quarta-feira, 8 de abril de 2009

A matemática entra em campo

Autor: Marcelo | quarta-feira, 8 de abril de 2009 | Categoria: |


Restando apenas duas partidas para o final do quadrangular decisivo, é hora de pensar nos números. Dos quatro clubes que iniciaram a segunda fase apenas um está matematicamente classificado. Os outros três tem chances de ficar com a segunda vaga na decisão e na Copa do Brasil de 2010 ou até terminarem em primeiro do grupo.
A seguir analisaremos as chances de cada clube para a decisão:

BRASILIENSE: O líder do quadrangular e favorito ao título já está classificado. Possui hoje 10 pontos e saldo positivo de 8 gols. Briga apenas pela primeira colocação que lhe garantirá jogar a segunda partida da decisão no estádio Serejão. Para isto bastam uma vitória ou dois empates nos jogos seguintes. Possivelmente entrará com equipe reserva na próxima partida. Adversários que lhe restam: Brasília (Fora) e Gama (Casa);

GAMA: O vice líder ganhou uma sobrevida com a vitória em casa diante do Brasília. Pode garantir a classificação com uma vitória sobre o Dom Pedro no próximo domingo (ou sábado) desde que o Brasília não passe de um empate com o Brasiliense. Em caso de empate: terá que vencer a última partida contra o Brasiliense no Serejão e torcer por um tropeço do Brasília; ou empatar a última partida e torcer por um empate na metropolitana entre Dom Pedro e Brasília. Em caso de derrota para o Dom Pedro o Gama terá que obrigatoriamente vencer a última partida contra o Brasiliense e torcer para que o Dom Pedro não vença o Brasília. O alviverde possui 6 pontos e apenas 1 gol de saldo. Adversários que lhe restam: Dom Pedro (Casa) e Brasiliense (Fora);

DOM PEDRO: O time da Metropolitana levou um sacode do líder e caiu para a terceira posição. Para se classificar precisa vencer as duas partidas que lhe restam; Em caso de empate na próxima partida, terá de vencer o último jogo e torcer por derrota do Gama diante do Brasiliense, mas caso o Gama consiga o empate no clássico, o Dom Pedro teria que golear o Brasília em casa. Se perder a próxima partida, o Dom Pedro estará eliminado da decisão e brigará somente pela série D. Hoje o alvirrubro possui 4 pontos e saldo negativo de -6 gols. Adversários que lhe restam: Gama (Fora) e Brasília (Casa);

BRASÍLIA: Para o colorado a situação é delicada. Hoje na quarta colocação, o calango precisa vencer os dois jogos que lhe restam e torcer por derrotas do Gama. Se empatar terá que torcer pelo empate no Bezerrão ou vitória do Dom Pedro, o que lhe obrigaria a vencer a última partida e torcer por uma vitória do Brasiliense sobre o Gama. Se perder estará automaticamente eliminado da decisão. Um empate ou derrota combinado com derrota ou empate do Dom Pedro na próxima rodada valerá uma decisão para ambos na última partida pela série D. Possui hoje 3 pontos e saldo negativo de -3 gols. Adversários que lhe restam: Brasiliense (Casa) e Dom Pedro (Fora).

Até o momento 3 comentários:

  1. Marcelo, os pamonhas já tem o direito de jogar a segunda partida da final em casa e por dois resultados iguais, mesmo que terminem na segunda colocação nesse quadrangular.
    Segundo o regulamento, o parâmetro utilizado para definir quem será o time com vantagem é a classificação final na 1ª fase, não no quadrangular.
    Ainda que o Gama termine em 1º, fará o segundo jogo da final fora de casa.

  2. Faço referência aos rumores que surgiram agora sobre a intenção dos mal intencionados em punir o Gama com a perda de mando de campo: Sobre o absurdo do assunto, gostaria de lembrar que na primeira rodada do Candação a torcida de aluguel (se é que pode chamar aquilo de torcida) do time de proveta invadiu a área reservada a torcida do Luziânia espancaram covardimente com paus e pedras os torcedores visitantes, todo mundo viu inclusive a TV mostrou imagens do fato, mesmo assim ninguém da Federação nem do TJD tomou nenhuma providência!!!!!!. Ou seja: espancar torcida adversária pode, agora garrafas plásticas que aparecerem no gramado que ninguém sabe quem jogou (pode até ser armação de invejosos infiltrados na nossa torcida só para nos prejudicar. Eles são capazes de tudo!!!!) aí querem punir o nosso time com perda de mando de campo, muito bonito né?????!!!!!!!! É muita palhaçada. Não vamos aceitar mais essa sacanagem com o nosso time em hipótese alguma....!!!!
    Ass: Silva - Gamense

  3. Obrigado pela lembrança Thiago. Verdade, o regulamento considera apenas o resultado da primeira fase como parâmetro de ordem dos jogos. Imaginei que seria apenas para a segunda fase.


Leave a Reply

Pesquisar este blog