sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em busca de um sonho

Autor: Marcelo | sexta-feira, 10 de setembro de 2010 | Categoria: |


Eduardo faz parte do elenco juvenil do Gama.
Foto: Marcelo Gonçalo (Blogama.net)


A maioria das pessoas costumam ter um sonho a se realizar. Alguns pensam um dia em ganhar na mega sena, outros em conquistar aquela loura da TV...sonhos possíveis e talvez impossíveis de serem realizados. Mas como fazer para se realizar um sonho? Já dizia o filósofo Lao-Tsé da china antiga: "Toda longa caminhada começa sempre com o primeiro passo".

Eduardo Pacheco à primeira vista é um garoto como todos os de sua idade. Poderia muito bem assim como seus amigos passar os finais de semana em casa jogando Playstation, ir ao cinema, curtir uma piscina...mas ao invés disso Eduardo preferiu ir em busca de um sonho. Queria ser jogador de futebol.

Mas não bastava ser jogador de pelada. Tinha que ser para valer e com a camisa do seu time de coração. Tinha que ser jogador do Gama. A paixão pelo alviverde começou em 1998 quando assistiu sentado no pescoço de seu pai o Gama ser campeão em cima do Londrina em um Mané Garrincha completamente lotado.

Já com 14 anos Eduardo pensava como faria para realizar o seu sonho. Afinal de contas não era só chegar no Gama e pedir para jogar. Com quem teria que falar, já que não conhecia ninguém? Teve uma idéia então. Entrou na comunidade do Gama no Orkut e perguntou quando iria ter peneira da equipe de base.


Post de Eduardo no orkut em 2007.


Eu nem fazia parte do Blogama na época quando me deparei com aquele pedido. Como tinha alguns contatos, passei para ele o telefone do Vilson de Sá que era responsável pelas categorias de base em 2007. Eduardo entrou em contato com Vilson e agendou um teste. Em 2008 Eduardo passou no teste e passou a fazer parte das categorias de base do Gama.

Aos 15 anos Eduardo treinava como lateral esquerdo na categoria sub-15 no campo do SLU próximo ao setor norte. Começava ali a realização do sonho de se tornar jogador de futebol. No trabalho de base faltava muita coisa até que no segundo semestre a empresa FUNFA assumiu as categorias de base. Em 2009 passou então a treinar no núcleo do Gama com o professor Ribamar.

Mas quem pensa que daí em diante foi fácil está completamente enganado. Morador de Vicente Pires, Eduardo tinha que pegar dois ônibus para chegar até o Centro de Treinamento. Além disso tinha que concorrer com vários jogadores vindos de diversas cidades do entorno.

"Foi complicado jogar no Gama. Várias vezes pensei em desistir, mas depois voltava a jogar" disse Eduardo. Neste ano ocorreu a renovação da equipe de 1992. Era a chance de Eduardo fazer parte da equipe que participaria do campeonato candango Juvenil. Na Copa AGAP do primeiro semestre, a equipe foi eliminada nas quartas de final e precisaria encontrar forças para fazer uma boa participação na Copa Juvenil em Catalão.

O titular da equipe na lateral esquerda era Vitinho e Eduardo estava na lista de dispensas. Seria uma pausa ou até mesmo o ponto final da luta pelo sonho. Mas quis o destino que Vitinho se machucasse e sem outras opções para a posição, o técnico Enock Lopes chamou Eduardo de volta à equipe. Eduardo viajou então para Catalão com o grupo Juvenil.

Logo na primeira rodada, o time sofreu uma derrota para o modesto CRB de Alagoas. O técnico Enock Lopes fala da atuação de Eduardo naquela ocasião: "O Pacheco (Eduardo) jogava meio "travado", mas depois em Catalão se soltou e passou a se destacar na equipe". De fato depois daquela derrota a equipe se uniu e passou a vencer todas as partidas em seguida. Infelizmente foi eliminada na semifinal nos pênaltys.

Mas depois da participação na Copa Juvenil, a equipe ganhou liga. Eduardo credita essa transformação ao técnico Enock Lopes: "O Enock é um técnico muito bom, ele fala a língua do jogador e dá liberdade pra gente atuar" disse depois da goleada de 11x0 sobre o Comercial sábado passado.

Eduardo dá um conselho aos garotos que quiserem seguir carreira na equipe de base: "Tem que ter paciência. A gente aqui se priva de muitas coisas, mas temos que focar no objetivo e nunca desistir. É importante também não dar um salto maior do que as pernas". Eduardo também comentou a má fase da equipe profissional que depende de um milagre para não cair para a quarta divisão: "Eu sou gamense de coração. Para quem viu o Gama ser campeão brasileiro em 1998 no pescoço do meu pai dói muito ver o Gama nesta situação. Quarta feira passada era pra ter ganho o jogo" disse.

Eduardo juntamente com toda a sua equipe entrarão em campo neste domingo às 14:00 no campo da Feira do Produtor da Ceilândia para enfrentar o AAGPC/ECON. Alguém duvida que esse menino vai longe?

PRECISA-SE DE CRAQUES
O Coordenador das categorias de base do Gama Alberto Carlos Mohammad, o Betinho informa que a FUNFA não tem planos de fazer peneiras por enquanto. Quem quiser fazer parte das categorias de base do Gama precisa ser indicado ou marcar um teste com os corrdenadores dos núcleos Pedro ou Ribamar.

Betinho disse que está em busca de jogadores nascidos em 1993 para reforçar a equipe sub-15: "A gente precisa de laterais esquerdos e direitos, zagueiros, goleiros e atacantes" disse. Perguntamos se o jogador precisa ter porte físico avantajado para ter chances: "O mercado de jogadores hoje dá preferência a jogadores de porte, mas se tiver talento também tem chances".

Betinho também trabalha para renovar a equipe sub 15: "Para jogadores nascidos entre 95 e 96 a gente precisa em todas as posições a fim de montar a equipe de base para 2011" avisa. Quem quiser agendar um teste anote aí os telefones dos coordenadores dos núcleos: Pedro (9264-1000) e Ribamar (9228-7611).

Até o momento 6 comentários:

  1. Esse aí eu conheço e bem ...

    Pacheco, que Deus possa te abençoar e te iluminar nessa caminhada ... Vc tem potencial mlk, acompanhei todo o seu sofrimento pra chegar onde chegou ... Sei q não foi fácil, mas vc venceu essa primeira batalha ...

    Abração mlk ... Que Deus possa te abençar e te iluminar sempre ...

    Nur Omar

  2. O dinheiro que por venturaa Funfa arrecadar com a venda com os jogadores, fica com ou com o Gama? Porque as despesas com certeza ficam.

  3. Existe um contrato de colaboração entre Gama e Funfa. Em caso de negociação, a FUNFA fica com uma porcentagem sobre o jogador. Mas existem jogadores que são 100% da Funfa, como o meia Thiaguinho que está no Brasiliense.

  4. Realmente estão no caminho certo esses garotos, pois é muito bom ver o S.E. do Gama com seu futuro bem organizado, vale a pena torcer por eles, vamos lá torcida, assim veremos os nossos futuros craques do Gama e do cenário nacional.

  5. Alguém sabe informar qual a porcentagem de cada parte neste contrato de colaboração entre Gama e Funfa ???? ou só Deus sabe ????

  6. Pacheco é diferenciado!


Leave a Reply

Pesquisar este blog