sábado, 28 de fevereiro de 2009
MISTÉRIO:Nova dupla de ataque pode ser o segredo de Pariz
Treino secreto não é mesmo do feitio do técnico Giuliano Pariz. Acostumado a dar a escalação da equipe com vários dias de antecedência e treinar na presença da imprensa, o treinador pegou a todos de surpresa com o comunicado de que os treinos de sexta seriam fechados.
Diante de uma partida importante que vale a segunda colocação na tabela, com desfalques importantes e com titulares passando por má fase, Flávio Raupp decidiu utilizar este artifício para tentar surpreender o Dom Pedro. Na imprensa o técnico disse que iria mudar o time mas não informou o setor.
Confirmado somente que a defesa será alterada. Leandro Dias tomou o terceiro amarelo no jogo diante do Legião e está fora do jogo de amanhã. João Vitor será seu substituto. No miolo de zaga o volante Índio sentiu uma contratura na coxa e também está vetado. Alex Sassá tem a confiança do técnico para assumir a vaga de primeiro volante já que o segundo volante titular Ferrugem está de volta à equipe.
A surpresa que o técnico pode estar armando para o Dom Pedro seria uma nova dupla de ataque. Finalmente Kleyr teve seu nome divulgado no BID e pode estrear contra o time dos bombeiros ao lado de Bebeto. Juca está vetado pelo DM. O restante da equipe está mantida.
Assim o Gama pode entrar com a seguinte equipe: André Zandoná; Lucas Silva, Gilvan, João Vitor e Mendes; Alex Sassá (Adriano), Ferrugem, Thiaguinho e Eduardo; Kleyr e Bebeto.
DOM PEDRO (informações: repórter Thalita Kalix)
O técnico alvirrubro Fernando Tonet desdenhou da decisão do Gama de treinar de portões fechados antes do confronto das duas equipes. Ele disse que não espera grandes surpresas: "Não sei em que sentido surpresa. É muito difícil você mudar o padrão de jogo de um time de uma partida para outra”.
Para o meia Maninho o fato de enfrentar o Gama no estádio Bezerrão lotado é fator motivacional: "A gente já está sentindo falta da vitória. Vamos atrás dos três pontos". O veterano atacante Renaldo faz coro ao companheiro e espera marcar seu primeiro gol no campeonato em cima do alviverde: "Todo jogo para mim é igual, mas o fato de ser na casa deles, com a torcida, me motiva bastante. Quero fazer o gol logo para tirar essa 'nhaca'”.
O volante Tarú sentiu uma contusão e está fora da partida. O tembém volante Kabila e o atacante Bispo são dúvidas. O provável Dom Pedro: Fernando; Rodrigo Mello, Rafael e Léo; Júlio, André, Gabriel (Jadir), Maninho e Rafinha; Índio e Renaldo.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Presidente dá o seu parecer!
Devido a sugestões de leitores do BloGama do Gama incentivar os torcedores a apostar na Timemania, enviei um email ao Presidente Paulo Goyaz, levando estas sugestões até ele. Hoje recebi sua resposta.
"Vamos colocar sua idéia no Placar e em faixa já no proximo jogo. Obrigado pela sugestão. Paulo Goyaz"
E parece que pode surgir uma nova promoção aí.
Aguardem!
Pela primeira vez neste ano os treinos do Gama no estádio Bezerrão à tarde serão fechados para torcedores e imprensa. A decisão partiu do diretor de futebol Flávio Raupp. Segundo o dirigente será somente desta vez tendo em vista a importância da próxima partida e porque segundo ele o time está muito "manjado".
A importância a que flávio se refere é porque o Gama vai enfrentar o vice-líder da competição Dom Pedro. O time dos bombeiros está com 17 pontos contra 15 do alviverde. Em caso de vitória o Gama reassumiria a segunda colocação.
Já Giuliano Pariz achou desnecessária tal atitude. É de costume do treinador abrir os treinos e divulgar a escalação com vários dias de antecedência.
OPINIÃO: A falta de criatividade de jogadas no Gama já vem de longa data. O baixo aproveitamento do Gama em jogadas de bola parada é um reflexo disso. Porém para que estas jogadas sejam colocadas em prática é necessário que os jogadores tenham qualidade para tanto e tranquilidade para executá-las. Quem não se lembra do toque de letra do Keké que deu origem ao segundo gol do Luziânia? Você acha que o treino secreto é válido? Comente!!!
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
DE NOVO? Mais um técnico que cai no candangão
Durou pouco a era Mozair Barbosa no Brazlândia. O experiente técnico não rendeu o esperado e foi demitido do comando do carcará do cerrado. O estopim foi a terceira derrota por goleada agora para o capenga Ceilândia no Abadião.
O desânimo é tão grande que ninguém foi contratado para o seu lugar. O vice presidente São é quem vai assumir o comando da equipe na próxima rodada. Se vencer o presidente ainda pensa em contratar alguém, caso contrário é esperar pelo rebaixamento.
O Brazlândia enfrenta o Brasília neste domingo no estádio Chapadinha.
Esta quarta feira de cinzas não foi boa para o Gama. O empate diante do Legião foi um dos micos que o Gama pagou diante de sua torcida que esperava ver o gama deslanchar. Mas bem antes os sinais de que não era o dia do Gama já apareceriam.
CADÊ A CHAVE?
Quem passava na entrada do estádio por volta de duas horas da tarde desta quarta feira pôde notar uma fila incomum na entrada do estádio. A fila era formada pelos profissionais da imprensa que iriam trabalhar no jogo. Mas a entrada estava fechada com um imenso cadeado e os vigilantes que cuidam da porta simplesmente não achavam a chave de forma alguma. O jeito foi arrebentar o cadeado à porradas para liberar a entrada dos jornalistas.
VOU OU FICO?
O atacante Bebeto recebeu um lançamento do goleiro André Zandoná e partiu para o campo de ataque. O beque do Legião deu-lhe um empurrão de lado e Bebeto balançou mas não caiu. Quando partia sozinho em direção ao gol o árbitro da partida paralisou o lance para marcar falta.
É PRA BATER EM QUEM?
A companhia de polícia que trabalhou no jogo estava inspirada. Mesmo sem torcida visitante vários torcedores da torcida IRA foram apanhados pelo pescoço para prestar esclarecimentos. Desconfiados alguns membros da torcida foram conferir e um início de quebra-pau começou. Fora dos portões do estádio a polícia perseguiu os membros da torcida e prendeu vários deles próximo ao mercado COMPER. Na delegacia da 14ª DP foi preciso que o presidente Paulo Goyaz fosse à delegacia para livrar a cara dos torcedores.
O Gama enfrentou na noite de ontem o Legião pensando em embalar na competição e reconquistar a liderança. 4.327 pessoas que compareceram ao Bezerrão empurraram o periquito com gritos de apoio. Mas o máximo que conseguiram foi um empate em casa e a desconfiança desta torcida.
O prejuízo poderia ter sido maior se a confusa arbitragem do Sr. Divino Enes não tivesse validado o gol de Luciano Dias cujo lance foi antecedido de falta de Keké no goleiro leonino Adilson. E o periquito ainda foi ajudado pelos outros resultados que permitiram ao Gama permanecer na terceira colocação.
O JOGO
Ao contrário do que se esperava o Legião mesmo jogando no estádio Bezerrão não veio com uma postura defensiva. Desde o começo o leão equilibrou o jogo e o Gama tinha dificuldades em vencer a defesa adversária. Nos primeiros quinze minutos o Gama não chutou ao gol de Adilson.
Aos 16 em uma bela enfiada de bola Bebeto recebeu na grande área, driblou a zaga e chutou por cima. O Legião ainda arriscou em dois lances pela direita que a zaga alviverde aliviou. Índio foi substituído por Adriano.
Aos 33 em uma bola praticamente perdida Luciano Dias dividiu com o lateral do Legião e conseguiu arremesso lateral. Mendes cobrou e Luciano Dias recebeu falta por trás. Na cobrança Eduardo bateu com perfeição no canto direito de Adilson e abriu o placar: 1x0 Gama.
No minuto seguinte o Gama poderia ter ampliado. A bola sobrou na pequena área para Mendes que sozinho com Adilson chutou por cima. O primeiro tempo terminou com o Gama na frente.
VIRADA EM DOIS MINUTOS
O Gama voltou mais ofensivo na segunda etapa. No primeiro minuto de jogo Bebeto cruzou uma bola venenosa e Luciano Dias de carrinho escorou para fora.
O Legião acordou e partiu para cima. Em ótima jogada de Fabinho pela esquerda o meia cruzou no meio da zaga para Léo Borges cabecear. André Zandoná ainda tocou na bola mas foi em vão. 1x1.
Não deu tempo nem para se recobrar do golpe e o Gama levou a virada. Gilvan fez falta em Léo no bico da grande área. Rogerinho cobrou no ângulo e Zandoná nada pôde fazer. 2x1 Legião.
A torcida então começou a pressionar a equipe pedindo a entrada de Keké. Pariz atendeu tirando Adriano deixando a equipe com três atacantes. O Gama martelava no ataque e o Legião valorizava a posse de bola.
E aos 30 um lance polêmico. Cruzamento de Thiaguinho e Keké deslocou o goleiro Adilson deixando Luciano Dias livre para cabecear e marcar o gol de empate. O árbitro validou o lance para desespero dos jogadores do Legião que partiram para cima do árbitro pedindo a anulação do gol. Mas foi em vão.
Os jogadores do Legião então perderam a cabeça e marcaram faltas duríssimas nos jogadores alviverdes. O árbitro passou a marcar tudo. Num desses lances Bebeto recebeu bola pela direita e foi empurrado pelo zagueiro do Legião. O jogador conseguiu seguir adiante mas o árbitro parou a jogada e marcou falta, deixando de dar vantagem.
O tempo ia passando e nada do Gama conseguir passar à frente no placar. Pariz fez então a última substituição colocando Emílio no lugar de Luciano Dias que saiu mais uma vez vaiado. Mas o tempo acabou e o jogo ficou mesmo no empate. Gama 2 e Legião também 2.
O resultado só não foi pior para o Gama porque Brasília e Luziânia também tropeçaram senão o Gama teria caído para a quinta posição. Porém para o Legião foi terrível porque com a vitória do Ceilândia o leão voltou para a zona de rebaixamento.
O alviverde agora entra em campo novamente no Domingo às 16:00 no estádio Bezerrão quando enfrentará o Dom Pedro.
RESULTADOS
- Gama 2x2 Legião
- Brasiliense 3x0 Brasília
- Dom Pedro 2x2 Luziânia
- Ceilândia 4x2 Brazlândia
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Gama enfrenta Legião com jogo preliminar
Giuliano Pariz não fez mistério e já escalou os jogadores que vão substituir Ferrugem suspenso e o Juca contundido. Alex Sassá entra com a responsabilidade de substituir o jogador que a maioria da torcida considera o melhor do time, Ferrugem!
