quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Carta ao Presidente do Gama - Ingressos caros. Estádios vazios!

Autor: Remy Soares | quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 | Categoria: |


Asa Norte - DF, em 9 de fevereiro de 2011

Senhor Presidente,

Sobre os preços dos ingressos, na forma praticada pelos dirigentes da Sociedade Esportiva do Gama, lamento profundamente que Vossa Senhoria, na condição de presidente do clube, não ouça o justo clamor dos torcedores alviverdes.

Vossa Senhoria prefere usufruir o conforto das comodidades do Bezerrão, em área vip, sem se preocupar com a famosa expressão de que a "Voz do Povo é a voz de Deus".

Estou me referindo, senhor Presidente, às inúmeras manifestações organizadas pelos fiéis torcedores do Gama, que, nos últimos jogos, têm ocupado as imediações do Bezerrão, de onde acompanham, pelos rádios, o desenrolar das partidas, em virtude da exclusão a que foram submetidos em decorrência de uma política injusta na cotação dos valores dos ingressos.

Os valores dos ingressos fixados pela Diretoria do Gama, estão acima dos praticados pelos clubes da Série “A” do Campeonato Brasileiro, que, na maioria das vezes, realizam seus jogos em estádios mantidos pela iniciativa privada. Não é o caso do Gama.

Dr. Paulo Goyaz, acompanhei uma declaração de Vossa Senhoria, na forma divulgada por uma emissora de rádio, que do local de onde o senhor acompanha os jogos do Gama, no Bezerrão, não dar para ouvir nada. Neste caso, diria que Vossa Senhoria está no lugar errado, pois precisa ouvir o povo e se colocar ao lado do povo.

Ali, nas arquibancadas e nos arredores do Bezerrão, é o melhor lugar para que Vossa Senhoria tenha noção exata do que está acontecendo. Não é justo que Vossa Senhoria formule raciocínio e tire conclusões sobre os fatos ao ouvir interlocutores ou mesmo o que venha a ser divulgado pela imprensa.

Nada substitui o sentimento do povo que, na sua autêntica manifestação, defende o resgate das tradições de um time de um passado vitorioso e que, aos poucos está conhecendo os compassos da decadência, ao perder o seu principal capital, o torcedor.

Hoje está difícil para um pai levar o seu filho ao estádio, sobremodo, em se tratando de criança, para ver as arquibancadas vazias. Sem público, senhor Presidente, não há festa e tudo fica muito triste, ainda mais em nosso país onde o futebol representa a alegria do povo. Os resultados do time, mesmo os positivos, não substituem a grandeza do sorriso do torcedor ao lado da família e dos amigos. É por isso mesmo que o futebol é o maior espetáculo do mundo, é claro, com torcedores presentes nos estádios.

Recordo, com saudade, senhor Presidente, daqueles tempos em que Vossa Senhoria se posicionava como um defensor do estado de direito, ao coordenar os primeiros ciclos nacionais de debates sobre a Assembleia Nacional Constituinte, em 1985, na OAB-DF.

Estive presente nos mencionados eventos, na condição de estudante de Direito, na época eu morava no Setor “O” de Ceilândia. Nunca morei no Gama, ainda que tenha carinho especial por essa cidade.

Confesso, senhor Presidente, que fiquei empolgado com os discursos ali proferidos. Todos, indistintamente, pregavam a necessidade de mudanças radicais na sociedade brasileira. A verdade é que os discursos daqueles homens e mulheres modificaram profundamente os rumos do nosso país, que passou a contar, em 1988, com uma Constituição Cidadã. Foi um significativo avanço para os padrões da época.

É chegado o momento, senhor Presidente, de mudar também a história dos dirigentes da Sociedade Esportiva do Gama. Vamos, pois, fazer valer o seu carinho pelo Gama, a sua história de brilhante advogado que elevou o nome da Sociedade Esportiva do Gama nos mais destacados tribunais do país, de onde sempre saiu vitorioso, sobremodo, naquela batalha de 2000, junto à CBF.

Velhos tempos, Dr. Paulo Goyaz!! Pena que hoje o seu discurso tenha se distanciado do sentimento popular. Nós, torcedores do Gama, esperamos dias melhores para que possamos acompanhar os jogos do nosso time do coração, no estádio construído com recursos públicos para a comunidade e disponibilizado para o time do Gama, mediante o pagamento de simples taxas, na forma disciplinada pelo poder público.

Sei que falta dinheiro ao Gama. É preciso, no entanto, que a presidência do clube mude a forma de captação de recursos, com investimentos na área empresarial, mediante a divulgação do nome do time do Gama pelas empresas que pretendam investir, principalmente, na cidade que homenageia o nosso time e em outros segmentos da sociedade do DF.

O torcedor não pode ser colocado com a única fonte de sustentação e manutenção do clube. Vamos pensar um pouco sobre esta proposta, senhor presidente, pois, ao criticar a gestão de Vossa Senhoria, apresento, também, a minha sugestão como forma para que se encontre uma solução justa para esse problema que poderá resultar em grave esvaziamento do principal capital do clube, que é o torcedor, como dito anteriormente.

Os exemplos de times grandes que perderam o foco da história estão distribuídos pelo Brasil inteiro. Time sem torcida é time sem paixão e tende a ter vida curta. Não é o que espero para o mais popular e vitorioso time do DF, o Gama.

Remy Soares de Carvalho
É torcedor presencial do Gama, desde 1979
É morador da Asa Norte, advogado, servidor público e escritor
Integra a equipe dos colaboradores do Blogama

Até o momento 11 comentários:

  1. Parabéns Remy ! Disse TUDOOOOOO.
    Morador da ASA NORTE, mas apaixonado pelo GAMA.

  2. Parabens Remy, uma pena que o Sr. Paulo Goyaz não pensa, ele só quer saber do $ no bolso dele para viagens.

  3. VAMOS VER SE O DR PAULO GOYAZ AMOLEÇA O CORAÇÃO,NO CASO DO REMY,FICA MUITO MAIS CARO VIM VER O GAMA AQUI NO BEZERRÃO,DO QUE EM OUTROS LUGARES.
    COMO VAMOS CONQUISTAR TORCEDORES DE OUTRAS CIDADES,SE O PREÇO DAQUI É MUITO MAIS CARO?

  4. Quero aqui parabenizar o srºRemy Soares de Carvalho por tudo que ele escreveu,ele sitetisou tudo aquilo que a emensa torcida do GAMA vem pedindo ha o srº ilustriíssimo presidente da sociedade esportiva do GAMA. Parabens REMY

  5. O PROTESTO NÃO ACABOU SERÁ DENTRO DO ESTÁDIO

    Outra carta aberta aos torcedores em tom de" manifesto" SERÁ elaborada para esclarecer aos torcedores , todas as "cagadas" do PG desde da sua vigência como PRESIDENTE, e todas atitudes fracassadas dele e do time ate esse momento, os decessos e etc...
    O objetivo é distribuir no jogo de domingo contra o ceilandense, no clássico e nos demais jogos no Bezerrão, nas padarias, bares, comercio em geral da cidade do Gama, para que todos saibam quem é verdadeiramente o PG , DESMASCARÁ-LO e consequentemente "enfraquecêr" Este cidadão que nao considera a torcida mais apaixonada do maior time do DF

  6. Filio-me ao pensamento do Sr. Remy. É comovente e emocionante sua missiva. Também como advogado que sou, chegou a hora, o povo faz acontecer, não há espaço para o Sr. Paulo Goyas enganar a população, com desdenhos, com humilhações; há um grande risco nisso tudo e ninguém quer o mal da SEG, pelo contrário só o bem, pois o Gama é lazer, o Gama é cultura, o Gama é da população do Gama e não do Sr. Paulo Goyas, MACEDO e trupe.

  7. Isto é para voce deixar de ser burrrrrro PG, se voce tivesse botado ingressos a 5,00 como os outros times botaram, além de voce se tornar muito popular na nossa cidade, nada disso estaria acontecendo. Agora aguenta otárrrrio vem chumbo grosso aí.

  8. nâo adianta ficar chingando os caras.eles não estão nem ai pra torcida.chegou a hora de alguem com mais força entrar nessa briga,é o caso do C.Patricio e o gorvernador.Já que o povo não pode entrar no estadio ´por causa dos ingressos caros,chegou a hora do governo passar a cobrar taxas abusivas dessa diretoria para poder jogar no estadio,afinal o estadio foi construido com o dinheiro do povo e se o povo não pode assistir ao futebol,então que vai mandar seus jogos la no goias.

  9. Façamos chegar esse texto ao senhor PG! Magnífico!!!
    Representa o pensamento de muitos torcedores do GAMÃO.

  10. Caro André Lima que está fazendo comentários neste post. Você pode sim comentar neste espaço, mas não da forma que estava fazendo. Daquela maneira, tanto nós, administradores do Blog, quanto você poderíamos sofrer consequências na justiça.

    Um grande abraço e muito obrigado por ler o BloGama.

  11. Muito bem Remy, eu estou contigo e acho justa a sua posição em defender o torcedor que é o capital vivo aquele que vibra, grita chora, e empurra o time e veste a camisa assim como eu Aqui direto do Mato-Grosso. Um Abraço meu irmão e Boa sorte para todos os torcedores do gama que vai ser Campeão de Novo em 2011. Abraço Tião.


Leave a Reply

Pesquisar este blog