sexta-feira, 21 de maio de 2010

Técnico dos juniores conversa com o BLOGAMA

Autor: Marcelo | sexta-feira, 21 de maio de 2010 | Categoria: |

Os juniores do Gama começarão a escrever amanhã a sua história no campeonato local da categoria diante do Dom Pedro no magnífico estádio Bezerrão. A equipe do BLOGAMA teve o privilégio de entrevistar o técnico da equipe alviverde sub-20 Enock Lopes que fez uma campanha histórica com o Gama na Copa Santiago deste ano ficando com o vice campeonato, perdendo a final apenas para o Internacional e eliminando equipes tradicionais como Vasco-RJ, Grêmio e América-MG.
Nesta situação qualquer treinador ficaria "marrento", mas não Enock Lopes. Pelo contrário, o técnico do Gama impressiona pela sua simplicidade e profissionalismo. É uma daquelas pessoas tão carismáticas que você sente vontade de fazer amizade logo no primeiro contato.
O BLOGAMA teve o privilégio de entrevistar Enock Lopes para saber como será este Gama que entrará em campo amanhã e revela as dificuldades que cercam o trabalho de uma equipe de base aqui no DF. Confiram:

BLOGAMA: Enock, o Gama ano passado fez uma excelente campanha até ser eliminado na semifinal pelo CFZ. Hoje o time está bastante modificado em relação ao ano passado. Qual a sua expectativa com relação a este grupo?
ENOCK: Olha, aquele time do ano passado a diretoria investiu forte para conseguir o título candango e disputar a Copa São Paulo deste ano, mas não teve o retorno esperado. Neste ano a opção da diretoria foi diminuir o investimento financeiro e apostar nos garotos da nossa base. Com isto a gente pode dizer que este ano o Gama não entra como favorito, mas por ser o Gama a gente tem o compromisso de brigar pelo título.

BLOGAMA: O time perdeu alguns bons jogadores depois da Copa Santiago e até membros da comissão técnica. Você acha que estes desfalques serão importantes?
ENOCK: Eu perdi o (atacante) Formiga para o Grêmio e da comissão técnica perdemos o BB (Wladson, preparador físico). O Formiga dificilmente volta agora, mas com o BB a gente conversa muito e de repente ele pode até voltar a trabalhar com a gente. Mas eu ganhei bons jogadores dos profissionais. A gente está com uma boa expectativa, mas se até a terceira rodada por aí o time não encaixar, teremos intervenção e faremos contratações.

BLOGAMA: Sob seu comando o Gama surpreendeu na Copa Santiago. O que foi determinante para que aquela campanha desse tão certo e o que fazer para trazer aquele espírito agora no candango?
ENOCK: Bom, primeiro que eu sempre escalo meu time com fundamento técnico. Segundo foi que a gente estava concentrado em um lugar que era praticamente um quartel e como as participações do Gama nos anos passados foram ruins, a gente sentia o menosprezo das outras equipes com a gente. Aquilo foi um incentivo pra nós. Outra foi a união do grupo e comissão técnica. O BB incentivava demais a gente. Teve uma vez que a gente estava no ônibus indo pra um jogo difícil e ele pegou um tambor, foi pro fundo do ônibus e como ele faz parte da torcida organizada entoou um canto "Vamos ganhar Gama!!", todo mundo cantou junto e a gente venceu. A gente fez a mesma coisa nos vestiários antes do jogo contra os paraguaios do Guarany. Fiquei até com medo de que eles se sentissem ofendidos já que o vestiário deles era colado com o nosso. Mas logo no início do jogo a gente já estava vencendo por 2x0 e conquistamos mais uma vitória.

BLOGAMA: O Hiago e o Jevoá eram titulares ano passado e na Copa Santiago. Porque foram para o banco agora?
ENOCK: O Hiago e o Jevoá estão vindo de contusão, então preferi poupá-los. Eu quero todo mundo inteiro para sábado.

BLOGAMA: O goleiro Léo que teve problemas administrativos ficou de se reapresentar na segunda feira. Caso ele volte terá de volta a vaga de titular ou vai disputar posição com os demais?
ENOCK: Não, se o Léo voltar ele está garantido nos titulares. É um goleiro que vem do profissional e a gente precisa de um jogador da qualidade dele.

BLOGAMA: Você espera mais reforços vindos do profissional além do Elivelto, Alexandre e Maike? O Betson por exemplo seria bem vindo?
ENOCK: A gente está esperando que o meia Allan também chegue pra reforçar o time. O Betson eu queria pela enorme qualidade técnica, mas para o jogador que está nos profissionais a vinda para os juniores pode representar um retrocesso, então torço para que ele continue no profissional.

BLOGAMA: Com a desmontagem das categorias de base do Brasiliense, você acha que a responsabilidade do Gama aumenta?
ENOCK: Bom, o Brasiliense na verdade transferiu sua categoria de base para o Santa Maria que está pagando os seus salários. Mas tento colocar na cabeça dos meninos que só de vestir a camisa alviverde já é uma responsabilidade enorme. Aqui na nossa equipe apenas os meninos que vieram dos profissionais recebem salário. Mas eu explico para eles que se eles vão receber quinhentos ou seiscentos reais para jogar agora, o futuro deles será restrito sempre ao futebol de Brasília. Jogador de futebol tem que pensar grande. Se eles conseguirem o título será um grande salto em suas carreiras.

BLOGAMA: Quer dizer que só o Santa Maria paga salário aos jogadores da base?
ENOCK: Que eu saiba, o Santa Maria e o Paranoá pagam salários aos jogadores. O Santa Maria inclusive está com maior apoio da mídia, vai ter rádio transmitindo os jogos deles, terão incentivo da prefeitura do Novo Gama e vão até mandar seus jogos lá no estádio do Novo Gama.

BLOGAMA: A gente sabe que nas categorias de base é difícil ter informações dos adversários, mas o que você espera dos seus adversários?
ENOCK: A gente pegou a chave mais difícil. O Dom Pedro tem uns meninos muito bons e são treinados pelo Marinho que comandou os profissionais nas últimas rodadas do candangão deste ano. Tem o Santa Maria com jogadores do Brasiliense, tem o Botafogo-DF, o Paranoá que é treinado pelo Mozair Barbosa, o Ceilândia que foi campeão candango vai querer mostrar serviço...não serão jogos fáceis.

BLOGAMA: Você realizou amistosos para testar a equipe?
ENOCK: Fizemos dois amistosos. No primeiro empatamos em zero a zero com o Capital e no segundo vencemos o Brazlândia por dois a zero. Mas a equipe não estava completa em ambas as ocasiões.

BLOGAMA: A equipe está concentrada hoje? Qual sua programação?
ENOCK: Como o trabalho foi duro durante a semana, eu liberei os meninos até porque alguns ainda tinham que entregar documentos. Brasileiro sabe como é, deixa tudo pra última hora. Amanhã todo mundo se reapresenta no estádio às 8:45.

ELENCO DO GAMA SUB-20
- Goleiros: Léo*, Chico e Paulo
- Zagueiros: Dedê, Diomarcos, Jevoá
- Volantes: Hiago, Wallace, Judivan
- Laterais: Dudu, Alexandre, Elivelto, Jean, Leléu
- Meias: Antonio, Júnior, Juninho, Francisco Miranda, Allan*
- Atacantes: Kelvin, Maike, Liniker

* Ainda não confirmados

A Federação Brasiliense de Futebol confirmou o horário da partida diante do Dom Pedro para as 10:30 no estádio Bezerrão.

Até o momento 6 comentários:

  1. Galera gamenses! Vamos sábado ao bezerrão incentivar esses garotos, mesmo sem saber a quem pertence o passe deles, se a Sociedade Esportiva do Gama, a Funfa ou a empresa do mandatário wagner marquez.E no mesmo dia e horário tem a divulgação do elenco para a série C.
    Abraço gamense

  2. Gostaria de ver a Ira Jovem presente neste jogo!!
    Eu pretendo estar lá para ver esses garotos, e para saber sobre esse elenco ai escondido a sete chaves.
    OBS: entrada franca para este jogo, informações do Blogama.

  3. Estarei lá também,será o momento de ver o nosso futebol e colocar o papo em dia, sobre o nosso Gamão, com a galera.

    Anderson 100% Gamão

  4. galera vamos a o jogo o gama tem que fazer uma boa campanha.vamos acreditar.se hoje a empresa funfa não estivese na base do gama.o gama não ia nem joga o campeonato de infantil.vamos para de criticar e buscar o conhecimento.vamos ao jogo.

  5. por favor o betson eo alan tem q vim pro juniores se nao o time nao vai chegar esse ano denovo o time tem que jogar com oque tem de melhor porr favorrrrrrrr....

  6. betinho pucha o allan eo betson q vcs vao ser canpeoes...


Leave a Reply

Pesquisar este blog