segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma torcida temperada

Autor: Sérgio Vinícius | segunda-feira, 4 de abril de 2011 | Categoria: |


Apesar da ordem do superior de liberar a passagem do torcedor o policial intimida
o gamense com  espingarda em Formosa/GO
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.com.br)



Todos se lembram do último feito que deu alegria à torcida alviverde? Que eu me lembre foi aquele jogo contra o Vasco em 2007 que eliminamos o time cruz-maltino em pleno maracanã lotado, em que todos estavam com os olhos voltados para o milésimo gol do baixinho Romário, ou seja, já fazem quatro anos desde nossa última comemoração. E nem foi um título.

De lá para cá estivemos esperançosos por dias melhores, comemoramos a promessa da chegada de bons jogadores, comemoramos a "mudança" no corpo diretor do clube, comemoramos a mudança de uniforme, mas não comemoramos títulos, nem um trabalho bem feito por uma equipe técnica.

Somos uma torcida que nenhum diretor de time do DF gosta de ver lotando seus estádios e fazendo nossa tradicional festa. Somos a torcida que o árbitro odeia ver na arquibancada por saber que qualquer deslize no apito será cobrado. Somos a torcida que todo diretor gamense duvida mas acaba se surpreendendo com a paixão dela.

No empate em 1 a 1 com o Luverdense na série C os torcedores
foram proibidos de encostar no alambrado
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.com.br)


Infelizmente também somos a torcida odiada por boa parte dos profissionais que fazem a  segurança em jogos no campeonato Brasiliense. Até pelos que trabalham exclusivamente em jogos do Gama, contratados pelo time. Há um descaso muito grande nas dependências do Bezerrão para/com os Gamenses.

Frequentemente tenho sido procurado por torcedores reclamando de truculência policial e  de seguranças nos jogos do Gama. Sempre que posso estou a postos com minha câmera fotográfica, caneta e bloquinho de anotações registrando os fatos de abuso, essas  são minhas únicas armas contra sprays de pimenta, cassetetes e armas de fogo.

Percebi nos últimos tempos uma impaciência muito grande dos policiais e o exagero no uso de armas não-letais em jogos. Cansados de tanta decepção os torcedores estão cada dia mais impacientes e agitados, estão tomando algumas ações lamentáveis mas o que era para ser combatido com repressão à violência está sendo combatido com violência em demasia, com brutalidade e covardia policial.


Qualquer exaltação a mais no estádio vira motivo para policiais extremamente bem equipados temperarem toda a arquibancada com seus sprays de pimenta, ao mesmo tempo em que distribuem pancadas com cassetetes. Ao fazer isso não estão atingindo somente àqueles que causam confusão, estão colocando em risco a saúde e a segurança de centenas e centenas de outros torcedores de bem, crianças, idosos. De fato já acostumei com a leve ardência nos olhos e o saboroso gosto de pimenta atrapalhando a respiração em jogos do Gama.

Homenagem a torcedor atingido por Policial em outro jogo foi temporariamente probida
pela Polícia Militar no empate do Gama contra o Dom Pedro em março de 2010
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.com.br)


Pensei que poderia ser diferente mas em Formosa/GO ocorreu da mesma forma. Depois da provocação de torcedores goianos onde chegaram a tacar garrafas d'água em nossa torcida houve o início de uma confusão entre alguns torcedores do Gama e do Formosa. A polícia local rapidamente se deslocou para a arquibancada distribuindo cassetadas e despejando spray de pimenta somente nos torcedores do Gama. Chegaram até a apontar uma espingarda calibre .12 com munições de borracha para a cabeça de torcedores que tentavam conversar com os policiais, a arma ficou a menos de 20cm da cabeça do rapaz. Um absurdo.

Fica o alerta, antes que alguém acabe gravemente ferido ou com a saúde definitivamente debilitada por causa de ações impensadas daqueles que deveriam cuidar da nossa segurança.

PS: Um amigo ontem me informou que recebeu voz de prisão no último clássico no Bezerrão de um dos responsáveis pela segurança no estádio, este seria conhecido como "Índio" que se identificou como policial e deu voz de prisão ao torcedor porque o mesmo estava exigindo a entrada exclusiva de sócios torcedores mas foi orientado pelo bilheteiro várias vezes para pegar o fim da enorme fila. Felizmente o gamense não foi preso mas teve que pegar o rabo da fila. Aliás, cadê a organização do sócio torcedor?

Até o momento 13 comentários:

  1. Sugestão: não espere da polícia coisa melhor, afinal ela não é preparada o suficiente para tratar com a sociedade. A maior parte é composta de pessoas que não conseguiram coisa melhor para trabalhar. Não conseguem prender os verdadeiros bandidos e estão lá só para cumprir... inteligência zero!

  2. A policia e o braço armado do estado, discordo de alguns argumentos usados contra os policiais, o anônimo que citou que a maior parte dos policiais não conseguiram coisa melhor, não estou aqui defendendo a truculência policial, mas quem sempre faz este tipo de comentário deve ser um marginal travestido de torcedor, a policia só existe por causa do tais marginais, no jogo do contra o brasiliense e Gama, no bezerrão após o jogo alguns torcedores tentaram agredir a torcida do brasiliense, já no balão do catetinho tinha um torcedor do Gama armado de paus e pedras atacou o ônibus dos torcedores do brasiliense, alguns bandidos da torcida do time começarão agredir o torcedor solitário do Gama que já estava quase desmaiado, a policia que sempre criticada por ser truculenta cumprir o seu dever constitucional salvou a vida de solitário marginal.

    Dentro da torcida organizada do Gama que tem pessoas de boa índole, mas alguns que fazem uso de drogas que entra no estádio.
    Sou policial e torcedor do Gama, vamos para com isso cobre da diretoria do Gama

  3. Anderson 100% Gamão :

    No jogo contra o Braziliense, não achei legal os torcedores ficarem balançando o alambrado, aquela estrutura poderia ter caido e machucado alguém, além de perda de mando de campo e prejuíso aos cofres públicos.Acho também que a polícia agiu mal , ela deixou tulmutuar. Destaco também a inutilidade daquele policial que estava filmando, causando mais tumultos, e aquele policial que estava jogando o cão no alambrado, coitado doa animal, levou vários chutes.

  4. Não concordo com o comentário do anônimo e não tenho nada contra a polícia, que isso fique claro a todos os leitores. A torcida muitas vezes estava errada, causou tumulto, como citei no texto. Mas acho que está havendo um exagero da força utilizada pelos seguranças e policiais na hora de conter esse pessoal.

    Lamento muito o uso de drogas dentro do estádio e apoio a apreensão e retirada da pessoa do estádio como sempre houve mas sou contra a repreensão da violência de forma ainda mais agressiva e desorganizada. Torcedores são muitos, isso pode gerar uma verdadeira catástrofe.

    Abraço a todos

  5. O q eu mais tenho medo nao é de ver o time do Gama ser rebaixado ou perder um Campeonato , Mas sim do time do Gama perder sua torcida !
    Sera q iremos ter torcida no futuro ?? (quem sabe esse "futuro" seja ano q vem ?)

    Meu maior medo é do Time do Gama perder sua Torcida =/

  6. Meu maior medo é de q da qui 1,2 ou mais anos a Sociedade Esportiva do GAma nao tenha mais torcida

    Gamao pra sempre !!

  7. Creio que o melhor seria, e isso claro, quando mudar as pessoas que comandam o futebol do Gama e do DF, pois a que estão com certeza não farão, cobrar da polícia um treinamento específico e uma guarnição especial para tomar conta de estádios de futebol. Haveria uma polícia qualificada para agir em situações extremas e a torcida ficaria mais segura.
    Mas, volto a frisar com o pessoal que está aí, só orando mesmo.

  8. Tenho a impressão que a polícia é mais arrogante e violenta com a torcida gamense. Quando o jogo é fora de casa, nos seguram após o jogo. Dentro de casa, fazem a mesma coisa. Parece marcação. O bom é soldado metido a Charles Bronson achando que vai pra guerra.

  9. Anderson 100% Gamão :

    Anônimo acima, muitos querem, inclusive alguns dirigentes do Gama, acabar com a torcida gamense, mas não devemos dar esse gostinho aos que querem vender a SEG. O Gamão é nosso por isso não devemos deixar de comparecer aos estádios e às manifestações relacionadas com o nossso clube. A torcida não pode se afastar e sim esses dirigentes. Ano que vem tem novas eleições, a participação da torcida será fundamental para tiramos parte da corja que está aí.

  10. Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia. A DIRETORIA DO GAMA.

  11. Sou torcedor assíduo da Sociedade Esportiva do Gama. Acompanho com muita atenção o desenrolar dos jogos e analiso com aguçada sensibilidade os acontecimentos que giram em torno do comportamento da torcida, dentro e fora dos estádios.

    Confesso que sempre considerei tremendamente desproporcional a ação da Polícia Militar do DF para manter a ordem e conter ações isoladas de alguns torcedores que, na maioria das vezes, são incompreendidos em suas manifestações e quase sempre pagam caro por externarem a sua alegria ao vibrarem com o Gamão.

    É lamentável o conceito negativo que os torcedores adquiriram junto à Polícia Militar do DF, que, por falta de preparo de alguns dos seus integrantes, espantam a torcida dos estádios.

    É bem provável que por isso mesmo 70% da população brasileira não se sente segura com a polícia, em suas diferentes esferas de atuação, conforme recente pesquisa divulgada por uma importante rede de televisão brasileira, não recordo bem, mas me parece que foi a Rede Globo.

    Após estas breves consideraçoes, registro aqui a minha totral adesão e concordância com os termos desta matéria de autoria do Sérgio Vinícius. Parabéns, garoto!!

    Tomara que a PM - DF reformule a sua linha de ação e se posicione ao lado da sociedade para oferecer segurança, como nos velhos tempos quando o cidadão se sentia seguro por contar com a presença de um policial.

    É um comentário que escrevo com a esperança de proporcionar sólida reflexão pelos órgãos que cuidam da segurança pública na capital do Brasil.

    Atenciosamente,
    Remy Soares
    Sócio-torcedor do Gama

  12. No jogo entre Ceilandia e Gama no Abadiao, vi o absurdo da policia, impedindo os onibus com torcedores da Ira de chegarem ao estadio, onde nao conseguiram ver o jogo, pois por onde tentavam chegar ao local os policiais impediam, tiveram que voltar sem assistir a partida. Sei que a ordem partiu de um comandante do batalahao da Ceilandia, comandado pelo Sr ADMINISTRADOR DA CEILANDIA, que diga se de passagem e presidente do Ceilandia Esporte Clube, e nada melhor para o time da cidade, deo que nao ter a Ira empurrando o Gamao do povao. Tudo pro Gama e dificil, nao querem deixar a torcida fazer o papel dela, a federaçao nao ajuda, pois muda os hoaraios dos jogos do Gam em cima da hora, a diretoria nao trabalha e pra completar a arbitragem ta prejudicando o gama em todos os jogos, mas temos que da a volta por cima. EU ACREDITO.

  13. NAO VEJO NADA DEMAIS NA ATUAÇÃO DA POLICIA MILITAR DE FORMOSA POIS OS POLICIAIS SÃO BEM PREPARADOS E NAO SÃO TODOS MAS MUITOS TORCEDORES SÃO FOLGADOS, E TENTAM DESRESPEITAR OS POLICIAIS NO EXERCICIO DE SUAS FUNÇÕES.


Leave a Reply

Pesquisar este blog