domingo, 30 de novembro de 2008
Uma nova fase está por vir!
Depois de anunciar o novo técnico a nova diretoria do Gama já anunciou os primeiros 4 reforços!
3 ninguém nunca ouviu falar e o outro um velho conhecido da torcida Gamense:
NOME: PEDRÃO
POSIÇÃO: ZAGUEIRO
EX CLUBE: GEL
NOME: MARCO ANTÔNIO
POSIÇÃO: VOLANTE
EX CLUBE: GEL
NOME: YOMÍSIO
POSIÇÃO: LATERAL DIREITO
EX CLUBE - RIO BRANCO
E o nosso conhecido é nada mais nada menos que o zagueirão Gilvan que jogou no Gamão em 2006 e 2007.
Hoje no estádio Bezerrão ocorreu a reunião com os conselheiros e nova diretoria do Gama e nosso amigo Nur Omar acompanhou a reunião e disse à comunidade Sociedade Esportiva do Gama, tudo que foi discutido, leia abaixo:
"~ O Gama possuí uma divida hoje, estimada em 9 milhões de reais: O Paulo Goyaz foi claro e direto em falar das finanças do clube.
~ A sede do Gama que hoje está no Plano Piloto, voltará para o Gama, e será dentro do estádio Bezerrão.
~ O Time do UNIVERSO de baquete, que já foi inclusive campeão Brasileiro se chamará GAMA/UNIVERSO ou UNIVERSO/GAMA e assim que o Ginásio do Gama estiver pronto os jogos serão realizados aqui.
~ O Gama, assim como Grandes clubes do futebol Brasileiro, terá escolinhas de futebol, com o nome da SEG, no Entorno de Brasilia. Isso foi possivel graças a um apoio dos prefeitos das cidades.
~ O Treinador foi escolhido com muita calma: entre seis nomes que foram entrevistados, o PARIZ foi escolhido. O Flavio Roupp novo diretor de futebol, passou o dia com ele no ES e viu o trabalho do treinador antes de ratificar a contratação do memso.
~ A reapresentação será dia 15 de dezembro
~ Apenas seis atletas irão continuar no elenco, desse time do ano passado.
~ O Sócio Torcedor terá uma carteirinha única, com foto e nome, e terá um lugar marcado no estádio, uma cadeira para ele. Ele terá acesso a todos os jogos no bezerrão, na cadira marcada.
~ Quem assinar o Socio Torcedor ficará na PETALA PRINCIPAL, pois é la que o Presidente Paulo Goyaz quer concentrar a torcida. cada um tera´sua cadeira cativa no estádio. "
**Por enquanto estamos no caminho certo, mas estão faltando contratações conhecidas da torcida Gamense. Vamos lá Paulo Goyaz, temos que montar um time forte para sermos campeões do campeonato de Brasília e da Série C! Os dois campeonatos são meras obrigações da nova diretoria
!**
Saudações Alviverdes!
sábado, 29 de novembro de 2008
Novo treinador alviverde fala à imprensa
Giuliano Pariz concedeu entrevista ao repórter Marcos Paulo Lima do Jornal de Brasília já falando como atual técnico do clube. Nela o atual contratado fala sobre suas expectativas com o novo clube e sobre a hegemonia do Brasiliense no DF.
Bom dia, Giuliano. Já está em Brasília?
Ainda não, cara! Tô no Espírito Santo ainda. Tenho um monte de assunto particular para resolver antes de me mudar para Brasília.
Se apresenta quando?
A diretoria me pediu para começar dia 15. Acho um pouco em cima. Um mês de trabalho é pouco. Nossa estréia (no Campeonato Brasiliense) é dia 18 de janeiro. O tempo é curto, mas entendo. Alguns jogadores daí com os quais pretendo contar precisam descansar um pouco.
Com quem pretende contar?
Ainda estou definindo. Vi o jogo de ontem pela tevê (Gama 0 x 0 Bahia), mas não é possível dizer nada. O jogo foi muito ruim, cara, meu Deus do céu. Também, o time estava rebaixado, desmotivado. Não dá para exigir muito.
Quantos jogadores pretende trazer do Espírito Santo?
Já tenho uns 14, 15 na minha agenda, mas só pretendo revelar na semana que vem.
Fechou quando com o Gama?
Há uma semana. Flávio Raupp (diretor de futebol) me ligou e aceitei o desafio. A situação atual é bem diferente de 1999, quando joguei no Gama, mas gosto de desafios.
Você jogou uma partida pelo Gama no Brasileiro de 1999, não foi?
Isso, contra o Atlético-PR. Na época tava um rolo danado. Bahia e Vitória eram donos do meu passe. Complicaram minha passagem pelo Gama e tive de ir embora.
E esse desafio de assumir um time na Série C?
Não tenho medo não. Peguei o Rio Branco-ES aqui e devolvi auto-estima ao clube. O negativismo era muito grande. Eles eram conhecidos como o time que nunca deu certo. Há muito tempo eles nem chegavam em final. A diretoria só fazia m... Fomos vice-campeões da Copa Espírito Santo e a torcida voltou a acreditar no clube. Hoje, os salários estão em dia, jogadores têm plano de saúde....
O Brasiliense é pentacampeão consecutivo de Brasília. Vem para quebrar essa hegemonia?
Pentacampeão??? Vixe, cara! Não tem problema. Gosto de desafio. A diretoria daí me passou muita credibilidade. No que depender de mim, vamos fazer um excelente trabalho.
Se acha um técnico pé quente?
Olha, cara! Em dois anos e meio como técnico cheguei a quatro finais e ganhei uma. Mas não sou Vasco não, viu! O Vasco é sempre vice. Eu, pelo menos, ganhei um título (risos).
Quem é o teu referencial como técnico?
O Péricles Chamusca. Fui auxiliar dele no Bahia. Ele tem um jeito simples de trabalhar e faz com que o jogador vista a camisa não só do clube, mas a dele. Foi assim quando foi vice-campeão da Copa do Brasil aí, pelo Brasiliense (em 2002).
Você é o mesmo Giuliano da final do Brasileiro de 1993, né?
Isso. Jogava pelo Vitória. Na final, me colocaram como quarto homem de meio para fechar o lado esquerdo do Palmeiras. Que treinador louco aquele Fito Neves (risos). Deu tudo errado! Com 15 minutos de jogo aquele time do Wanderley Luxemburgo passou que nem um trator por cima da gente (risos).
O Goiás perdeu o recurso impetrado no STJD e terá que jogar a última partida no estádio Bezerrão. Mas o clube goiano e a Federação Brasiliense de Futebol não se entendem a respeito do valor dos ingressos e das despesas.
O Goiás quer pagar a mesma cota que paga à Federação Goiana que é de 10% da arrecadação. Já Fábio Simão quer que o clube goiano pague as taxas primeiro e defina o número de ingressos.
Durante a semana o presidente do Goiás soltou farpas pesadas para o presidente da FBF Fábio Simão ao dizer que "ele só quer aparecer". O pior é que ele está certo.
Farpas à parte os ingressos serão vendidos nas lojas Free Corner e nas bilheterias do estádio Bezerrão e do ginásio Nilson Nelson. O mais barato estima-se no valor de R$ 45,00 e o mais caro R$ 200,00.
O Gama já tem técnico para 2009. Finalmente depois de muita tortura o técnico-preparador físico Jean Cláudio se despediu da Sociedade Esportiva do Gama e para o seu lugar a nova diretoria inovou e foi ao Espírito Santo buscar seu novo comandante.
Trata-se de Giuliano Pariz atual treinador do Rio Branco-ES. Quem banca a notícia é o Jornal de Brasília.
Com apenas 35 anos Giuliano é um técnico novato que fez um grande trabalho na equipe capixaba. Conhecido por ser amigo dos jogadores, o novo treinador diz que parou de jogar por falta de motivação: "Não tinha mais motivação para jogar. Trabalhei em time grande, depois passei a jogar em time pequeno. Não recebia e aí acabei parando", explicou Giuliano, que enquanto ainda atuava, já ajudava em Jaguaré. "Joguei a segunda divisão pelo time, depois assumi a equipe de juniores. Aí o Eloy caiu e assumi o profissional."
Comandando o Rio Branco na Copa Espírito Santo, o técnico é querido por todos no elenco. Um exemplo é o volante Almiro, que atua na mesma posição que Giuliano jogava, a cabeça-de-área. "Por ele ter jogado como volante também, ele passa os atalhos do campo e a hora certa de dar o bote. Está sendo um aprendizado", diz Almiro.
E Giuliano não só fala como o time deve jogar. Ele faz. "São meninos muito novos. Então mostro o posicionamento e o trabalho de virada de jogo", conta o treinador, que até tira uma onda. "Eu não erro (risos). Fui bater uma falta e falei: é desse jeito. E foi gol."
"É aquele treinador que fala a língua do jogador. O que ele tem de experiência, ele passa para a gente", admite Almiro.
Com o treinador devem chegar os destaques daquela equipe na copa ES como o lateral direito Yomisio e o zagueiro David. Pelo Rio Branco o treinador foi vice-campeão deste ano na copa ES perdendo a final para a Desportiva com um empate sem gols.
Desta forma a expectativa de contar com um técnico experiente para 2009 vai por terra. Agora é aguardada a lista de dispensas para a formação da nova equipe alviverde para o candangão do ano que vem.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Gama 0x0 Bahia - Acabou, graças a Deus
O Gama se despediu da pior forma possível da segunda divisão do campeonato brasileiro. Jogando o mesmo futebol fraco das partidas anteriores o alviverde candango foi envolvido pelo time baiano e pouco ameaçava a retaguarda tricolor.
Apenas 83 bravos guerreiros compareceram para torcer no estádio. O jogo também marcou a despedida definitiva do Gama do Mané Garrincha, já que a partir do ano que vem o estádio Bezerrão voltará a abrigar os jogos do periquito
No primeiro tempo o Gama não se achou em campo. Com Bebeto isolado no ataque o pouco criativo meio de campo se limitava a espanar as bolas de ataque do Bahia.
E as melhores chances foram do tricolor. Mais uma vez André Zandoná foi o melhor jogador da partida ao fazer três defesas difíceis. Em uma delas a bola chegou a bater no travessão.
O técnico-preparador físico Jean Cláudio então resolveu mexer no segundo tempo. Tirou o atacante Bebeto totalmente fora de forma para a entrada de Maia. O alviverde passou a equilibrar o jogo com boas oportunidades criadas. Aos 8 minutos Thiaguinho recebeu lançamento dentro da pequena área e chutou prensado. O goleiro baiano defendeu.
Aos 19 minutos um lance inusitado: Júlio César sofreu falta por trás e o juiz wilson Luiz Seneme colocou a mão no bolso e ia levantar o cartão. Porém o cartão amarelo não estava lá. Foi preciso o quarto árbitro lhe emprestar o seu cartão amarelo para que o juiz penalizasse o jogador baiano.
Aos 22 Maia que havia entrado no segundo tempo sentiu a perna e pediu para sair. Edimar entrou em seu lugar.
Aos 23 o Bahia quase marcou. Paulo Roberto viu Zandoná adiantado e chutou colocado. A bola foi pra fora.
Jean Cláudio então queimou a última substituição: trocou o volante Peterson por André Silva. Aos 33 jogada pela esquerda de Elivelton que tocou para Lucas Silva. O jogador bateu bem e a bola bateu na trave.
Elivelton ainda fez uma boa jogada na pequena área defendida por Fabiano. Mas o placar permaneceu inalterado. Final de jogo: Gama rebaixado 0, Bahia mantido também 0.
Finalmente o Gama poderá descansar em paz depois de um ano trágico. A extrema unção será dada hoje à noite em jogo antecipado pela CBF. Gama já rebaixado enfrentará um Bahia sem ameaça de cair e nem de subir.
Mas mesmo em baixa a diretoria resolveu espantar os poucos corajosos que irão ao jogo. Os ingressos foram majorados de R$ 1,00 para R$ 10,00.
Segundo os mandatários o preço aumentou tendo em vista não haver parcerias para dividir as despesas. Mas a torcida promete comparecer para fazer um enterro simbólico da equipe com direito a velas e caixão.
De qualquer modo será a despedida definitiva do Gama utilizando as instalações do Mané Garrincha. A partir do ano que vem o time alviverde poderá voltar a atuar em sua casa, o Bezerrão.
MAIS UM QUE VAI
Agora quem deu adeus ao Gama foi o meia Michel. O atleta não era titular porém costumava entrar no decorrer das partidas.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O último a sair apaga a luz
Os jogadores que rebaixaram o Gama não vêem a hora de ir embora. Mais dois já anunciaram que estão abandonando a barca alviverde.
O lateral Rodrigo Ninja apareceu no CT apenas para conversar e pegar seus pertences. O jogador que teve uma boa passagem pelo Gama em 2005 e 2006 não foi bem este ano. Como tem contrato como São Caetano, ele retorna ao clube paulista onde deve ser reaproveitado.
O Anápolis que disputará o Goianão anunciou três contratações. Uma delas vai jogar a última partida pelo Gama contra o Bahia. É o volante Peterson que veio do clube goiano e passou boa parte no estaleiro. As outras duas são o atacante caolho Dinei (ex-Gama) e o volante Marquinhos Bolacha que estava no Bacabal-MA.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Saem os primeiros degolados
O processo de renovação começou na Sociedade Esportiva do Gama. Ontem quatro jogadores foram dispensados.
O lateral Edylton, o zagueiro Pedro Paulo, o goleiro Luis Henrique, O volante Aragoney e o atacante Alisson deixaram a equipe e não fazem mais parte do plantel alviverde.
O próximo cotado à degola é o técnico-preparador físico Jean Cláudio. Após conduzir o Gama ao desastre do rebaixamento Jean fala à imprensa pedindo desculpas pelos maus resultados mas que não pensa em voltar à sua profissão antiga.
Segundo ele já houve propostas do futebol goiano para exercer sua profissão. Na verdade o que o técnico queria mesmo ele já conseguiu. Apareceu na mídia como treinador de clube da segunda divisão.
Para a despedida contra o Bahia o time treinou com a seguinte formação: André Zandoná; Lucas Silva, Anderson, João Victor e Elivelton; Julio César, Ueliton, Peterson e Thiaguinho; Dendel e Bebeto. Maia e Donizeti ficarão no banco de reserva assim como o volante Tales de apenas 18 anos vindo dos juniores.
ASSEMBLÉIA DIA 30
No próximo domingo uma reunião com todo o colegiado do Gama terá lugar no estádio Bezerrão. Na pauta estão temas como situação atual,nova diretoria e planejamento para o futuro do clube.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
CONFIRMADO: Jogo do título será no Bezerrão
Após muita especulação o Goiás esporte clube confirmou que disputará sua última partida do Brasileirão no estádio Bezerrão. E o verdão goiano vai encarar nada menos que o São Paulo, líder do campeonato e virtual campeão.
Esta é a segunda das três partidas de suspensão impostas pelo STJD ao clube goiano devido aos problemas ocorridos no Serra Dourada na partida contra o Cruzeiro quando torcedores de ambas as equipes fizeram uma batalha campal no estádio. A primeira partida de suspensão foi cumprida em Itumbiara, no interior goiano.
Desde então o São Paulo tentou mudar o local da partida remarcada para o JK em Itumbiara para o estádio Maracanã. Mas a CBF remarcou a partida para o estádio do Gama.
A partida está marcada para o dia 07/12 às 16:00. A enorme torcida tricolor presente na capital agradece e certamente terá grande reforço das cidades vizinhas para comemorar o possível tricampeonato da equipe paulista.
O presidente Paulo Goyaz ainda não sentou na cadeira de presidente da Sociedade Esportiva do Gama mas já tomou a primeira medida como tal. A primeira foi o retorno de Flávio Raupp como diretor de futebol.
Raupp já esteve no Gama na mesma função quando a equipe alviverde estava na primeira divisão. Formado em direito Flávio Raupp foi um dos idealizadores e defensores da copa centro-oeste, da qual era presidente da liga na época. Afastado de Brasília Raupp tentou a sorte na política em Três Rios-RS.
O segundo vice-presidente Agrício Braga falou à imprensa que pretende formar um grupo no campeonato candango e manter para disputar e vencer a série C, mas que as dificuldades são muitas. As incertezas começam na manutenção do patrocínio com a Antares engenharia. Agrício disse que vai pedir apoio ao governador Arruda para manter o patrocínio com o BRB. Com os pés no chão Braga disse que o Gama não irá fazer loucuras mas que o campeonato candango e a terceira divisão não estimulam a vinda de bons atletas.
Sobre a comissão técnica ainda não se falou nada mas é certa a saída do atual comandante Jean Cláudio.
O atacante Alisson pediu dispensa do grupo para acompanhar a gravidez da sua mulher porém só será dispensado caso algum dos atacantes (Maia ou Bebeto) se recupere até o jogo do final de semana.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Ano novo, nova realidade
Em 2009 o Gama irá encontrar seus novos adversários no campeonato brasileiro da série C. O alviverde fará companhia ao CRB na terceirona e mais dois clubes (atualmente Fortaleza e Criciúma) darão seus lugares a Atlético-GO, Guarani-SP, Campinense-PB e Duque de Caxias-RJ.
A série C do ano que vem será disputada em pontos corridos porém será parcialmente regionalizada. Os 20 times serão divididos em dois grupos de dez integrantes de acordo com sua localização geográfica.
O Gama então estará no grupo teoricamente mais forte que englobará o eixo sul/sudeste/centro-oeste.
Os dez clubes que formariam o Grupo da Região Norte/Nordeste:
CRB-AL, Rio Branco-AC, Fortaleza-CE*, Paysandu-PA, Águia-PA, Sampaio Corrêa-MA, Icasa-CE, Confiança-SE, ASA-AL e Salgueiro-PE.
Região Sul/Sudeste/Centro-Oeste:
Brasil-RS, Gama-DF, Criciúma-SC*, Caxias-RS, América-MG, Guaratinguetá, Ituiutaba-MG, Marcílio Dias-SC, Mixto-MT e Luverdense-MT.
*Caso sejam rebaixados
Para conseguirem o acesso os clubes devem se classificar entre os quatro primeiros na primeira fase que terá jogos de ida e volta. os oito classificados farão um octogonal decisivo tembém em jogos de ida e volta. Os primeiros quatro colocados subirão para a série B em 2010.
sábado, 22 de novembro de 2008
Ceará 1x0 Gama - Triste rotina
O Gama foi a Fortaleza enfrentar o time do Ceará sem motivação alguma. Jogando no estádio Castelão para pouca mais de três mil pessoas, o alviverde candango foi derrotado mais uma vez.
O Gama estreou o lateral esquerdo Elivelton, prata da casa. Isto porque Aelson e Rodrigo Ninja abandonaram o time. No ataque somente dois atletas especialistas (Alisson e Dendel) pois nem no banco de reservas não havia atacantes.
E a qualidade técnica faltou ao Gama para poder pelo menos dar alguma alegria ao técnico-preparador físico Jean Cláudio. No primeiro tempo o periquito jogou um futebol razoável e perdeu boas oportunidades de abrir o placar. Quando a conclusão para o gol era falha, o goleiro Adilson do Ceará estava lá para defender.
E no primero tempo o jogo ficou mesmo no zero. No segundo tempo o gênio Jean Cláudio sacou o cérebro da equipe Thiaguinho para a entrada de Edimar e tirou o volante Júlio César para a entrada de André Silva. Lula Pereira respondeu com a entrada de Deives e Vavá nos lugares de Cleisson e Lúcio. O Ceará passou a dominar o jogo e logo marcou. A defesa do Gama mais uma vez entregou o ouro: Vavá recebeu dentro da pequena área e tocou para Deives livre chutar para o gol de André Zandoná. 1xo Ceará.
A partir daí o jogo foi se arrastando com ambas as equipes em pretensão alguma. Jean ainda colocou o volante Aragoney no lugar de Peterson. Mas o árbitro apitou o fim do jogo.
A equipe alviverde colocará fim ao seu martírio jogando a última partida em casa diante do Bahia no próximo sábado às 16:00.
VEJA O GOL
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
QUÊ? Brasiliense pode adotar o Bezerrão
A queda do Gama à série C em um momento de busca da sede para a copa do mundo de 2014 já começa a mostrar seus reflexos. Originalmente construído para a ser a casa do Gama o presidente-fantasma da Federação Brasiliense de Futebol Fábio Simão acenou com a possibilidade do Brasiliense mandar seus jogos no estádio verde.
Isto porque o estádio Serejão será reformado ano que vem depois do campeonato candango. A capacidade do estádio amarelo que hoje é de 28 mil passará para 35 mil pessoas.
E como o Mané Garrincha será implodido a única alternativa seria o uso do Abadião. Simão acha extremamente natural o maior rival do Gama jogar no recém inaugurado estádio Bezerrão. Para ele o fato de ser um estádio da Secretaria de Esportes não dá direito de exclusividade de uso para a equipe alviverde.
A ingerência do Gama já custou caro em outras oportunidades. Prova de que o atual presidente da federação não tem boas relações com os dirigentes alviverdes é que este permitiu que um galo gigante fosse colocado no gramado quando o Gama jogava contra o Atlético-MG no Mané Garrincha.
E ano passado o Gama foi impedido de treinar do estádio porque não havia avisado a Secretaria de Esportes. Este ano o Gama ainda teve de jogar contra o Corinthians no estádio Serejão porque a mesma Secretaria não providenciou os laudos necessários do corpo de bombeiros e da defesa civil a tempo para o início da competição.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Ceará quer se despedir da torcida por cima
A CBF alterou o "amistoso" entre Ceará e Gama. O jogo que originalmente seria disputado no sábado foi antecipado para a sexta- feira.
Mas a mudança não será contestada. Ambas as equipes gostariam que o ano acabasse logo de uma vez. Do lado cearense a decepção por ter ficado no meio do caminho depois de um bom começo de campeonato. O Ceará perdeu bons valores para outras equipe e comprometeu sua campanha.
CEARÁ
Vindo de uma derrota em casa para o Santo André que valeu a passagem dos paulistas para a série A, o elenco alvinegro só pense em se despedir da torcida de forma honrosa já que o seu próximo compromisso será fora de casa. O técnico Lula Pereira não poderá contar com o volante Chicão suspenso. Alexandre Silva será seu substituto.
O provável Ceará: Adilson; Dedé, Fabrício, Dezinho e Fábio Vidal; Michel, Alexandre Silva, Cleisson e Cadu; Lúcio e Sérgio Alves;
GAMA
Já condenado à sérei C o Gama não tem motivação nenhuma para a partida de amanhã. Como Adriano Magrão e Landu abandonaram o barco além de Bebeto e Maia estão machucados, o técnico-preparador físico Jean Cláudio terá problemas no ataque.
Provavelmente Alisson e Dendel comporão o setor.
Contando com as voltas de Rodrigo Ninja e Júlio César, a dúvida está no meio de campo. Edimar e Elivélton disputam a vaga ao lado de Thiaguinho na armação.
O provável Gama: André Zandoná; Edylton, Pedro Paulo, João Vitor e Rodrigo Ninja; Júlio César, André Silva, Edimar (Elivélton) e Thiaguinho; Alisson e Dendel.
Nem o mais otimista torcedor esperava. Em uma noite apoteótica o Brasil homenageou a torcida e o estádio Bezerrão com uma sonora goleada imposta sobre a equipe lusitana.
O resultado seu uma sobrevida ao técnico brasileiro Dunga no comando da seleção. Já o técnico português Carlos Queiroz perdeu o rumo e deve receber o bilhete azul quando voltar à Europa.
Mesmo não lotando o estádio completamente a torcida compareceu e apoiou a equipe amarela desde o início, resultando em uma entrega dos atletas que corresponderam dentro de campo. Destaque para o artilheiro Luis Fabiano que marcou três gols. Kaká voou em campo mas não conseguiu marcar.
O virtual melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo fez um bom início mas depois desapareceu na partida.
No início da partida após o hino nacional ser cantado pela dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, as homenagens ao maior jogador de futebol de todos os tempos. Pelé deu o chute inicial e o jogo começou com Portugal melhor em campo.
Logo aos quatro minutos Portugal abriu o placar. Após cobrança de escanteio a zaga falhou feio e Danny de letra marcou.
A torcida começava a ensaiar a vaia ao técnico Dunga quando o Brasil empatou. Em linda jogada individual de Robinho o atacante deu um passe açucarado para Luís Fabiano arrematar para o Gol.
A equipe portuguesa não sentiu o gol e atacava mais do que o rival. Mas a qualidade individual dos jogadores brasileiros fez a diferença. Robinho recebeu passe de Kaká na grande área e chutou. A bola passou rente à trave do goleiro Quim.
Mas logo em seguida o Brasil virou. Em linda jogada de Kaká, o meia viu a penetração de Luis Fabiano e tocou na pequena área. O matador girou ente três marcadores e chutou no canto. 2x1 Brasil.
No segundo tempo o Brasil veio determinado a vencer a partida. Em triangulação certeira Robinho recebeu dentro da pequena área e chutou. O goleiro Quim rebateu na canela de Luís Fabiano que marcou o terceiro.
O Brasil estava impossível. Em rápida troca de passes Robinho dentro da área viu a passagem de Maicon na lateral. O jogador quase sem ângulo chutou um balaço indefensável. 4x1 Brasil.
Portugal ainda esboçou uma reação. Simão Saibrosa recebeu passe de Maniche e ficou cara a cara com Júlio César. O atacante chutou cruzado e diminuiu. 4x2.
Mas não era o dia de Portugal. Pela lateral direita novamente Elano recebeu livre um passe e chutou de três dedos para o gol. A bola fez uma curva e matou o goleiro Quim. 5x2 Brasil.
O técnico Dunga de agora em diante só vai querer jogar no Bezerrão! Após uma série de substituições ainda deu tempo do Brasil marcar mais um. Cruzamento de fora da área de Josué e Adriano cabeceou forte no canto superior de Quim que nada pôde fazer.
O Juiz Jorge Larrionda nem deu acréscimos. Fim de jogo, goleada e o Brasil espanta a crise para o além-mar.
A parte negativa ficou na arquibancada. Apesar dos ingressos terem indicados os números das cadeiras, várias pessoas ficaram em pé na pétala pricipal. Indignação de quem pagou R$ 250,00 pelo ingresso.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Seleção também fora de campo
Dentro de campo no estádio Bezerrão estarão presentes boa parte das estrelas que compõem a elite do futebol mundial. Mas fora dele muitas personalidades se farão presentes no amistoso.
A começar pelo quase-campeão de fórmula um Felipe Massa. O piloto será um dos homenageados pela organização.
O maior jogador de todos os tempos Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente rei Pelé dará o pontapé inicial da partida. O tetracampeão Romário que é garoto-propaganda do GDF dará as caras no evento.
Para cantar o hino nacional foi chamada a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Ausência certa será a do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Segundo sua assessoria as condições de segurança atrapalhariam o evento.
Mas segundo o meio jornalístico esta seleção de famosos não sairá barato. Estima-se que o Governador Arruda gastou aproximadamente 10 milhões de reais para promover o amistoso na cidade do Gama.
Só para as seleções foram 3 milhões cada. O rei Pelé teria cobrado 1 milhão pela sua presença. E Romário estaria recebendo quinhentos mil a título de cachê pelas aparições nos comerciais.
Brasil e Portugal entram em campo agora à noite para conseguirem um alívio. Ambos os treinadores das equipes estão com os filmes queimados e somente uma apresentação convincente livrará um dos dois da degola.
BRASIL
O contestado técnico Dunga está com a cabeça à prêmio. Apesar da segunda colocação nas eliminatórias, a mídia clama por mudanças no comando da seleção. Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo são os apontados como favoritos ao cargo.
Alguns dizem que mesmo que o Brasil goleie o adversário Dunga estaria fora da seleção. Assim o técnico nacional armou um esquema cauteloso com três volantes para segurar o ímpeto do time português.
Júlio César continua no gol. O contestado Maicon e o experiente Kléber ficam nas laterais. Na zaga Lúcio foi cortado por contusão para a entrada de Thiago Silva do Fluminense. Ele fará companhia a Luisão na zaga.
No meio o outro contestado Gilberto Silva além de Ânderson e Elano farão companhia ao astro Kaká no meio de campo. Na frente o moleque Robinho fará dupla de ataque com Luís Fabigol.
PORTUGAL
Precisando dar uma resposta à torcida portuguesa o técnico Carlos Queiroz armou uma seleção ofensiva para tentar a vitória fora de seus domínios. Podendo contar com todos os jogadores à sua disposição o técnico luso terá o goleiro Quim. Nas laterais Bosingwa e Paulo Ferreira ambos do Chelsea da Inglaterra. Na zaga Pepe do Real Madrid e Bruno Alves do Porto. No meio de campo Nani do Manchester United, Tiago, Maniche do Atlético de Madrid e Deco também do Chelsea. No ataque o astro Cristiano Ronaldo juntamente com Simão Saibrosa.
O aparato feito pela administração do DF para o jogo desta noite no Bezerrão vai verdadeiramente parar a pacata cidade satélite do Gama. Além da movimentação ao redor do estádio ser bastante intensa, várias atividades vão mexer com a rotina dos gamenses.
A primeira coisa foi a interdição das vias que circundam o estádio. Quem quiser chegar em casa vai ter que encontrar vias alternativas.
Bandeirolas foram colocadas no estádio, nas ruas e nas vias de acesso da cidade. Funcionários da NOVACAP ainda pintam meios-fios, podam árvores e executam serviços de limpeza.
Nada menos que 2.500 policiais além de vários funcionários de diversas entidades públicas participam da megaoperação. Cones vermelhos desfilam pelas pistas que serão utilizadas pelas duas delegações.
TUMULTO MARCA TREINO DA SELEÇÃO
Além do furdunço marcado na entrega dos ingressos sorteados pela Administração Regional do Gama, o torcedor local teve que encarar uma longa e inexplicável espera para poder acompanhar os treinos da seleções. É que os portões só foram liberados em cima da hora e uma verdadeira avalanche de gente entrou no estádio.
A imprensa teve que seguir uma série de regras impostas pela segurança para poder trabalhar no treino. Felizmente nada de grave ocorreu.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O show vai começar
A movimentação em torno do estádio para o maior acontecimento do ano na cidade do Gama é intenso. Operários e trabalhadores estão empenhados em trazer o maior espetáculo já visto no Brasil para uma partida de futebol.
Cercados de metal foram instalados ao redor do estádio para garantir a integridade física dos convidados e torcidas. Profissionais fazem os últimos ajustes nos sistemas de som, imagem e vigilância do estádio. Bandeirolas foram colocadas para dar o clima da partida.
Um enorme estacionamento foi feito ao lado do estádio (ao lado do Fórum) para dar mais comodidade aos visitantes. A fiscalização é intensa e equipes de limpeza se revezam com funcionários da Administração Regional cuidando com esmero da área externa.
Tanta preocupação se reflete no desejo do Governador do DF José Roberto Arruda de transformar Brasília em uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
O presidente da Sociedade Esportiva do Gama Paulo Goyaz esteve na festa de inauguração do estádio Bezerrão promovida pela Admniniatração Regional do Gama. De improviso o presidente anunciou que pediu a prorrogação dos mandatos para que o rebaixamento deste ano sofrido pela equipe não manchasse seu mandato.
Quando questionado sobre o futuro da equipe o presidente foi enfático. Ele prometeu que o entra-e-sai de jogadores acabou no Gama. Uma base será formada para as disputas dos campeonatos regionais e nacionais. Um técnico experiente será contratado para a nova equipe.
O presidente ainda reiterou que a sede do clube vai mudar para a cidade satélite do Gama em lugar da antiga localizada na capital federal.
ENQUANTO ISSO
O grupo do Gama que foi rebaixado à sérei C se reapresentou no CT do periquito para treinar em dois períodos. Restando dois "amistosos" para a equipe já que seus adversários não brigam por mais nada o técnico-preparador físico Jean Cláudio assume sua parcela de culpa na tragédia deste ano. Frio, disse que quer terminar no Gama com mais uma vitória e já espera sua dispensa no final do campeonato: "O Gama vai seguir seu caminho e eu o meu" disse.
Adriano Magrão não retornou de Goiânia e provavelmente não participará das próximas partidas até o final do ano.
A seleção brasileira desembarcou ontem em Brasília visando o jogo desta quarta-feira quando enfrentará a seleção portuguesa em amistoso. O mais assediado na chegada ao aeroporto foi o atacante Kaká do Milan.
O mega astro do futebol internacional, estrela do futebol italiano e candidato ao prêmio de melhor do mundo de 2008 ao lado do marrento português Cristiano Ronaldo tem a humildade como sua marca. Em entrevista à imprensa o jogador declarou que será um prazer jogar no Gama, cidade onde nasceu.
Sim, amigos do blog. Ricardo Izecson da Silva nasceu no dia 15 de maio de 1982 no Hospital Regional do Gama. A história foi assim: Moradores de taguatinga os pais de Kaká eram acompanhados por um obstetra que atendia no HRG. No dia em que a mão de Kaká entrou em trabalho de parto o obstetra estava atendendo lá. Então por falta de tempo o parto foi realizado no hospital público apesar da família do astro ser de classe média.
Sobre a eleição ao prêmio de melhor do mundo que deste ano (em 2007 ele fora eleito) a imprensa perguntou o que ele tinha a dizer das declarações de Cristiano Ronaldo ao dizer que ele era o número 1, 2 e 3 do mundo. Humilde, Kaká reconheceu que pelo fato de ter ficado boa parte do ano em recuperação de uma cirurgia no joelho, o metrossexual português tem boas chances de conseguir o feito, mas enalteceu que somente depois da eleição é que se poderia comemorar o prêmio.
domingo, 16 de novembro de 2008
Presente de grego: Gama cai no dia de aniversário
Dia quinze de novembro de 1975 nascia a Sociedade Esportiva do Gama. E ironicamente neste dia em 2008 o Gama teve decretado o seu rebaixamento à terceira divisão.
Apesar de esperado, o rebaixamento revolta os torcedores do Gama por reconhecerem que o grupo tinha condições de pelo menos se manter na série B. A maior decepção foram as presepadas da diretoria do alviverde ao tomar atitudes impensadas e até amadoras à frente da equipe mais tradicional do DF.
E a posse do novo presidente do Gama Paulo Goyaz foi hoje. E a primeira medida foi a de prorrogar o mandato de todo o colegiado até o dia 29 deste mês, dia em que o alviverde terá seu último compromisso do ano. Segundo Goyaz, a medida visa "não abalar o psicológico do grupo"(?).
De uma coisa a maioria é uníssona. Se quiserem que o Gama volte a dar alegrias à torcida é imprescindível a saída do ex-presidente, atual supervisor e futuro membro do conselho administrativo Wagner Antonio Marques da administração.
sábado, 15 de novembro de 2008
Criciúma 2x0 Gama - Para quem tinha dúvidas...
Agora é oficial: O Gama está na série C do campeonato brasileiro.
Como de costume um Gama sem alma jogou um futebol razoável mas não conseguiu vencer o seu adversário direto na luta contra o rebaixamento.
Antes de começar a partida o presidente eleito Paulo Goyaz já dava declarações à imprensa sobre as mudanças que pretendia fazer para o ano de 2009. Já falando em série C o presidente avisou que muita coisa vai mudar embora não tenha adiantado algo.
No primeiro tempo o Criciúma demonstrou porque está sendo ameaçado pelo rebaixamento. O time catarinense pouco se arriscava no ataque enquanto o Gama sabendo da sua condição insistia no ataque.
E por pouco o Gama não abre o placar. Dendel por duas vezes esteve de frente com o goleiro do Criciúma mas não conseguiu acertar o alvo. Mas a zaga do Gama? Ah, a essa zaga... Aos 41 minutos deixou Luciano Bebê sozinho na área de frente com André Zandoná. O meia escolheu o canto e bateu no alto para abrir o placar. 1x0 tigre.
No segundo tempo o Gama não se encontrou em campo. Destaque negativo para o lateral Edylton que não conseguia acertar passes de dois metros. O atacante Zulu do time catarinense cansou de perder oportunidades de gol.
Não demorou muito e o Criciúma abriu o placar. Aos 19 o goleiro André Zandoná cobrou tiro de meta próximo à grande área. roubada de bola do time catarinense e o zagueiro Éverton recebeu livre um lançamento na área que só teve o trabalho de deslocar o goleiro alviverde para ampliar.
Jean Cláudio então resolveu mudar. Tirou Edylton para a entrada de Landu mas o tigre resolveu cozinhar o jogo na tentativa de ganhar tempo. Mais uma substituição entrando Aragoney no lugar de Edimar.
O árbitro Leandro Vuaden resolveu colocar emoção no jogo ao expulsar Basílio e deixar o Criciúma com dez em campo.
A cera continuava enquanto o Gama desistiu da partida rumo ao inevitável. No fim da partida alegria do Criciúma que conseguiu um vitória que coloca o time na briga pela permanência.
Do lado do Gama a aceitação do rebaixamento decretado. Pedro Paulo disse à imprensa que fica chateado com a situação do alviverde, com o abandono de alguns jogadores mas que irá tentar honrar a camisa até o fim.
O mais novo rebaixado do Brasil agora só volta a jogar na próxima sexta feira quando irá a Fortaleza enfrentar o Ceará.
COMUNIDADE DO ORKUT DA SÉRIE C DÁ AS BOAS VINDAS AO GAMA
Novo campeonato, nova realidade. Torcedores de Mixto, Rio Branco, Guaratinguetá e cia receberam de braços abertos a notícia da queda do Gama para a série C. Depois de CRB e Gama a comunidade espera a chegada do Fortaleza.
VEJA OS GOLS
Hoje é o dia de dois aniversariantes muito queridos por nós!
Do blogueiro e amigo Marcelo que está segurando as pontas aqui sozinho e é aniversário também do nosso grandioso Gamão!
O Gama está completando seus 33 anos e nosso amigo Marcelo... Deixa pra lá!
hehehehe
Marcelão, feliz aniversário e muito sucesso, vamos continuar sempre na luta por um Gama melhor.
Abraço.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Criciúma "na pendura" pra não cair
Se o Gama não sabe o que é vencer a bastante tempo, para os lados do Criciúma as coisas também vão de mal a pior. O tigre catarinense campeão da série C de 2006 e da copa do Brasil de 1991 luta desesperadamente contra o rebaixamento e não vence há quatro rodadas.
Para tentar dar uma alegria à sua torcida o Criciúma faz promoção dos ingressos para lotar o estádio e empurrar o time rumo à uma vitória que os livre do desespero.
Depois de empatar fora de casa contra o Marília na rodada passada o técnico Luiz Milioli poderá contar com o retorno de Basílio. Coutinho está suspenso e o zagueiro Wescley, o atacante Luiz Mário e o meia Sidney estão no DM. A estrela Jardel não vem agradando e Zulu continua no comando de ataque.
O provável Criciúma:Vinícius; Everton, Sílvio Criciúma, Cláudio Luiz e Paraná; Basílio, Luciano Bebê, Luiz André e Canindé; Mateus e Zulu.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Apesar do preço procura por ingressos bombam
Começou a corrida por um ingresso para o amistoso internacional entre Brasil e Portugal. Seja via on-line ou nos pontos de venda a procura é intensa.
O site www.ingresso.com esteve fora do ar durante toda a madrugada irritando seus milhares de clientes. Nos pontos de venda as filas vão se formando mesmo com a cobrança de uma taxa de R$ 18,00 por fora do valor do ingresso.
Na Admimistração Regional do Gama não param de chegar pessoas com sacolas de alimentos a fim de concorrer às cortesias. Serão 11.000 no total: 9.000 para o treino e 2.000 para o jogo.
Quem quiser assistir Kaká, Cristiano Ronaldo e Cia deve correr pois os ingressos devem acabar até o final da semana.
FESTA DOS EXCLUÍDOS
Para a imensa torcida que não poderá pagar o preço exorbitante do ingresso, um telão será instalado na praça da quadra 04 do setor sul do Gama. A banda de forró Saia Rodada foi contratada para animar a festa do povão.
A partida ocorrerá às 21:45 do dia 19/11.
O Gama afunda lentamente rumo à série C. Técnico e jogadores apesar do discurso de buscar o milagre tentam assimilar o rebaixamento da melhor forma possível.
O aprendiz de técnico Jean Cláudio em entrevista concedida à rádio Jovem Pan tentou justificar a má fase do grupo dizendo que tentou diversas maneiras de elevar o moral do grupo e conseguir as vitórias. Disse também que esperava pegar uma equipe em baixa para poder mostrar seu serviço como treinador e conseguiu. Disse ainda que mesmo caindo com o Gama em sua primeira incursão como técnico não voltará a ser preparador físico, profissão que exerceu por 16 anos.
O presidente eleito Paulo Goyaz declarou à imprensa que vai pedir afastamento até o final do ano para não "atrapalhar" a atual gestão de Carlos Macedo. Hilariante.
Para o volante Júlio César ser rebaixado pela terceira vez consecutiva mexeu com seus brios. Depois de São Caetano em 2006 e Juventude ano passado o atleta diz que não entende porque mesmo sendo destaque das equipes por onde passa seus clubes são rebaixados. Mesmo em má fase ele é procurado até por equipes da série A. Será pé frio? Mesmo assim ele garante que vai até o fim com o Gama.
Não será o caso de Rancharia e Landu que não esperaram o navio afundar. Resolveram abandonar a embarcação alviverde antes do SOS. Os dois foram dispensados pela diretoria.
Para o jogo diante do Criciúma no sábado o técnico-preparador físico terá dificuldades em montar a equipe para as três partidas de despedida. O volante tri-rebaixado Júlio César e o lateral Rodrigo Ninja estão suspenos pelo terceiro cartão amarelo. Michel,Maia e Bebeto continuam no estaleiro. A estrela Adriano Magrão não participou dos treinamentos. Foi à Goiânia acompanhar sua filha que está doente. Em compensação Jean terá o retorno de João Vitor.
Sem mais laterais esquerdos na equipe já que Aelson também foi dispensado o jovem Elivélton pode ganhar uma chance, ou pode deslocar um volante para o setor. Provável equipe alviverde para sábado: André Zandoná; Edylton, Pedro Paulo, João Vitor e Elivélton (Uéliton); André Silva, Aragoney, Edimar e Thiaguinho; Dendel e Adriano Magrão.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Haja água benta! Bezerrão terá missa
Dando início às comemorações da reforma do Bezerrão, a administração convoca toda a população para a missa inaugural do novo estádio no próximo dia 15.
Além da missa campal haverá shows musicais. Confira a programação:
Data: sábado, 15 de novembro de 2008
Hora: 16:00
Local: Estádio Bezerrão
Cidade: Gama - DF
- Santo Terço
- Adoração ao Santíssimo
- Apresentação Grupo Meninas da Vila
- Show com Zizza Fernandes
- Show com Dalvimar Gallo (ex- Anjos de Resgate)
19:30 - Santa Missa celebrada pelo D. João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília e co-celebrada pelos Padres do Gama e Santa Maria.
Atenção! Toda coleta realizada na Santa Missa será doada para Casa de Acolhimento Santo André (Setor Sul Gama)
Após muita expectativa sobre o amistoso o presidente da Federação Brasiliense de Futebol Fábio Simão convocou a imprensa para esclarecer tudo sobre a partida que marcará a inauguração do majestoso estádio Bezerrão.
A começar pelos ingressos. 9.860 cortesias serão distribuídas para autoridades e personalidades convidadas. O restante no total de 9.498 serão vendidos nas Lojas Americanas (Parkshopping, Pátio Brasil, Brasilia Shopping e Blockbusters norte, sul e lago norte) e pela internet por meio do site www.ingresso.com a partir de amanhã.
Os preços também foram definidos. Para as arquibancadas norte e sul o preço será de R$ 90,00 a meia entrada e R$ 180 a inteira. Já para as arquibancadas leste e oeste o preço será de R$ 125 a meia entrada e R$ 250,00 a inteira.
Para as cadeirantes o preço será de R$ 100,00 com direito a acompanhante. Foram disponibilizados 200 lugares na área coberta para este fim.
500 funcionários da empresa Estacom terão direito à cortesia, e a Administração Regional do Gama sorteará 1.500 ingressos para a população. Para concorrer é só levar um quilo de alimento não perecível (sal não vale) na sede da Administração até o dia 15. O sorteio será dia 16 no estacionamento do estádio a partir das 9 horas.
O evento contará com a presença do rei Pelé que dará o pontapé inicial da partida. Zezé di Camargo e Luciano ficarão responsáveis pela execução do Hino Nacional.
Na terça feira (18/11) ambas as equipes farão um treino de reconhecimento do campo a partir das 16:30. Os treinos poderão ser acompanhados por 9.000 pessoas que terão ingressos sorteados pela Administração Regional do Gama.
Falta agora a administração definir a programação do dia, como queima de fogos, desfile cívico entre outros.
fonte:jornal de brasilia
Matematicamente o Gama ainda tem chances de permanecer na série B mas isto nem passa pela cabeça da maioria dos torcedores realistas. Sem padrão de jogo e precisando vencer o Gama decepcionou mais uma vez em casa ao perder de forma melancólica para o Paraná ontem.
Embora seja triste, o desastre já vinha sendo anunciado não é de hoje. O Gama desde que subiu à série B em 2005 vinha se segurando para não cair. Exceção apenas em 2006 quando Vanderlei fez a torcida sonhar com novo acesso ao fazer boa campanha.
Em 2005 Maia salvou o alviverde de um rebaixamento certo ao vencer as últimas partidas que lhe restavam. O Sport, último derrotado naquele ano quase foi rebaixado à série C. O mesmo Sport aprendeu com aquele episódio, hoje está na série A e vai disputar a libertadores do ano que vem.
Em 2007 Val Baiano e Bebeto precisaram vencer a última partida em casa diante do Vitória para que o Gama não caísse à série C.
Neste ano o Gama voltou a cometer os mesmos erros do passado. A começar pelo estadual onde trocou todos os jogadores mais uma vez. A campanha foi um desastre. O Gama chegou a frequentar a zona de rebaixamento no candangão, um fato inédito até então. No final um suado quarto lugar tirou a possibilidade do Gama disputar a Copa do Brasil.
Chegaria então a série B deste ano e logo de cara a declaração infeliz do Superintendente Wagner Marques dizendo que "ficar na série B para o Gama já seria um grande negócio". Era o princípio do caos.
O candangão acabou e nada do time para o brasileiro ser anunciado. Ainda perdeu o destaque Ésley para o Barueri. Restando apenas uma semana para o início da série B os jogadores foram contratados.
E que jogadores: Goleiros: Donizeti, Luis Henrique, Cristiano e Yuri;
Laterais: Digão, Thiaguinho, Lucas, Ademar e Rodrígo Ítalo;
Zagueiros: João Vitor, Pedro Paulo, Mauro; Gustavo, Fred;
Volantes: Neto, Lucas, Emerson e Cléber Gaúcho;
Meias: Thiago Bezerra, Kel e Fernando Diniz;
Atacantes: Maia, Dendel, Gioino, André Borges, Bebeto, Adriano Magrão, William, Julio Cezar
Com este time o Gama começou o campeonato perdendo para o Barueri. De lá pra cá mudou-se de técnico cinco vezes.
Do time inicial apenas Donizeti, Luis Henrique, Thiaguinho, João Vitor, Pedro Paulo, Maia, Dendel, André Borges e Bebeto continuam no time.
Negociações estranhas e avessas à situação do time ocorreram no Gama. Bebeto que disputou o catarinense no Avaí só chegou ao Gama um mês depois do encerramento de estadual, desmotivado e fora de forma. A estrela solitária Adriano Magrão foi emprestada para um time da Turquia porque não aceitou ser reserva. Tiago Bezerra também foi embora para o exterior. Mas o cúmulo foi o episódio do jogador David Henrique. O atleta já negociado foi "plantado" no Gama para mantê-lo em atividade enquanto a janela de transferências internacionais não abria. Pelo aluguel o Gama recebeu um bom dinheiro.
O volante Aragoney também foi dispensado no meio do campeonato para fazer testes no exterior. Gioino nem chegou a jogar por causa da documentação. Roberto Santos ficou mais de um mês parado pela mesma causa e quando jogou não marcou um gol sequer. Danilo Santos veio para jogar mas com a desculpa do clima foi embora do Gama.
Quando a bagunça parecia completa, a coisa piorou com a chegada do empresário Jair Rabelo para tomar conta do futebol do Gama. Como de praxe Jair colocava somente jogadores de seu interesse na equipe para valorizá-los e revendê-los. Do Anápolis veio o atacante Dinei que mesmo sem balançar as redes era intocável, gerando grande insatisfação no grupo.
O empresário só foi mandado embora depois de um episódio macabro. A pedido de Luiz Estêvão (já que o empresário já tinha uma passagem por lá) Jair Rabelo fez contato com um jogador do CRB oferecendo-lhe dinheiro para entregar o jogo para o jacaré que estava capengando no campeonato. A informação vazou e Wagner Marques o dispensou.
Wagner e Cia também tiveram problemas com a federação e com o GDF. Arruda queria que o Gama brigasse pelo menos para permanecer tendo em vista o esforço feito para que o DF seja uma das sedes da copa de 2014. Tudo em vão.
Por último, mesmo com o restante da diretoria clamando para que Risada fosse o técnico no lugar do defenestrado Gelson Silva, Wagner e Macedo apostaram tudo no aprendiz de técnico e preparador físico Jean Cláudio. Em uma fase decisiva do campeonato, com o elenco rachado e enfrentando feras do futebol, o resultado não poderia ser outro. Uma vitória, dois empates e cinco derrotas.
Agora a torcida pergunta: Qual será o futuro do Gama? O novo estádio espera uma equipe que represente a comunidade à altura de suas tradições.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Gama 1x2 Paraná - Caiu!!!!!
Dia 11 de Novembro de 2008. Esta data ficará marcada para sempre nos corações alviverdes como o dia em que o Gama foi rebaixado à terceira divisão.
Apesar da previsibilidade a torcida tinha esperanças de que um milagre daqueles ocorridos em 2001 e 2005 acontecesse novamente. Mas não foi isso o que ocorreu.
O início do jogo era o retrato do que viria a acontecer. O juiz goiano da partida mandou remarcar o campo e o jogo atrasou por quinze minutos.
Partida iniciada o Gama foi pra cima do Paraná de forma desorganizada. Nervoso em campo as jogadas não fluíam e paravam na sólida defesa paranista.
Ao mesmo tempo o time do sul quando atacava era um tormento. A zaga do Gama falhou constantemente e o nome do jogo acabou sendo o goleiro André Zandoná que salvou o periquito por diversas vezes. O primeiro tempo terminou empatado em 0x0.
No segundo tempo o Gama insistiu mais no ataque e as oportunidades foram surgindo. Mas a bola não entrava.
E então em uma cobrança de escanteio o volante Agenor cabeceou na trave. A bola voltou e Leandro completou para o gol. 1x0 Paraná.
Não deu tempo do Paraná comemorar. Logo em seguida Edimar avançou na grande área e foi derrubado por Agenor. O volante foi expulso em seguida. Pedro Paulo bateu e empatou a partida.
O jogo ganhou em emoção e o alviverde partiu para o abafa. Nervosos em campo o Gama insistia mas o Paraná se fechou na defesa.
O tempo ia passando e o Gama tentava. Em um lance crucial cruzamento de Lucas Silva e no cabeceio de Dendel a bola explodiu na trave.
O Paraná ganhava todo o tempo do mundo em cada cobrança de tiro de meta, escanteio e arremesso lateral. Mas no final do jogo veio o golpe de misericórdia. Cobrança de escanteio e Júlio César derruba Fabrício na área. Pênalty marcado pelo árbitro. Na cobrança Fabrício marcou e colocou o último prego no caixão alviverde.
Fim de jogo, de campeonato e de palavras pelo lado alviverde. Os poucos jogadores que falaram à imprensa declararam que a sorte não esteve ao lado do Gama.
O mais novo rebaixado do Brasil agora entra em campo diante do ameaçado Criciúma em Santa Catarina para cumprir tabela no próximo sábado às 20:40.
VEJA OS GOLS
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Indefinição da organização do amistoso irrita imprensa
Faltando apenas nove dias para a inauguração do majestoso Bezerrão com o amistoso internacional Brasil x Portugal, nada foi divulgado à imprensa pelos membros organizadores apesar de afirmarem que hoje dariam as informações.
As interrogações não param. Quantidade e preço dos ingressos, locais de venda, reserva de cabines, programação... A imprensa de Brasília já demonstrou sinais de irritação pela indefinição.
E eles tem razão. Normalmente acostumados a "roer o osso" trabalhando em estádios sem estrutura e clubes sem expressão, o medo de não "comer do filé" é grande.
Isto porque em jogos de grande apelo a imprensa de Brasília de anfitrião torna-se em excluído. Quando os times de Brasília estavam na primeira divisão ou enfrentavam clubes de grande expressão os profissionais daqui sempre foram tratados com indiferença.
O medo é de que ocorra uma grande gafe. Como não houve nenhum teste além da iluminação a expectativa é de que a festa se transforme em pesadelo.
O placar eletrônico e as catracas de acesso ainda não foram instaladas. Isto atrasou a programação porque não se sabe o modelo da catraca e por consequência não se encomendaram os ingressos.
Até o número exato de pagantes está indefinido. Com capacidade nominal para 20.000 torcedores sentados, havia a informação de que 9.000 seriam distribuídos para autoridades, personalidades e operários.
Definição apenas sobre a arbitragem da partida. Jorge Larrionda, que terá como auxiliares Walter Rial e Pablo Fandiño todos do Paraguai. O quatro árbitro da partida será um apitador brasileiro: Milton Otaviano dos Santos.
Vindo de um rebaixamento da série A todos os torcedores do Paraná clube tinham a esperança de ver a gralha brigando pelo acesso neste fim de campeonato da série B. Mas o que se viu foi o contrário.
Com um começo horrível o Paraná frequentou a zona de rebaixamento e não chegou a frequentar posições acima da décima colocação. O novo técnico Paulo Comelli colocou o time nos trilhos e conseguiu dar uma boa sequência.
Mas a derrota sofrida em casa para o São Caetano com um a menos acendeu a luz vermelha novamente da torcida. Apavorada com a possibilidade de mais um rebaixamento, a torcida cobrou e muito do elenco.
Paulo Comelli tratou de tranquilizar a torcida dizendo que não há a menor possibilidade de o Paraná cair para a série C, e que a partida da recuperação será diante do Gama.
No time o zagueiro Daniel Marques levou o terceiro amarelo e está fora, mas em compensação o atacante Ricardinho está de volta à equipe. O contestado Mauro volta à titularidade no lugar de Gabriel enquanto Rogerinho assume a lateral esquerda no lugar do machucado Fabinho.
O provável Paraná: Mauro; Murilo, Fabrício, Leandro e Vágner; Kléber, Agenor, Giuliano e Rogerinho; Ricardinho e Rodrigo Pimpão.
No primeiro turno o Gama aprontou em Curitiba e venceu a gralha por 2x0.
Técnico: Paulo Comelli
domingo, 9 de novembro de 2008
O campeonato da série B deste ano está chegando ao fim (graças a Deus) e como de praxe começam as especulações. O que acontecerá até a última rodada é previsível mas fora das quatro linhas as movimentações começaram.
Segundo o presidente eleito Paulo Goyaz o Gama voltará a disputar títulos em 2009. Uma das promessas de campanha de Goyaz seria a mudança da sede administrativa do clube que hoje é localizada na 414 sul do Plano Piloto para a cidade satélite do Gama.
Vários jogadores do atual plantel devem permanecer para o candangão 2009.
Entre os que estão cotados a ficar no clube: os goleiros Donizete e Luis Henrique; Os laterais Elivelton e Rodrigo Ninja; Zagueiros Rancharia, e João Vitor; Os meias Michel e Thiaguinho além dos atacantes Maia, Dendel e André Borges.
Devido aos altos salários os atacantes Adriano Magrão, Roberto Santos e Bebeto devem ser emprestados ao futebol paulista ou do exterior. Todos os jogadores acima tem contrato até abril de 2009 ou posterior.
Tiago Bezerra pode retornar ao time alviverde pois tem contrato com o Gama até 2011.
Com isso a lista de degola seria: O goleiro André Zandoná, os laterais Lucas Silva e Edylton, os zagueiros Pedro Paulo, Anderson e João Paulo, os volantes André Silva, Uéliton, Peterson, Júlio César e Aragoney além dos atacantes Alisson, Edimar e Landu.
Se as coisas não andam nada boas para o time profissional do Gama o mesmo não se pode dizer das categorias de base. Tanto as equipes infantil quanto juvenil que estão disputando o campeonato local estão fazendo ótimas campanhas.
No infantil (sub-15) a equipe alviverde tem excelente aproveitamento. Em onze jogos venceu oito sendo duas por goleada. O infantil perdeu apenas para o Planaltina. Na rodada passada empatou fora de casa com o Guaraense e se classificou para a semifinal.
No juvenil (sub-17) o Gama fez uma ótima campanha com seis vitórias, 3 empates e apenas uma derrota para o Brasiliense que foi eliminado. A equipe também depende de um empate para seguir o caminho do infantil e classificar-se para a semifinal.
Nossos parabéns à molecada que honra as cores do Gama e que um dia darão muitas alegrias ao sofrido torcedor alviverde.
Menina dos olhos do governador José Roberto Arruda, o novo estádio Bezerrão será exibido para o mundo por meio de vários canais de TV que irão transmitir a partida entre a seleção brasileira e a portuguesa.
Segundo o presidente da Federação Fábio Simão, os jogadores de ambas as equipes só deverão estranhar o calor, porque o estádio é de primeiro mundo.
Assentos numerados, câmeras de vídeo, sem pontos cegos, iluminação própria para trans missão em HDTV. Nada fica devendo ao monumental estádio Valmir Campelo Bezerra.
Assista a matéria do Jornal Nacional de ontem:
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
TITANIC - Capitão Jean à espera do naufrágio
O destino do Gama parece ser impossível de ser mudado. Com a equipe afundando nas águas profundas rumo à série C o comandante da equipe Jean Cláudio é o retrato do pessimismo e aceitação.
Todas as declarações do aprendiz de técnico efetivado como titular exprimem que o técnico-preparador físico já "jogou a toalha" e nada pode ser feito para mudar a situação.
Nem mesmo a saída do assessor Jair Rabelo e a volta do matador Adriano Magrão parecem animar o comandante. Desde que Jean chegou à equipe o Gama venceu uma partida (2x1 sobre o Marília) empatou duas (1x1 com o Vila Nova e 2x2 com o América) e perdeu quatro (2x0 para o Santo André, 4x0 para o Bragantino, 2x1 para o Juventude, 3x0 para o Avaí em casa).
Com esse scout nada animador o Gama precisa vencer todas as suas partidas que lhe restam e torcer por resultados negativos de outras equipes ameaçadas (América, Fortaleza, Criciúma, ABC e Paraná).
NA FOGUEIRA
Eterno reserva no Gama o atacante prata da casa Dendel pode entrar na equipe diante do Paraná na pŕoxima terça-feira. Isto porque Maia e Landu estão suspensos e Bebeto está contundido. Alisson tem a mesma característica do titular Adriano Magrão, que é mais fixo na área.
Dendel teme entrar numa hora dessas mas não irá fugir da responsabilidade: "Posso entrar, jogar bem e fazer meus gols. Dessa maneira, a situação pode ficar melhor tanto para mim quanto para o Gama. Essa partida me dará uma seqüência boa. Pode ser a chance de ouro para eu dar um salto na carreira" declarou o jogador.
Outra mudança forçada será a saída de João Vitor suspenso pelo terceiro amarelo para a provável entrada de João Paulo. Rancharia corre por fora.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
O amistoso que irá atear fogo na cidade satélite do Gama entre as seleções Brasileira e Portuguesa está mobilizando a comunidade. A procura pelos ingressos já é grande e os organizadores do evento estão escondendo o jogo a sete chaves.
Nem a imprensa local foi informada sobre como será o cerimônia de inauguração do estádio. O que se sabe é que pelo menos 22 canais de TV e centenas de rádios disputam as cabines de transmissão do Bezerrão.
Apesar disso poucas pessoas da comunidade e de Brasília terão condições de pagar o ingresso e assistir a partida. Pelo menos 9 mil ingressos serão distribuídos para os funcionários da obra, autoridades e personalidades convidadas. O restante (10 mil) deve ser colocada à venda em diversos pontos do DF. Estipula-se que o preço da arquibancada esteja entre 100 e 150 reais. O Gama Shopping espera ser um dos pontos de venda.
A organização do evento promete divulgar toda a programação a partir do dia 10.
BRASIL
O técnico Dunga que vem de um empate sem gols no Maracanã diante da Colômbia já divulgou a lista de convocados:
Goleiros
Julio Cesar - Internazionale
Doni - Roma
Laterais-direito
Maicon - Internazionale
Daniel Alves - Barcelona
Zagueiros
Lúcio - Bayern de Munique
Miranda - São Paulo
Thiago Silva - Fluminense
Luisão - Benfica
Laterais-esquerdo
Kleber - Santos
Marcelo - Real Madrid
Meio-campo
Gilberto Silva - Panathinaikos
Elano - Manchester City
Anderson - Manchester United
Josué - Wolfsburg
Kaká - Milan
Diego - Werder Bremen
Atacantes
Mancini - Internazionale
Alex - Internacional
Robinho - Manchester City
Luís Fabiano - Sevilla
Alexandre Pato - Milan
Adriano - Internazionale
PORTUGAL
Portugal também está em baixa. Fora da zona de classificação para a copa do mundo em sua chave, o selecionado luso vem de um empate sem gols com a desconhecida Albânia. O técnico português Carlos Queiroz espera que o jogo contra o Brasil seja o início de uma virada no cenário atual da seleção.
Cheio de mistério, o técnico luso só divulgará a lista de convocados no dia 13 de novembro. Mas espera-se a convocação de Deco, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Nuno Gomes entre outros.
Outro que pode pintar na seleção é o atacante brasileiro Amauri. Sem chances com a amarelinha o jogador está jogando muito na Juventus de Turim e como é naturalizado pode jogar tanto na seleção portuguesa como italiana.
A partida acontece dia 19 de novembro provavelmente às 21:45 horas no estádio Bezerrão.
Torcedor número um do time da capital, Arruda não esconde o desgosto que tem passado com a Sociedade Esportiva do Gama. Apesar dos esforços o time alviverde que faz parte dos seus planos para trazer a copa do Mundo a Brasília tem decepcionado.
O Governador arranjou patrocínios, baixou o preço dos ingressos, distribuiu convites, colocou à disposição ônibus de graça para a torcida, incentivou os atletas e mais: cumpriu a promessa e reformou completamente o estádio Bezerrão. Tudo para que o Gama voltasse aos bons tempos e brigasse pela ponta no campeonato.
Mas graças à incompetência da diretoria atual o Gama tem tudo para ser o novo integrante da nova série C em 2009. Mais de cem jogadores contratados e cinco técnicos depois o alviverde mais querido do DF tem que vencer todas as quatro partidas que lhe restam e torcer para que seus concorrentes (Criciúma, Fortaleza, Paraná, América e ABC) não vençam suas partidas. Tarefa considerada impossível pois desde que o aprendiz de técnico Jean Cláudio assumiu a pasta o Gama coleciona uma vitória, dois empates e quatro derrotas.
Os salários dos jogadores continuam em atraso. Dois jogadores pediram desligamento ontem e foram atendidos. O lateral Aelson que foi titular até pouco tempo atrás e o volante Otacílio não fazem mais parte do grupo alviverde.
O discurso no time não é mais afinado. Jean Cláudio já assume a condição de rebaixado com o Gama enquanto Maia diz que não vai deixar o periquito estrear o Bezerrão na série C.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Gama 2x2 América - Navio alviverde começou a afundar
O Gama enfrentou o América de Natal no Mané Garrincha pressionado. Para o alviverde era um jogo de vida ou morte que definiria sua vida na série B. Para o América era a oportunidade de se recuperar do tropeço em casa diante do lanterna CRB em casa.
No início da partida ambas as equipes se estudaram e aos poucos o América melhor postado em campo foi dominando o jogo. O Gama respondia com lançamentos diretos para o ataque.
Aos 19 minutos o Gama marcou. Após colocar pressão na área do América o Gama conseguiu escanteio. Na cobrança Thiaguinho cobrou com perfeição e Adriano Magrão cabeceou. O goleiro Fabiano defendeu parcialmente mas o matador aproveitou o rebote para fazer o primeiro gol alviverde.
Eram 38 minutos quando o Gama ampliou. Lançamento lateral para Thiaguinho que cruzou na medida para o matador Adriano Magrão cabecear certeiramente no gol. Era o segundo do Gama.
Não deu tempo nem de comemorar pois em um ataque do América Saulo abriu espaço e de fora da área chutou um tirambaço. A bola bateu na trave e matou o goleiro André Zandoná. Na sobra Marcelo Nicácio diminuiu para os potiguares. O primeiro tempo terminou com o Gama em vantagem.
Na volta do segundo tempo o técnico-preparador físico Jean Cláudio tirou Bebeto machucado para a entrada de Landu. Mas quem voltou melhor foi o América. Em falta longe da área mais um chutaço de Saulo que cobrou forte, a bola bateu na barreira e o goleiro André Zandoná aceitou. Empate do América.
O Gama sentiu o golpe mas o alviverde que tantas vezes foi prejudicado pela arbitragem ganhou um presente. O volante Luis Maranhão deu uma entrada dura em Thiaguinho que saltou e caiu. O Juiz Leandro Pedro Vuadem aplicou o vermelho direto no jogador deixando o América com 10 em campo.
Mas quem pensou que os potiguares recuariam se enganaram. O América continuou martelando na defesa do Gama. Aí Jean resolveu arriscar tudo novamente tirando o meia Edimar apagado em campo para a entrada de Maia.
A alteração não fez efeito pois o Gama não se encontrava em campo. O louco Jean Cláudio colocou o quarto atacante no Gama com a saída de Júlio César para a entrada de Alisson.
O excesso de atacantes não correspondeu em força ofensiva. O América se fechou na defesa até o final do jogo para tirar dois pontos preciosos do Gama na luta direta contra o rebaixamento.
No final da partida o Jean Cláudio falou que agora o Gama não depende mais de suas próprias forças para evitar o rebaixamento. Adriano Magrão disse que fe a parte dele mas se o time quiser sair dessa situação tem que parar de tomar gols.
A agonia alviverde continua na próxima terça-feira ainda no Mané Garrincha quando irá enfrentar o mordido Paraná às 20:30.
VEJA OS GOLS
O Gama precisa da vitória hoje contra o América-RN no Mané Garrincha se quiser espantar o inferno da série C. Vindo de cinco jogos sem vitórias (quatro derrotas e um empate) o técnico-preparador físico Jean Cláudio armou um esquema ofensivo, quase suicida para vencer a equipe nordestina.
O esquema agora é o 4-3-3. No gol se recuperando de gripe André Zandoná continua titular da trave. Edylton na direita e Rodrigo Ninja pela esquerda serão os laterais enquanto João Vitor e Pedro Paulo farão a dupla de zaga.
Apenas dois volantes farão a proteção da zaga, Júlio César e André Silva. Se puder se recuperar a tempo Thiaguinho fará o meio de campo, caso contrário Edimar será seu substituto.
Na frente três atacantes: Maia e Bebeto pelas pontas e o astro Adriano Magrão fixo na área. Com esse esquema Magrão promete vencer o Dragão e espantar a série C do caminho do Gama.
O Gama já jogou neste esquema em anos anteriores. Quando estava para ser rebaixado em 2001, o técnico Sérgio Alexandre armou o 4-3-3 para sair da zona de rebaixamento da série A e conseguiu goleadas impiedosas sobre Guarani (5x0), Botafogo(5x0) e Atlético-PR (4x1) que viria a ser campeão daquele ano. O time era: Ronaldo; Wilson Goiano, Gérson, Jairo e Rochinha; Nem, Róbston e Lindomar; Romualdo, Mauro e Anderson.
JEAN VIRA AVALISTA
O técnico Jean Cláudio tentou animar o jogadores que estão com mais de dois meses de atraso em salários. Disse que desde 1998 entre idas e vindas no alviverde nunca saiu no prejuízo. O plantel recebeu com alívio esta notícia.
AMÉRICA SOFRE COM DESFALQUES
Sem poder contar com Júlio Terceiro (suspenso),Aluísio, Fábio Neves e Souza (contundidos) além do artilheiro Max que foi julgado ontem pelo STJD, pegou cinco jogos de suspensão e não joga mais a série B, o técnico americano Ruy Scarpino terá de mudar o time novamente. A equipe alvirrubra vem de um empate sem gols contra o lanterna e já rebaixado CRB em casa e também precisa da vitória para escapar do rebaixamento. O provável time do América: Fabiano; Maizena, Robson, Adalberto e Vandinho; Daniel, Luis Maranhão, Saulo e Cascata; Toni e Marcelo Nicácio.
sábado, 1 de novembro de 2008
Hospital alviverde lotado
Taxado de Burro ao tirar Thiaguinho por Otacílio no jogo passado, Jean Cláudio teve de fazer a modificação por causa do problema muscular do meia.
Thiaguinho (com edema na coxa) se junta a Júlio César (fadiga muscular), André Zandoná (gripado), Rodrigo Ninja e André Silva (dores no joelho) além de Roberto Santos, Landu, Michel e Peterson (contundidos).
A expectativa é de que todos estejam a disposição do técnico até o dia do jogo decisivo contra o América/RN na próxima terça-feira às 20:30.