sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pela memória do futebol candango

Autor: Marcelo | sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 | Categoria: |


Márcio Almeida trabalha em prol da preservação da história do futebol de Brasília
Foto: Marcelo Gonçalo (Blogama.net)

Márcio é uma daquelas pessoas que tem a vida sossegada. Funcionário público, casado e apaixonado pelo futebol, aprendeu a torcer pelo Gama quando morava na cidade onde nasceu e tem família até hoje. Mas um dia, Márcio se encontrou com uma pessoa que teve um passado no Gama e desde então surgiu a vontade de resgatar a história do futebol candango, em especial a do Alviverde.
O encontro que marcou sua decisão de resgatar a história do futebol do Gama surgiu quando Márcio por indicação de amigos encontrou-se com Manoel Cajueiro, técnico do Gama do ano de 1978.
Cajueiro contou a Márcio sobre as dificuldades que encontrou naquela época. O Gama tinha data certa para fechar as portas e seria no final daquele ano. Sem dinheiro e cheio de dívidas, o Gama iria pedir licença para não disputar o campeonato candango de 1979. Disputaria então o último campeonato que era o Torneio Incentivo, uma espécie de torneio preparatório do campeonato brasiliense. Mesmo assim, o Gama foi à decisão do campeonato e Cajueiro falou ao meia atacante Miguel que a responsabilidade do futuro do Gama estava nos seus pés. Se o Gama fosse campeão, o clube não fecharia as portas. Miguel marcou o gol do título e ofereceu a camisa para o comandante que a guardou desde esta época. No ano seguinte o Gama recebeu incentivos de empresários como Rotary Club, Antilhon Saraiva dono do Supermercado Britilar, Oldemar da Drogaria São Rafael, Avelino Rosseti da Madeireira Nova Iguaçu além de diversos comerciantes que ajudavam de outras formas e assim conseguiu o primeiro título de sua história: o de campeão brasiliense de 1979.
Cajueiro então cedeu o quadro com a foto oficial dos jogadores que venceram o torneio incentivo de 1978 e a camisa que o atacante Miguel lhe dera. Segundo ele, seus filhos não se interessam por futebol e achou que o material estaria melhor em suas mãos.

Camisa utilizada pelo atacante Miguel na conquista do Torneio Incentivo de 1978
Foto: Marcelo Gonçalo (Blogama.net)

Quando recebeu aquela camisa, Márcio sentiu que estava recebendo uma responsabilidade enorme. Assim como Manoel Cajueiro, vários atletas e dirigentes daquela época estavam morrendo, se mudando ou jogando no lixo os frutos do seu suor no passado. Não poderia simplesmente cruzar os braços e deixar a história destes bravos homens cair no esquecimento.

Poster do título de 1978 doado por Cajueiro. O atacante Miguel é o terceiro em pé ao lado do goleiro. Cajueiro é o último à direita em pé todo de branco.
Foto: Acervo do Memorial Gamense

Desde então Márcio vem colhendo material e guardando em sua residência tudo o que seja relacionado à história do Gama e do futebol de Brasília. Após dois anos de trabalho, Márcio conta com um grande acervo. São fotos, entrevistas, vídeos, revistas, matérias de jornais e camisas utilizadas pelo Gama e outros clubes do DF.

A intenção de Márcio é criar no futuro o Memorial Gamense, um museu virtual com o material que dispõe contando a história do Gama e dos clubes da época. Após a criação do DVD do título e das réplicas das camisas de 1979, Márcio agora está trabalhando na confecção das réplicas da primeira camisa utilizada pelo Gama em 1976. Seus planos futuros compreendem a criação de um DVD contando a história da fundação do Gama em 1975 e um livro que reunirá parte de seu acervo.
Para isto, Márcio pede que quem tiver fotos daquela época que entre em contato. Ele está em busca de fotos do antigo clube OPROMESO, hoje chamado de Flamboyant para colocar no novo DVD em que está trabalhando. Ele oferece um DVD do título de 1979 para quem o ajudar.
Quem quiser ajudar, encomendar o DVD ou as camisas, entre em contato com Márcio. O telefone dele é 9246-0431 e o email: marciosilvadealmeida@yahoo.com. As camisas podem ser personalizadas de acordo com o gosto do cliente.
A seguir apresentamos uma prévia do acervo de camisas históricas do Gama em poder de Márcio. São belas camisas que revelam o estilo esportivo de cada época. A primeira é a camisa de Miguel com o número 10 nas costas. Clique nos links abaixo para visualizar as outras.

Até o momento 6 comentários:

  1. Salve Marcio parabens a você e ao Blog do Gama por esta devulgando estas camisas e fotos que fazem parte da história da sociedade do Gama! Fiquei muito feliz em poder rever um pouco deste belo acervo que você esta montando com grande competência é a históra do nosso Gama! Parabens mesmo um grande abraço e sucesso nesta sua caminhada.
    Celso.

  2. Marcio teria como você nus passar esta escalação deste time de 1978? alguns dos jogadores da epoca estou me recordando !
    Santana,Carlão,Roldão,Vicente, Maneu ferreira! Os demais não reconheci no mais agradeço a sua tenção um grande abraço.
    Celso.

  3. Massa demais, camisas retro já!!!

  4. Quanto a escalação completa devo passar no até o dia 25 pois segundo jogador agachado nem os próprios jogadores reconheceram... mas esse senhor de boné o Sr. Guilhermino (que até hoje assiste a todos os jogos), o goleiro é Chico, seguido por Miguel, Santana, Kell, Vado (que trabalha na Administração do Gama), Carlão, Manoel Silva, Marco Sena, o preparador Wanderlei Sales e Manoel Cajueiro.
    Agachados o massagista Baiano (quem souber onde ele está me avisa...dizem que anda lá pela Cidade Ocidental), Celmar, ????, Roldão, Manoel Ferreira, Júlio, Vicente e Alves.
    Agradeço a todos e um abração,

    Marcio Almeida

  5. Grande Márcio, grande gamense, orgulho da nação alviverde, a idéia de montar um museu é ótima, tenho sugestão montar esse museu no Bezerrão ou construir um espaço no SESC(patrimônio do Gama).
    Anderson 100% Gamão

  6. Grande Márcio,parabéns pelo seu trabalho em prol do futebol do Gama e de todo futebol candango. Gostaria de saber se vc possue alguma matéria ou fotos sobre o Júnior Brasília jogando no CEUB e na seleção de Brasília.Sei que ele iniciou sua carreira em Brasília,antes de brilhar no Flamengo e na Seleção Brasileira de Juniores no mundial da Tunísia em 1977.Cordialmente,Gilmar Moreira - Quarteira - Algarve - PORTUGAL.


Leave a Reply

Pesquisar este blog