quinta-feira, 18 de junho de 2009

RAIO-X : Mixto, um clube cheio de emoções

Autor: Marcelo | quinta-feira, 18 de junho de 2009 | Categoria: |

O Mixto foi criado em 1934 na cidade de Cuiabá-MT. Em uma praça dedicada ao lazer um grupo de pessoas resolveu criar um clube de futebol. O nome se deveu ao fato do clube ter sido criado por homens e mulheres e se escreve com "x" por causa do português arcaico da época. Dizem que as fundadoras do clube eram tricotadoras e entre um ponto e outro as discussões futebolísticas corriam.
O clube no âmbito local é vencedor. O Mixto possui 24 títulos estaduais incluindo aí um tetracampeonato antes mesmo da divisão do estado. Porém seu único título fora do Mato Grosso foi uma copa centro-oeste em 1976.
Na onda do crescimento do futebol matogrossense, o Mixto assim como o Gama ocupa hoje um espaço estratégico. A cidade de Cuiabá foi escolhida para ser uma das sedes da copa do mundo de 2014 e tem que brigar com DF e Amazonas para tirar o estigma de ser um local com pouco prestígio no futebol. O estado não tem nenhum representante nas séries A ou B e apenas o Mixto e o Luverdense estão na série C.
Assim, a prefeitura de Cuiabá que tem dinheiro vindo dos impostos dos barões da agricultura investiram pesado no clube que estava fadado à falência. Depois de fazer um a boa campanha ano passado na série C, este ano a coisa degringolou. Começou o ano sem dinheiro e foi rebaixado no estadual deste ano. Brigas políticas forçaram o antigo presidente Júlio Pinheiro a deixar o comando do clube. Ele deixou um rombo financeiro de mais de 500 mil.
Um grupo de políticos então se uniu para reerguer o clube. Márcio Pardal foi escolhido para gerir o Mixto e com dinheiro no bolso ele foi às compras. Demitiu o antigo técnico Max Carrasco e contratou Marcelo Vilar ex-palmeiras. Medalhões do Brasil como o goleiro Mauro e os atacantes Finazzi, Alex Dias e Nonato foram incorporados ao elenco.
Na série C deste ano, o Mixto começou perdendo a primeira partida para o Guaratinguetá-SP, mas se recuperou na tabela ao vencer o Ituiutaba-MG em Cáceres-MT com dois gols no final do jogo.
Nem bem comemorou a vitória mais um baque. A justiça trabalhista do estado confiscou a renda da partida (36,9 mil) e como o valor da ação era superior ao dinheiro em caixa, o presidente Márcio Pardal ainda foi obrigado a tirar 6 mil do próprio bolso para pagar a dívida. O episódio quase fez o presidente entregar o cargo porque a "facada" partiu de um ex-jogador e de um membro ligado ao grupo responsável pela reestruturação do clube. Depois, de cabeça mais fria, resolveu ficar.
Para o jogo contra o Gama, o técnico Marcelo Vilar não poderá contar com o lateral esquerdo Cleiton e com o zagueiro Bebeto que pegaram dois jogos de suspensão no STJD. Em compensação Nonato está liberado. Para o lugar de Cleiton o preferido é Rodrigo Ítalo, aquele mesmo que caiu com o Gama ano passado. Na zaga Kaká deve entrar. No ataque a dúvida fica em quem fará dupla de ataque com Finazzi, se será Nonato ou Tiziu que marcou um dos gols em Cáceres. Alex Dias está fora de forma e deve figurar no banco.

MAIS DO MIXTO
NOME: Mixto Esporte Clube
MASCOTE: Tigre
ESTÁDIO: Verdão de Cuiabá com capacidade para 45.000 pessoas
POSIÇÃO ESTADUAL: 15º (REBAIXADO)
POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 14º
DESTAQUES: O goleiro Mauro ex Santos e São Caetano, e os atacantes Finazzi ex-Corinthians, Nonato ex-Bahia e Alex Dias ex-São Paulo, Vasco e Goiás.
TIME BASE: Mauro; Ezequiel, Fred, Cacá e Rodrigo Ítalo; Davi, Ronaldo, Washington e Edson Di; Finazzi e Nonato(Thiago Tiziu)
TÉCNICO: Marcelo Vilar.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog