quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Esta semana uma declaração do jogador Ruy do Brasiliense ao site Justiça Desportiva gerou um mal estar no clube amarelo e na imprensa esportiva em geral. Segundo a notícia, o jogador afirmou ao site carioca que o Brasiliense estaria disputando o campeonato errado: "O Brasiliense é muito sério em seus pagamentos e o clube disputa o campeonato errado. A competição daqui chega a ser engraçada em algumas vezes. Eu já joguei em estádio cujo campo era do tamanho da metade do campo do Maracanã. O campo era tão pequeno que eu chutava do meio campo e a bola passava raspando. Incrível!" disse o veterano meia ex-Fluminense, Cruzeiro, Figueirense e tantos outros clubes.
Apesar do múltiplos entendimentos que esta declaração possa dar, o recado obviamente não foi dirigido o nosso arquirrival (até porque é ele que lhe dá o sustento) e sim à cartolagem do Distrito Federal que, no entendimento de boa parte de população, faz pouco pelo futebol de Brasília.
Isto talvez explique o porque de o futebol candango que teve um clube na série A e outro na série B durante cinco anos agora tenha os seus principais representantes na terceira e quarta divisões do nacional. O produto futebol de Brasília que dentro das quatro linhas não fica atrás do de grandes centros vem sendo desvalorizado ou deixado de lado pelas pessoas que estão à frente do esporte local.
Para que possamos entender o momento esportivo por qual o Distrito Federal passa, é necessário entender o que significa as três palavras que dão o título à esta matéria: gerir, promover e explorar. Gerir segundo o dicionário tem o mesmo significado de administrar ou dirigir um negócio. Neste caso, o gestor tem a missão de manter as coisas como estão sem se importar com o crescimento de seu negócio. Seria uma forma de estagnação onde no mercado atual um dia poderia ser engolido por outras empresas que estiverem em busca de ascenção.
Promover significa fomentar, desenvolver, elevar a posto mais graduado ou a dignidade maior. Seria o caso do gestor buscar o que estiver ao seu alcance para fazer com que o seu negócio prospere ou seja expandido. Normalmente se busca uma promoção por meio de mudanças de estrutura e/ou investimentos estratégicos de acordo com os objetivos que se deseja alcançar.
Já explorar significa: tirar proveito de, fazer produzir, fazer valer, especular com. Enquanto no caso anterior o gestor trabalha para o negócio crescer, neste caso é exatamente o contrário: O negócio é que faz o gestor crescer. Para que isso ocorra é necessário que o negócio esteja devidamente estruturado e consolidado.
O BLOGAMA divulgará uma série de matérias relativas a este tema que mexe não só com as torcidas locais como no interesse político que a capital tem em sediar um dos grupos da Copa 2014. A forma como o futebol do DF é administrado será o tema de debate nos próximos dias e este espaço destrinchará o emaranhado de itens que fazem parte da esfera esportiva local.
AMANHÃ: AS PRAÇAS ESPORTIVAS DO DF
Apesar do múltiplos entendimentos que esta declaração possa dar, o recado obviamente não foi dirigido o nosso arquirrival (até porque é ele que lhe dá o sustento) e sim à cartolagem do Distrito Federal que, no entendimento de boa parte de população, faz pouco pelo futebol de Brasília.
Isto talvez explique o porque de o futebol candango que teve um clube na série A e outro na série B durante cinco anos agora tenha os seus principais representantes na terceira e quarta divisões do nacional. O produto futebol de Brasília que dentro das quatro linhas não fica atrás do de grandes centros vem sendo desvalorizado ou deixado de lado pelas pessoas que estão à frente do esporte local.
Para que possamos entender o momento esportivo por qual o Distrito Federal passa, é necessário entender o que significa as três palavras que dão o título à esta matéria: gerir, promover e explorar. Gerir segundo o dicionário tem o mesmo significado de administrar ou dirigir um negócio. Neste caso, o gestor tem a missão de manter as coisas como estão sem se importar com o crescimento de seu negócio. Seria uma forma de estagnação onde no mercado atual um dia poderia ser engolido por outras empresas que estiverem em busca de ascenção.
Promover significa fomentar, desenvolver, elevar a posto mais graduado ou a dignidade maior. Seria o caso do gestor buscar o que estiver ao seu alcance para fazer com que o seu negócio prospere ou seja expandido. Normalmente se busca uma promoção por meio de mudanças de estrutura e/ou investimentos estratégicos de acordo com os objetivos que se deseja alcançar.
Já explorar significa: tirar proveito de, fazer produzir, fazer valer, especular com. Enquanto no caso anterior o gestor trabalha para o negócio crescer, neste caso é exatamente o contrário: O negócio é que faz o gestor crescer. Para que isso ocorra é necessário que o negócio esteja devidamente estruturado e consolidado.
O BLOGAMA divulgará uma série de matérias relativas a este tema que mexe não só com as torcidas locais como no interesse político que a capital tem em sediar um dos grupos da Copa 2014. A forma como o futebol do DF é administrado será o tema de debate nos próximos dias e este espaço destrinchará o emaranhado de itens que fazem parte da esfera esportiva local.
AMANHÃ: AS PRAÇAS ESPORTIVAS DO DF
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O que essa federação de futebol de Brasília faz com o futebol de Brasilia é muito estranho pois ales usam a federação como balcão de negocios,todos os presidentes da federação usaram a federação para se promover e depois sairem canidatos a alguma coisa,tiramos pelo seu Weber Magalhães,Fábio simões dentre outros que usaram a federação e os clubes tembe em beneficio proprios. Assim como Wagner marques, Agricio Braga e outro usaram o GAMA para se promoverem. ISSO É VERGONHOSO POR ISSO O FUTEBOL DE BSB VAI SER POR MUITOS ANOS DE TERCEIRA E QUARTA DIVISÔES.
O Rui está coberto de razão. O futebol local é fraco, seus diretores amadores demais e o único clube que paga bem em dia é o Brasiliense.Tirando o Brasiliense e um pouco o Gama que só vive de nome aqui em Brasília o resto infelizmente dá dó.Temos que fazer o futebol candango crescer e esquecer os times de outros estado.Pô nem gols do candango pelo Brasil passa. Fora diretores que acham q sabem tudo de federação e clubes.
Gil - Samambaia
ESTA É A TRISTE REALIDADE DO NOSSO ESPORTE EM BRASÍLIA. A FALTA DE INVESTIMENTO NO ESPORTE E A GANÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS NÃO ESTIMULAM OS INVESTIMENTOS, SOBRETUDO NO FUTEBOL, ONDE AS EQUIPES SÃO MONTADAS COM A MAIORIA DE JOGADORES PERTENCENTES A OUTRAS PRAÇAS DO FUTEBOL BRASILEIRO. A GAROTADA DE BRASÍLIA QUASE NÃO TEM OPORTUNIDADES NA CARREIRA E FICA ISTO AÍ: CLUBES COMO O BRASILIENSE, QUE É UMA MÁQUINA DE LAVAGEM DE DINHEIRO PARA EMPRESÁRIOS INESCRUPULOSOS, E O GAMA NÃO FICA ATRÁS NESTE QUESITO.