está matematicamente classificado para o quadrangular decisivo do campeonato candango de 2009. A classificação se deu de uma forma melancólica, já que o Gama apenas empatou em casa com o Brasília diante da sua imensa torcida.
O Luziânia colaborou e muito com isso. Jogando e seu estádio neste domingo o elefante perdeu para o desesperado Ceilândia por 2x1 e jogou fora suas últimas esperanças de seguir na competição. O clube goiano chegou a estar vencendo a partida, porém permitiu a virada do Gato.
O resultado deixa o Gama e quarto lugar com 20 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Luziânia com 16. Lembranso que o time goiano é o próximo adversário do Periquito.
O JOGO
O começo da partida foi marcada pelo equilíbrio. O Brasília muito bem postado na defesa jogou de igual para igual com o Gama que jogava desfalcado de Thiaguinho suspenso. Mas aos poucos o Brasília começou a dominar a partida chutando de longe e esperimentando a zaga gamense. Foram marcados quatro escanteios nos quinze primeiros minutos a favor do Brasília.
Mas o Gama soube se oranizar e passou a atacar o Brasília. Nota para as boas jogadas de Elivélton pela esquerda que levantaram a torcida. O Gama perdeu duas boas oportunidades aos 20 minutos com jogadas de Bebto e Ortiz.
Porém no momento em que o Gama era melhor na partida, o Brasília recuperou a bola no campo de defesa, partiu em rápido contra ataque e a bola chegou no artilheiro Chefe que, na pequena área entortou seu marcador e bateu no canto. 1x0 Brasília.
O gol abateu os donos da casa que não atacavam com tanto afinco. Já os jogadores do Brasília exageraram na cera e valorizavam cada lateral, tiro de meta e falta. O primeiro tempo terminou com o colorado à frente do placar.
KEKÉ SALVA DE NOVO
O Gama voltou do intervalo mais ligado e pressionou o colorado em busca do empate. Mas o Brasília bem colocado defensivamente e abdicou do ataque. Barbieri processou sua primeira alteração colocando Marco Alagoano no lugar de Elivélton.
Alagoano entrou bem e em lance pela direita o meia limpou a jogada e chutou para o gol. O goleiro rebateu nos pés de Keké que só teve o trabalho de chutar para o gol e marcar o gol de empate. 1x1.
A partir daí o Brasília aumentou a cera e passou a fazer faltas duras nos jogadores alviverdes. Vários cartões amarelos foram distribuídos pelo árbitro ao time vermelho. Kleyr entrou no lugar de Eduardo para tentar chegar à virada mas a bola não chegava com qualidade aos atacantes. E ficou nisso: Gama classificado 1, Brasília também 1.
O alviverde agora entra em campo no próximo domingo quando enfrenta em casa o Luziânia. A partida terá clima de amistoso, pois o clube goiano está eliminado e o Gama não tem condições de buscar a terceira colocação.
RESULTADOS
- Brazlândia 0x1 Dom Pedro (Sábado)
- Gama 1x1 Brasília
- Legião 1x2 Brasiliense
- Luziânia 1x2 Ceilândia
sábado, 14 de março de 2009
A polêmica parece fazer parte da vida do ex-senador e atual homem forte do Brasiliense Luiz Estêvão de Oliveira Neto. Como se não bastasse os escândalos que perseguem Estêvão como a cassação no Senado e o episódio mal explicado sobre seu envolvimento com as obras do TRT de São Paulo, mais uma denúncia grave paira sobre sua pessoa.
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do DF em exercício Aldo Zago recebeu denúncia do presidente da Comissão de Arbitragem do DF José Renê sobre um suposto esquema de manipulação de resultados envolvendo favorecimento da arbitragem candanga para os jogos do Brasiliense. Entre os envolvidos no suposto esquema estariam Wilton Sampaio, Almir Camargos e José Caldas.
A suspeita teve início após uma conversa informal entre o técnico do Brasília, Marco Aurélio, e o árbitro Raimundo Lôpo. No diálogo, ambos falavam sobre erros de arbitragem e acerca de um suposto depósito, em Goiânia feito por um dirigente do Brasiliense para os árbitros que comandariam os jogos da equipe amarela no Estádio Serejão.
A arbitragem dos jogos do Brasiliense do ponto de vista crítico era apontada como tendenciosa. No jogo contra o Ceilândia no Serejão ainda no primeiro turno a partida se arrastava para um empate sem gols até quando o árbitro Wilton Sampaio marcou um pênalty duvidoso a favor do Jacaré. Adrianinho bateu e fez o gol da vitória.
Mas o "erro" mais escandaloso se daria no jogo contra o Legião que vencia a partida por um a zero, ampliou em uma jogada legal que foi anulada pelo juiz e no final do jogo o árbitro deu uma falta inexistente que deu origem ao gol de empate do Brasiliense. Almir Camargos que apitou a partida pegou alguns jogos de suspensão.
Em uma história recente o Brasiliense foi ajudado no jogo de volta contra o Ceilândia quando foi marcado um pênalty inexistente contra o time da casa. O árbitro Raimundo Lôpo expulsou o goleiro Ricardo e o técnico Jean Cláudio por reclamação. Felizmente Iranildo cobrou na trave, mas o Brasiliense empataria no final da partida.
Várias personalidades do futebol do DF acreditam que as denùncias são infundadas, porém que necessitam ser apuradas para que o campeonato não fique "manchado". Entre elas o presidente do Gama Paulo Goyaz e o vice presidente da FBF Paulinho Araújo.
A grande verdade entre o meio jornalístico é que o Brasiliense é conhecido por conseguir impunidade dentre a arbitragem e a justiça desportiva. Várias vezes em que os jogadores do Brasiliense foram expulsos de campo a maioria cumpriu apenas suspensão automática. E no primeiro jogo do Brasiliense em casa em que houve invasão da arquibancada visitante pela torcida da casa não houve nenhum tipo de punição. Pior, o árbitro apesar de relatar o fato na súmula abriu mão da acusação e acabou passando de acusador para acusado.
Intocável fora das quatro linhas principalmente no âmbito regional, Luiz Estêvão espera que este episódio termine fatalmente em mais uma "pizza".
sexta-feira, 13 de março de 2009
Gama modificado para encarar Brasília
O técnico gamense Luiz Carlos Barbieri começa a dar sua cara ao time. E após o triunfo fora de casa diante do Ceilândia o Gama espera confirmar a classificação ao G-4 diante do Brasília neste domingo no prodigioso estádio Bezerrão. O periquito ainda está invicto em casa.
Com uma distensão muscular o lateral esquerdo Mendes (foto) está vetado para a próxima partida. Kaike que entrou em seu lugar e proporcionou maior movimentação será titular. Para a vaga de Thiaguinho suspenso após a expulsão no jogo passado, Barbieri escalou o argentino Ortiz. O habilidoso meia fará companhia a Eduardo no meio campo.
O restante da equipe continua a mesma: Róbson que fechou o gol no jogo passado continua; Lucas Silva que ainda não está na sua melhor fase técnica compensou com raça e está mantido na lateral direita. A dupla de zaga titular segue com Gilvan e Leandro.
Índio permanece fora da equipe por contusão, assim Alex Sassá será o cabeça de área acompanhado de Ferrugem. Na frente a dupla Keké e Bebeto.
PACOTÃO DE REFORÇOS NO DF (informações do repórter Sérgio Porto)
Várias equipes se reforçam para a fase final do candangão. Confiram as novidades:
Brasiliense: o time do técnico Reinaldo Gueldini apresentou o volante Pedro Ayub, 32 anos vindo do Brusque-SC. Ele já passou pelo Avaí-SC. Outro reforço foi Ji-Paraná, 22 anos, que se destacou no Corinthians-SP, seleção sub-20 e estava no Internacional-RS. Também, o atacante Weslley Brasília, 27 anos, que passou por Vila Nova-GO, América de Natal, Sporting Cristal do Peru.
Brasília: O colorado candango anunciou a chegada além de Augusto e Evandro Chaveirinho, também de Lehi, Luiz Eduardo e Nonato.
Gama: O alviverde candango anunciou as chegadas do volante Marlon 22 anos. Também de William, 21 anos.
Ceilândia: o zagueiro Panda, 27 anos, vindo do Ananindeua-Pará. Em contra partida, o atacante Leandro Kivel foi para o futebol paulista e o zagueiro Thiago Junio seguiu para o Ipatinga-MG.
O Luziânia já tem técnico para o seu time para o jogo de domingo em casa. Trata-se do experiente José Lopes Risada que até então era treinador das equipes de base do Gama.
O novo contratado do Elefante terá apenas dois jogos para tentar cumprir a meta traçada pela diretoria do clube goiano, que é voltar ao grupo dos quatro que se enfrentam nas semifinais. Risada entra na vaga de Luca Baggio que foi demitido e voltou para as divisões de base do Cruzeiro.
CEILÃNDIA CONTRATA MOZAIR
Técnico tradicional de Brasília, Mozair Barbosa é o novo técnico do Ceilândia para o restante do candangão.E a sua estréia será complicada, pois terá a dura missão de vencer os dois jogos que lhe restam e torcer por um tropeço do Legião.
O tropeço do rival pode acontecer neste final de semana já que o Leão vai encarar o líder Brasiliense. Mas outros problemas esperam por Mozair. Primeiro foi a saída do atacante Leandro Kivel que se mandou para o Rio Claro-SP, clube que disputa a serie A-2 do paulista. Segundo são as suspensões de jogadores importantes como a de Fábio Lima expulso no jogo passado contra o Gama.
REFORÇOS SÓ PARA OS ADVERSÁRIOS
O Brasiliense apresentou nesta semana mais um reforço na zaga. O zagueiro Cris vindo do Bragantino-SP é o novo contratado pelo clube amarelo para a disputa da série B.
Já o Dom Pedro trouxe de volta o meia Djalminha que jogou a série C do ano passado pelo time da metropolitana. O jogador estava atuando no Fluminense de Feira de Santana-BA.
O Brasília aposta na experiência para levar o caneco deste ano. O clube contratou o veterano meia Evandro Chaveirinho (38 anos) e o experiente lateral esquerdo Augusto (40 anos) ambos com passagens pelo Gama.
Como hoje é o último dia de inscrição de atletas, o Gama será o único clube que não se reforçou para o quadrangular decisivo, caso consiga confirmar a vaga nas duas últimas rodadas.
GAMA APRESENTA PROJETO SOCIAL
O Gama assinou acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST do GDF, comandada pela Deputada Eliana Pedrosa que tem como objetivo incentivar crianças, jovens, portadores de necessidade especiais e idosos que estejam em instituições controladas ou mantidas pela SEDEST a comparecerem às atividade esportivas realizadas pelo Gama em jogos onde detém o mando de campo. Cada indivídio assistido pelo convênio será presenteado com transporte, ingresso, camiseta e lanche gratuitos a cada 100 participantes por jogo.
quinta-feira, 12 de março de 2009
EU JÁ SABIA - Jean Cláudio é demitido
Foto Ceilandiaec.com.br
De tanto insistir com o técnico-preparador físico Jean Cláudio o Ceilândia agora está na zona do rebaixamento do campeonato candango. Com uma campanha abaixo da crítica, Jean em 10 jogos conquistou 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas à frente do alvinegro, um aproveitamento de apenas 20%.
Tardiamente a diretoria do Gato resolveu demitir o aprendiz de treinador após o último revés em casa dianto do Gama. Sílvio de Jesus e Mozair Barbosa são os cotados para assumir a "bomba" já que o clube não depende mais de si para se livrar do rebaixamento. O Ceilândia joga no próximo domingo fora de casa contra o Luziânia.
ARRIVEDERCI LUZIANIA!CIAO!
Falando em Luziânia, a diretoria do clube goiano também não digeriu os dois últimos tropeços da equipe. Se tivesse vencido, o elefante estaria hoje no G-4 no lugar do Gama.
Para não ver a vaga escapar por entre os dedos o Luziânia achou por bem demitir o técnico de fala enrolada Luca Baggio. Até o momento não se especulou nomes para assumir o clube.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Ceilândia 1x2 Gama - Gato vendeu caro a derrota
Finalmente o Gama fez as pazes com a vitória. Hoje no acanhado estádio Abadião o Gama jogou o suficiente para conquistar os três pontos em cima do ameaçado Ceilândia. O jogo foi marcado pela estréia do goleiro Róbson e pela partida excepcional do meia Thiaguinho. O alviverde entrou em campo sabendo que permaneceria na quarta colocação já que o Brasília havia vencido o Luziânia nesta tarde.
GOLEIRÃO DEFENDE PÊNALTY
No início da partida, o Gama voltou a mostrar disposição e buscou o gol logo no início da partida. Tanto insistiu que conseguiu um pênalty logo nos primeiros minutos da partida. Na cobrança Thiaguinho bateu porém o goleiro Ricardo defendeu.
Mesmo precisando vencer, o Ceilândia jogava recuado em sua defesa apostando nos contra ataques. O jogo ficou morno e com poucas oportunidades para ambas as equipes. A melhor oportunidade ocorreu quando Bebeto ganhou do zagueiro na corrida e passou pelo goleiro Ricardo. Sem ângulo, tentou tocar para trás e Ricardo se recuperou a tempo.
Fora das quatro linhas um princípio de confusão. Alguns torcedores do Brasiliense presentes no estádio entraram em conflito com a torcida Ira Jovem. Felizmente o policiamento local colocou ordem na casa. O primeiro tempo terminou sem gols.
PERIQUITO ACORDOU
No segundo tempo o Gama entrou determinado a vencer. Tanto que logo aos três minutos o xodó Keké recebeu lançamento na medida dentro da pequena área e de frente com Ricardo não desperdiçou: Gama 1x0.
O Ceilândia então reagiu e não demorou muito para empatar. Confusão na pequena área e Leandro Kivel aproveitou para empurrar para as redes. A zaga do Gama reclamou muito da arbitragem afirmando que o jogador usou a mão para escorar o cruzamento mas de nada adiantou.1x1.
O jogo continuou disputado até o Gama ampliar. Aos 15 em cobrança de falta de Eduardo, Leandro de costas para o gol escorou e Ricardo aceitou. 2x1 para o verdão.
O Ceilândia então partiu para o desespero e começou a chegar à meta alviverde. Pela esquerda saíam as melhores jogadas do Gato. Aos trinta o Gama marcou novamente porém o lance foi invalidado pelo árbitro que alegou falta no lance.
Em um lance isolado a bola sobrou para Róbson que foi atropelado por Fábio Lima covardemente. Thiaguinho foi tomar satisfações com o atleta e houve um empurra-empurra. O Juiz expulsou ambos.
O final do jogo foi eletrizante com o Ceilândia atacando de todas as formas e o Gama se defendendo. O juiz deu cinco minutos de acréscimo. Mas o alviverde conseguiu suportar a pressão e conseguiu a vitória para alegria da torcida gamense presente.
O resultado foi terrível para o Ceilândia, pois o Legião venceu em casa o Brazlândia, rebaixou o Carcará e colocou o Gato na zona de rebaixamento. Para o Gama a vitória representou um alívio nas cobranças e a esperança de classificação na segunda fase.
O Gama agora somente entrará em campo no domingo às 16:00 no magnífico estádio Bezerrão quando enfrentará seu concorrente ao G-4 Brasília.
RESULTADOS
- Brasiliense 3x2 Dom Pedro
- Brasília 1x0 Luziânia
- Ceilândia 1x2 Gama
- Legião 1x0 Brazlândia
terça-feira, 10 de março de 2009
Duelo de desesperados no Abadião
Quando a bola rolar amanhã às 20:30 no gramado perfeito do estádio Abadião na Ceilândia, dois times em baixa vão brigar para ter dias melhores no campeonato candango. O Ceilândia acostumado a lutar por classificação este ano faz uma campanha irregular e briga com Legiâo e Brazlândia para não cair à segunda divisão em 2010. Já o Gama tradicional grande time do DF luta para se manter no grupo dos quatro times que irão disputar as semifinais e tem apenas contado com os tropeços seguidos do Luziânia quinto colocado nesta árdua tarefa.
CEILÂNDIA
O time da casa tem chiado (e com razão) barbaridades das arbitragens em seus jogos. Contra o Brasiliense um pênalty inexistente e duas expulsões injustas. Contra o Dom Pedro outro pênalty polêmico e um gol com participação de um atleta impedido.
Para o jogo contra o Gama o técnico-preparador físico Jean Cláudio terá todos os atletas à sua disposição. O clube perdeu o zagueiro Thiago Júnio, um dos destaques da equipe. O artilheiro Cássius é dúvida. O time ficará de ouvido ligado no jogo entre Legião e Brazlândia. Caso o Legião vença e o Ceilândia perca ou empate o jogo, o Gato irá para a zona de rebaixamento. Provável Ceilândia: Ricardo; Daniel, Agnaldo, Everson e Glauber; Dime, Negrete, Fábio Lima e Tiago Ferreira; Leandro Kivel e Cássius (Diego).
GAMA
Depois do vexame histórico de ter apanhado de quatro do arquirrival Brasiliense no Serejão os dias foram de turbulência no ninho do periquito. Muita roupa suja foi lavada, jogadores foram barrados e cabeças rolaram. O técnico Luiz Carlos Barbieri barrou o ultravazado goleiro André Zandoná para apostar na volta de Róbson. O esquema volta ao 4-4-2 com a saída do zagueiro André. Keké vai para o jogo ao lado de Bebeto.
Neste momento impróprio o atacante Kleyr veio a público reclamar da reserva no time. Mas de nada adiantou, o mesmo vai esquentar o banco.
Os volantes Marco Antonio e Adriano, os laterais Hugo e Diego e o atacante Diego Guerrón foram demitidos do clube alviverde. Até o momento nada foi ventilado em termos de contratações.
O Gama já entrará em campo sabendo o que vai ter que fazer, já que o Luziânia jogará à tarde contra o Brasília. Em caso de derrota do clube alviazulino o Gama pode até perder que ainda manterá a quarta colocação porém a pressão continuará por todos os lados. O periquito entra em campo com a seguinte formação: Robson; Lucas Silva, Gilvan, Leandro Dias e Mendes; Alex Sassá, Ferrugem, Eduardo e Thiaguinho; Bebeto e
Keké.
Depois da derrota vexatória para o Brasiliense o técnico Luiz Carlos Barbieri começou a fazer as alterações no time, ele tirou o goleiro André Zandoná que não será nem relacionado para o jogo.
O goleiro titular da partida desta quarta-feira será Robson e o garoto Léo irá ficar no banco de reservas.
Keké retorna à equipe titular no lugar do 3º zagueiro André que recentemente foi promovido do time de aspirantes.
Além disso, 3 jogadores que não estavam sendo utilizados no Gama foram dispensados, são eles: lateral-direito Hugo e os volantes Adriano e Marco Antônio.
segunda-feira, 9 de março de 2009
SÉRIE C - CBF quer regionalizar disputa
A polêmica série C continua à deriva. A CBF reafirmou à imprensa que não ajudará financeiramente os clubes que disputarão a série C e também não negociou com nenhuma empresa ou entidade a organização do campeonato. A Traffic e a FBA tentaram mas sem sucesso.
Os clubes já começaram a se mexer. A estimativa feita pelos dirigentes é de que será preciso pelo menos 500 mil reais para que os clubes diputem até o final a série C dependendo da distância a ser percorrida. O valor é acrescido de 60% a mais caso a equipe tenha pretensão de subir à série B.
O Paysandu fechou um convênio com a prefeitura de Belém para que os jogos do Papão sejam transmitidos pela TV local. Segundo os dirigentes isso garante uma receita de R$ 150 mil mensais ao clube paraense.
O diretor do Criciúma-SC Waldeci Rampinelli disse ao repórter Thales Calipo do site pele.net que se a CBF não ajudar os clubes a competição será um fracasso: "O Criciúma não tem informação sobre os custos, mas se a CBF não pagar, acho que o nível técnico será baixo, e a debandada vai ser grande. As equipes do Sul, que têm mais estrutura, vão tentar se virar, mas e os outros? Se não tiver participação financeira em passagem e hospedagem, a presença de muitos ficará comprometida" afirmou.
A intenção real da CBF é investir na série D que será disputada nos mesmos moldes da série C do ano passado porém com "apenas" quarenta clubes. Segundo Virgílio Elísio, coordenador de competições da CBF os clubes que participarão da série C já tem condições de competi-la.
Para diminuir os custos de cada clube com viagens, Virgílio declarou no Jornal Gazeta de Alagoas que pretende regionalizar mais a disputa. A idéia é dividir os clubes em quatro grupos de cinco ao invés de dois de dez. Assim apenas os dois primeiros de cada grupo se classificariam para o quadrangular final. Os quatro classificados neste quadrangular subiriam à série B de 2010.
O presidente da Sociedade Esportiva do Gama Paulo Goyaz se pronunciou à respeito da acachapante derrota para o Brasiliense neste último sábado. Goyaz respondeu às críticas dos torcedores na comunidade do Orkut. Assim como todos os torcedores, para ele a última apresentação do Gama foi pífia.
O mandatário da equipe assume a responsabilidade pelo time e diz ter sido iludido pelo futebol apresentado pela equipe no jogo contra o Atlético-GO na pré-temporada: "- Mas a culpa é toda minha porque eu aprovei junto com a comissão tecnica os nomes dos jogadores. Fui iludido com o primeiro jogo contra o Atletico Goianiense, onde vi um time combativo e altivo e que precisa apenas de entrosamento, mas a cada partida que passa ele piora o desempenho."
Embora reconheça que o time tem sérias limitações, Goyaz diz estar de mãos atadas para contratar reforços que tirem a equipe desta situação faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase do candangão: "- No mercado não tem jogador bom disponivel. Tem muita gente que está parada e precisaria de 20/ 30/ 60 /90 dias para voltar a jogar e não temos tempo para isto. Estamos procurando substitutos para algumas posições mas ainda não encontramos ninguém que valham a pena e que esteja disponivel."
OS JOGADORES QUE SE CUIDEM
Presidente e técnico estão pra lá de insatisfeitos com o plantel do Gama. Para Barbieri o time está muito mal das pernas do ponto de vista físico. Segundo ele os jogadores do Brasiliense voaram em campo enquanto os atletas do Gama se arrastavam. Uma crítica direta ao antigo preparador físico William Stein contratado no início da temporada do Brazlândia e que foi demitido.
O presidente do clube Paulo Goyaz também não deixou por menos: "- Todos treinaram hoje domingo pela manhã e tiveram descanso a tarde porque a lei obriga senão teriam ficado treinando para aprender a defender as cores do gama e a sua camisa."
domingo, 8 de março de 2009
Líderes disparam e Gama está ameaçado
No complemento da 4ª rodada do returno Brasiliense, Dom Pedro e Brasília venceram em casa seus jogos e abriram boa vantagem em relação ao Gama em quarto lugar. O Luziânia vem logo atrás com os mesmos 16 pontos do alviverde porém com pior saldo de gols.
Na quarta feira o Gama joga fora de casa contra o Ceilândia no estádio Abadião às 20:30. Para o Gato é jogo de vida ou morte visto que perdeu sua última partida e está a apenas um ponto da famigerada zona de rebaixamento. Em caso de derrota para o Ceilândia combinada com vitória do Luziânia sobre o Brasília o alviverde deixará o G-4 dos clubes que disputarão as semifinais.
A torcida pede a cabeça de vários jogadores que tiveram atuação abaixo da crítica no clássico. Resta saber se a diretoria agirá a tempo.
RESULTADOS
- Brasiliense 4x0 Gama
- Luziânia 3x3 Brazlândia
- Dom Pedro 2x1 Ceilândia
- Brasília 2x1 Legião
sábado, 7 de março de 2009
Reflexões diante da derrota.
Hoje, definitivamente, não foi o dia do Gama. A derrota no Serejão para o seu maior adversário, o Brasiliense, pelo placar de 4 x 0, expôs a todos as limitações da equipe alviverde. A verdade é que já tínhamos noção do que poderia acontecer.
Diante do fatídico resultado fica mais uma vez o nosso apelo para que a Diretoria contrate urgentemente jogadores que tenham qualidade técnica e, acima de tudo, que tenham compromisso com o nosso time. A apatia da equipe, aliada a um esquema esquisito, no primeiro tempo, deixou chateado o novo técnico Luiz Carlos Barbieri, que recebeu uma ducha fria no seu primeiro jogo no DF.
Agora, mais do que nunca ele precisa ter pulsos para dizer à Diretoria do Gama que com esse time aí não dar para lutar pelo título e vai ser preciso, inclusive, ter muita sorte para não correr o risco de ficar fora do G-4 no Candangão 2009. Série “C”, então, nem se fala. Com esse time vamos passar vergonha.
Mesmo no terreno das adversidades o Gama foi ajudado pelo Brazlândia que arrancou um heróico empate de 3 x 3 em Luziânia, com o time da casa e reconduziu o Gama à quarta posição na tabela do campeonato.
A Diretoria do Gama não poder brincar com a sorte e muito menos com o sentimento da sua imensa torcida que clama por mudanças profundas. O novo estádio foi construído em respeito à história do time e da cidade. Não é justo que a Presidência do Gama não faça a sua parte e monte uma equipe que honre as nossas cores e os nossos sentimentos.
Tenho certeza que nós, torcedores, somos o melhor termômetro para externar o que está acontecendo, pois acompanhamos o time no dia-a-dia. É importante que as nossas críticas cheguem à mesa da Presidência do Gama e que sejam rigorosamente analisadas de modo que proporcionem a formulação de juízos de valores capazes de promover ações concretas com inevitáveis mudanças radicais, que oportunizem o surgimento de resultados positivos. Não é justo que o time atual deixe manchar a nossa rica história de um clube respeitado em todo DF e conhecido no Brasil inteiro.
O Marcelo, aqui neste Blog, escreveu com a habilidade que lhe é peculiar, um excelente artigo sobre o jogo de hoje. Vale a pena ler o que ele escreveu. Quarta-feira, próxima, 11 de março, às 20h, tem jogo do Gama no Abadião contra o Ceilândia. Vou lá conferir. Remy – Asa Norte - DF, 7.3.2009
Brasiliense 4x0 Gama - Time sem alma é humilhado no Serejão
Foto:Stephanie
O Gama estreava o novo técnico Barbieri com novo esquema tático visando principalmente a recuperação na tabela. Mas o que se viu hoje é que as deficiências do Gama são muito maiores do que parecem. Errando muitos passes e jogando retrancado o Gama foi presa fácil para o time da casa que não precisou fazer muita força para golear o alviverde.
O jogo começa com as equipes se poupando. Reinaldo Gueldini surpreendeu colocando Moacri no lugar de Cláudio Luiz e Gustavo no lugar de Ricardinho colocando dois centroavantes.
Se aintenção do técnico era segurar o jogo o plano caiu por terra logo ao oito minutos. Mais uma vez de bola parada o Brasiliense marcou. Falta em cima de Edinho pela esquerda. O lateral cobrou, o volante Alex Sassá resvalou, André Zandoná rebateu e a bola sobrou livre para Ailson abrir o placar 1x0 Brasiliense.
A resposta do Gama foi imediata. Aos 10 cruzamento perfeito para Eduardo que de frente para Guto esperou receber bola no pé e perdeu a bola.
Recuado o Gama tentava empatar quando aos 24 em rápido contra ataque Fábio Júnior recebeu lançamento no meio porém Leandro conseguiu recuar para Zandoná. O goleiro despachou nos pés de Iranildo que tentou colocar por cobertura porém Zandoná se recuperou.
A torcida Ira Jovem somente chegou quando se passavam 35 minutos. E aos 36 o Brasiliense ampliou. Ótima triangulação entre Edinho e Adrianinho e o meia ficou cara a cara com André Zandoná na pequena área. Adrianinho fuzilou e Zandoná aceitou. 2x0. O primeiro tempo terminou assim.
Arrependido Barbieri desfez o 3-6-1 colocando Keké no lugar de André e voltando ao 4-4-2. E aos 3 minutos Bebeto foi tocado por trás quase na linha da grande área e o árbitro marcou falta. Thiaguinho cobrou em cima da barreira.
Aos 9 o Brasiliense ampliou. Iranildo pegou a bola e avançou como quis pelo meio. A defesa ficou olhando o meia de fora da grande área bater no canto direito e marcar o terceiro do Brasiliense.
Gueldini resolveu mexer e colocou Patrick no lugar de Júlio César enquanto Barbieri colocou Marco Alagoano no lugar do apagado Eduardo.
Aos 15 o primeiro lance de perigo do Gama Cruzamento pela direita para Keké que cabeceou no chão. Guto com dificuldade defendeu. Gueldini substituiu Gustavo por Ricardinho.
Timidamente o Gama tentava chegar ao gol de Guto mas pecava muito nas conclusões. O Brasiliense tirou o pé e passou a valorizar a posse de bola.
Aos 30 o Brasiliense perdeu uma ótima oportunidade de ampliar. Adrianinho avançou pela esquerda e cruzou na pequena área. Ricardinho desequilibrado não conseguiu escorar.
E aos 32 Coquinho chutou de fora da área e quase marcou. Barbieri queimou sua última substituição colocando Juca no lugar de Ferrrugem mas de nada adiantou.
Aos 36 Ricardinho recebeu bola adiantado porém o zagueiro Leandro Dias sentado no gramado lhe dava condições. De frente com Zandoná o artilheiro bateu fraquinho e fechou o caixão do Gama.
Aos gritos de "olé" o árbitro encerrou a partida. Final Brasiliense mais líder do que nunca 4 e Gama em crise 0.
O desastre poderia ter sido ainda maior se o Brazlândia não empatasse fora de casa com o Luziânia fazendo com que o Gama ainda permanecesse no G-4 com os mesmos 16 pontos de Brasília e Luziânia. Agora a equipe se prepara para seu próximo compromisso diante do Ceilândia fora de casa quarta-feira às 20:30 no estádio Abadião.
Técnico novo, vida nova. Sem poder novas contratações para suprir s carências do Gama o novo comandante alviverde Luis Carlos Barbieri inovou e desmontou o esquema 4-4-2 em que vinha jogando o Gama.
Com a ineficiência ofensiva apresentada nos dois últimos jogos e as constantes falhas de marcação, Barbieri aposta no esquema 3-6-1 para tentar a vitória fora de casa contra o líder e arquirrival Brasiliense hoje à tarde com transmissão exclusiva da TV Brasília.
No gol André Zandoná continua vestindo a camisa de titular. Na zaga os titulares Gilvan e Leandro agora ganham a companhia do jovem André vindo dos aspirantes.
O meio de campo agora conta com seis atletas. Nas alas Lucas Silva e Mendes continuam enquanto a marcação contará com Alex Sassá e Ferrugem. Thiaguinho e Eduardo terão a função de distribuir as jogadas e auxiliar Bebeto no ataque que será o único atacante de ofício no time.
Barbieri afirma que gostou do novo esquema e espera arrancar pontos do Brasiliense no seu estádio. A preocupação é com as bolas paradas, um trunfo do rival. Já Bebeto foi mais cauteloso e acha que o pouco tempo de treinamento do novo esquema pode comprometer a equipe e isolá-lo no ataque.
O Brasiliense contará com força máxima. Todos os jogadores estão à disposição do técnico Reinaldo Gueldini para o clássico inclusive Iranildo que não foi à Macapá enfrentar o Cristal pela Copa do Brasil. Fábio Júnior está de volta depois de cumprir suspensão e deve fazer dupla de ataque com Ricardinho. Rodriguinho deixou a equipe para jogar no futebol chinês. O provável Brasiliense: Guto; Júlio César, Ailson, Cláudio Luiz e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo; Fábio Júnior e Ricardinho.
sexta-feira, 6 de março de 2009
CLÁSSICO - Jacaré não retribui gentileza
Ás vésperas de mais um clássico caçula envolvendo Gama e Brasiliense a preocupação de ambas as equipes é com seus respectivos times. Pelo lado de Taguatinga a preocupação é com o cansaço da equipe que enfrentou uma maratona de jogos e viagens. Alguns destaques da equipe também preocupam como o meia Iranildo, o zagueiro Cláudio Luiz e o atacante Ricardinho porém todos devem estar à disposição do técnico Reinaldo Gueldini. Ausência mesmo somente do xodó Wellington Dias com problemas físicos.
Pelos lados do Gama a semana foi de muita preocupação com a mudança da comissão técnica. Barbieri já chegou e depois do primeiro coletivo já viu que terá muito trabalho pela frente. Reforços e dispensas ficaram para depois a fim de que o comandante avalie o elenco. Ontem o Gama treinou com a mesma equipe que empatou em casa com o Dom Pedro e ficou em 1x1 com os reservas.
Porém os dirigentes do Brasiliense não tiveram a sensibilidade de preparar um aparato especial de segurança para o clássico. Apenas o destacamento normal será enviado ao jogo, o que demonstra que o jacaré não retribuirá a gentileza do primeiro clássico quando a torcida do Brasiliense teve direito a escolta.
Assim as torcidas ficam parcialmente à vontade para se enfrentarem dentro e fora do estádio Serejão neste sábado às quatro da tarde com exibição exclusiva da TV Brasília.
O SÃO PAULO AGORA É AQUI
Na apresentação do novo técnico à imprensa Luiz Carlos Barbieri foi extremamente franco. Disse que não conhece nada do Gama e que somente conhece André Zandoná e Lucas Silva que trabalharam com ele no futebol paulista em passado recente. Disse que ouviu falar de Bebeto também.
Para o jogo diante do Brasiliense o treinador foi enfático ao dizer que o elenco é forte, porém marca muito mal. "- Hoje o futebol é marcação. O São Paulo é tricampeão brasileiro e deve ser um modelo para todas as equipes. Quando está sem a bola é muita marcação. Com a bola é muita movimentação ofensiva."
Barbieri também admitiu que reforços nesta altura do campeonato não são possíveis. "- Jogadores bons agora já estão empregados." disse.