sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

RAIO-X: Brasília, o colorado candango

Autor: Marcelo | sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 | Categoria: |


A cidade de Brasília era um imenso canteiro de obras em 1964. Várias empresas estavam trabalhando na construção da nova capital e a diversão dos operários era o futebol. Alguns bons times daquela época despontavam como o DeFeLê, alcunha do Departamento de Força e Luz. Somente campeonatos amadores eram disputados naquela época.
A Associação Comercial do DF vendo o sucesso nos campos pensou em profissionalizar o futebol da cidade, mas estava com medo de não dar certo. Até que o CEUB se profissionalizou e participou do Campeonato Brasileiro. Com isto a Associação se mobilizou e criou o Brasília Esporte Clube em 1975. As cores do uniforme (vermelho e branco) foi em referência à equipe do América-RJ, clube de muito prestígio do futebol carioca na época.

O Brasília foi então um papa-títulos. Foi campeão local em 1976, 1977, 1978. Em 1979 perdeu a final para um certo time alviverde da periferia (Gama). Depois foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987.
Mas nos anos noventa veio o declínio. O campeonato perdeu expressão, os patrocínios desapareceram e veia o lei Pelé em 1999. Com uma estrutura grande e pouco dinheiro o clube quase fechou as portas. Em 2000 um grupo de empresários resolveu então transformá-lo em clube empresa. O projeto não deu certo e o Brasília caiu para as divisões inferiores do candango.
O Brasília então sofreu más administrações que o levaram até a terceira divisão do candango. Mas graças ao trabalho do atual presidente Roberto Marques o clube se reestruturou e voltou à primeira divisão com estilo, sendo campeão da segunda divisão em 2008.
Este ano o Brasília fez o que deve. Manteve boa parte do elenco e comissão técnica campeã do ano passado e reforçou com destaques do candangão do ano passado. Sua campanha alterna altos e baixos, mas busca (e tem condições para isso) conseguir a vaga nas semifinais e na série D. A torcida ainda fiel aguarda muito que o Brasília volte a ser grande e possa fazer frente aos clubes tradicionais do DF.

MAIS DO BRASÍLIA
NOME: Brasília Esporte Clube
MASCOTE: Calango
POSIÇÃO CANDANGO ANO PASSADO: Campeão (2ª divisão)
DESTAQUES: Laterais Amaral e Kaká, Volantes Didão e Iron e Atacantes Giovane, Chefe e Edicarlos
TIME BASE: Diego; Amaral, Piu, Adriano Cacareco e Kaká; Didão, Iron, Magrão e Mariozan; Giovane e Thiago Silva.
TÉCNICO: Marquinhos Carioca

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog