sexta-feira, 17 de junho de 2011

Indefinição continua

Autor: Marcelo | sexta-feira, 17 de junho de 2011 | Categoria: |


Equipe de guerreiros do Gama se apresentou pela última vez na final do candangão em maio.
Foto: Sérgio Vinícius (www.blogama.com.br)

Mais de um mês se passou depois que o Gama disputou sua última partida pelo campeonato candango de 2011. No dia 14 de maio, a equipe gamense empatou sem gols diante do arquirrival Brasiliense no estádio Serejão e conquistou o vice-campeonato estadual garantindo uma vaga na Copa do Brasil de 2012. De lá para cá o clube de futebol mais popular do DF teve seus bastidores bombardeados com notícias calamitosas.

Primeiro foi o "aquartelamento" forçado dos jogadores no Hotel Syrus do Gama. Durante três dias jogadores e comissão técnica ficaram sem saber o que seria de seus destinos profissionais ema vez que os dirigentes se eximiram de realizar o acordo pós campeonato. A situação ficou ainda mais desesperadora com a ameaça de despejo dos responsáveis pela hospedagem.

O Presidente licenciado do Gama Paulo Goyaz convocou os membros da equipe e realizou acordos. Mas os jogadores tiveram uma decepção. Ao invés de receberem os salários, os atletas saíram apenas com as promessas de um pagamento futuro. Alguns receberam apenas notas promissórias e outros nem isso. A diretoria deu quinze dias de folga para o elenco.

Assim o Gama teve sua primeira baixa. Perdeu o preparador físico Ânderson Nicolau que assinou com o Ipatinga-MG. Na semana seguinte quatro jogadores que possuem vínculo longo com o alviverde se apresentaram no Brasiliense: O lateral direito Alan, o volante Éderson, o meia Elivelto e o atacante Bachin seguem treinando no clube de Taguatinga sem contrato registrado e sem qualquer notícia de pagamento de rescisão contratual. Além destes, o zagueiro Pedrão e o volante Éverton entraram com ação coletiva na Justiça do trabalho pedindo Rescisão Contratual pela falta de depósito do FGTS. O Juiz negou a liminar e os jogadores recorreram da decisão. A audiência está marcada para o dia 6 de julho.

Na semana seguinte o presidente do Brasiliense Luiz Estêvão declarou na imprensa que havia se encontrado casualmente com o Vice-Presidente Carlos Macedo antes da última partida final do campeonato candango e que este lhe havia oferecido jogadores do elenco gamense para negociação futura. O dirigente gamense não confirmou e nem negou o encontro que só serviu para aumentar ainda mais a crise política dentro do clube.

Paralelamente a estes fatos, rumores de uma possível negociação da oposição com o empresário Froylan Pinto para assumir o futebol do clube assolaram os meios esportivos. Porém até hoje a negociação foi confirmada pelo seu interlocutor, o conselheiro Antonio Alves do Nascimento, o Tonhão.

O ápice da crise ocorreu na semana passada. O presidente do clube Paulo Goyaz entregou ao presidente do Conselho Deliberativo Gilberto Gatti uma carta de renúncia onde tentou justificar os feitos realizados pelo clube como a negociação do terreno da sede social. E na mesma carta insinuou uma suposta trama política para derrubá-lo do cargo. A tiracolo, o segundo vice-presidente Agrício Braga também pediu a renúncia do cargo.

A princípio, Carlos Macedo na qualidade de primeiro vice-presidente seria o eventual substituto na presidência. Porém o desgaste no comando o fez se tornar o próximo alvo. Nesta semana o conselheiro Vilson de Sá em entrevista ao Jornal de Brasília "recomendou" que Macedo acompanhasse Goyaz e renunciasse ao cargo também para permitir uma eventual chegada de Froylan Pinto. Uma assembléia ainda definirá quem serão os eventuais substitutos da diretoria executiva.

Nos bastidores a diretoria trabalha para tentar viabilizar a equipe, mas esbarra na falta de recursos. A reapresentação marcada para ocorrer no último dia 6 não ocorreu. Uma semana se passou e nada da equipe se reapresentar. Restam apenas pouco mais de trinta dias para o início da quarta divisão e o Gama é a única equipe que ainda não apresentou comissão técnica e elenco.

Segundo matéria divulgada no programa Momento esportivo ancorado pelo repórter Néder Cássio da Rádio Boa Vontade, ontem houve mais uma reunião entre membros da oposição e o empresário Froylan Pinto. Apesar de informarem que a negociação avançou ainda mais, a tendência é de que a nova parceria não assuma de imediato a equipe. Assim ficaria à cargo dos atuais dirigentes a montagem do elenco para a estréia do Gama na quarta divisão dia 24 de julho diante da Anapolina-GO no estádio Jonas Duarte.

À medida que o tempo passa, aumenta ainda mais o risco de o Gama perder todos os seus jogadores na Justiça do Trabalho. No próximo dia 10 vencerá o terceiro mês de salários atrasados o que permite aos atletas se desvincularem do clube unilateralmente. Nesta condição estão bons valores do clube como o goleiro fernando Vizotto, os zagueiros Rafael Pedro e Pedrão, o volante Éverton, o meia Tallys e os atacantes Hugo e Fábio Silva. A perspectiva de o Gama disputar o campeonato com atletas das divisões de base aumentaram consideravelmente.

Há ainda a possibilidade de que a atual diretoria consiga uma parceria com o empresário Neco Cirne para trazer jogadores a custo baixo para o Gama. Porém até o momento nada foi confirmado por parte da Diretoria do decacampeão candango e campeão da série B de 1998. Difícil situação de um clube que já foi considerado um exemplo de competência na década passada e hoje passa por tantas dificuldades.

Até o momento 12 comentários:

  1. juniores jogando?
    apesar de ser unicamente gamense...
    não vou aos jogos ver juniores pois isso significa que vamos passar mal e vergonha denovo.... sem contar na RAIVA....
    juniores não tem condições de disputar a série d....

  2. RESOLVAM LOGO ISSO!

    A TORCIDA NAO É BOBA, E MECHER COM A PAIXÃO DO TORCEDOR É ALGO PERIGOSO.

    GAMA ATÉ MORRER!

  3. resolva isso logo noz jogadores nao aguenta mas ficar sem trabalhar noz precisamos

  4. Jair Rabelo na área.

    Esta situação aponta para uma saída: a vinda de Jair Rabelo com seus jogadores. Quem viver verá.

  5. Nao sei o que o Macedo ta fazendo ainda ae no clube... pq nao foi junto com o goyas... acho que ele ta esperando aguem tira-lo de la.... soh pode ser isso....

  6. Não é dia 10 que os jogadores podem entra com acao judicial contra o GAMA e deixar o clube e ainda ter que pagar por bem ou por mal.... e sim dia 1..... sou jogador e já estou com advogado pronto com documentos... que me desculpem a torcida a que adimiro muito e respeito... mas o GAMA ta uma palhacada com esses caras que tao no comando.... estou no meu limite com eles.... abracos

  7. Sinceramente, não adianta ficar desesperado com essa situação. Se não tiver planejamento a coisa não irá andar bem, a não ser que tenhamos sorte durante a Série D. Temos que resolver as nossas pendências, tanto a de jogadores, como a da comissão técnica. Devemos ter calma nessa hora. Temos que pensar no GAMA com muito carinho, sem muita pressão e de forma racional. É melhor dar um passo para trás agora e cinco para frente depois do que não andar. Se entrarmos com os juniores temos que apoiar, se for com a base do candangão também. A Série D também não é esse bicho de 7 cabeças todo, e os nossos juniores, assim como o time base do candangão já provou que tem dignidade. Mesmo os jogadores que querem sair e os que já saíram, enquanto estiveram em campo com a nossa camisa honraram ela. Acontece que quem trabalha tem que receber e honrar seus compromissos. Além de tudo muitos deles são pais de família. Não podemos ser imediatistas. É bom sempre olhar para trás e tirar proveito de experiências passadas. Colocar qualquer coisa de qualquer maneira não vai levar a instituição a lugar algum. O futuro da nossa paixão tem que ser bem guardada. Vamos fiscalizar o que está sendo feito, buscar informações de bastidores e expressar nossas opiniões. A palavra é a nossa força, e o GAMA é nosso. Vamos apoiar o time que entrar em campo. Eles estarão levando as nossas cores e nosso escudo no peito.

  8. Oi galera quero saber se o treinador Heriberto e alan auxiliar e o treinador de goleiros willian e o preparador fisico Guilherme ,que tem feito um ótimo trabalho vão continuar no gama, algue sabe alguma coisa? ate agora não tenho nem uma resposta do blog abraço

  9. NÃO SEI QUAL É O JOGADOR QUE ESTÁ RECLAMANDO PELA FALTA DE PAGAMENTO E DA DESONESTIDADE E FALTA DE RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA DO GAMA, MAS DOU-LHE AMPLA RAZÃO PELA INSATISFAÇÃO. SE QUISER ORIENTAÇÃO, SOU SERVIDOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO E TRABALHO COM PROCESSOS HÁ QUASE 20 ANOS. POSSO TE ORIENTAR BEM. SOU SERVIDOR DO TST. SOU TORCEDOR DO GAMA DE ARQUIBANCADA DESDE 1979, MAS ESSA DIRETORIA DO GAMA ESTÁ UMA VERDADEIRA PALHAÇADA, RAPAZ!

  10. Parabens Marcelo Vaz pelas suas brilhantes, lúcidas e oportunas colocações. A situação atual é de paciência, sem afogadilhos. Como vc bem frisou,se tiver que entrar com atletas juniores mesclados com a base do futebol de Brasília e com um treinador da terra, esse é o caminho. Já se provou no passado que quando a situação estava crítica, quem resolvia era o pessoal da Casa. Lembro-me bem disso quando o Cláudio Duarte, treinador da série A com o plantel de medalhões por ele indicado não vinha bem, as pressas foi chamado Sérgio Alexandre, da Casa, que modificou inteiramente o grupo, inserindo os atletas que vinham da base, tais como: rochinha, romualdo, gerson, jairo, deda, anderson, maninho e outros que subiram, à época, e o Gama se salvou. Portanto se a parceria com o Froylan vingar, será muito bom para o clube e se não vingar, a solução é pensar num plano "B" e juntar as forças que ainda restam e partir para ganhar a série D, porque esta não é bicho papão.

  11. Não conheço o Arilson pessoalmente mais tenho informção que o cara é honesto e que ate o meio da semana teremos otimas noticias. Lembrando que o Macedo ainda não falou nada a respeito Referente o assunto sobre o Luiz Estevão e como o Marcelo diz ele não respondeu nem que sim nem que não, por isso Fora Macedo!!!! Arilson contamos com Você

    Leyson

  12. Vamos passar vergonha com a base....


Leave a Reply

Pesquisar este blog