sexta-feira, 9 de julho de 2010

CERCO - Novo Estatuto do Torcedor dificultará vida de organizadas

Autor: Marcelo | sexta-feira, 9 de julho de 2010 | Categoria: |


Cenas de violência comuns em dia de jogos podem estar com os dias contados
Foto: Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press

Foi enviado ontem para sanção presidencial após aprovação pelo senado a nova edição do Estatuto do Torcedor. Criado em 2003 para ser uma referência entre clubes e torcedores, as novas alterações propostas pelo Ministério da Justiça com colaboração do Ministério Público têm por objetivo diminuir a violência entre polícia e torcidas rivais. As novas regras também contribuirão para que a legislação brasileira seja adequada às leis internacionais a fim de permitir um maior controle da situação visando a Copa do Mundo de 2014.
Entre a série de medidas propostas está a punição mais severa para o torcedor que promover, incitar ou praticar violência nos estádios e em seus arredores assim como invadir o campo de jogo. A pena agora para os atos é de um a dois anos de reclusão mais pagamento de multa. Se o réu for primário, a pena pode ser convertida em proibição de presença nos estádios no período de 3 meses a 3 anos.
Até para xingar, a torcida terá que abrir o olho. Palavras racistas, xenofóbicas ou discriminatórias gritadas em estádios podem ser motivos para expulsão do torcedor dos estádios. As torcidas organizadas também não foram esquecidas pela nova versão da Lei.
Mesmo se apenas um membro de torcida organizada pisar "fora da faixa", todos os integrantes terão que cumprir a pena de proibição de comparecer aos estádios e seus arredores durante três anos. Ou seja, condenando a torcida organizada à sua extinção.
Para que estas ações não se tornem inexequíveis, a justiça ordenou o cadastramento de todos os integrantes de torcidas organizadas com foto, identidade, CPF e endereço para ter meios de efetuar a condenação. Os nomes daqueles que foram condenados terão seus nomes publicados na internet e nas entradas dos estádios.
A justiça também não esqueceu dos cambistas. Os atravessadores que forem pegos revendendo ingressos por preços superiores aos praticados nas bilheterias serão condenados a dois anos de reclusão mais pagamento de multa. Para fraudes praticadas na bilheteria a pena aumenta para seis anos.
O Estatuto também prevê a criação de ouvidorias no interior dos estádios e a obrigatoriedade da divulgação das súmulas dos jogos inclusive com o borderô financeiro.
Clique aqui e veja o novo Estatuto do Torcedor com as alterações propostas.

MACAÉ PERDE AMISTOSO
Ontem à tarde Duque de Caxias e Macaé se enfrentaram à tarde em Xerém em amistoso de preparação das duas equipes. No final o Caxias conseguiu a vitória por 2x1.
Mas o Macaé esteve muito perto de empatar a partida. Nos acréscimos, a trave salvou o que seria o gol de empate do alvianil praiano. Agora o Macaé se dedicará exclusivamente à estréia da equipe na série C diante do Gama no magnífico estádio Bezerrão dia 18/07 às 16:00.

Até o momento 2 comentários:

  1. Vem em boa hora essas mudanças no Estatuto do Torcedor, principalmente sobre as torcidas organizadas. Tem que acabar às constantes brigas entre elas, e os envolvidos punidos.
    Pedro

  2. Precisa ser feito alguma coisa para livrar as pessoas de bem que vão aos estádios, dos retardados que tem fezes na cabeça e que precisam agarrar outros homens para se satisfazerem. Em Belo horizonte, por exemplo, em dia de clássico a população inteira fica em perigo por causa de algumas crianças(adultos sem cérebros). Não vamos comer bosta só porque outros comem, ser gamense é ser uma pessoa com personalidade inteligente, aos que gostam de comer capim estragado, procurem ajuda.
    Anderson 100% Gamão


Leave a Reply

Pesquisar este blog