quarta-feira, 10 de junho de 2009

RAIO-X: Goiânia, o rival esquecido

Autor: Marcelo | quarta-feira, 10 de junho de 2009 | Categoria: |


O Goiânia é um dos clubes mais tradicionais da capital goiana. Fundado em 1938, é o terceiro clube mais antigo de Goiás, perdendo apenas para arquirrival Atlético Goianiense e o finado União Americana.
Idealizado por Ademar Martins Vieira, o Goiânia representava a capital goiana diante de todo o Brasil. Foi campeão goiano por quatorze vezes e seu título de maior expressão foi um torneio centro-oeste conquistado em 1981.
O estádio Pedro Ludovico era a casa do Goiânia que reinava absoluto em Goiás até a construção do Serra Dourada na cidade. Dizem que o estádio amaldiçoou o alvinegro pois desde então o Goiânia entrou em decadência.
Sempre às voltas com rebaixamentos, o Goiânia ainda teve seu estádio Pedro Ludovico utilizado no socorro às vítimas do episódio radioativo do Césio 137 em 1987 e depois foi abandonado. Tal como o estádio, o Goiânia ficou esquecido na segunda divisão goiana.
Este ano a nova diretoria resolveu reerguer o clube. Para tanto contratou um time considerado forte para subir para a primeira divisão do Goiano do ano que vem que contará com apenas 10 clubes. O experiente Luiz Dário que já foi técnico do Vasco-RJ comanda a equipe alvinegra. Apesar dos esforços, o galo goiano ainda não venceu na segunda divisão local. Foram dois empates (1x1 contra o Tupy de Jussara e 2x2 contra o Morrinhos).
A estrela da equipe é o atacante fanfarrão Túlio Maravilha. Artilheiro pelo Vila Nova ano passado, Túlio que foi eleito vereador na capital divide as atenções entre a política e o futebol. Ainda em busca do seu gol mil, o artilheiro que esnobou o Gama em anos passados para acertar com o rival Brasiliense já marcou 887 gols e utilizará a camisa número 900 diante do amistoso contra o Gama.

MAIS DO GOIÂNIA
NOME: Goiânia Esporte Clube
MASCOTE: Galo Carijó
ESTÁDIO: Pedro Ludovico com capacidade para 10.000 pessoas (em reconstrução) e OBA do Vila Nova.
DESTAQUES: O artilheiro fanfarrão e vereador Túlio Maravilha
TIME BASE: Valber; Tiago, Higo, Ronan e Dieguinho; Romeu, Miguel(Wando),Marcelo Jataí e Fabinho; Túlio Maravilha e Robinho
TÉCNICO: Luiz Dário

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog