sábado, 26 de março de 2011

Gama 0x3 Brasiliense - Não precisava disso, Ricci!

Autor: Marcelo | sábado, 26 de março de 2011 | Categoria: |


Árbitro de Brasília estragou o clássico com sua arbitragem.
Foto: Marcelo Gonçalo (www.blogama.com.br)

O Gama estreou com o pé esquerdo na segunda fase do candangão 2011. De um lado vinha o Brasiliense, líder, favorito e há quinze rodadas sem perder uma partida no campeonato. Do outro vinha o Gama, time tradicional com elenco inferior ao arquirrival mas com uma torcida gigantesca e apaixonada que atendeu ao chamado e lotou o estádio Bezerrão.

Dentro de campo o time visitante era o favorito e tinha tudo para vencer o Gama mesmo fora de casa. O que ninguém esperava era pelo papel preponderante que o árbitro Sandro Meira Ricci teve na partida. O melhor juiz do campeonato brasileiro de 2010 eleito pela CBF, recentemente promovido ao quadro da FIFA e uma unanimidade entre os colegas de profissão teve uma atuação abaixo da crítica no jogo de hoje.

O homem do apito fez o futebol ficar em segundo plano quando prejudicou o time da casa em duas oportunidades e foi decisivo pelo placar elástico. Marcou acertadamente o pênalty no fim do primeiro tempo, mas aplicou uma rigidez estranhamente excessiva ao expulsar direto o zagueiro Da Silva que até então recebera apenas um cartão amarelo em quinze rodadas como titular. No segundo tempo expulsou o volante Éverton que foi atropelado por Iranildo fora do lance de bola. Ainda expulsou o técnico Heriberto da Cunha e até o repórter Daniel Lira, o Dany Pança teve que deixar o campo por ordem do juiz.

Com dois jogadores a menos o Gama foi presa fácil para o Brasiliense que fez 3x0 por meio de Rômulo e poderia ter sido muito mais se não fosse a bela atuação de Fernando Vizotto.


CALDEIRÃO LOTADO
A promoção da diretoria e a campanha promocional resultou em um grande público no estádio bezerrão. Mais de dez mil pessoas compareceram ao estádio e lotaram as três arquibancadas a que tinham direito.

O Gama entrou em campo ovacionado pela torcida e debaixo de uma queima de fogos. O rival ao contrário foi vaiado todas as vezes que tocava na bola. o alvo preferido era o volante Ferrugem que deixou o Gama na justiça para virar a casaca.

No onze contra onze deu pra sentir a superioridade do visitante. Enquanto o Brasiliense jogava com todos os seus titulares e com uma invencibilidade de quinze jogos no campeonato, o Gama ainda improvisava nas laterais e não contaria com uma de suas poucas estrelas: o atacante Bachin sofreu mais uma contusão e não pôde jogar. Em seu lugar entrou o jovem Joabe, vindo do Inter B.

A bola rolou e o que se viu foi que ambas as equipes se respeitaram no início do jogo. Na lateral direito o recém chegado Roan oferecia uma avenida para o Brasiliense fazer aquela jogada pra lá de manjada: o bom lateral direito Cicinho encontrar Bebeto para fazer o cruzamento para Rômulo.

Passado o estudo inicial, o Gama começou timidamente a se impor em campo. Primeiro por meio de Fábio Silva que teve aos oito e dez minutos duas boas oportunidades, mas o chute saiu para fora. O Brasiliense respondeu com um chute de fora da área de Ferrugem muito bem defendido por Vizotto.

Defensivamente o Brasiliense era melhor do que o Gama. O time de Reinaldo Gueldini mantinha uma linha de quatro na defesa, um losango de quatro jogadores no meio de campo e dois atacantes sendo que Rômulo aparecia de surpresa na área enquanto Bebeto puxava a marcação nos flancos. Mais na base da vontade, o Gama era mais perigoso nas jogadas infiltradas por Elivelto ou Éderson para Fábio Silva.

