terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

RAIO-X: Ceilândia, o eterno coadjuvante

Autor: Marcelo | terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 | Categoria: |


Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 1963 por Francisco da Silva, o “Seu Chicão”, atual mordomo do Ceilândia, e sua esposa, ainda na antiga Vila do IAPI, onde hoje estão as quadras 3 e 5 do Setor de Mansões do Park Way, área nobre do Distrito Federal.
O Dom Bosco sempre foi um time semi profissional e nunca disputou uma competição oficial até o ano de 1978. Na ocasião a deputada Maria de Lourdes Abadia que era administradora da nova cidade satélite sugeriu que o clube mudasse seu escudo e seu nome para representar a cidade. Saiu então a águia, veio a caixa-dágua e o novo nome: Ceilândia Esporte Clube.

Maria de Lourdes Abadia teve uma participação fundamental na formação do clube. Apoiou a criação e construiu o estádio batizado de Abadião em sua homenagem.
O Ceilândia conquistou seu único título até hoje em 1999 quando foi campeão da segunda divisão do campeonato candango. De lá pra cá o Gato sempre foi coadjuvante nos campeonatos que participou.
Sob o comando do folclórico Sérgio Lisboa, o Serjão, o Ceilândia deu mostras de que seria a terceira força do DF. O clube adquiriu ônibus, reformou o estádio e alugou as dependências do Jaguar Esporte Clube transformando-o em Centro de Treinamentos. O investimento deu certo e o Ceilândia foi vice-campeão em 2005 desbancando Gama e CFZ.
Naquele mesmo ano fez uma série C excepcional porém foi eliminado nas oitavas de final não conseguindo o acesso.
Após disputas internas pelo poder Serjão foi deposto do cargo de presidente do Ceilândia com suspeitas de desvio de fundos. José Beni assumiu a pasta porém as suspeitas de lavagem de dinheiro agora estão sobre sua cabeça. O motivo é um terreno do clube avaliado em milhões que estaria sendo colocado à venda para saldar dívidas.
Dentro das quatro linhas o Ceilândia não vem bem este ano. Com a velha receita de fazer modestas porém boas contratações, o gato ainda não deslanchou. Os veteranos Bobby e Cassius não abandonaram o clube que mudou muito em relação ao ano passado.
Sob o comando do técnico Marquinhos Bahia o clube conseguiu uma vitória e um empate. Mesmo invicto o treinador foi demitido para a chegada do ex-preparador físico Jean Cláudio. O mesmo rebaixou o Gama no ano passado.
Com a bagunça fora das quatro linhas o Ceilândia não deve surpreender neste ano como o fez nos passados. Será uma vitória se chegar ao quadrangular decisivo.

MAIS DO CEILÂNDIA
NOME: Ceilândia Esporte Clube
MASCOTE: Gato Preto
POSIÇÃO CANDANGÃO ANO PASSADO: 3º
DESTAQUES: Zagueiro Thiago Júnior com passagens pelo Gama e Atlético-MG, lateral esquerdo Bobby e Atacante Cassius.
TIME BASE: Ricardo; Glauber, Thiago Júnior, Beto e Marquinhos; Rildo, Beto, Diego e William; Wallace e Cassius.
TÉCNICO:Jean Cláudio

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog