sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

RAIO-X: Ceilandense, o time mutante

Autor: Marcelo | sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 | Categoria: |


Em 1976 um grupo de amigos se reunia todos os finais de semana no campo de futebol da QNL de Taguatinga, onde hoje funciona o Atacadão Extra. Desta empolgação surgiu um time amador chamado L Norte Esporte Clube.
O time amador ganhou tudo que disputou. O senhor Manoel da Silva Santos então teve a idéia de fundar um time profissional daquele amador. Em 08/10/1977 surgiu então a Sociedade Esportiva Ceilandense cujo mascote era uma serpente como se via no seu primeiro escudo.

Mas a vida do Ceilandense nunca foi fácil. Sua vida era recheada de acessos e descensos, porém sem conseguir o título de campeão. Participou da série C do brasileiro em 1995 e 1997. Em 2005 foi vice campeão da segunda divisão mas caiu no ano seguinte.
Os maus resultados dentro de campo refletiram diretamente a vida do Ceilandense que sempre disputava a segunda divisão com jogadores emprestados do parceiro Ceilândia. O clube também ficou com fama de caloteiro ao chegar nos finais de temporada devendo salários aos jogadores. Em 2006 mudou o escudo novamente e o mascote: Arara.
Na segunda divisão desde então, o Ceilandense sempre chegava nas semifinais e morria na praia. Foi assim em 2007 (5º lugar) e 2008 (4º lugar) até que em 2009 surgiu a oportunidade de fazer uma parceria com o Gama que acabara de encerrrar sua participação na série C. Ano passado o clube surpreendeu e foi campeão pela primeira em sua história levantando o caneco da segunda divisão candanga.
Foi então que o time mudou mais uma vez de escudo e de uniforme. Devido a uma parceria entre o Ceilandense e o Atlético-GO, o clube mudou seu nome, seu escudo, seu uniforme e seu mascote passando a se chamar Sociedade Atlético Ceilandense.
Sob a presidência de Marcelo Cruz e Gerência de futebol de Carlos Félix, o Ceilandense teve que reformular todo o seu elenco para 2010, já que o Gama levou todos os jogadores. Mas o clube investiu bem e trouxe bons jogadores do futebol do norte e alguns valores locais. O técnico é João Carlos Cavalo, famoso por levar pequenos clubes ao título no norte. Neste ano o Dragão começou avassalador e foi líder por três rodadas. Porém vem de uma humilhante derrota para o Botafogo por 4x1 e está na terceira colocação. Com a equipe que tem, o Ceilandense de 2010 tem totais condições de se classificar para as semifinais. Já conquistar o título é outra história. Uma vaga na série D já estará de bom tamanho.

MAIS DO CEILANDENSE

NOME: Sociedade Atlético Ceilandense
MASCOTE: Dragão
POSIÇÃO CAMPEONATO PASSADO: 1º (Campeão da Segunda Divisão)
ESTÁDIO: Abadião com capacidade para 5.000 pessoas
DESTAQUES: Meias Maninho e Esquerdinha e o veterano atacante Giovani
TIMA BASE: Welder; Amaral, Everson, Rizo e Rogério; Zé Ricarte, Ismael, Maninho e Esquerdinha; Douglas e Giovani.
TÉCNICO: João Carlos Cavalo

Até o momento 2 comentários:

  1. Mutante mesmo! Time sem marcas. Mas nosso Gama tem que tomas cuidado, não é atoa que estão em terceiro. Ganhando, podem nos ultrapassar. Mais uma motivação para ganhar, eliminando mais um concorrente direto.

  2. muito boa a matéria, só que em 2005 só subia o Campeão (Capital), então o ceilandense não disputou o Candangão de 2006


Leave a Reply

Pesquisar este blog