domingo, 24 de abril de 2011

Aonde nós fomos parar

Autor: Marcelo | domingo, 24 de abril de 2011 | Categoria: |


O Penharol do Amazonas é um dos estranhos times que disputarão a infame série D em 2011.
Foto: Carlos Eduardo Souza (http://acritica.uol.com.br)

A partir de 18 de julho será dada a largada para o Campeonato Brasileiro Série D de 2011. Graças ao rebaixamento obtido ano passado, o Gama "ganhou" o direito de disputar a última e desprestigiada divisão do brasileiro.

Será a primeira vez que o Gama irá disputar a competição. O alviverde até então havia disputado somente as séries A, B e C. Em 1995 o alviverde disputou a série C terminando na terceira colocação. Na época a série B era financeiramente desvantajosa e então o periquito contou com a desistência do Barra do Garças-MT, segundo colocado, para ascender à série B.

Com os campeonatos estaduais chegando em sua reta final, os clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série D 2011 vão aos poucos sendo definidos. Isto porque, em sua maioria, os Estaduais são classificatórios para a competição. Neste final de semana mais três clubes garantiram presença na Série D (Villa Nova-MG, Formosa-DF e Cruzeiro-RS), e já são 26 classificados.

O Villa Nova-MG, provável adversário do representante capixaba na primeira fase da competição, assegurou a segunda vaga mineira ao empatar com América-BH, em 2 a 2 pelo Estadual 2011.

Também no último final de semana, o Rio Grande do Sul conheceu o seu terceiro integrante na Quarta Divisão. O Cruzeiro garantiu a participação na Série D ao bater o São Luiz por 2 a 0 e se classificar às semifinais da Taça Farroupilha.

O outro clube na última divisão do Brasileirão é o Formosa-GO, melhor colocado do campeonato brasiliense 2011. Será o único clube de todo o país a disputar um campeonato nacional por uma federação localizada geograficamente fora de seu estado.

Mas não serão só clubes debutantes que estarão disputando a quarta divisão. Vários clubes que há pouco tempo estavam disputando a série A irão passar pelo purgatório do futebol brasileiro. São os casos de Santa Cruz-PE, Juventude-RS e o próprio Gama que esteve na primeira divisão entre os anos de 1999 e 2002. O Juventude foi campeão da Copa do Brasil em 1999 e participou até de Libertadores.


O Juventude de Caxias do Sul levantou o caneco de
Campeão da Copa do Brasil em pleno maracanã sobre o Botafogo-RJ.

Foto: Divulgação


Além do trio que carimbou vaga neste final de semana, já estavam classificados Coruripe-AL, Metropolitano-SC, Oeste-SP, Mirassol-SP, Anapolina-GO, América-TO, Brusque-SC, CRAC-GO, CENE-MS, Cerâmica-RS , Gurupi-TO, Penarol-AM, Sampaio-MA , Santa Cruz-PE, Porto-PE, Sendas-RJ, Boavista-RJ, Trem-AP e Vitória da Conquista-BA, além dos rebaixados da Série C para D, Alecrim-RN, Gama-DF, São Raimundo-PA e Juventude-RS.

Mas não basta apenas se qualificar no estadual para participar da competição. Além disso o time que quiser disputar a quarta divisão para buscar ascender para a série C vai precisar também de apoio financeiro. A série D não tem apoio da CBF, nem custeio de transporte. Cotas de Televisão então nem pensar. Por este motivo muitas equipes mesmo qualificadas abandonam a competição antes mesmo de começar. Ano passado pelo menos cinco equipes desistiram da famigerada série D por falta de verbas. Os goianos Anapolina e Santa Helena foram dois deles que desistiram por falta de dinheiro: "Não tenho recursos. Calculamos que nos custaria de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão para disputar a Série D. Sem patrocínios fortes e sem a ajuda da CBF e da federação goiana, desistimos da vaga" disse o presidente anterior da Xata Roberson Guimarães.

Quem também normalmente desiste por falta de apoio são os clubes da região norte como Roraima e Rondônia. O motivo é além da falta de recursos, a falta de estrutura dentro e fora dos campos como transporte, hospedagem e alimentação. Há ainda o fator político. Os clubes do Piauí por exemplo podem não participar devido ao imbróglio envolvendo a federação de futebol daquele estado. Durante a eleição da entidade, o candidato perdedor entrou na justiça comum para derrubar o vencedor porque este não havia feito a prestação de contas de sua gestão anterior. Assim a CBF decidiu suspender a Federação e com isso nenhuma equipe piauiense poderá participar do campeonato até que seja resolvida a pendenga.

Assim como no ano de 2010, quarenta equipes vão disputar a competição. Na primeira fase os clubes serão divididos em dez grupos de quatro clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se a fase seguinte. Na segunda fase os 20 clubes restantes jogaram em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, classificando o clube vencedor para a terceira fase. Na terceira fase os dez clubes restantes jogam novamente em sistema eliminatório, classificando os vencedores mais os três clubes perdedores de melhor desempenho para a fase seguinte. A disputa segue no sistema eliminatório com 8 clubes, 4 clubes, até restarem os dois finalistas. Os semifinalistas se garantem na Série C de 2012. Ano passado o Guarany de Sobral-CE foi o campeão.

Confira as equipes que já estão classificados à Série D:

Acre-AC I - 1º melhor colocado do Campeonato Acreano 2011. Atualmente Atlético-AC e Juventus estão no páreo.

Coruripe-AL - 1º melhor colocado do Campeonato Alagoano 2011, já que o ASA classificado para a decisão do estadual disputa a série B.

Trem-AP - Campeão do Campenato Amapaense 2010

Penharol-AM - Campeão do Campeonato Amazonense 2010

Vitória da Conquista-BA - Campeão da Copa Estado da Bahia 2010
Bahia-BA II - 1º melhor colocado do Campeonato Baiano 2011. Atualmente Serrano e bahia de Feira de Santana disputam a vaga.

Ceará-CE I - 1º melhor colocado do Campeonato Cearense 2011. Como Ceará e Fortaleza estão nas séries A e C, Guarani e Horizonte disputam a vaga.

Gama-DF - 19º colocado do Brasileirão Série C 2010
Formosa-DF - 1º melhor colocado Campeonato Brasiliense 2011

Espírito Santo-ES I - Campeão do Campeonato Capixaba 2011. A briga aí está feia. Rio Branco, Linhares, Vitória e São Mateus ainda disputarão as semifinais.

Anapolina-GO - 1º melhor colocado do Campeonato Goiano 2011
CRAC-GO - 2º melhor colocado do Campeonato Goiano 2011

Sampaio Corrêa-MA
- Campeão do Campeonato Maranhense 2010

Mato Grosso-MT I
- 1º melhor colocado do Campeonato Matogrossense 2011. Cuiabá e Barra do Garças disputam a final do estadual.

CENE-MS - Campeão da Copa Mato Grosso do Sul 2010

América de Teófilo Otoni-MG - 1° melhor colocado do Campeonato Mineiro 2011
Villa Nova-MG - 2° melhor colocado do Campeonato Mineiro 2011

São Raimundo-PA - 20º do Brasileirão Série C 2010
Pará-PA II - 1° melhor colocado do Campeonato 2011. O Remo luta para chegar à vaga contra Independente e Cametá.

Paraíba-PB - 1º melhor colocado do Campeonato Paraibano 2011. Treze e CSP lideram o estadual.

Paraná-PR - 1° e 2º melhores colocados do Campeonato Paranaense 2011. O Operário é favorito à vaga seguido de Cianorte, Arapongas e Corinthians.

Santa Cruz-PE - 1° melhor colocado do Campeonato Pernambucano 2011
Porto-PE - 2° melhor colocado do Campeonato Pernambucano 2011

Piauí-PI
- Campeão do 1º turno do Campeonato Piauiense 2011*
Na última semana a CBF vetou a participação de clubes do Piauí em competições nacionais. A entidade alega que houve irregularidade no processo eleitoral da Fededação Piauiense

Sendas-RJ - Campeão da Copa Rio 2010
Boavista-RJ - 1° melhor colocado do Campeonato Carioca 2011

Alecrim-RN - 17º colocado do Brasileirão Série C 2010
Rio Grande do Norte-RN II - 1º melhor colocado do Campeonato 2011. Atualmente Palmeira de Goianinha, Baraúnas e Corinthians disputam a vaga.

Juventude-RS - 18º colocado do Brasileirão Série C 2010
Cerâmica-RS - Vice-campeão da Copa Enio Costamilan 2010
Cruzeiro-RS - 1° melhor colocado do Campeonato Gaúcho 2011

Metropolitano-SC
- 1º melhor colocado da Copa Santa Catarina 2010
Brusque-SC - 1° melhor colocado do Campeonato Catarinense 2011

Oeste-SP - 1° melhor colocado do Campeonato Paulista 2011
Mirassol-SP - 2° melhor colocado do Campeonato Paulista 2011

Sergipe-SE
- Campeão do Campeonato Sergipano 2011. River Plate e São Domingos são os favoritos.

Rondônia-RO - Campeão do Campeonato Rondoniense 2011. O campeonato ainda está na quarta rodada e o Ariquemes lidera a competição.

Roraima-RR - Campeão do Campeonato Roraimense 2011. O Real é o campeão do primeiro turno do campeonato.

Gurupi-TO - Campeão do Campeonato Tocantinense 2010

Até o momento 2 comentários:

  1. Anderson 100% Gamão :

    Marcelo, lembrando que nos anos 80, teve vezes que o Gama disputou com outros times para disputar a série "C" e teve ano que não consiguiu a classificação para a terceirona.

  2. Este ano vamos disputar a quarta divisão por que fomos rebaixados da terceira. Mas no próximo ano se repetirmos a campanha deste ano, provavelmente terceiro colocado, nem a quarta divisão de 2012 disputaremos. É o fundo do poço. Por isso, precisa haver mudanças profundas na direção do gama, ou correremos o sério risco de em 2012 não termos divisão nenhuma.


Leave a Reply

Pesquisar este blog