sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pega fogo no picadeiro

Autor: Capottão | sexta-feira, 3 de setembro de 2010 | Categoria: |



Por Pedro Patrocínio

Foto: Francisco Stuckert
Como de costume, sempre acesso sites esportivos após os jogos do Gama para saber detalhes que passaram despercebidos durante as partidas. Busco sempre saber sobre substituições, renda, cartões, e evito saber da opinião dos torcedores, pois sempre me irrito com certas palavras e clichês que ouvimos por ai.

Gosto de olhar fotos dos jogos. Ver a torcida, a expressão de cada um e principalmente os lances de disputa de bola. Mas eis que me deparo com a imagem em destaque neste texto. Uma fotografia tirada pelo repórter fotográfico Francisco Stuckert, que simboliza todo o sentimento de uma torcida: a perda da graça, o sentimento de que somos palhaços e principalmente a tristeza nos olhos de cada um.


Foto: Francisco Stuckert

Pobre palhaço pirulito. Símbolo de nossa torcida há muito tempo (Alguns dizem que o palhaço é flamenguista e não concordam com tal afirmação). Não importa. Pirulito esteve sempre presente nos jogos independente da sua postura, se tornou referencia de crianças, dos marmanjos e até grito de torcida organizada. Pirulito deixou de ser motivo de alegria, para se tornar retrato do descaso que transformaram o Gama.

Somos todos um Pirulito? Ou palhaços mesmo são os que estão no poder? Difícil responder, pois sobre o simbolismo do palhaço, habita a figura do ser que traz a alegria e contagia o público com seu espetáculo e carisma. E existe também a figura da inconseqüência, da imaturidade, da falta de seriedade nas atitudes da vida. Inconseqüente, imaturo e irresponsável... Eis o que interfere no Gama.




“Gama, meu Gama. Quanto sofrimento se passa naquele Bezerrão em dia de jogo. Pergunto-me se existe alguma mandinga, macumba, mal olhado, ou se simplesmente falta sorte. A bola deixou de entrar faz é tempo, e o tempo deixou de ser aliado da sorte. “
.


Até o momento 2 comentários:

  1. ótimo texto!!!

    Somos todos pirulito!!! Somos todos GALDINO!!!


    Acima de tudo ORGULHOSO de ser GAMENSE!!!

    Orgulho eterno!!!

  2. Muito bom o texto. Essa diretoria que está no comando do gama a 18 anos, nos últimos 5 anos tem nos feito de palhaços.
    Machado


Leave a Reply

Pesquisar este blog