sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

RAIO-X: Ceilândia quer esquecer o ano passado

Autor: Marcelo | sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 | Categoria: |


Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 1963 por Francisco da Silva, o “Seu Chicão”, atual mordomo do Ceilândia, e sua esposa, ainda na antiga Vila do IAPI, onde hoje estão as quadras 3 e 5 do Setor de Mansões do Park Way, área nobre do Distrito Federal.
O Dom Bosco sempre foi um time semi profissional e nunca disputou uma competição oficial até o ano de 1978. Na ocasião a deputada Maria de Lourdes Abadia que era administradora da nova cidade satélite sugeriu que o clube mudasse seu escudo e seu nome para representar a cidade. Saiu então a águia, veio a caixa-dágua e o novo nome: Ceilândia Esporte Clube.

Maria de Lourdes Abadia teve uma participação fundamental na formação do clube. Apoiou a criação e construiu o estádio batizado de Abadião em sua homenagem.
O Ceilândia conquistou seu único título até hoje em 1999 quando foi campeão da segunda divisão do campeonato candango. De lá pra cá o Gato sempre foi coadjuvante nos campeonatos que participou.
Sob o comando do folclórico Sérgio Lisboa, o Serjão, o Ceilândia deu mostras de que seria a terceira força do DF. O clube adquiriu ônibus, reformou o estádio e alugou as dependências do Jaguar Esporte Clube transformando-o em Centro de Treinamentos. O investimento deu certo e o Ceilândia foi vice-campeão em 2005 desbancando Gama e CFZ.
Naquele mesmo ano fez uma série C excepcional porém foi eliminado nas oitavas de final não conseguindo o acesso.
Após disputas internas pelo poder Serjão foi deposto do cargo de presidente do Ceilândia com suspeitas de desvio de fundos. José Beni assumiu a pasta porém as suspeitas de lavagem de dinheiro agora estão sobre sua cabeça. O motivo é um terreno do clube avaliado em milhões que estaria sendo colocado à venda para saldar dívidas.
Este ano o Ceilândia quer passar a borracha e esquecer a péssima campanha realizada no ano passado onde se salvou do rebaixamento na última rodada. A diretoria correu atrás e buscou reforços de peso para tentar fazer uma boa campanha, como o veterano atacante Dimba, o badalado meia Alan Dellon e os conhecidos Fabinho e Cassius. Dimba inclusive ficou dois anos sem jogar, e só voltou ao batente para aparecer na mídia e se candidatar a uma das vagas à câmara distrital. O técnico é Adelson de Almeida que fez ótimas campanhas à frente dos juniores do Brasiliense.
Embora tenha um bom time no papel, a pré-temporada foi uma das mais curtas de todas as equipes do DF. Nos amistosos que realizou, o gato venceu o sub-18 do Brasiliense (2x1), empatou com os juniores do Goiás(1x1) e perdeu em casa diante do Trindade-GO(0x1). O provável é que o Ceilândia sofra um pouco no início do campeonato, mas depois que se acertar deve incomodar os favoritos Brasiliense, Botafogo e Gama.

MAIS DO CEILÂNDIA
NOME: Ceilândia Esporte Clube
MASCOTE: Gato Preto
POSIÇÃO CANDANGÃO ANO PASSADO: 6º
DESTAQUES: Meia Alan Dellon (ex-vitória, Brasiliense e tantos outros clubes), meia Fabinho (ex-Legião) e os veteranos atacantes Dimba e Cassius.
TIME BASE: Edinho; Deivid, Rodrigão, Panda e Mica; Vieira, Gilmar, Fabinho e Alan Dellon; Cassius e Dimba.
TÉCNICO: Adelson de Almeida

Até o momento 3 comentários:

  1. Se a equipe do Gama impor uma correria sobre estes veteranos ai, podemos sai do Abadião com uma vitória oq seria ótimo para as pretenções do clube neste Candangão.
    E este time pode fazer isso, pq nos treinamentos eles correm bastante quero ver no jogo!!

  2. Pela escalação nota-se que o Ceilandia vai pra cima com dois atacantes natos. Por isso sugiro ao Gerson que arme o Gama também ofensivo com três atacantes, a minha formação seria essa: Alencar, Yoníso, Pedrão, Thiago Eciene e Kaká, Iron, Ferrugem e Tallys, Mixirica, Thiago Silva e Edcarlos. Assim teriamos o tome forte na defese, bem postado no meio campo e muito ofensivo. É preciso ser ousado, como essa formação temos tudo para conquistar uma belíssima vitória.
    Sócio Torcedor 26

  3. É, as vezes por causa de safadezas ontem, acaba-se tendo problemas hoje !


Leave a Reply

Pesquisar este blog