Juca será substituído pelo "carinhosamente" apelidado pela torcida de Cone, Luciano Dias, que volta à equipe titular.
O jogo ocorrerá às 20hrs da quarta-feira de cinzas, que promete ser verde e branca no Bezerrão.
A diretoria gamense publicou que serão postos à venda 8 mil ingressos, porém se houver necessidade, poderão ser confeccionados ingressos na hora.
O Gama segue em 3º lugar no candangão com 14 pontos, 3 atrás do líder Brasiliense.
Jogo Preliminar
Às 18hrs da quarta-feira o Gama Aspirantes fará um jogo preliminar contra o Legião de Craques, a equipe sub-23 do Legião.
Segundo o site GamaGol, a equipe aspirante vai ser reforçada com os reservas, Léo, 3º goleiro do time principal, os zagueiros André e Pedrão e o lateral Hugo.
Os ingressos custarão:
Arquibancadas Leste, Sul - R$6,00*
Arquibancada Oeste descoberta - R$10,00*
Arquibancada Oeste coberta (cadeiras) - R$20,00*
Camarote - R$40,00
Camarote para 9 pessoas - RE300,00
*Ingressos com direito à meia entrada custando R$3,00; R$5,00 e R$10,00 respectivamente.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Queridinho de Pariz está de volta
A goleada imposta pelo Gama ao Brazlândia marcou uma recuperação do time alviverde na tabela. Com 14 pontos o periquito subiu para a terceira colocação e amanhã volta a jogar no magnífico estádio Bezerrão diante de sua apaixonada torcida. O adversário será o Legião que vem de vitória sobre o Ceilândia.
No jogo passado o atacante Juca levou uma pancada na panturrilha e precisou ser substituído. Luciano "Cone" Dias entrou e marcou um dos gols.
Agora como Juca está no estaleiro o técnico Giuliano Pariz já escalou o grandalhão como titular no ataque ao lado de Bebeto contra o Leão. Lembrando que Luciano quase foi para o futebol coreano neste mês. Deixou de ir por falta de cumprimento de cláusulas contratuais.
Luciano "Cone" Dias foi titular desde o início da temporada e marcou o primeiro gol do Gama no candangão. Mesmo assim a torcida marcou o jogador por perder oportunidades de gols constantemente. Mas Pariz confia no potencial do jogador.
NOVELINHA CHATA
O campeonato está acabando e o atacante enrolado Kleyr continua sem condições de jogo. A CBF enviou a documentação do atacante para a Lituânia e aguarda a resposta dos donos de seus direitos federativos. Semana passada o jogador reclamou de salários atrasados.
FERRUGEM FORA
O volante "pulmão de aço" Ferrugem levou o terceiro amarelo no jogo passado e está suspenso para o jogo de amanhã. Alex Sassá será seu substituto. O Gama entrará em campo com: André Zandoná: Lucas Silva, Gilvan, Leandro Dias e Mendes; Índio, Alex Sassá, Thiaguinho e Eduardo; Bebeto e Luciano Dias.
INGRESSOS À VENDA
As bilheterias do estádio Bezerrão abrirão amanhã a partir das 10 horas da manhã. Foram disponibilizados 8 mil ingressos para a partida. Os preços permanecem inalterados.
CUIDADO COM O LEÃO!
O Legião virá bastante modificado em relação àquela equipe que o Gama venceu no primeiro turno. O treinador Risada deu lugar a Ricardo Oliveira e vários reforços foram contratados. O mais perigoso deles é o atacante Rodrigo Félix ex-Ceilândia e Brasiliense. O Leão deve entrar com a seguinte formação: Adilson; Régis, Rizo, Luiz Fernando e Marcio; Rogerinho, Diego Tezelli, Fredson e Fabinho; Léo Borges e Rodrigo Félix.
CLÁSSICO FOI ANTECIPADO
A pedido da TV Brasília o jogo de volta contra o Brasiliense no estádio Serejão foi antecipado para o sábado dia 7 de março. O Brasiliense viajará para o Amapá onde enfrentará o Cristal pela Copa do Brasil dia 5.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
SÉRIE C - Lambança da CBF pode mudar disputa
A CBF ,entidade máxima do futebol do Brasil responsável por organizar o campeonato Brasileiro já divulgou as tabelas e formas de disputa das séries A e B de 2009. As competições começam no mês de Maio e terminam em Dezembro. Para a Sociedade Esportica do Gama a apreensão é grande pela divulgação da tabela da série C já que o alviverde mais amado do DF irá disputá-la.
O BLOGAMA já havia adiantado que a FBA tentou adquirir a série C nos mesmos moldes da série B porém sem sucesso. Agora, a CBF além de prejudicar os clubes com o ônus do campeonato ainda estuda modificar a fortma de de disputa que estava consolidada no ano passado.
A idéia inicial era de que a competição continuaria sendo regionalizada porém dividida em dois grupos de dez times (chaves A e B). A chave A contemplaria dez times principalmente das regiões norte e nordeste enquanto a chave B reuniria as equipes do sul, sudeste e centro-oeste. Os quatro primeiros de cada grupo se classificariam para o octogonal final onde os quatro primeiros subiriam para a série B enquantos os dois últimos de cada chave cairiam para a série D.
Porém agora sem patrocínios e prevendo uma desistência em massa dos clubes participantes a CBF estuda mudar a forma de disputa aumentando de dois para quatro ou cinco o número de grupos regionalizados. Isso diminuiria o percurso de viagens para os clubes e o custo operacional porém tornaria a competição mais curta e desinteressante a exemplo da série D.
Isso reflete diretamente no planejamento das equipes. Com menos dinheiro as equipes não têm condições de contratar bons jogadores transformando o campeonato fraco tecnicamente e pouco rentável.
Ei! Você garoto nascido entre 1993 e 1995. Você joga futebol? Se destaca nas partidas que disputa? Tem sonhos em se tornar um grande jogador assim como Kaká e Ronaldinho?
Essa é a oportunidade que você estava esperando. A Sociedade Esportiva do Gama vai fazer um teste de jogadores de futebol para formar a sua equipe de base categorias Infantil e Juvenil. Os jogadores que se destacarem vestirão o manto alviverde e disputarão a copa AGAP e o campeonato brasiliense da categoria no segundo semestre de 2009.
Para isso basta você comparecer no CT do Gama localizado na Ponte Alta Norte (Ao lado da estrada de acesso à cidade satélite depois do balão do periquito) dia 28/02 às 09:00 levando um quilo de alimento não perecível (sal não vale) e um atestado médico comprovando suas aptidões físicas. Informações adicionais nos telefones 9606-7534 ou 8564-1181.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Brazlândia 1x5 Gama - Carnaval de gols na Chapadinha
O Gama visitou o desesperado Brazlândia nesta tarde quente de sábado pensando em se recuperar no campeonato. A cabeça de Giuliano Pariz estava em jogo depois de duas derrotas consecutivas e a queda na tabela de classificação. Mas o periquito não só venceu a partida como goleou o lanterna colocando um basta na crise que rondava o clube.
Debaixo de um sol escaldante o Gama tomou conta do jogo. Logo aos dois minutos Gilvan recebeu bola dentro da área e abriu o placar para o alviverde.O Brazlândia diminuiu logo em seguida porém o árbitro da partida anulou o tento alegando posição irregular.
Atordoado o Brazlândia ficou perdido em campo e o Gama aproveitou para ampliar. Cobrança de escanteio na área e agora Leandro Dias escorou com perfeição. 2x0 Gama.
O Brazlândia continuava insistindo mas a defesa alviverde não dava espaços para conclusões. Aos 30 Eduardo arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão e no chão. Os jogadores levantaram a mão pedindo o gol, mas não foram atendidos.
O Brazlândia então começou a abusar das jogadas violentas. Juca recebeu uma pacada na panturrilha e foi substituído por Luciano Dias. O primeiro tempo terminou com o Gama na frente.
Na volta para o segundo tempo o Brazlândia diminuiu. Cruzamento rasteiro na pequena área, a bola passou por André Zandoná e Luis Carlos fuzilou. 2x1.
Quem imaginava que o Brazlândia iria para cima se enganou. O Gama continuou mantendo seu ritmo e ampliou. Lançamento preciso de Eduardo e o craque Bebeto marcou seu primeiro gol em 2009. 3x1.
A seguir Lucas Silva levou entrada dura e foi substituído por Adriano. Thiaguinho foi para a lateral direita. Em uma linda jogada o baixinho cruzou rasteiro para Bebeto que escorou para fora.
A seguir Mendes em mais uma arrancada fenomenal chutou forte pela esquerda. A bola passou do goleiro do Brazlândia e Luciano Dias bem posicionado só teve o trabalho de empurrar para as redes. 4x1 Gama.
Não perca a conta. Bebeto recebeu na pequena área e fuzilou para a meta do Brazlândia. 5x1 Gama e a torcida do Brazlândia começou a deixar o estádio.
A torcida do Gama fazia a festa nas arquibancadas quando o juiz apitou o fim do jogo. Bebeto, Gilvan, Índio e Thiaguinho eram os nomes mais aclamados pela galera alviverde.
O resultado manteve o técnico Giuliano Pariz no cargo de técnico do Gama. Com a derrota do Luziânia em casa a equipe alviverde subiu da quarta para a terceira posição com 14 pontos, três a menos que o atual líder Brasiliense.
A equipe agora descansa e se prepara para seu próximo compromisso no candangão contra o Legião na próxima quarta-feira às 20:30 no magnífico estádio Bezerrão.
RESULTADOS
- Brazlândia 1x5 Gama
- Luziânia 0x2 Brasiliense
- Legião 2x0 Ceilândia
- Brasília 2x1 Dom Pedro
A Futebol Brasil Associados, entidade que gerencia o campeonato brasileiro da série B, pretendia gerenciar o campeonato da série C deste ano nos memsmos moldes da série B. Graças à FBA, os patrocínios garantem deslocamentos aéreos , alimentação e hospedagens para todos os clubes que participam da segundona.
Com a série C não seria diferente. Com o mesmo número de clubes da série B e regionalizada a FBA já se preparava para gerenciar o campeonato e aplicar as mesmas regalias. Porém a CBF não se interessou em repassar os direitos de transmissão da competição.
As equipes que tiverem problemas financeiros terão uma preocupação a mais se quiserem ascender à segunda divisão. Com esta decisão todas as equipes participantes terão que pagar do próprio bolso as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem.
