terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nunca serão...

Autor: Sérgio Vinícius | terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | Categoria: |



Está chegando o jogo mais esperado por todos os gamenses até o momento. Qual jogo? O clássico Gama x Brasiliense no estádio BEZERRÃO, na nossa casa! Para quem não se lembra, em 2009 no mesmo jogo colocamos mais de 17 mil pessoas presentes no estádio, uma grande festa e um resultado por 1 a 1.

Ano passado mais de 12 mil pessoas presentes e aplicamos um lindo 3 a 1 para cima "deles". Esse é um jogo que gera muita expectativa, enfrentar nosso arqui rival em nossa casa.... Mas pera aí, quem foi que disse que eles são nossos arqui rivais?

São 35 anos de existência de uma SOCIEDADE Esportiva do Gama contra apenas 10 anos de existência de um clube empresa. Nosso time surgiu da união de vários conhecidos que eram amantes do futebol da cidade do Gama. Já a equipe dele (só tem um dono) surgiu de atitudes que muitas pessoas consideram duvidosas até hoje.

Ainda na década de 70 a população do Gama se movimentava como podia para assistir aos jogos daquele time que estava surgindo na cidade. Com poucos recursos foram levando como podiam e a torcida sempre comparecia. Como nos dias de hoje íamos em bom número inclusive nos jogos fora de casa. Quem acompanha o Gama desde quando os "rivais" surgiram lembra dos ônibus fretados pelo presidente "deles" com direito a ingresso e lanche para eles "torcerem" para aquele time que surgia no início da década de 2000 como a promessa do futuro esportivo do DF.

Honestamente? Não temos rival a nossa altura. Não digo no quesito elenco, porque há 3, 4 anos atrás quando jogávamos a Série B eram jogos fáceis: Marília, CRB, Ponte Preta, entre outros. Naquela época se falasse a qualquer um de nós que teríamos medo de perder, e o pior, perderíamos de 3 a 1 para o grandioso Formosa alguém acreditaria?

Amigos... Não temos rivais a nossa altura pela nossa história. Há uma parte da torcida gamense que acredita no Brasília como nosso arqui-rival. Pelo tempo, pela história dos jogos? Sim! Mas de qualquer forma nunca foram e nunca serão como nós. O Brasiliense não é nosso arqui rival pelo simples fato de não ter a história que nós temos, de não terem uma torcida aguerrida, apaixonada e calejada como a nossa.

Eles não tiveram jogadores a altura do que nós tivemos. Eles tiveram Jr. Baiano, Iranildo, Marcelinho Carioca, Vampeta, Acosta e outros de renome nacional mas nunca terão Romualdo, Lindomar, Rodriguinho, Rochinha, Rodrigo, Paulo Henrique, Leonardo Manzzi, Jairo. Você pode dizer: "Mas vários passaram por lá". Mas não da forma que passaram por aqui! Isso porque sou novo e não vi jogar aqueles das décadas de 70, 80 e os que vi no início da década de 90 não me recordo.

Somos nós que fazemos desses jogadores craques, ídolos. Jogadores de encher os olhos. Somos nós que enchemos a bola desses caras muitas vezes oriundos de pequenos times para que joguem um bolão para NÓS. Os verdadeiros jogadores do Gama jogavam para nós! E faziam isso muito bem.

Quem lembra dos anos que jogamos no Mané Garrincha pela interminável obra do Bezerrão? "Ahh, mas só iam mil pessoas nos jogos". Preste a atenção e olhe hoje no Bezerrão, as mesmas mil pessoas estão lá. Sentadas ou em pé. Gritando ou caladas. Elogiando ou xingando. Mas estão lá. Nos anos de 2006, 2007 me lembro do rosto de muitos no Mané Garrincha. Alguns viraram meus amigos. Não digo conhecido de acenar de longe. Digo amigo. De poder contar nas horas difíceis, amigo de frequentar minha casa.

De forma ou de outra somos uma torcida unida. Vista por torcedores de outros times (que quase nem tem torcida) como uma torcida chata. Mas nós somos chatos porque podemos ser chatos. Podemos ser chatos, exibidos, amostrados, insistentes, por tudo aquilo que passamos. Da glória ao fundo do poço nós vimos muita coisa. Sentimos muita coisa na pele, no bolso. Podemos olhar nossas mãos calejadas e dizer: Eu sou torcedor do Gama!

Internamente na torcida do Gama em geral uns criticam os outros, desaprovam muitas atitudes que outros torcedores tomam, como em grandes famílias. Mas... Que venha algum desavisado falar mal dos torcedores do Gama, qualquer seja ele. De organizada, família, bagunceiro, idoso, da turma do amendoim, que algum "torcedorzinho" fale mal de algum deles. Ele não está mexendo com uma categoria da torcida do Gama, e sim com A TORCIDA do Gama inteira. Basta observar em jogos fora de casa.

Pena que perdemos um pouco do respeito dos manda-chuvas do Gama. Aqueles que deviam nos acolher, proteger e fazer com que o nosso amor pelo Gama cresça, não estão fazendo isso. Estão nos maltratando. Estão fazendo com que cada vez percamos a vontade de ir ao estádio. Hoje em dia raramente vemos guerreiros com a camisa do Gama em campo. Mas ainda assim aqueles jogadores que estão em campo se entusiasmam quando nós pegamos fogo nas arquibancadas.

Então que peguemos fogo nas arquibancadas neste sábado. Mesmo com o alto preço dos ingressos façamos uma linda festa no Bezerrão. Leve seu filho para o Bezerrão, leve sua esposa, sua sogra, seu tio, sua tia. Mostre para eles que não é só na televisão que existe torcida apaixonada, barulhenta.

O Brasiliense por tudo que fez nos seus 10 anos de vida, por seu elenco, pelo dinheiro que tem é um grande adversário. Mas não nosso arqui rival. Não é um rival que se coloque do nosso tamanho. Mostremos a eles o nosso tamanho, de tudo aquilo que engloba a SOCIEDADE Esportiva do Gama.

Sábado coloque sua camisa do Gama, leve cartazes bem humorados, balões, tome uma cerveja na porta do estádio. Xingue de veado gritando aquele amigo que está passando lá longe e você não vê há anos. Grude no alambrado (isso se a polícia e  a segurança do estádio deixarem), coma seu amendoim, pule, grite, abrace um desconhecido na hora do gol mas não deixe que se perca no tempo tudo que os jogos do Gama representam em nossas vidas. É indescritível o que esses quase 20 anos frequentando o estádio representam para mim, que somou em minha vida.

Meu nome é Sérgio Vinícius tenho 20 anos de idade e sou estudante de jornalismo mas  o principal é que há 20 anos sou torcedor da Sociedade Esportiva do Gama!

Obrigado a todos que fizeram de mim gamense!







Até o momento 29 comentários:

  1. EH isso ai vamos lotar o bezerrão e fazer uma festa bonita, e que o gama saia com a vitoria vamos gamão vamos gamão vamos ser campeão...

  2. Eles podem ter dinheiro, mas amor ao time, só nós temos!

  3. Moro na cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro e acompanho os jogos do GAMA. Morei no DF de 74 A 81, Vi o GAMA nascer e acompanhei vários jogos, inclusive voltei em 98 e vi o GAMA ser Campeão Brasileiro. Tenho 5 camisas oficiais do GAMA, e sou apaixonado pelo Clube. Aqui o pessoal fala que eu sou maluco, mas eu compreendo o teor da mensagem do Sergio Vinicius. Hoje ouço pela Rádio Comunidade na Internet o jogo na hora, e vejo no Blogama os melhores momentos. Fico feliz de ver o amor da torcida. Isso me incentiva. Parabéns Sergio e continue assim.

  4. Boa Serginho!!!! Texto brilhante!!!! Vamos Gamão!!!!!

  5. sou pernabucano e amante um bom futebol.vc estao de parabens.olha so uma coisa esse cara ai conheso o fetbol desse menino fabio silva por pernabuco ele fez muitos gous,note esse nome ele faz gol viu.

  6. Serginho, seu texto é muito bom! :D
    Parabéns! (:

  7. Porra Serginho quase choro,kkkk muito massa seu texto, e assim mesmo, somos e sempre seremos Gamenses , seja qual for a divisão, como você também a 25 anos sou Gamense, e ja vi muita alegrias e tristezas , mais nunca vamos deixar de ser GAMENSES - A Unica torcida do DF>>>

  8. Seguindo a tendência:
    2009: 17 mil
    2010: 12 mil
    2011: 07 mil?
    Pelo preço dos ingressos acredito que o público será em torno disso.

    Quanto a rivalidade, acredito sim que haja rivalidade, pois isso é algo de momento. Não concordo quando dizem que esse confronto é um clássico. Dizer que é clássico não faz o menor sentido!

  9. Parabéns SÉRGIO, este texto é de arrepiar qualquer GAMENSE que tem amor pelo time.

    Brilhante as suas palavras, concordo em tudo o que você disse. A torcida do GAMA é diferenciada de qualquer outra existente no DF.

    Já tivemos até um torcedor com a camisa do GAMA em Washington - EUA, na casa do OBAMA ! Veja o quanto a camisa do GAMA é respeitada e AMADA pelo mundo a fora.

    Arilson

  10. WTF??? Serginho?

    Caceta, quer me fazer chorar cara?

    Brilhante...


    Agora confesso que o Bambiliense é sim nosso rival, mais não é classico, como voce ressalta, eles nao tem historia.

    E gostei dessa parte: "...tome uma cerveja na porta do estádio. Xingue de veado gritando aquele amigo que está passando lá longe..."

    Dae me lembro de parar num ambulante pegar aquela cerveja e ver o MANOEEEL VEAAADO!!! kkkkkkk virou rotina!

    Parabens pelo texto, representa o sentimento de todos! Um abraço Serginho!

  11. Ah! E não poderia deixar de falar...

    Concordo com o "anonimo"...

    Seguindo a tendência:
    2009: 17 mil
    2010: 12 mil
    2011: 07 mil?

  12. Bom texto,eu aprendi gostar de futebol vendo o gama,e posso dizer que ele está no meu coração.Infelizmente como você citou no texto,não temos "Mandatários"que protejam a gente,espero que no sábado o bezerão possa está lotado com uma torcida apoiando nosso time 90 minutos.
    eu vou esta lá,vamos galera !
    Abraços

  13. Grande Serginho, muito boa mesmo a sua mensagem, é a expressão sincera de um torcedor apaixonado pelo seu time de coração coisa que no DF só os Gamenses tem esse sentimento. Continue sempre assim garoto você vai longe.
    Acrescento ainda que Gama não nasceu do acaso, pelo contrário o Gama nasceu de uma comunidade. Muito diferente da lagartixa que nasceu da podridão, fruto da corupção.
    Nunca nos vendemos e nem recebemos ingressos de graça (o verdadeiro torcedor não se vende nunca), pelo contrário sempre pagamos ingressos caros e do nosso bolso. Portanto, somos Gamenses por intuição e não por obrigação, porque torcida não se compra nem se impõe conquista-se, por esta razão somos uma torcida diferenciada sim. Temos orgulho de ser Gamenses.

    Sócio Torcedor 26

  14. boa serginho,
    Meu nome é Paulo Henrique, tenho 17 anos de idade e sou estudante de administração, mas o principal é que sou torcedor do gama há 17 anos! ; *

  15. Belo texto!! Parabéns Sérgio!
    Gildásio, torcedor do Gama há 26 anos.

  16. Parabens pelo excelente Texto, Serginho.
    Acredito que conseguiu expressar bem o sentimento da maioria dos torcedores Alvi-verdes, mais uma vez.
    Não tenho tanto tempo de "bezerrão". São APENAS 12 anos, porem o sentimento de amor incondicional e muitas vezes incompreendido à esse time tambem é o mesmo.
    Concordo com o que disse. ELES NUNCA SERÃO!!!
    O Brasília, time que respeito muito aqui no DF, ate hoje tem um retrospecto melhor no confronto contra a gente, mas não tem TORCIDA.
    E o Brasiliense é o Primo Rico do Momento e só. Não tem tradição, não tem torcida, não tem paixão.. então definitivamente, NUNCA SERÃO!!!
    Mas temos que admitir que trata-se de um jogo diferenciado, como vc mesmo disse, sempre esperado por todos nós.
    Agora é esperar que a Diretoria tenha um pouco de bom senso, baixe os preços dos ingressos para que possamos lotar nossa casa, pois precisamos muito dessa vitoria.
    SAV.

  17. Não podemos esquecer do torcedor da geral,que não tem carteira de estudante e não tem condições financeiras de pagar 20 conto no ingresso(é meu caso).Sabado no maximo 4mil pagantes.Os outros 11mil estarão ouvido o jogo pelo radio(é meu caso).Mas não deixarei de mandar aquela energia positiva para que possamos ganhar o jogo.O certo é que temos torcedores de todas condições financeiras,mas a grande maioria é da geral(5 reais).Por esse motivo não se frustem se a torcida não corresponder sabado,é que a maioria estara ouvido pelo radio.Saudades no antigo bezerrão onde todos o setores era uma grande geral e eu não perdia um so jogo.BOA SORTE AO NOSSO GAMÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  18. Va ter muito mais q 4 mil pagantes. O Gama é grande, o maior do DF.

  19. Fantástico Serginho. Perfeito o texto, faço minhas as suas palavras...É realmente isso ai mesmo! E Nuna serão, jamais serão!

    Gama, Eu Te AMO!

  20. PÔxa Serginho, seu texto é de arrepiar qualquer gamense. Parabéns, todos que leem essa brilhanete mensagem, com certeza, serão ainda mais gamenses. Gamense é bairrista (e tem que ser), gamense é diferenciado (e tem que ser), gamense torce pela associação de uma comunidade (e tem que ser), por isso, muitos imitam, tentam, mas não sobrevivem.
    Estarei lá no clássico, levarei comigo, de uma só família, 19 pessoas.
    Abraços.

  21. Parabens Sergio pelo texto. Vai ter um bom público no Sábado sim eu estarei lá com meus filhos,mesmo não concordando com estes preços praticados pelo srºP.G,mais vou pelo sentimento de 20 anos que aprendi sentir por este time,mesmo não sendo de Brasilia quando aqui chegue vindo de outro estado foi pelo GAMA que aprendi ter este sentimento ainda me recordo do antigo Bezerrão de jogos as Quartas feiras a noite que eu saia de casa em Luziania GO para assistir estes jogos e sempre voltava feliz tarde da noite agora moro em Tagua e sinto muita saudade daqueles times do GAMA.tomara que um dia eles consigam montar uma equipe competitiva.

  22. Serginho parabêns pelo seu texto mas não se esquesa dos seguintes jogadores (Campeão de 79) Pericles, Fantato,Robertinho,Manoel Ferreira,Helio,Santana e o grande mestre Martin Francisco.

  23. Adorei o texto Serginho! Realmente somos uma família Gamense, onde todos se conhecem, se respeitam e amam fielmente a SEG.

    Parabéns!!

    Stephanie Nastenka.

  24. Obrigado a todos. Os times de 79 e 90 não falei porque foram times que realmente não vi. Prefiro não falar sobre algo que somente escutei. O que eu via eram esses que eu falei. Minha vestimenta predileta pra jogos do Gama era uma camisa 7 com o nome do Romualdo que eu tinha, era criança e usava ela no estádio.

    Abraços a todos

  25. Sérgio, sou seu leitor de carteirinha! Seu texto hoje foi sensacional. Emocionante! Escreveu o sentimento do torcedor gamense. Parabéns pelo texto, pelo blog. Feliz do time que pode contar com um torcedor que presta um serviço como seu Sérgio. Você faz muito pelo nosso time. Hoje, antes de acessar o site oficial do Gama acesso o BLOGAMA.
    Minha opinião, influenciada pelo meu vô e meus tios, é que o tradicional arqui-rival do Gama é mesmo o Brasília. Pela história e quantidade de títulos. Uma pena que o Brasília há décadas enfrenta graves problemas e tem hoje como homem forte o irmão do Wagner Marques.
    Na minha lembrança dói à perda do título Candango de 93 para o extinto Taguatinga Esporte Clube, título perdido no antigo Bezerrão. Naquela época o Taguatinga era sempre um adversário duro para o Gama, eu o via com grande rivalidade.
    Outra lembrança amarga foi o título de 96 perdido para o time do Guará no Cave, aquele o antigo CR Guará, tradicional amarelo e preto, rivalizou muito com o Gama mas nada que possa ser chamado de arqui-rival.
    Para finalizar o comentário, lembro que a década de 90 foi o tempo áureo do Verdão! Ah! Tantas alegrias vividas... Era ótimo ver o Antigo Bezerrão com seus refletores ligados convidando o gamense a ir ao estádio que normalmente lotava. Sábado vamos reviver um pouco disso.
    Parabéns Sergio!
    Abraços
    Ygor Coelho (Não consegui postar com a conta google)

  26. Serginho, grande gamense, tenho um grande prazer em ser gamense, quando me perguntam qual é o meu time, sempre falo que o Gama, algumas pessoas acham engraçado, mas não sabem o que é está junto com a torcida alviverde torcendo pelo nosso gamão,os torcedores de televisão não conhecem a família gamense e sua paixão.
    Anderson 100% Gamão

  27. Surge um grande cronista, Serginho!!!

    Meu caro Serginho, confesso que fiquei emocionado com a elegância e autenticidade do seu belíssimo artigo.

    Informo, preliminarmente, que aprendi a admirar cronistas que escrevem sobre futebol ao iniciar as minhas leituras, nesta áera, com o livro A pátria em Chuteiras, do Nelson Rodrigues.

    Ele, com a inteligência que lhe era peculiar, escrevia sobre futebol tendo como referência maior os torcedores, com as suas múltiplas manifestações de apreço pelo time do coração, no caso dele, o Fluminense.

    Você, Serginho, com os arroubos da juventude, caprichou, mais uma vez, e com muito mais intensidade, ao descrever neste artigo a verdadeira relação de apego dos torcedores do Gama pelo time mais querido do DF.

    Li o seu artigo com muita atenção e confesso que me identifiquei em muitos pontos, me vi em muitas passagens, sobremodo, na parte que você fala sobre a comemoração do gol e o abraço dado a um desconhecido.

    Gostei, também, da sua referência às amizades conquistadas nas arquibancadas e que, de repente, se projetam em outros quadrantes da vida, até mesmo na integração com a família dos torcedores.

    Neste caso, cito aqui alguns exemplos de amizades sólidas que construi com os torcedores do Gama. A título de ilustração destaco os seguintes nomes: Vasco. Jane, Edilene e a Cleide (que vende camisas do Gama). Nossa amizade se projetou em outras dimensões reservadas às pessoas especiais.

    Torcer pelo Gama é uma grata oportunidade para que se conheça a constelação de amizades sinceras, de pessoas comprometidas em viver a alegria não apenas nas comemorações das vitórias do time, mas, também, em outros momentos distantes da torcida.

    Foi assim, neste compasso, que vivi a gratidão de contar com a presença de alguns torcedores do Gama quando do lançamento dos meus dois primeiros livros, sobre a família e os amigos de serviço.

    O evento ocorreu, em primeira edição, no Tribunal de Contas do DF e depois, no Clube Cassab, quando comemorei os meus 50 anos de vida.

    Em um dos livros faços minhas considerações elogiosas à Sociedade Esportiva do Gama ao me reportar a sua importância no cenário local, com a popularização do futebol no DF.

    Concordo plenamente com a sua análise crítica fundamentada na verdade dos fatos, pois, como dito no seu texto, o Brasiliense não pode ser considerado no plano histórico como o nosso arquirrival.

    Ademais, o time do Brasiliense não possui solidez comunitária e nem cumplicidade afetiva com os torcedores que, na imensa maioria das vezes, comparecem aos estádios custeados com recuros do seu principal e único dirigente.

    O Gama, no quesito torcedor, sintetiza os traços sublimes da transparência e lealdade forjados no seio de uma cmunidade que se orgulha do seu time e da sua história.

    O Brasiliense, por sua vez, carece destes traços, pois até mesmo o espaço territorial onde manda os seus jogos não tem vínculo com o time, caso contrário, seria Taguatinga Esporte Clube.

    O dirigente do Brasiliense, a despeito das normas estatutárias, mudou o nome do estádio, ao divulgar para o Brasil inteiro que o Brasiliense manda os seus jogos na Boca do Jacaré.

    Neste ponto houve total desrespeito ao ex-governador Elmo Serejo Farias que construiu o estádio que leva o seu nome. Há quem confunda a verdade dos fatos e pense que o Serejão é de propriedade do ex-senador que foi cassado pelo Congresso Nacional.

    Por tudo isso, mais uma vez, meus parabéns pelo seu excelente artigo.

    Não tenho dúvidas. Você vai nos dar muito orgulho na imprensa do DF e, com certeza, seu trabalho terá repercusssão nacional, como brilhante jornalista que está sendo preparado nos bancos da Faculdade.

    Seu texto é enxuto, polido e repleto de compromissos com a verdade dos fatos.

    É assim que penso. É assim que escrevo.

    Remy Soares de Carvalho é membro da equipe do Blogama.

  28. Lindo seu texto mlk...

    Parabéns

  29. Para quem não teve o privilégio de acompanhar aquele timaço de 79, primeiro campeonato do Gamão, que fez tremer até o Flamengo de Zico no campeonato brasileiro de 80, lá vai a escalação: HÉLIO, CARLÃO, KIDÃO, DÉCIO E OLDAIR; SANTANA, PÉRICLES E MANOEL FERREIRA; ROLDÃO, FANTATO E ROBERTINHO. Técnico: Mestre MARTIN FRANCISCO (que Deus o tenha). Só quem acompanhou todas as partidas daquele campeonato sabe o que é amar este time. Cheguei do Rio de Janeiro em 1977 e morei 22 anos no Gama. Acompanhei de perto esta paixão. Hoje moro em Taguatinga, mas meu coração continua Gamense. Não tem time aqui em Brasília que se compare a estória deste time. Um grande abraço!


Leave a Reply

Pesquisar este blog