terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RAIO-X: Brasília, o colorado candango

Autor: Marcelo | terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 | Categoria: |


A cidade de Brasília era um imenso canteiro de obras em 1964. Várias empresas estavam trabalhando na construção da nova capital e a diversão dos operários era o futebol. Alguns bons times daquela época despontavam como o DeFeLê, alcunha do Departamento de Força e Luz. Somente campeonatos amadores eram disputados naquela época.

A Associação Comercial do DF vendo o sucesso nos campos pensou em profissionalizar o futebol da cidade, mas estava com medo de não dar certo. Até que o CEUB criou um time profissional e participou do Campeonato Brasileiro. Com isto a Associação se mobilizou e criou o Brasília Esporte Clube em 1975. As cores do uniforme (vermelho e branco) foi em referência à equipe do América-RJ, clube de muito prestígio do futebol carioca na época.

O Brasília foi então um papa-títulos. Foi campeão local em 1976, 1977, 1978. Em 1979 perdeu a final para um certo time alviverde da periferia (Gama). Depois foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987.



Mas nos anos noventa veio o declínio. O campeonato perdeu expressão, os patrocínios desapareceram e veio a lei Pelé em 1999. Com uma estrutura grande e pouco dinheiro o clube quase fechou as portas. Em 2000 um grupo de empresários resolveu então transformá-lo em clube empresa. O projeto não deu certo e o Brasília caiu para as divisões inferiores do candango.

O Brasília então sofreu com más administrações que o levaram até a terceira divisão do candango. Mas graças ao trabalho do atual presidente Roberto Marques o clube se reestruturou e voltou à primeira divisão com estilo, sendo campeão da segunda divisão em 2008.

Ano passado o Brasília passou por maus bocados e por pouco não foi rebaixado para a segunda divisão do candango. Mas na série D o Colorado fez bonito e chegou à terceira fase sendo eliminado pelo Araguaína-TO.

Após a eliminação, o Brasília passou por uma crise financeira e os salários de vários jogadores atrasaram por mais de três meses. O Botafogo-DF se aproveitou da situação e conseguiu por meio judicial trazer vários destaques do Colorado para o seu plantel, como o volante Iron, o zagueiro Adriano Cacareco e o meia Maninho.

Mas aperto financeiro e sofrimento são marcas registradas no Brasília. Mesmo com todas as adversidades o presidente Roberto Marques foi à luta e remontou a equipe do zero. Conseguiu manter o lateral esquerdo Kaká e o atacante Thiago Silva e foi trazendo vários reforços interessantes como o veterano ex-lateral do Gama Rochinha e o meia Geraldo, destaque da equipe deste ano com três gols marcados. O time é comandado por Vilson Moreira que foi auxiliar técnico de Humberto Ramos em 2010.

Para a partida diante do Gama amanhã, o técnico colorado ainda não sabe se poderá contar com o lateral direito Toninho e o zagueiro Mauro ambos machucados. Guel e Breno estão de sobreaviso e podem pintar entre os titulares. O Brasília ainda contratou o atacante Rodrigão e espera o nome do jogador ser publicado no BID para poder ter condições de jogo.

Antes cotadíssimo para o rebaixamento, os últimos resultados do Brasília mostram que a equipe está forte e tem condições de surpreender no campeonato. Se não houver mais problemas financeiros, o Brasília reúne condições de brigar por uma vaga entre os quatro melhores que se classificam à segunda fase.

MAIS DO BRASÍLIA
NOME: Brasília Futebol Clube
MASCOTE: Calango do cerrado
ESTÁDIO: Rorizão em Samambaia com capacidade para 5.000 pessoas
POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 9º (Série D);
POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 6º;
DESTAQUES: Veterano meia Rochinha, lateral esquerdo Kaká e meia Geraldo;
TIME BASE: Diego; Toninho, Rafael, Mauro e Kaká; Diego Tezelli, Chulapa, Rochinha e Geraldo; William e Thiago Silva.
TÉCNICO: Vilson Moreira

Até o momento 1 comentários:

  1. O galera corrige ai na tabela o saldo de gols do GAMA,pq se o GAMA fez 8 e tomou 6 o saldo é 2 e não 1 como estar na tabela.


Leave a Reply

Pesquisar este blog