quarta-feira, 10 de março de 2010

PM vai propor clássicos sem torcida visitante

Autor: Marcelo | quarta-feira, 10 de março de 2010 | Categoria: |

As cenas de violência exibidas no último domingo ainda povoam a cabeça dos torcedores do Gama. Após o "holocausto" a polícia Militar do DF enviou nota oficial afirmando que apurará os fatos ocorridos para verificar se houve excessos.
A versão da PM é de que a pancadaria ocorreu depois de um policial ser atingido por uma pedra. Que a PM apenas reagiu à agressão da torcida do Gama quando estava escoltando esta para embarcar em segurança para o Metrô.
Já a torcida afirma que quem começou a briga foi a própria PM ao jogar os cavalos em cima dos torcedores a fim de apressá-los a deixar o estádio Serejão. As imagens do sistema de vigilância do Metrô ainda serão analisadas.
Segundo a nota de esclarecimento, a PM vai entrar em acordo com a FBF e os clubes no sentido de realizar ações para evitar novos confrontos entre torcidas. Entre estas ações está a realização das partidas entre Gama e Brasiliense (que tem boas chances de acontecerem ainda neste ano) sem torcida visitante.
A idéia que é de poupar torcida e PMs de confrontos mostra que a corporação assume a incapacidade de lidar com multidões aqui no DF. Durante a chegada da torcida do Gama, o esquema foi bem planejado; Separou as torcidas com efetivo policial além de escoltar e revistar torcedores antes de entrar no estádio. Já a saída dos torcedores não foi executada como deveria. Faltou orientar os torcedores a buscar o caminho correto, entrar em acordo com o Metrô sobre a saída da torcida e principalmente a utilização de força para desocupar a área destinada à torcida alviverde.
Leia a seguir a nota divulgada pela PM:

Nota de Esclarecimento
8/3/2010 21:29:00


Comunicação Social


1 - O Comando Geral da Corporação, após analisar o relatório do comandante do policiamento no local, determinou a abertura de Inquérito Policial Militar para apurar a atuação de policiais militares que trabalharam durante o jogo de futebol que envolveu os times do Gama e Brasiliense, no Estádio Serejão, no dia 07 de março de 2010. O inquérito objetiva identificar testemunhas, coletar imagens e demais evidências que possam elucidar os fatos.


2 - A fim de atender o que estipula o Estatuto do Torcedor, o Comando solicitará ao Ministério Público que adote providências - em parceria com a Corporação, clubes de futebol e torcedores - no sentido de se estabelecer um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, para antecipar questões relacionadas a desavenças nos jogos de futebol realizados no Distrito Federal.


QUEM TEM RAZÃO?
A PM tem demosntrado em episódios anteriores sua deficiência em lidar com grandes públicos. Foi assim na final do campeonato brasileiro de 2008 em que um policial atirou por acidente na cabeça de um torcedor do São Paulo. O fato se repetiu quando estudantes invadiram a Câmara Legislativa no episódio Caixa de Pandora e na manifestação em frente ao Palácio do Buriti.
Mas se a PM tem culpa, o que dizer da torcida organizada? Enquanto entoa gritos de provocação à torcida rival e à própria PM, alguns membros se aproveitam para realizar atos indevidos. Como no dia do episódio onde vários membros da torcida organizada IRA Jovem perseguiram duas pessoas no metrô até o Setor Comercial Sul pensando ser torcedores do Brasiliense.

Confira o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:

Até o momento 14 comentários:

  1. Clássico sem torcida visitante não é legal, pois em nossa torcida, a maioria dos membros são pessosas pacíficas, A PM precisa e se organizar melhor até porque vai ter jogos da Copa em Brasília. Os verdadeiros torcedores do Gama junto com a diretoria e a imprenssa precisa fazer uma campanha contra os ridículos que vão ao estádio apenas para brigar e formar gangues(grupo de viados não assumidos). com a violência nos estádios, quem acaba sendo prejudicado são as pessoas de bem, que correm o risco de levar uma pedrada ou uma cassetada de um policial, precisamos é dos estádios cheios,para o nosso futebol ficar mais animado e valorizado, a violência só afasta os torcedores e põe crianças e mulheres em risco, mas tem gente que não gosta de mulher e adora se esfregar(brigar) com outros machos nos estádios.

  2. Policiais vagabundos e despreperados. Não sabem como trabalhar diante de multidão, só sabem usar cacetete e não usam o cerebro...

    A PM é um lixo inutil. Ninguém precisa de uma policia suja, corrupta e bandida.

    Odeio a policia desse lugar. Assassinos armados uniformizados, é o que vcs são.

  3. Um fato me chamou a atenção no jogo de domingo. O Luiz Estevão, como sempre faz, foi até o vestiário no intervalo. Ele sai da tribuna e atravessa o campo. Tanto na ida quanto na volta ele foi xingado pela torcida do Gama. Das outras vezes ele sempre revida os xingamentos (lembram do episódio do dedo). Dessa vez, ele foi e voltou e não se alterou. Porque??? Será que ele sabia o que ia acontecer no final do jogo??? Será que ele pensou: "Pode me xingar. Vocês vão ver o te espera".
    No Correio Braziliense de hoje, uma testemunha disse que ouviu de um policial: "Coloca na conta do Luiz Estevão".
    E aí, diretoria do Gama? Vai deixar por isso mesmo?

  4. E se ocorrerem novos confrontos entre a torcida única e a PM? Vão sugerir jogos sem público? A PM realmente está assumindo que não tem capacidade para lidar com o problema. Mas acho também que as "organizadas" têm que ser responsabilizadas pela má conduta de seus integrantes. No fim, todo mundo acaba prejudicado pela ação deles.

  5. tirando a inresponsabilidade da PM.O pior e que existem torcedores rídículos que só gostam de arrumar confusão, com idade de ser pai de família, as vezes a gente pensa que só os moleques de 15 anos arrumam briguinhas nos estádios, existem é cara de mais de 20 anos arrumando motivo para brigar, são uns cabeças de bagre mesmo.

  6. Acho melhor propor jogo sem policia. A PM é muito mal preparada. Quando você vai ao teatro como você é tratado? e no cinema? Alguns podem até falar mais é diferente. Está certo, mas como você é tratado quando vai a um jogo de vôlei, basquete, tênis em uma luta de boxe etc.
    A policia tem que entender que você está pagando por um "Show" um evento e você tem direitos. O Fundamental direito à segurança.
    A propósito, no artigo 2º da primeira Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, estão elencados como direitos “naturais e imprescritíveis do homem”, “a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão”.
    Uma PM que é paga para defender os Direitos do Homem ser a primeira a desrespeitar. é lamentável.

  7. Ao propor jogos com a presença de uma única torcida, a PMDF esta declarando sua total incopetencia para lidar com esse tipo de situação.
    Oras, Brasilia ainda tem uma média de público bem abaixo dos outros grandes centros como RJ, SP, etc.
    No entanto, lá a Policia da conta do recado e aqui não.
    no jogo de Domingo deu pouco mais de 6 mil pessoas.
    E se fosse uma final com casa cheia, como seria?
    a PM precisa conhecer o problema para poder enfrenta-lo, no entanto, percebe-se claramente que a PM não conhece todo o ambiente que envolve uma partida de futebol.
    Alem dos exemplos citados, podemos destacar tambem o Galinho de Brasilia, que foi alvo da truculencia policia, e O Galinho é que teve de mudar de local, perdendo um pouco de sua tradição.

  8. Marcelo,

    Não acredite nessa historia que torcedores do Gama correram atras de pessoas por que pensaram que eram torcedores do Brasiliense...

    O pau quebrou na rodoviaria, teatro nacional e no conjunto, membros da torcida do brasiliense em maioria a paisana correram e nesse conflito a PM pegou os torcedores do Gama.

    Agora falar que estavam perseguindo uma pessoa por que ela estava de amarelo é pura ingenuidade da PM...


    SAV

  9. Essa PM é uma piada mesmo, jogo so com uma torcida, eles mesmo quando propos isso estão admitindo q são incompetentes!!! Pois se soubessem lidar com multidões ñ iriam propor essa idéia ridícula!!!
    PMDF UMA VERDADEIRA PIADA!!!

  10. A FBF não vai aceitar isso,kkkkkkkkkk. Isso é uma piada,kkkkkkkkkkk. A torcida do Gama é quem da renda pra essa federação ridicula. Me digam qual a torcida do DF que comparece em peso nos jogos...
    A torcida do Gama vai em todos os jogos mesmo que seja fora. Duvido que a FBF fique sem publico e renda por causa dessa policia fulera.

  11. No Correio Braziliense de hoje, uma testemunha disse que ouviu de um policial: "Coloca na conta do Luiz Estevão". Isso é verdade o invejoso Luiz Ladrão é capaz de tudo para acabar com o Gama, só que não vai conseguir nunca.

  12. Cara a policia de brasilia recebe mais que qualqueer um no nosso país e ainda e despreparada po se a pm do RJ, SP.. ja trabalham tanto assim por pouco dinheiro imagi por muito temos é que trazer a pm de fora pra implantar aqui em brasilia????
    Pare de bater em inocentes e vã se preparar !!
    e quando tiver copa do mundo??? vai proibir metade da torcida de ir nos estadios??? vocês são ridiculos

  13. os organizadores deveriam propor policiais de ouros esados e mandar esses pm merdas para fora da daqui e as organizadas preparar uns produtos quimicos para os pms quando os pms usar o spray de pimentas e casse quimicos neles


Leave a Reply

Pesquisar este blog