terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

RAIO-X: Dom Pedro, a zebra que adora aprontar

Autor: Marcelo | terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 | Categoria: |


Nos anos 90 o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha uma equipe de futebol amador muito forte que costumava dar trabalho nos campeonatos que disputava. Até um dia de 1996 que Cléver Rafael e mais alguns suboficiais da corporação resolveram profissionalizar o time. E assim foi criado o Esporte Clube Dom Pedro II em homenagem ao patrono da corporação. Sua cor vermelha é dedicada aos profissionais que vivem de salvar vidas.
Cléver Rafael sempre foi conhecido por sua persistência. A equipe nunca teve um estádio que poderia chamar de casa. Já atuou em diversos estádios de Brasília e não pôde conquistar uma torcida. Em 2001 foi rebaixado à segunda divisão onde voltou no ano seguinte graças à cessão de alguns jogadores do Gama.
Dificuldades nunca faltaram para o Dom Pedro II. Falta de patrocínios, de estádio, de torcida...A única coisa que nunca faltou foi fé. Essa fé já rendeu frutos para o clube.
Foi vice-campeão candango em 1999 o que lhe credenciou a participar da série C e jogou contra o Fluminense-RJ no Maracanã.
O Dom Pedro II é conhecido como o time que adora aprontar. Mesmo sendo cogitado ao rebaixamento sempre faz bons campeonatos como o de 2008 quando desbancou Gama e Ceilândia e conquistou o vice campeonato. O Dom Pedro de 2010 por pouco não deixou de existir. Graças a um interesse do Vasco-RJ de implantar uma filial no DF, o time dos bombeiros iria se transformar no Vasco-DF. Porém as negociações emperraram e o clube continua.
Este ano o Dom Pedro repetiu a receita dos anos anteriores que lhe permitiram continuar na primeira divisão: Manter um base do ano anterior e apostar em destaques do futebol local. Do time de 2009 que foi eliminado nas semifinais ficaram o goleiro Fernando e os zagueiros Rodrigo Mello e Jadir. De reforços vieram o atacante Eraldo, o volante Leandro e o atacante Djavan, revelação da terceira divisão do candango do ano passado que dizem ter sido especulado pelo Atlético-MG.
Mesmo assim o Dom Pedro faz uma campanha apenas razoável. Com apenas uma vitória no campeonato até agora, o técnico José Lopes Risada tentará fazer que seu time consiga chegar até as semifinais, mas sem reforços será muito difícil. Pela lógica é uma equipe que brigará pela permanência na primeira divisão, mas a zebra pode voltar a aparecer.

MAIS DO DOM PEDRO II
NOME: Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante
MASCOTE: Fênix
ESTÁDIO: Metropolitana com capacidade para 3.000 pessoas.
POSIÇÃO CAMPEONATO LOCAL ANO PASSADO: 4º
DESTAQUES: Zagueiro Rodrigo Melo e atacante Djavan
TIME BASE: Fernando; Danilo, Rodrigo Melo, Rafael e Mailson; Urânio, Marcio, Gustavo e Wagner; Caco e Djavan
TÉCNICO: José Lopes Risada

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog