terça-feira, 26 de janeiro de 2010

RAIO-X: Luziânia, o elefante goiano

Autor: Marcelo | terça-feira, 26 de janeiro de 2010 | Categoria: |


O Luziânia representa o futebol da cidade goiana próxima do DF. Apesar de ser uma cidade antiga remanescente do povoado de Santa Luzia, o futebol nunca teve grande expressão.
O clube foi criado em 1926 por Manoel Gonçalves da Cruz, um agrimensor bom de bola que veio de Minas Gerais. Juntamente com Juquinha Roriz e diversas personalidades locais, o clube recebeu as cores azul e branco em homenagem à Santa Luzia, protetora dos olhos segundo a crença católica.

No início o Luziânia somente disputava amistosos e campeonatos amadores principalmente nas épocas de festas como durante a Festa do Divino. Seus adversários eram equipes amadoras formadas nas cidades próximas como Orizona, Pires do Rio, Anápolis entre outros.
Em 1945 seu presidente Arione Correia de Morais alterou as cores e o nome do time. Passou a ter as cores vermelha e branca do América-RJ e adotou o nome Associação Atlética Luziânia. E em 1963 o clube se tornou alvinegro semelhante ao Santos de SP.
Depois de 1966 o clube caiu no ostracismo. Ficou 18 anos sem participar de competições até que em 1991 em reunião no colégio Santa Luzia no centro da cidade ficou resolvido a reativação do futebol do clube Luziânia. Em 1992 disputou o goiano da segunda divisão. Mas em 1995 recebeu convite do então presidente da Federação Brasiliense de Futebol Tadeu Roriz para disputar o campeonato Brasiliense. O convite foi aceito.
No campeonato candango principal nunca teve grandes conquistas. Porém foi bicampeão de juniores e campeão candango feminino. O clube disputou ainda a série C pelo Distrito Federal em 2006.
O clube caiu para a segunda divisão no ano seguinte mas subiu ano retrasado na condição de vice-campeão da segunda divisão. Ano passado o clube tinha tudo para se classificar ao quadrangular final, mas caiu de rendimento e Gama se classificou em seu lugar.
O Luziânia de 2010 foi um dos últimos clubes a se preparar para o candangão. Além disso perdeu boa parte dos destaques do ano passado para outros clubes e se reforçou com jogadores de origem duvidosa. O resultado não poderia ser outro. O clube é lanterna da competição com apenas um ponto em três jogos. O técnico também deixou a barca: Celso Teixeira deu lugar a Flávio Barros ex-técnico do Gama em 2008, ano em que o periquito foi para a série C. Como a cabeça dos dirigentes está copm o único pensamento em negociar jogadores, o Luziânia é sério candidato ao rebaixamento.

MAIS DO LUZIÂNIA
NOME: Associação Atlética Luziânia
MASCOTE: Elefante
ESTÁDIO: Serra do Lago com capacidade para 21.564 pessoas
POSIÇÃO CANDANGO ANO PASSADO: 5º lugar
DESTAQUES: Zagueiro Perivaldo e atacante Índio.
TIME BASE: André Prado; Josuel, Diogo, Perivaldo e Jackson; George, Alisson, Buiu e Dinda; Cacau e Índio.
TÉCNICO: Flávio Barros

Até o momento 2 comentários:

  1. Para cima deles GAMÃO!!!

  2. Nesse jogo so nos interessa a vitória.

    Anderson 100% Gamão


Leave a Reply

Pesquisar este blog