terça-feira, 16 de março de 2010

Torcida é censurada pela Polícia Militar

Autor: Sérgio Vinícius | terça-feira, 16 de março de 2010 | Categoria: |

Faixas foram proibidas de entrar no Estádio Bezerrão
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.Net)


A torcida se organizou e no sábado a tarde se reuniram para pintar duas faixas em homenagem ao jovem Mário, supostamente agredido por um policial militar no último clássico que ocorreu no Estádio Serejão.

Mas não foi nada fácil adentrar o Estádio Bezerrão com as faixas no dia do jogo contra o Dom Pedro no domingo (14). Logo na entrada os policiais militares barraram a entrada da faixa que continha os dizeres: 07/03/2010 - A SELVAGERIA JAMAIS SERÁ ESQUECIDA, e mais, os mesmos militares proibiram a equipe do BloGama de registrar o momento em fotografias, mandando ainda apagar as fotos já tiradas.

Depois de um acordo entre o conselheiro da Ira Jovem, Wladson "BB" e a PM, a parte onde tinha escrito: "A SELVAGERIA" foi retirada, sendo autorizado a entrada do restante da faixa. Lá dentro mais um impedimento, os torcedores tiveram que se explicar para os outros PM's dentro do estádio antes de fixá-la.

Torcedores se explicam mais uma vez antes de fixar as faixas.
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.Net)

Aos times entrarem em campo, uma cena que poucos imaginariam. Uma das faixas que os torcedores fizeram onde foi escrito "FORÇA MÁRIO" foi carregada pelos jogadores do Gama, que foram aplaudidos de pé pela torcida presente.

Jogadores do Gama entraram em campo carregando faixa confeccionada por torcedores.
Foto: Sérgio Vinícius (BloGama.Net)

Confira abaixo o relato do torcedor Filipe "CDR" que foi o organizador da homenagem:



“Resquícios da ditadura!
Em pleno século 21, após mais de 25 anos das diretas já, o Brasil ainda respira ares ditatórias,
Não vou prolongar a conversa, mas o lance que aconteceu foi o seguinte...

Tive a idéia de homenagear o torcedor Mario, que foi agredido covardemente, por um policial no jogo Gama x brasiliense, do dia 07/03/2010, no Serejão em Taguatinga... resolvi propor na comunidade do que fizéssemos algumas faixas de apoio ao rapaz e de repudio aos atos covardes, cometidos pela Policia militar dos distrito federal.

Então, apos decidido o que poderíamos escrever de mensagens nas faixas, tomamos adiante o projeto um dia antes do jogo, com a confecção das faixas, em pleno estacionamento do bezerrão. Alguns amigos compareceram para ajudar na confecção das faixas, e outros que haviam prometido presença não... E já no dia seguinte, com faixas quase que por finalizadas, tivemos que correr contra o tempo para terminar outras. E quando que chegando a hora do jogo, terminadas as faixas, meia hora antes do jogo, uma emissora de TV se dispôs a a fazer filmagens das faixas, daí então, depois das filmagens resolvi entrar com as faixas, mas logo após ter passado pela catraca, tive que já ouvir de cara a seguinte resposta “essa faixa não vai entrar não”.

O comandante do policiamento se dispõe a minha frente e começa a ‘argumentar’ comigo sobre a faixa que se encontrava em minhas mãos, alegando que a faixa não poderia entrar porque, segundo ele, a faixa continha um apelo ao incentivo a violência, e que ainda eu não tinha “oficio” em mãos pra poder entrar com a faixa ...

Sendo que eu nunca precisei de oficio para poder entrar em qualquer jogo do gama, com as faixas que eu tenho faixas que não são de protestos e sim de apoio ao time! E logo após rebater com estas palavras ao comandante sobre a proibição, eles simplesmente disse que não iria discutir mais nada, e que a faixa não iria entrar e ponto final. Daí então rebati novamente a seguinte questão, de que o meu direito a liberdade de expressão estava sendo quebrada, pois não poderia expor o meu pensamento, sendo impedi de entrar no estádio com a faixa!

E o comandante simplesmente se calou, não disse um piu, só repetiu os mesmo bordões de sempre, “não vai entrar e ponto final”
Já que não tinha mais para onde escapar, sem ajuda de amigos nem nada do tipo, tive que ceder a opressão policial e deixar a faixa de lado, mas após ter desistido da troca de farpas entre o PM, me surge uma alternativa com a chegada do companheiro ‘BB’, do conselho da torcida ira jovem, que se dispôs a me ajudar na empreitada, me tomando a faixa de minhas mãos, e me dizendo que entraria com a faixa por outras maneiras.

Então resolvi seguir adiante para as bancadas enquanto ele resolvia este assunto, e logo após 15 minutos, o BB aparecia com a faixa em mãos, mas que a faixa teve que ser ‘adequada’, para que ela pudesse entrar, onde tivemos que rasgar um trecho da faixa em conseqüência da entrada da faixa, e que por fim, podemos estender ela sem mais problemas, mas com as marcas da ditadura sofrida minutos antes, na entrada do estádio.

A faixa foi estendida, mas muito não entenderam porque faltava um trecho, o trecho em que dizia que 'A SELVAGERIA” JAMAIS SERA ESQUECIDA!'"

---


Abaixo fotos do dia da pintura das faixas:

Até o momento 6 comentários:

  1. Este tipo de censura é inaceitável. É caso de representação junto ao Comando da Policia Militar e mandado de segurança. Esta é a mesma policia que se envolveu no episódio da morte do torcedor dO São Paulo e a mesma polícia que pretende garantir a integridade física de torcedores extrangeiros na Copa do Mundo de 2014.
    Todos nós temos que repudiar esste tipo de comportamento. Não podemos ficar quietos, da próxima vez cada torcedor entra com uma letra na camisa para formar um mosaico na arquibancada a palavra S E L VA G E R I A. Marcio Almeida

  2. Cuidado galera. Me parece que já está sendo criada uma certa antipatia entre gamenses e policiais militares, e a cada jogo o clima esta ficando pior. Eles não queriam ser vitimas de protestos pela TV pois o nome selvageria com certeza ia ser filmado (TV adora polemica), e quem são os selvagens? Eles que viram o faixa passar.

    Relacionamento antipatico com a pm que vai estar com o torcedores do gama em todos os jogos pode acabar mal, já existe um certo desconforto deles e do gama já tem como certa a indignação, o barril de polvora ta cheio, só falta sair a faisca, ai pronto... um pm faz merda em outro integrante gamense e mais 5 da ira vão tentar resolver o problema ali na hora e a antipatia vira raiva, que vira ódio e o pau vai comer...

    Tem de haver um termo de conduta T.C entre a torcida o Ministério Público e a Polícia Militar coisa que qualquer um pode pedir no Ministério Público do Gama (direito do torcedor) pq a tendência é o clima ficar mais fechado ainda e como a "selvageria não vai ser esquecida" a tendência é revide... o que pode acabar mal denovo...

  3. Não é a primeira vez que vejo censura a faixas no Bezerrão, seja por parte da PM, seja por parte da direção do Gama. Lamentável!

  4. Teria sido mais fácil se não tivessem divulgado essa questão das faixas... Mas mesmo assim, a PM sabia que a torcida não ficaria calada diante da SELVAGERIA no Serejão, então já foi preparada para repreender qualquer tentativa de manifestação à respeito. A faixa em questão não incitava a violência, ao contrário, foi um repúdio à violência gratuita presenciada no último clássico. Eles vêm sempre cheios de argumentos, como se estivessem agindo para manutenção da lei, mas o que eles fizeram foi simplesmente impedir que os torcedores manifestassem seu desagrado com essa corporação imunda que é a PM. Não há lei que ampare essa ação repressiva da polícia. A torcida gamense não deve se calar!!!

  5. Gente, bora bolar alguma coisa agora, mas dessa vez sem ficar espalhando pela internet, só no boca boca mesmo, entre nós torcedores!!!

  6. Eu falei...
    Qnd foi anunciado q a torcida iria fazer isso, eu deixei um comentario falando q apoiava a ideia mas achava muito dificil a diretoria ou a PM deixar colocar essa faixa no interior do estádio.
    Ate parece q a PM iria deixar ser mostrada a vergonha q eles são!!
    PM É A VERGONHA DE BRASÍLIA, mas como diz o ditado a corda quebra para o lado mais fraco.


Leave a Reply

Pesquisar este blog