sábado, 25 de junho de 2011

Transparência, por onde andas?

Autor: Marcio Almeida | sábado, 25 de junho de 2011 | Categoria: |

Publicar as contas do clube desportivo não é "bondade" ou sinal de honestidade do dirigente esportivo, é antes de tudo um direito do torcedor, garantido pela Lei 10.671/2003, o famoso Estatuto do Torcedor.

Diz a lei no art. 33 que "cada entidade de prática desportiva fará publicar documento que contemple as diretrizes básicas de seu relacionamento com os torcedores (...) disciplinando mecanismos de transparência financeira da entidade, inclusive com disposições relativas à realização de auditorias independentes". O próprio Estatuto prevê que o presidente, ou aquele que lhe faça as vezes, poderá ficar suspenso por seis meses.

Com as recentes declarações do ex-presidente Paulo Goyaz à Tribuna do Esporte, todos ficaram sabendo que já foram gastos 4 milhões com pagamentos de dívidas de um terreno que até então os torcedores não sabiam se já tinha sido vendido e com quem fora realizado o contrato.

Quem passava em frente à antiga sede notava que as instalações, que foram utilizadas pelo Sesc, foram destruídas antes mesmo do anúncio da venda do terreno, o que parece muito estranho, pois, geralmente vende-se para que o novo proprietário dê um destino ao que existe no lote.

Terreno da sede ocupado pelo escritório da Tecnisa. Em que condições?


Fato é que, o último balancete disponibilizado no site oficial do Gama foi o do ano de 2007 e, mesmo assim, foi retirado da página (clique aqui). Só este fato enseja dúvidas quanto à gestão da Sociedade Esportiva do Gama, pois se os dirigentes apresentaram as contas ao Conselho Deliberativo deixaram de fazer ao torcedor, conforme estabele a lei.

A pamonharia que legalmente ocupa a área foi eleita
um dos vilões pela a situação financeira do clube.

Não estamos aqui dizendo que este ou aquele dirigente seja desonesto, mas é que na vida pública "a pessoa não basta ser honesta, também tem que parecer honesta" e a transparência é a forma mais correta de se acabar com dúvidas e independente de quem seja o novo presidente todos devem ficar atentos às prestações de conta.

Parece que dentro de alguns dias teremos o tão esperado relatório do diretor Arilson, poderemos enfim saber qual era a real situação financeira assumida pelo Paulo Goyaz, quanto o contrato com a Funfa rende ao Gama, quanto se ganha com a venda de jogadores e o que realmente se investe nas categorias de base e qual a dívida que o time tem com o ex-presidente Wagner Marques.

Até o momento 6 comentários:

  1. Transparência é uma palavra que não existe para a atual diretoria do gama. O ex-presidente Paulo Goiaz precisa prestar contas dos 4 milhões que recebeu em julho de 2010 e que já acabou.

  2. Kd o Froylan? Aff, VAMO LA Froylan apareça de uma vez e assuma o Gama, n aguento mais esse time na 4º divisão, n ganha nem um campeonato candango :/

  3. É bom que o Arilson disponibilize logo esse relatório. É de interesse de todos os torcedores do Gama. Além da prestação de contas dos quatro milhões de reais recibos de adiantamento pela venda da Sede, deve relatar também sobre a negociação do garoto Leandro/93 que está no Grêmio/RS e de muitos outros jogadores que foram negociados e nimguém sabe onde foi investido o dinheiro dessas negociações. Informa logo isso Arilson.
    Sócio Torcedor 26

  4. Eu me lembro que até bem pouco tempo equipes como o Ceará, o Avaí, o Atlético-GO e o Figueirense estavam vivendo uma verdadeira pindaíba, como o Gama está hoje. Mas, o Gama já teve o seu momento, e voltará a ter, e eu acredito. O que faz um time ser grande é a sua torcida e esses times tem torcida a rodo. O Gama tem mais torcedores que eles, e isto está sendo demonstrado aqui na página. Entram diversos torcedores do gama aqui. E olha que tem muita gente que não conhece o Blogama hein. Eu acredito mesmo, que o Gama vai voltar a nos dar muito orgulho. Todos os dias eu passo no balão do periquito e me lembro de todas as alegrias que passei com o nosso time. E isto vai voltar a acontecer rapaziada!!!!

  5. Toda essa história da venda do terreno deve, obrigatoriamente, ser objeto de prestação de contas, exercício 2011, ano base 2010, isso está no estatuto. Não se perca de vista que a Assembleía, para aprovar ou não as contas, deveria ter sido convocada até o final de fevereiro de 2011 e já estamos em final de junho de 2011 e não aconteceu. Agora, devemos ficar de olho nisso tudo, porque recentemente o Assessor nomeado pelo presidente afastado fez um trabalho nas contas do clube e até agora não se conhece o resultado. Porque ficar de olho: porque uma coisa é a contabilidade do clube e outra coisa é o relatório feito pelo Assessor Arilson. Outra coisa, não basta apenas visualizar esta ou aquela nota fiscal, este ou aquele lançamento em uma determinada planilha, importa sim, verificar a procedência da despesa, como foi gerada, como também verificar os créditos bancários ingressados na conta de quem, se de pessoa física ou da instituição Gama. Tudo isso devemos ficar de olho.

  6. Todo dirigente que entra sabe quanto recebeu em caixa, como também quando deixa o clube deve prestar contas de tudo que ocorreu na sua gestão. Portanto, Sr. PG não pense que a comunidade irá esquecer de tudo. É bom o Sr. publicar a prestação de contas dos 4 milhões recebidos da Tecnisa.


Leave a Reply

Pesquisar este blog