segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SÉRIE C - Lambança da CBF pode mudar disputa

Autor: Marcelo | segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009 | Categoria: |

A CBF ,entidade máxima do futebol do Brasil responsável por organizar o campeonato Brasileiro já divulgou as tabelas e formas de disputa das séries A e B de 2009. As competições começam no mês de Maio e terminam em Dezembro. Para a Sociedade Esportica do Gama a apreensão é grande pela divulgação da tabela da série C já que o alviverde mais amado do DF irá disputá-la.
O BLOGAMA já havia adiantado que a FBA tentou adquirir a série C nos mesmos moldes da série B porém sem sucesso. Agora, a CBF além de prejudicar os clubes com o ônus do campeonato ainda estuda modificar a fortma de de disputa que estava consolidada no ano passado.
A idéia inicial era de que a competição continuaria sendo regionalizada porém dividida em dois grupos de dez times (chaves A e B). A chave A contemplaria dez times principalmente das regiões norte e nordeste enquanto a chave B reuniria as equipes do sul, sudeste e centro-oeste. Os quatro primeiros de cada grupo se classificariam para o octogonal final onde os quatro primeiros subiriam para a série B enquantos os dois últimos de cada chave cairiam para a série D.
Porém agora sem patrocínios e prevendo uma desistência em massa dos clubes participantes a CBF estuda mudar a forma de disputa aumentando de dois para quatro ou cinco o número de grupos regionalizados. Isso diminuiria o percurso de viagens para os clubes e o custo operacional porém tornaria a competição mais curta e desinteressante a exemplo da série D.
Isso reflete diretamente no planejamento das equipes. Com menos dinheiro as equipes não têm condições de contratar bons jogadores transformando o campeonato fraco tecnicamente e pouco rentável.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog