terça-feira, 29 de março de 2011

Arbitragem do clássico ainda repercute

Autor: Marcelo | terça-feira, 29 de março de 2011 | Categoria: |


Criador e criatura: Paulo César de Oliveira, Carlos Eugênio Simon e Sandro Meira Ricci foram os indicados a melhor árbitro do Brasileirão ano passado.
Foto: wordpress

Vida de árbitro realmente não é fácil. Diz o ditado que a chave para o fracasso é agradar todo mundo. Existe realmente o momento em que é preciso acreditar em suas convicções e defender sua posição independentemente da reação.

A escolha de Sandro Ricci para apitar o último clássico candango foi motivo de comemoração pela diretoria dos clubes. Afinal, o juiz foi premiado como o melhor árbitro do campeonato brasileiro de 2010 e promovido ao quadro da FIFA neste ano em substituição a Carlos Eugênio Simon que "pendurou o apito". Mas a comemoração terminou exatamente aos 44 minutos do primeiro tempo quando o árbitro marcou pênalty de Da Silva sobre Rômulo. A penalidade foi corretamente marcada já que o único artifício encontrado pelo zagueiro naquela circunstância foi de evitar que o artilheiro marcasse o gol já que sua posição lhe era amplamente favorável.

Mas o que ninguém entendeu foi o porquê de Sandro expulsar Da Silva. O jogador que não tinha sido advertido e havia tomado apenas um cartão amarelo em quinze rodadas (no primeiro jogo do Gama diante do Ceilandense) deu um carrinho sem violência com o claro intuiuto de parar a jogada. O lance não foi nem de longe violento já que o Rômulo imediantamente se levanta e pede a marcação do pênalty.

Diante de um estádio lotado, o árbitro simplesmente ignorou as ciscuntâncias e expulsou o zagueiro deixando estupefactos mais de dez mil torcedores e mais onze jogadores. O clássico que tinha tudo para ser disputado e até mesmo vencido pelo Brasiliense (que vive um momento financeiro e técnico melhor) de repente foi estragado pela ação do juiz.

Segundo o livro de regras do futebol da CBF, existem vários casos em que a falta é punível com expulsão. São elas:

1. for culpado de jogo brusco grave
2. for culpado de conduta violenta
3. cuspir em um adversário ou em qualquer outra pessoa
4. impedir um gol ou acabar com uma oportunidade clara de gol, com uso intencional de mão na bola (isso não vale para o goleiro dentro de sua própria área penal)
5. acabar com uma oportunidade clara de gol de um adversário, que se movimenta em direção à meta adversária, mediante uma infração punível com um tiro livre ou penal
6. empregar linguagem e/ou gesticular de maneira ofensiva, grosseira ou abusiva
7. receber uma segunda advertência com cartão amarelo na mesma partida

O item que mais se aproxima do caso em questão seria o item 5. São os casos em que geralmente o jogador é o último homem da marcação. No entanto a oportunidade não era claramente uma chance de gol já que Vizotto estava debaixo da trave e o atacante poderia ter errado o chute ou cabeçada (ele nem havia chegado na bola ainda).

Com um a mais em campo, ficou fácil para o Brasiliense ampliar o placar. E com dois então? A expulsão do volante Éverton foi ainda mais inexplicável. O meia Iranildo se movimentava em uma direção e o volante foi em sentido contrário para tentar lhe tirar a bola. Quando viu seu marcador, Iranildo resolve chutar a bola para a esquerda. Éverton então girou e colocou o braço acima de sua face para proteger o rosto da bolada, gesto típico de jogador experiente. Iranildo que vinha em velocidade pela força da inércia tromba com Éverton. O juiz que estava longe do lance viu uma agressão e expulsou o volante que também não havia sido advertido.

O sentimento que ficou foi um só: decepção. Isto porque até as expulsões o clássico estava em aberto, qualquer uma das equipes poderia ter saído vencedora. Clássicos ou jogos em que as equipes são parelhas normalmente são decididos em detalhes. E não há como não dizer que este detalhe influenciou diretamente a vida do Gama nesta semifinal.

Com ajuda da NMTV, o BLOGAMA exibe agora o vídeo com os momentos mais polêmicos da partida. Como uma imagem vale mais que mil palavras, fica a dica de quem quiser assistir e tirar suas próprias conclusões. A narração é da Rádio Comunidade 98,1 FM.



Até o momento 5 comentários:

  1. Vergonha o que o Ricce fez.. ridiculo.. na minha opinião nem penalti foi..

  2. Sandro Ricci pra q expulsar 2 jogadores do gama ??
    penalt tudo bem mas nao era pra expusao nao
    e na segunda expusao tbm nao era pra vermelho nao ¬¬

  3. Anderson 100% Gamão :

    O penalti deveria ser marcado, mas espulsar o Da Siva foi uma transgressão grave.

  4. O Sr Sandro Mal Intencionado Ricci apesar das imagens, deve estar dizendo que agiu acertadamente nas duas expulsoes, o Sr Rene, mal escalador dos arbitros, tbem deve estar o apoiando, o sr Paulinho Improbidario Araujo tbem segue os dois irresponsaveis.E fazer o que nesse caso? lamentar, alias, e lamentavel ter uma diretoria como essa do GAMA, e lamentavel ter uma diretoria como essa da FBF, enfim, e lamentavel o futebol de Brasilia. Enquanto tivermos esses b... acima citados no meio de nosso futebol, sera dai para pior, sempre teremos o pior campeonato do Brasil. Ja nao da publico, e quando se ve um fato inedito, como o Bezerrao lotado, se ve tbem um fato inedito. O melhor arbitro de um brasileiro, r... na cara dura o time da casa. Parabens Paulo Goyaz, parabens Sandro V... Ricci, parabens Paulo C... Araujo, pela lambança.
    (Comentário editado pela moderação)

  5. Realmente, vendo os lances percebe-se que o Ricci estava completamente tendencioso a favorecer o Jacaré. Na boa, nem precisava disso, sabemos q o Amarelão tinha totais condições de vencer o jogo na base do jogo limpo. Por isso que futebol no DF continua sendo uma vergonha e ninguém dá valor.
    Marcommand
    (Comentário editado pela moderação)


Leave a Reply

Pesquisar este blog