terça-feira, 15 de março de 2011

União do grupo é o diferencial do Gama em 2011

Autor: Marcelo | terça-feira, 15 de março de 2011 | Categoria: |


Apesar dos sérios problemas fora de campo, o time se manteve entre os primeiros.
Foto: Sérgio Vinícius (blogama.com.br)


Depois da vitória sobre o Brasília no último domingo, o Gama agora volta suas atenções para a próxima partida que será a última da primeira fase. Irá encarar o atual campeão Ceilândia fora de seus domínios podendo até perder por quatro gols de diferença que mesmo assim se classificará ao quadrangular final. Porém o foco do time é mesmo de buscar a segunda colocação para poder ter privilégios na segunda fase, como jogar por resultados iguais e decidir em casa na última rodada.

Se houvesse uma receita para um clube ser campeão, esta foi seguida à risca pela diretoria do Ceilândia. Após erguer a taça pela primeira vez em sua história, o Ceilândia manteve comissão técnica, jogadores, e se reforçou nos setores onde era necessário. Porém inexplicavelmente a equipe chega na última partida precisando de uma goleada histórica para poder tirar a enorme diferença no saldo de gols entre ele e o Gama (9x1, leia mais abaixo).

A campanha do Gama apesar de irregular foi extremamente eficiente. Mesmo sem vencer nenhuma equipe que briga pela classificação, o alviverde não desperdiçou pontos diante dos outros times. Contra CFZ, Brasília e Ceilandense foram cinco vitórias e um empate sendo que nestas vitórias o alviverde aproveitou para ampliar o saldo de gols, fator que foi determinante nesta campanha. Para se ter a idéia, o Gama tem o melhor ataque depois do líder Brasiliense (23x22 gols marcados) e conta com o artilheiro isolado da competição (Fábio Silva com 8 gols marcados).

Mas quem vive o dia a dia no clube sabe dos problemas por que passa o alviverde. O rebaixamento à quarta divisão em 2010 ainda está na lembrança dos torcedores. A manutenção da comissão técnica e da espinha dorsal do time foi mantida, porém o clube convive com problemas no departamento médico. Sem um profissional para acompanhar os jogadores (o doutor Flory Machado apenas acompanha o Gama nas partidas no Bezerrão), a missão de cuidar das lesões ficou incumbida ao preparador físico Anderson Nicolau e ao massagista Crioulo. Com isso vários jogadores importantes desfalcaram o time e o fato obrigou o técnico Heriberto da Cunha a realizar diversos improvisos.

Nada menos que seis jogadores estão entregues ao Departamento Médico onde demoram muito para se recuperar e ajudar o time. O zagueiro Rafael Pedro que sofreu uma lesão ainda no final do ano passado começou a treinar com bola praticamente recentemente três meses depois. Há ainda os casos crônicos como o do lateral esquerdo Cláudio e do atacante Bachin. Este último, um craque que quando entra em campo faz a diferença no setor de ataque. Completam a lista o atacante Anderson Sheik, o lateral direito Allan e o atacante Kelvin. A lista ainda pode ser reforçada pelo atacante Hugo que levou uma entrada dura do volante Tezelli no jogo passado e é dúvida para o próximo confronto.

O Gama ainda teve que enfrentar a saída do atacante Paulo Renê que conseguiu por meios judiciais a sua liberação (o jogador assinou com o Botafogo-DF). E recentemente o Gama teve que deixar de utilizar o clubinho (como era chamado o antigo clube da AAFIT que foi adquirido por Wagner Marques e fora utilizado pelo Gama como lavanderia, refeitório e espaço de fisioterapia) retomado por Wagner Marques que deverá fazer um condomínio no local. Mesmo com tantos problemas, o alviverde segue fazendo uma boa campanha apenas atrás do líder invicto Brasiliense.

O fator que fez o alviverde superar todas estas dificuldades com certeza foi a união do grupo. Esta união foi exibida por diversas vezes em fatos isolados. Como quando o goleiro Vizotto perdeu a bola para o atacante Bruno do CFZ na frente do gol que terminou abrindo o placar naquela partida. Vizotto simplesmente chamou para si a responsabilidade pela falha embora o zagueiro Pedrão tenha tocado a bola "na fogueira" para o goleirão. O time depois virou a partida.

Os empates diante de Botafogo e Formosa em casa apesar de frustrantes tiveram papel importante nesta reta final. Apesar de dominar as partidas, a bola simplesmente se recusou a entrar no gol do adversário. Não faltaram defesas heróicas e bolas na trave. Mesmo sendo um fator que desmotiva, o grupo soube dar a volta por cima na hora que mais precisou, como na última rodada.