Aos 16 Éderson buscou uma bola na direita e quase sem ângulo cruzou para a área. A bola sobrou para Joabe que chutou em cima da marcação. logo depois foi a vez de Fábio Silva arrancar em condições para o gol, mas o chute saiu fraco e para fora. Aos vinte o alviverde roubou uma bola em sua defesa e ficou mano a mano com a defesa do jacaré. Mas o cruzamento para a área de Éderson foi muito forte e o lance foi perdido.

O Brasiliense chuegou ao gol aos 31. Cicinho passou pela marcação e foi derrubado por Éderson. Na cobrança em jogada ensaiada Fabiano Gadelha bateu forte, Vizotto espalmou e na sobra o zagueiro Rafael concluiu para o gol. Mas o tento foi anulado por impedimento. Vizotto pagou geral para o time pela falha na marcação. O Gama respondeu com uma bela cobrança de Éderson que Gilson defendeu no susto.

No minuto seguinte Joabe tabelou com Fábio Silva que avançou na pequena área e chutou fraco novamente. Aos 38 o Gama teve a grande chance de abrir o placar. Éderson fez linda jogada pelo meio e foi derrubado na meia lua pela marcação. na cobrança Elivelto bateu forte e acertou uma pancada na trave esquerda de Gilson.

O jogo estava bom, gostoso de assistir quando o árbitro Sandro Ricci estragou o clássico. Aos 44 em rápido contra ataque, o lateral direito Cicinho conseguiu cruzar na linha de fundo para Rômulo que se adiantou na marcação e foi derrubado por Da Silva. Pênalty bem marcado pelo árbitro. Só que Ricci exagerou e expulsou o zagueiro que nem sequer havia sido advertido antecipadamente. E nem era o último homem. Rômulo bateu e abriu o placar. 1x0 Brasiliense. Poco depois o juiz apitou o intervalo.

PERDEU O RUMO
Com um a menos em campo, o técnico Heriberto da Cunha retornou do intervalo com duas novidades. Tirou o volante Éderson e o atacante Joabe para promover as entradas de Cauê e Anderson Sheik respectivamente. Com isso o técnico remontava a defesa, mas o Brasiliense chegou ao segundo gol logo aos dois minutos de jogo naquela jogadinha manjada de sempre. Bebeto livre de marcação recebeu pela direita e cruzou para a Rômulo atrás da linha da defesa aparecer de surpresa e ampliar o marcador. 2x0 Brasiliense.

O gol abateu os ânimos do time alviverde que agora jogava com mais cautela para evitar uma goleada. O técnico Reinaldo Gueldini fez então duas substituições: tirou o volante Deda e o meia Ruy para as entradas de Daniel e Iranildo. Daí em diante só deu Brasiliense. Ferrugem fez boa jogada e tocou para Bebeto chutar para o gol mas a bola foi para as redes do lado de fora. O gama respondeu com Fábio silva isolando uma bola para as arquibancadas.

Em um ato de desespero o técnico Heriberto da Cunha tentou uma última cartada. Tirou o lateral Dudu que estava bem no jogo para colocar Tallys. Elivelto foi para a lateral esquerda. Mas as coisas acabaram de degringolar aos 25 quando Sandro Ricci viu uma falta fora do lance de jogo. Éverton se virou para evitar um choque com Iranildo e Ricci expulsou direto o volante. O técnico Heriberto da Cunha entrou dentro de campo para reclamar do absurdo e também foi expulso. Até o radialista Dany Pança foi expulso por criticar a atuação do árbitro a favor do Brasiliense.

A partir daí o público começou a deixar o estádio. Quem estava na arquibancada Oeste dirigia duras críticas ao presidente Paulo Goyaz que assistia das tribunas o Gama perder feio em casa. Com dois a mais o Brasiliense simplesmente escolhia a hora que deveria marcar mais gols. E cinco minutos depois o jacaré selou a goleada: Fabiano Gadelha tocou para Rômulo dentro da área driblar a marcação e chutar em cima da zaga. Só que o jogador deu sorte pois a bola subiu, encobriu Vizotto e calmamente entrou no gol. 3x0 Brasiliense.

