quinta-feira, 9 de setembro de 2010

LUTO - Tim deu início ao maior clube do DF

Autor: Marcelo | quinta-feira, 9 de setembro de 2010 | Categoria: |


A última aparição de Tim foi no lançamento do DVD de 1979 na academia Any Shirley ano passado. Na foto acima: jogador Odair, técnico Bugue, Tim, Almir Vieira e Marcio Almeida.
Foto: Marcio Almeida (Memorial Gamense)

Dizem que um homem não se mede pelo que possui e sim pelos seus feitos. Com certeza Hermínio Ferreira Neves ficará para sempre em nossa memória por ter iniciado no coração do cerrado uma história de glórias.

Tim nasceu no dia 02 de abril de 1926 na pequena cidade de Rubim em Minas Gerais. Amante do futebol, começou a jogar nos campos de terra de sua cidade. Logo depois estaria defendendo o Iguaçu de Araçuaí, norte de Minas. Ganhou o seu apelido por ter seu estilo de jogo parecido com o atacante Tim, ídolo do Fluminense e jogador da seleção brasileira de 1938.

Tim jogou ainda no Atlético de Teófilo Otoni e teve uma passagem pelo Atlético Mineiro. Porém pendurou as chuteiras devido à uma contusão no pé em 1951. Atraído pelas oportunidades de trabalho na Nova Capital, Tim abraçou a carreira de Barbeiro na Cidade Livre, (hoje Núcleo Bandeirante). Depois exerceu sua função no Salão Ceará da 306 sul. Conseguiu depois de algum tempo ser o barbeiro do Supremo Tribunal Federal.

Foi diretor do Gaminha, equipe de futebol amador da cidade. Depois de alguns desentendimentos com a diretoria, fundou sua própria equipe, o Minas Atlético Clube. Mas foi em outubro de 1975 que ocorreu o fato marcante que foi determinante para a criação da SEG. Em uma festa ocorrida no clube Opromeso (hoje conhecido como Flamboyant e que recebe a feira dos goianos) que era o clube de maior expressão da cidade vários diretores de times amadores se encontraram. Entre eles Walter Emetério que era diretor do Flamenguinho. Tim lhe disse à época que pretendia criar um clube de futebol para representar a cidade no campeonato candango. Walter riu e provocou Tim lhe dizendo que ali no Gama não tinha homem para criar um time de futebol profissional.

Como resposta à sua provocação, Tim pegou um empréstimo de Cr$ 7.500,00, registrou o nome do clube na Federação, comprou bolas e uniforme. Marcou reunião com desportistas da cidade e o administrador do Gama, Antônio Walmir Campelo Bezerra e pediu apoio de todos para a criação da nova equipe. Tim foi o primeiro presidente da SEG mas em troca de apoio teve que entregar a gestão da equipe depois de seis meses. Tim foi presidente de 15/11/1975 a 15/06/1976 e depois foi vice-presidente de futebol em 1985.

Sua última aparição pública foi no dia 15/11/2009 no lançamento do DVD do título de 1979. Tim faleceu no dia 07/09/2010 e foi enterrado no cemitério Campo da Boa Esperança e sob seu caixão uma bandeira e uma camisa de seu clube. Compareceram ao enterro o ex-presidente e co-fundador Antônio Goiano (Antõnio José Gonçalves), o também ex-presidente Tonhão (Antônio Alves do Nascimento Neto), o ex-jogador Santana (campeão em 1979), Zé Cruzeirinho, Zequita e outros amigos. Os presentes assistiram um vídeo de 5 minutos produzido por Marcio Almeida.

Assista abaixo o vídeo com a última entrevista de Tim ao historiador Márcio Almeida. Repare na emoção que Tim falava de seu clube. Que agora ele descanse em paz e lá de cima olhe por nós e pelo nosso clube querido.

Até o momento 3 comentários:

  1. Que os Dirigentes atuais da SEG, tenham ele "TIM" com exemplo de AMOR e FIDELIDADE a esse time que é do povo gamense, tomem vergonha na cara e traga essa alegria do povo para o topo novamente.

  2. DF tá mal de clube...imagina como deve ser o menor!

  3. Meus pesames a família do fundador do time que tem a torcida mais apaixonada do DF: Sociedade Esportiva do Gama. Descanse em paz Tim.
    Antonio


Leave a Reply

Pesquisar este blog