Esta semana, o Gama viveu momentos que evidenciam esta união. Por exemplo quando o Gama empatava por 1x1 com o Formosa e nos últimos momentos o time goiano teve um pênalty a seu favor. A derrota seria um castigo pelo que produziu o time naquela partida. No entanto, o goleiro Vizotto avisou que iria defender o pênalty. Promessa feita, promessa cumprida. Com sua defesa o alviverde garantiu um ponto que foi preciosíssimo na última rodada. Caso perdesse, o Gama dependeria de uma vitória no confronto direto com o Ceilândia pela vaga na segunda fase.

O grupo se fechou ainda mais quando o volante Éverton, peça fundamental na atual defesa gamense, deixou de assinar um contrato financeiramente mais vantajoso com o Seongnan da Coréia para permanecer no alviverde. Pelas declarações no site oficial do clube, seu compromisso com o grupo atual superou o interesse pessoal e este afirmou que irá ajudar o Gama a se classificar e chegar com força na segunda fase.

Outro que se entregou ao clube foi o volante Tiago Gaúcho. Com o olho roxo e supercílio aberto, o jogador teria passado mal pouco antes do jogo e mesmo assim entrou em campo para defender as cores do clube. O gesto foi imitado pelo técnico Heriberto da Cunha que deixou de acompanhar o velório de um familiar seu para comandar o clube alviverde na rodada passada.

Com uma série de desfalques para o último jogo da primeira fase , o Gama terá que se fechar mesmo para poder buscar a classificação em cima do Ceilândia no próximo domingo às 16:00 no estádio Abadião. O lateral direito Dudu e o volante Tiago Gaúcho estarão fora da partida por suspensão. Em compensação o técnico terá o retorno de Tiago Matos. Ha a expectativa pela recuperação de Anderson Sheik e Alan. Tiago Fernandes pode pintar entre os titulares.

MATEMÁTICA
Para se classificar, basta ao alviverde não ser derrotado por mais de quatro gols de diferença. Se perder por cinco ou mais, o Ceilândia empatará em número de pontos mas conseguirá passar o clube alviverde no saldo de gols.

Para garantir a segunda colocação o alviverde precisará de uma vitória simples sobre o Gato. Até um empate resolve desde que o Formosa não vença o Ceilandense na última rodada e o Botafogo não goleie o CFZ por mais de 6 gols de diferença.

ÚLTIMA SEMANA
Termina nessa semana o prazo para que os clubes possam contratar reforços para o campeonato candango. Depois disso reforços somente para os campeonatos nacionais.

JOGO DO CEILANDENSE AINDA INDEFINIDO
Depois da lambança da Federação ao marcar os confrontos decisivos de Ceilândia e Ceilandense para o mesmo estádio e mesmo horário, a Federação por meio de seu presidente Paulinho Araújo havia confirmado que Ceilândia jogaria no Abadião e Ceilandense no Bezerrão. No entanto a diretoria do Ceilandense não confirmou a informação. Há a expectativa de que o jogo seja remanejado para o estádio Rorizão em Samambaia.

É HORA DE APOIAR
O BLOGAMA inicia hoje uma campanha de apoio total ao grupo gamense nesta reta final. Não é o momento de criticar diretoria ou jogadores. É hora de mostrar a mesma união demonstrada pelos jogadores dentro de campo agora pelos torcedores. Vá ao estádio, grite, incentive. O Gama precisa da força de seu torcedor!

Até o momento 4 comentários:

  1. Ja era tempo de da apoio a esta equipe,os caras só vem recebendo criticas,apesar de estarem em segundo lugar na competição,com o artilheiro do campeonato,eu so vejo criticas e mais criticas,é a primeira materia que lei de apoio,tanto é que os pessimistas que são a maioria nem se deram ao trabalho de comentar a materia.Mais se fosse criticando a equipe,estaria cheio de comentarios..O Tiago Gaucho e o Dudu farão muita falta para o proximo jogo,principalmente o Tiago Gaucho que esta comendo a bola.

  2. Com esse time nem com o apoio de todo o Distrito Federal seremos campeões. Não sou pessimista, sou simplesmente realista. E o pior cego (torcedor) é o que não quer ver.

    Guilherme

  3. ja postei em varias comunidades no orkut, vamos apoiar o gama nessa reta final, se deus quiser o gama vai ser campeão pq essa torcida merece depois de tanto sofrimento

    yann

  4. Não há apoio melhor do que a presença do torcedor no estádio com o compromisso de levar a sua mensagem positiva ao Gama.

    Vamos colorir de verde e branco os estádios do DF onde o Gama se fizer presente.

    Eu vou cumprir com o meu papel de torcedor e ajudar o meu time ao me juntar aos demais torcedores do Gama.

    Remy


Leave a Reply

Pesquisar este blog