O jogo então virou um ataque contra defesa. Para o time do Gama tudo que importava era não sair de campo com uma goleada histórica nas costas. Já o Brasiliense atacava com queria contando com a apatia da defesa gamense. No finalzinho do jogo Cicinho deixou a marcação comendo poeira e cruzou na cabeça de Rômulo que cabeceou para o chão. Vizotto fez um verdadeiro milagre e defendeu o que poderia ter sido o quarto gol do Brasiliense. E ficou nisso: Gama derrotado 0, Brasiliense firme rumo ao título, 3. Um vexame para a imensa torcida que veio ao estádio esperando uma atuação melhor do time que representa a cidade.

Com o resultado o Gama afundou na lanterna do quadrangular com 0 pontos e menos três de saldo. Para se recuperar, o alviverde terá que buscar a vitória nos dois próximos jogos fora de casa diante do Formosa no Diogão e Botafogo no CAVE.

FICHA TÉCNICA
Gama 0x3 Brasiliense
Local: Estádio Bezerrão
Árbitro: Sandro Ricci
Assistentes: João Neto e André Bezerra
Público: 10.329 pagantes
Renda: R$ 56.200,00
Cartões Amarelos: Moacri e Ferrugem (Brasiliense); Dudu (Gama);
Cartões Vermelhos: Da Silva e Éverton (Gama);


Gama
Fernando Vizotto; Roan, Da Silva, Pedrão e Dudu(Tallys); Éverton, Éderson(Cauê), Thiago Gaúcho e Elivelto; Fábio Silva e Joabe(Anderson Sheik).
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense
Gilson; Cicinho, Rafael, Moacri e Chiquinho; Deda(Daniel), Ferrugem(Felipe), Ruy e Fabiano Gadelha(Iranildo); Bebeto e Rômulo.
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Até o momento 36 comentários:

  1. Sai correndo do serviço,as 18:00h,cheguei no bezerrão as 18:40h,a fila dava voltas e a partida ja havia iniciada a 10 minutos,fui em casa pegue meu filho,chegamos ao estadio já não havia mais fila,entramos e o que vimos foi um estadio repleto de torcedores vibrando com nosso time de coração.A partida estava equilibrada com oportunidades para os dois lados,isso até os 35minutos do primeiro tempo,dai então o que assisti...em fim.Horrivel a atuação desse arbitro. acabou com a partida,vai ver que ele viu coisas que eu como torcedo não vi,mais ainda bem que ele não me viu no meio da mundidão,porque eu seria espulso também.pois aquele filho duma #%*()@# nos roubou!

  2. eu vui ao estadio ao meu pai para vem o time dele ganha eu sei q o gama tinho ums 50% para ganhar mas depois daquele lance sua alternativa desceu a 1% e oi la...

  3. Bom eu estava no jogo e nao vi 3 gols nao so vi 2 do bse , ou estou errado --
    Bom vim falar msm para o Blogama juntar com a Ira Jovem Gama e todos os torcedores do gama para tirar o Paulo Goyaz Do time ele so esta afundando o Gama !!
    Foi horrivel ver o bezerrao lotado e ver o Maior do df perde pro seu maior rival
    Fora Paulo Goyaz seu lugar nao é aqui
    VAmos las galera força !!

  4. o time do Gama é uma vergonha, nao demonstraram nenhum empenho estavam praticamente andando dentro de campo, pelo amor de Deus...
    Paulo Goyas fora já....

  5. Vamo la Blogama fazer campanha junto com a Ira jovem GAma pra tirar o Paulo Goyaz do time
    Fora P.G
    Vamo la galera !!




    Ricardo ** Gamao õõõ Força gama

  6. Bom eu concordo com o Wesley em o BLogama se unir com a torcida do gama para protestar para o Paulo Goyaz sair do gama e tbm sei q todos os torcedores do gama querem ele longe dessa cidade !!

    Vamo la galera !!

  7. Ricci fez uma boa arbitragem

  8. Fora P.G Vamos protestar galera
    quem é torcedor do gama msm vamo la protestar !!

  9. Fora P.G o Gama nao eh seu lugar !!

  10. Cara nao aguento mais esse Paulo Goyaz desde q ele entro o gama so teve desgraça !!
    Sai logo seu fdp


    FOra P.G


    Leo Gamao ate morrer !!

  11. Time de tradiçao nao mereçe isso !! Gama o maior do Df e tem um presidente desse q so esta afundando o time nao guento mais ver o gama perde no bezerrao e ainda pro seu rival !


    Fora Paulo Goyaz Ja !!

  12. Todo mundo viu que esse juiz tava comprado, reparem que no ultimo jogo de Gama x Brasiliense, ele deixou de marcar um penalti a favor do Gama.Hj ele expulsa todo mundo, ele é o pior que eu já vi

  13. Esse é o tal arbitro de Fifa? Ele é muito ruim ou entao tava comprado pelo lalau!

  14. Fora Paulo Goyaz desde que você assumiu o Gama só tá afundando, sai fora logo seu infeliz s...
    O Gama com a torcida que tem não merece diretoria incompetente como essa. A cada jogo é só decepção com esses c... que aí estão. Volto a perguntar, e a oposição se é que existe, por onde anda que não faz nada prá tirar essa b... do comando do Gama???
    Antonio (Comentário editado pela moderação)

  15. Culpar a arbitragem pelo resultado é desculpa pela incompetência do time. O resultado era esperado e podia ter sido pior.

  16. TORCEDOR DO GAMA, ESTAMOS DE PARABÉNS POR ESTA FESTA DE HOJE! O BEZERRÃO ESTAVA LOTADO! É UMA PENA QUE NOSSO TIME É UMA PORCARIA! MAS FOI MUITO BOM O ESTÁDIO ESTAR CHEIO. ISTO SÓ DEMONSTROU O TAMANHO DA INCOMPETÊNCIA DESSA DIRETORIA DO GAMA. ACHO QUE O PG NÃO VAI DORMIR PREOCUPADO COM O MICO QUE O GAMA PAGOU HOJE. OUTRA COISA: O TAL RÔMULO É O MAIOR CARRASCO QUE O GAMA ENCONTROU NOS ÚLTIMOS ANOS. É RIDÍCULO ISTO PARA O GAMA!

  17. Nois torcedores temos e que ir la pra frente da casa do PAULO LARANJA e protestar ate ele sair do gama. Torcedores vomos nos unir e tirar esse incompetente do nosso time de coracao.

  18. O time do gama realmente e limitado, porem o juiz ajudou na limitação do time.. .. ridículo o futebol de brasília.. ninguém se ajuda...

  19. Torcedores do gama olha so como esse PAULO LARANJA e BURRO, ele colocava o ingresso a 20 reais e dava uns 1.200 a 1.500 torcedores e ganhava uns 8.000mil a 10.000 reais, e ontem ele colocou 5reais e deu quase 11 mil torcedores e renda deu 56.000 mil reis. Olha se ele colocar o celebro do HOMER SIMPSON para pensar, alen dele ganhar mais, a torcida vai lotar todos os jogos do gama no bezerrao mais se o time ajudar.

  20. O antonio vive clamando pela oposição,não existe oposição,eles elevaram um fatia da venda da sede e não foi pouca coisa não...

  21. Espero que desta vez esta minha opinião seja postada. Virão como frases de insentivo não adianta de nada quando o time é muito inferior ao outro?não adianta de nada os torcedores quererem uma coisa e o time produzir outra,gente o time do GAMA e seu treinador são fracos sem falar de sua diretoria,ter esperança é uma coisa ser conivente com uma falsa realidade é outra,gente sei que a torcida do GAMA não é tão burra assim.não tem como ser positivo com um time tão mediocre como esse o time não ganhou de nem um dos tres times que se classificou na sua frente o time dos ultimos cinco jogos que jogou no estádio Bezerrão só ganhou um ,e foi de um time que quando começou o returno já estava rebaixado, Então vouto a perguntar dar para ter esperança?

  22. Esse time é limitado demais, não tem criação alguma no meio de campo, os jogadores correm correm,volta a bola pra trás. Não temos jogadores de qualidade. Não acredito mais nisso...

  23. O Brasiliense chuegou ao gol aos 31. (Chegou)
    Poco depois o juiz apitou o intervalo. (Pouco)

    (Dando uma de revisor mais uma vez :P)

    Agora sobre o jogo: Realmente não podemos jogar toda a responsabilidade sobre o árbitro do jogo.
    O elenco é inferior e o fator agravante foi a falta de um atacante de qualidade (leia-se Bachin). A festa no estádio foi maravilhosa, mas quem teve realmente mais motivos para comemorar foi o Brasiliense. A diretoria do Gama deve sofrer sérios problemas mentais?
    Não! Diretoria esperta até demais que tem todas as ferramentas para enriquecer nas costas do time. Simples assim.

  24. Juiz mto fii..@$#@Zz#0!@# ;@@ foota P.G BURROOO !

  25. Queria comentar as contatações do Gama para o campeonato e inclusive as do Quadrangular.
    Nenhum jogador que foi contratado sabe jogar.
    Esse lateral é uma piada esse cara não nem no barrão.
    O tal de Joabe pelo amor de Deus, o caro não dá um chute a gol, não dribla não chuta.
    O tal Luisinho que diz jogou no ceará, só fez lambança quando entrou.
    Me digam qual foi a contratação que deu certo?
    Para não cometer injustiças acho que a unuca que se salvo foi o do Tiago Gaúcho qque é dos poucos que se salvam neste time do Gama.
    Más de quem é a culpa?
    Eriberto - que dá o aval para contratar?
    Do Paulo Goiáz que contrata?
    Parece que que é até de proposito.

  26. POCHA VIDA, ESTAVA NO BEZERRÃO NAQUELE JOGO EM QUE TEVE VARIOS CULPADOS PELA DERROTA DO GAMA.
    O JUIZ FOI O PRIMEIRO, ACERTOU EM MARCAR O PENALTI, MAS DEVERIA TER EXPULSADO O DA SILVA, NA EXPULSÃO DO EVERTON TAMBÉM ACERTOU MAS NÃO MARCOU FALTA NO LANCE ANTERIOR NO ELIVELTON, ENTÃO NÃO DEU PRA ENTEDER O CRITÉRIO DO RICCI.
    DEPOIS VEM A DIRETORIA QUE FAZ UM TRABALHO DE TIME AMADOR COM ELENCO ENORME MAS SABE O TAMANHO DO GAMA,JOGADORES DESPREPARADOS, SEM PORTE FÍSICOS DE JOGADORES PROFISSIONAIS. ELES ATÉ TENTAM JOGAR MAS A SUPERIORIDADE DO RIVAL É ENORME.OUTRO CULPADO SÃO OS EMPRESARIOS DE BRASILIA QUE NÃO DÃO APOIO AO CLUBE QUE TEM UM ESTÁDIO,LINDO UMA TORCIDA APAIXONADA QUE APOIA O TIME SEM NADA EM TROCA, SÓ O PRAZER DE FAZER PARTE DA HISTÓRIA DO CLUBE ENTÃO NÃO ADIANTA QUERER TROCAR A DIRETORIA, QUEM VAI ASSUMIR, QUEM TEM BALA NA AGULHA PARA FAZER UM TRABALHO DIGNO DDE GAMA, SERÁ QUE VAMOS APELAR E PEDIR QUE VENHA UM LADRÃO, IGUAL AO RIVAL TEM. ENTÃO NÃO SOU A FAVOR DESTA DIRETORIA, QUE ATÉ SE ESFORÇOU ESTE ANO PARA FAZER UM TRABALHO MELHOR, MAS ESQUECEM QUE A TORCIDA É PATRIMÔNIO DO CLUBE E COM INGRESSOS CARO NÃO DÁ, IMAGINE DESDE A PRIMEIRA RODADA O BEZERRÃO LOTADO IGUAL O JOGO DE ONTEM, AGORA NO DIA QUE TIVER UM "HOMEM FORTE" QUE SEJA HONESTO COM IDEAL DE LEVAR O GAMA AO SEU DEVIDO LUGAR, VOU SER O PRIMEIRO APOIAR A SAÍDA DO PAULO GOIAZ...PRA TERMINAR VOU DIZER QUE ESTOU COM CORAÇÃO MACHUCADO E CONSIDERO A DERROTA DE ONTEM AO MARACANAÇO COMO DIRIA OS URUGUAIOS...ENTÃO VOCÊS JOGADORES QUE LEEM ESTE TEXTO ESCRITO COM CORAÇÃO FERIDO, LEVEM ESSA NAÇÃO PARA FINAL E DAREMOS O TROCO NO RIVAL. FORÇA GAMÃO VOCÊ É TRADIÇÃO!!!!!!!!!

    FOFÃO APAIXONADO PELO GAMA...

  27. poh, o time chama a torcida, e faz uma apresentação ridicula.cuja de time de 10° divisão. vamos ter vergonha na cara. é uma vergonha ver o bezerrão lotado e aos 25 do 2°tempo quase vazio por causa de um time, que não tem atitude. VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA..TIME SEM VERGONHA (realidade)

  28. Dizer que a culpa foi do Ricci é clubismo demais!
    Nos nao temos um time competitivo desde 2003 e pra atrapalhar ainda mais temos o PG de presidente.

  29. não temos um homem de área para fazer os gols, e o pedrão e da Silva são péssimos

  30. com esse time aí tá dificil de chegar a final,tem que se investir melhor pra poder ganhar titulo.

  31. Não cara...a culpa não foi nenhuma do juíz. Ele só expulsou um jogador de forma imprudente em um jogo que estava de igual pra igual. Realmenete ele não teve culpa nenhuma. Mal marcava falta a favor do Gama. Estava realmente de brincadeira. O time e (Por incrivel que pareça) o P.G na minha opnião não tiveram culpa nenhuma do placar. Gama 0x3 Brasiliense/Juíz Ricci.

  32. Doda gamão de coração. :

    O time do gama e limitado, mas o juiz foi tendencioso e com isso prejudicou o gama.
    P.G. entregue o gama para quem entende de
    futebol e pare de fazer essa torcida maravilhosa
    sofrer da qual faço parte desde 1977.

  33. A culpa pela derrota não é do juiz. A culpa é sim das pessoas que estão na diretoria do gama há 20 anos. Temos que pedir a saída de toda diretoria (wagner marquez, macedo, agricio braga), e não só do paulo laranja goiaz. Há quantos anos não ganhamos um título? Essa foi a segunda derrota consecutiva para os pamonhas dentro do bezerrão. Ou nós gamenses tomamos uma atitude para tirar essa corja do gama, que está mais preocupada com o dinheiro da venda da sede, ou continuaremos sofrendo.

  34. Gamenses, precisamos urgentemente começarmos um movimento pela RENÚNCIA, não só do paulo goiaz, como de toda a diretoria (macedo, agricio braga, gilberto gatti e o grande chefe wagner marquez). Chega de sofrer, chega de humilhação dentro do bezerrão. RENUNCIA JÁ DA DIRETORIA.

  35. Lembram da frase do thiaguinho " SE O SALÁRIO ESTIVESSE EM DIA, TALVEZ A BOLA TINHA ENTRADO " para mim esta frase diz tudo o que aconteceu no jogo do BRASILIENSE e que vem acontecendo nos últimos anos na Administração do GAMA.

    É difícil um jogador entrar em campo com empenho total, se o mesmo está com o salário atrasado há mais de 30 dias.

  36. kii moss o gama deu mole era para te ganhado )=


Leave a Reply

Pesquisar este blog