Com a crise financeira que assola o Brasil e o mundo será difícil concluir se o Gama terá condições financeiras de formar um bom time e pagar o preço por um campeonato deficitário como o da série C de 2009.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
POR UM FIO - Para Pariz é vitória ou degola
Amanhã será o dia da verdade para o treinador atual do Gama Giuliano Pariz. Há duas rodadas atrás Pariz era unanimidade no clube porém bastaram duas derrotas consecutivas para colocar o treinador na berlinda.
Os dirigentes alviverdes não engoliram a forma de como o Gama líder isolado na sexta rodada despencou de produção e caiu para a quarta colocação. Apesar de jogar estas partidas fora de seus domínios, a torcida acompanhou o time incentivando e cobrando.
Agora o próximo compromisso do alviverde candango ganhou ares de dramaticidade. De um lado estará o time da casa Brazlândia. O carcará do cerrado foi obrigado a jogar contra o Brasiliense sem seus destaques por conta de cláusulas contratuais e levou uma sapecada de 3x0 com direito a desencanto de Fábio Júnior. Com o resultado a equipe alviazulina está na lanterna com apenas 4 pontos em sete partidas e é candidatíssimo ao rebaixamento.
Do outro estará o Gama que sofreu um rebaixamento dramático para a série C. Mandando os jogos novamente no estádio Bezerrão, a torcida voltou a comparecer e transformou sua casa em um caldeirão. A expectativa com o retorno à sua casa e com a mudança da diretoria era de que o alviverde renascesse desse a volta por cima. O primeiro passo seria uma boa campanha no candangão. A torcida está carente por conquistas e a queda de produção da equipe foi uma ducha de água fria no movimento feito em prol do clube.
Ano passado o Gama também sofreu no campeonato onde chegou a frequentar a zona de rebaixamento pela primeira vez em sua história. Terminou naquela ocasião na vexatória quarta posição atrás de Ceilândia e Dom Pedro.
Então Giuliano não pode nem pensar outro resultado que não seja a vitória se quiser seguir no comando da equipe alviverde. Até mesmo um empate pode significar a demissão do treinador. Para evitar a catástrofe o grupo se fechou e prometeu vencer o adversário de amanhã custe que custar. O Gama contará com força máxima. Gilvan, Índio, Ferrugem e Eduardo reforçarão a equipe. No ataque a grande dúvida: Juca, Bebeto e Adriano Guerrón brigam por duas vagas. A tendência é de que Bebeto comece jogando ao lado de Guerrón; Juca e Keké iriam para o banco.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
ENTREVISTA EXCLUSIVA - Léo Goleiro
Entrevista Exclusiva
Agora o BloGama publicará também entrevistas exclusivas com alguns jogadores do Gamão do Povão!
O primeiro da série é o goleiro de apenas 17 anos que com muito esforço e persistência chegou à equipe profissional do Gama e hoje é o 3º goleiro do time.
Uma boa pessoa, simpática, humilde, que está vencendo na vida, este é o perfil do garoto Leonardo, que está à espera de uma oportunidade para abocanhar a vaga de titular na equipe gamense.
Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida ao BLOGAMA.
Dados:
Nome Completo: Leonardo Unamuzaga da Silva (Léo)
Data de nascimento: 23/03/1991
Naturalidade: Uruguaiana - RS
Time de início da carreira: XV de Novembro - RS
Cor preferida: Azul
Altura: 1,82
Peso: 74kg
Posição: Goleiro
Entrevista:
BloGama - Quando você chegou ao Gama?
Léo - Em julho de 2008.
BloGama - Em qual time você jogava antes de vir para o Gama?
Léo - Legião F.C
BloGama - Como foi saber que você subiria para a equipe profissional aos 17 anos em uma nova fase do Gama, onde o time voltara para sua cidade natal e a torcida para o estádio?
Léo - Foi surpreendente porque eu nem tinha em mente que iria fazer parte deste grupo.
BloGama - A torcida vêm reclamando muito dos goleiros que atuaram de um ano para cá, qual a sua expectativa para poder estrear com a camisa 01 do Gama?
Léo - Minha expectativa é a melhor possível, estamos trabalhando duro para que tudo dê certo, porém tenho a consciência de que é preciso paciência e esperar a hora certa.
BloGama - Você viajou junto com a equipe Sub-17 para jogar a Copa Santiago no RS e sua família foi ver os jogos, como foi ter esse apoio no seu estado natal?
Léo - Foi muito bom rever meus familiares, havia 6 meses que eu não os via! Serviu para me fortalecer mais ainda nessa nova empreitada em minha vida.
BloGama - Qual jogador do elenco Gamense você tem mais afinidade?
Léo - Graças a Deus fiz amizade com todos, trato todos da mesma forma, mas o que eu passo mais tempo é o Índio.
BloGama - Como está o clima dentro da equipe profissional do Gama?
Léo - Está bom né cara, todo mundo sabe que perdemos duas partidas seguidas, mas não é por isso que vamos baixar a cabeça, agora é tocar a bola pra frente e seguir.
BloGama - Quais os times que você já passou?
Léo - Grêmio/RS, XV de Novembro/RS, Ceilândia/DF, Parque Esporte/RS, Legião/DF e agora estou aqui no Gama.
BloGama - Você é um goleiro novo, e é apontado por alguns jogadores da base como a esperança para o gol alviverde, como você espera corresponder a essa confiança passada pelos seus antigos companheiros?
Léo - Espero dar o meu melhor, pois é um time a que devo muito. Estão me ajudando bastante nesse meu início de carreira.
BloGama - Qual sua principal característica como goleiro?
Léo - Segurança.
BloGama - Qual goleiro brasileiro você tem como inspiração?
Léo - Júlio César.
BloGama – Muito obrigado Léo, boa noite!
Léo – Valeu, boa noite!
Semana que vem nosso entrevistado da vez será o lateral esquerdo e meio-campo Elivelton.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
BOMBA - Maia deixa o Gama
O salvador da pátria de 2005 está deixando o Gama. Como seu contrato se encerraria em abril e não houve nunhuma conversa dos dirigentes sobre renovação, a diretoria alviverde aceitou uma proposta do Villa Nova de Nova Lima/MG e liberou o jogador.
Maia declarou na imprensa de que gostaria de encerrar sua carreira no alviverde. Apesar de sua atual má fase técnica Maia tem muito crédito com o clube e a torcida. Esperamos que faça uma ótima campanha junto ao seu novo clube e que retorne em breve.
Questionado sobre o seu provável substituto o diretor de futebol do alviverde Flávio Raupp afirmou que Bebeto entrará em seu lugar no comando de ataque. Sinal de que contratação é uma palavra proibida no CT do Periquito.
TEMPO QUENTE NOS TREINOS
Já que o presidente do Gama Paulo Goyaz cobrou raça dos jogadores, o treino de hoje foi marcado pelas entradas duras dos marcadores. Alguns chegaram a se estranhar nos coletivos.
Sob ameaça de demissão o técnico alviverde Giuliano Pariz colocará o que dispõe de melhor para o jogo diante do Brazlândia. André Zandoná no gol, Lucas Silva na lateral direita e Mendes na esquerda. Na zaga João Vitor foi barrado para o retorno de Gilvan.
No miolo de zaga os volantes titulares Índio e Ferrugem estão de volta. Thiaguinho e Eduardo serão os responsáveis pela armação das jogadas.
No ataque reside a grande dúvida de Pariz. Luciano Dias está fora por contusão, Kleyr não teve seu nome publicado no BID e Maia foi dispensado. Assim o treinador alviverde ensaia uma provável reestréia de Bebeto ao lado de Adriano Guerrón. Mas tudo indica que Juca deve começar jogando. Keké deve ir para o banco.
Boa tarde galera.
Temos um novo membro na equipe BloGama, trata-se dele, que é muito famoso nas comunidades do Gama por suas belas crônicas, Remy Soares, agora aqui no BloGama!
Seja bem vindo Remy.
Tenho certeza que suas crônicas ajudarão o Blog a crescer cada vez mais.
Aguardem e verão as crônicas do nosso amigo Remy.
Saudações alviverdes!
O segundo turno do campeonato candango começa neste final de semana e a maioria dos clubes que disputam o certame estão reforçando o elenco. Alguns buscam a recuperação enquanto outros apenas ajustam o setores mais carentes.
O Legião busca desesperadamente não cair no campeonato. Para isto contratou três reforços: o goleiro Adilson (ex-Marcílio Dias/SC), o lateral Ciel (ex-Toledo/PR), e o volante Jânio (ex-Campinense/PB).
Enquanto isso o Luziânia anunciou o retorno do veterano meia Esquerdinha. Ele estava no Mesquita/RJ. Já o Dom Pedro anunciou a chegada do também veterano atacante Renaldo de 38 anos. O jogador que não disputa um partida oficial desde o ano passado espera ser ainda o artilheiro do candangão em 2009.
Enquanto uns contratam, outros dispensam. No Brasiliense o volante Bidu e os atacantes Vinícius e Moisés foram devolvidos para seus clubes de origem.
No Gama nada de reforços. O presidente alviverde reafirmou que não irá contratar ninguém para somar ao elenco atual. A expectativa é pelo retorno de Bebeto que pode voltar ao grupo principal no próximo jogo mas somente por um tempo. Dos aspirantes chegou o zagueiro André que já teve passagens pelo Botafogo-SP.
WAGNER, MACEDO E AGRÍCIO QUEREM A CABEÇA DE PARIZ
Matéria do correio braziliense de hoje dá conta de que os dois vice-presidentes e o ex (ou atual) homem forte do Gama Wagner Marques foram a favor da demissão de Giuliano Pariz depois do último revés diante do Luziânia apesar de não assumirem publicamente. Porém o presidente Paulo Goyaz pediu um voto de confiança para o atual treinador.
O fato indica que o jogo do próximo sábado do Gama contra o Brazlândia será de vida ou morte para o treinador. Em caso de novo tropeço a situação de Pariz ficará insustentável e fatalmente o profissional será dispensado.
Ontem o grupo principal treinou finalizações e cruzamentos, pontos que o técnico Giuliano Pariz achou que foram deficientes nos últimos jogos. À tarde um recreativo em campo reduzido para treinar passes curtos e defesa.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Goyaz:"Como torcedor acho que faltou garra"
Foto: Cacau Araújo
O presidente Paulo Goyaz e o técnico do Gama Giuliano Pariz chamaram a imprensa para uma coletiva logo após a conversa prometida com os jogadores. A expectativa da imprensa é que fosse declarada a queda do técnico no comando do alviverde. Porém o que foi dito não deixou dúvidas: para o mandatário da equipe alviverde o técnico só fez o que foi pedido. As informações são do repórter Roberto Wagner do JBr.
Segundo Goyaz, Pariz foi contratado para armar uma equipe ofensiva. Como presidente ele acha que o técnico agiu bem porém como torcedor afirma que faltou garra ao grupo. Já o técnico declarou que em nenhum momento se sentiu ameaçado, mas que a situação preocupa. "- O time até largou bem porém se acomodou. Os jogadores e até nós da diretoria achávamos que poderíamos ganhar o jogo a qualquer hora e vimos que não é assim." disse.
O atacante Juca não gostou de ser cobrado e disse que somente a vitória no próximo confronto aliviará a pressão: "- Agora temos de vencer. Não tem outro jeito. Se perde a terceira, sempre tem um culpado e claro:sobra para alguém", reconhece Juca.
O presidente ainda afirmou que não irá contratar ninguém para reforçar o grupo "- No máximo vou subir o volante André dos aspirantes.", disse.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Torcida isenta Giuliano Pariz pela má fase
Após a segunda derrota consecutiva a torcida alviverde volta a ter dores de cabeça com o Gama. É difícil acreditar que a apenas duas rodadas atrás o time e a torcida estavam em lua de mel: a equipe era líder do campeonato a frente do arquirrival Brasiliense.
Mas bastaram dois resultados negativos para a torcida acordar e voltar à dura realidade: O Gama será apenas mais um no candangão de 2009. Mostrando um domínio de jogo principalmente no meio de campo, a torcida sonhava ver um Gama se recuperando do rebaixamento em grande estilo, conquistando o campeonato. Mas na verdade o time nunca deu show. Sempre foram vitórias magras, apertadas e algumas conquistadas na base da raça e no grito da torcida.
Longe de seus domínios mesmo com apoio das arquibancadas e sem alguns jogadores considerados titulares o grupo caiu de rendimento e despencou da liderança para a quarta posição. Sem Yomisio (operado do joelho e fora do grupo por três meses), Gilvan (estiramento muscular), Índio (estiramento muscular), Ferrugem (suspenso) e Eduardo (condição física precária) o time do Gama fica mais fraco. A torcida antes parceira agora exige resultados. Mas apesar da má fase, a torcida alviverde isenta o técnico Giuliano Pariz pelos maus resultados. Para eles, o grupo é fraco tecnicamente e depende de muitos reforços para seguir vôos mais altos neste campeonato. Agora o jogo de volta contra o Brazlândia (próximo compromisso do alviverde) tomou contornos dramáticos. O time da Chapadinha perdeu para o Brasiliense e está na lanterna do campeonato enquanto o Gama precisa de recuperação urgente. Para este jogo o técnico espera contar com o retorno de Ferrugem, Eduardo, Gilvan e Kleyr.
BRASÍLIA EMPATA E AJUDA O GAMA
Jogando em seus domínios o Brasília apenas empatou com o Ceilândia no estádio do CAVE. Se vencesse fecharia o turno no G-4 e colocaria o Gama na quinta posição. O Ceilândia continua à beira do rebaixamento com apenas seis pontos.
PRESIDENTE PROMETE DAR UMA DURA NO GRUPO
O presidente alviverde Paulo Goyaz em declaração após o jogo contra o Luziânia prometeu ter uma longa conversa com o time alviverde na manhã desta segunda-feira. O objetivo é cobrar mais atitude e responsabilidade nos próximos jogos visando a recuperação no campeonato. O presidente ainda destacou as inúmeras dificuldades principalmente financeiras por qual o Gama passa. Segundo o mandante, mesmo com a crise financeira que assola o mundo o patrocínio com a Antares já foi fechado e as conversas com o BRB estão em andamento. Porém reforços estão fora da pauta.
RESULTADOS
- Luziânia 2x1 Gama
- Legião 1x2 Dom Pedro
- Brasília 2x2 Ceilândia
- Brazlândia 0x3 Brasiliense
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Luziânia 2x1 Gama - A crise chegou
Um Gama totalmente modificado entrou em campo hoje à tarde no esburacado estádio Serra do Lago em Luziânia. Tentando recuperar a liderança perdida na última rodada, Giuliano Pariz armou a equipe com apenas Juca no ataque e três meias ofensivos. O jogo começou morno onde as equipes pouco se arriscavam. Mais uma vez o Gama dominou, dominou, arriscou mas perdeu.
Aos quatorze minutos o Gama teve a chance de marcar. Lançamento na medida de Lucas Silva para Marco Alagoano. O meia foi travado na hora em que iria concluir para o gol por Perivaldo.
Aso 23 um lance incrível. Numa cochilada da defesa do Gama o matador Léo Guerreiro ficou cara a cara com André Zandoná. Léo chutou forte mas completamente torto, para fora da meta.
No minuto seguinte o Gama respondeu com um belo ataque em que Juca recebeu dentro da grande área, porém a defesa alviceleste aliviou.
Em um cruzamento lançado do Luziânia o lateral esquerdo gamense Mendes dividiu a bola pelo alto e levou a pior. Com um corte na cabeça o jogador teve sua cabeça enfaixada.
Mas aos 31 o Luziânia chegou ao gol. Cruzamento perigoso na área e Zandoná rebateu para a área. Chimba estava no lugar certo e na hora certa. O atacante mesmo acossado por zagueiros encheu o pé e fuzilou. 1x0 Luziânia.
Mesmo vencendo o técnico do Luziânia mexeu no time. Tirou o lateral Ítalo para a entrada do meia Ricardo.
Depois do gol o time do Luziânia recuou e o Gama passou a dominar o jogo. E aos 39 em uma linda jogada individual Mendes driblou a zaga e cruzou para a área. Marco Alagoano chegou de carrinho e mandou para fora. Ainda aos 44 em bola dividida na área Eduardo bateu de primeira porém André do Luziânia defendeu. O primeiro tempo terminou com o time da casa na frente.
Na volta para o segundo tempo Pariz resolveu mexer na equipe. Colocou o atacante Keké no lugar do meia Eduardo. O guerreiro deu gás no jogo e numa roubada de bola no meio de campo Keké tocou para Juca que tocou fraco de volta.
Aos 8 minutos Marco Alagoano recebeu no bico da grande área e na hora de ajeitar perdeu a bola. Aos 10 Mendes foi substituído por Kaike.
Aos 21 Keké foi dar passe de letra no campo de ataque, errou e deu contra ataque do Luziânia. Chimba avançou pela direita e tocou para Perivaldo na pequena área. O zagueiro cruzou e Eduardo livre de marcação escorou. 2x0 Luziânia.
Logo em seguida o lateral Rogério do Luziânia fez falta dura e como já tinha amarelo foi expulso da partida. Giuliano então mais uma vez foi para o tudo ou nada. Tirou o volante Adriano para a entrada de Maia.
Mesmo com um a menos o Luziânia teve uma grande chance de ampliar. Eduardo recebeu lançamento em profundidade e ficou de frente para o gol. A zaga alviverde conseguiu cortar.
Aos 36 Juca recebeu lançamento mas escorou para fora. O tempo ia passando e a paciência do torcedor alviverde acabou. A torcida do Gama foi em direção à saída do vestiário para protestar.
Aos 39 Maia em um lance inacreditável recebeu a bola pela direita, cruzou para a área, encobriu o goleiro e diminuiu. 2x1.
Aos 47 sob protestos da torcida alviverde o Gama perdeu mais uma chance. Cruzamento de Lucas Silva e Juca escorou para fora. E terminou assim. Luziânia vice-líder 2 e Gama em crise 1.
Com o resultado o Gama despencou para a quarta posição estacionado com 11 pontos mas pode cair para a quinta caso o Brasília vença o Ceilândia amanhã. O próximo compromisso é fora de casa no estádio Chapadinha dia 21/02 contra o Brazlândia.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Flávio Raupp detona FBF
A liberação do estádio Serra do Lago em Luziânia para jogos no campeonato candango revoltou o diretor de futebol do Gama Flávio Raupp. Uma comissão formada por três representantes da Federação Brasiliense de Futebol vistoriou o estádio e apesar de várias crateras no gramado, o lugar foi aprovado.
Pela manhã o técnico do Luziânia Luca Baggio acompanhou a vistoria e de certa forma ficou surpreso pela aprovação. Depois de jogar no Abadião e no Mané Garrincha como mandante (e vencer todas as partidas) Luca falou com desconfiança do fato de jogar em casa. Disse que o gramado apresenta várias falhas e que vai dificultar o padrão de jogo de seu time, porém que será bom jogar em casa. Já os jogadores do Luziânia disseram que como já treinam no campo, eles terão vantagem sobre os visitantes pois já conhecem onde estão os buracos.
Para o diretor de futebol do Gama Flávio Raupp faltou bom senso aos vistoriadores da FBF. Raupp chegou a chamá-los de "três patetas". O técnico gamense Giuliano Pariz também não gostou do que viu. Segundo ele o risco de um atleta se machucar e torcer o joelho ou tornozelo é muito grande.
Paulinho Araújo, vice-presidente da FBF não quis polemizar e disse que ainda vão passar um rolo por cima do gramado a fim de melhorar as suas condições, mas confirmou que segundo sua avaliação o estádio tem condições de jogo. Lembrando que a TV Brasília transmite amanhã a partida ao vivo e exclusivo para todo o DF a partir das 15:45.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
RAIO-X: Luziânia, o simpático elefante goiano
O Luziânia representa o futebol da cidade goiana próxima do DF. Apesar de ser uma cidade antiga remanescente do povoado de Santa Luzia, o futebol nunca teve grande expressão.
O clube foi criado em 1926 por Manoel Gonçalves da Cruz, um agrimensor bom de bola que veio de Minas Gerais. Juntamente com Juquinha Roriz e diversas personalidades locais, o clube recebeu as cores azul e branco em homenagem à Santa Luzia, protetora dos olhos segundo a crença católica.
No início o Luziânia somente disputava amistosos e campeonatos amadores principalmente nas épocas de festas como durante a Festa do Divino. Seus adversários eram equipes amadoras formadas nas cidades próximas como Orizona, Pires do Rio, Anápolis entre outros.
Em 1945 seu presidente Arione Correia de Morais alterou as cores e o nome do time. Passou a ter as cores vermelha e branca do América-RJ e adotou o nome Associação Atlética Luziânia. E em 1963 o clube se tornou alvinegro semelhante ao Santos de SP.
Depois de 1966 o clube caiu no ostracismo. Ficou 18 anos sem participar de competições até que em 1991 em reunião no colégio Santa Luzia no centro da cidade ficou resolvido a reativação do futebol do clube Luziânia. Em 1992 disputou o goiano da segunda divisão. Mas em 1995 recebeu convite do então presidente da Federação Brasiliense de Futebol Tadeu Roriz para disputar o campeonato Brasiliense. O convite foi aceito.
No campeonato candango principal nunca teve grandes conquistas. Porém foi bicampeão de juniores e campeão candango feminino. O clube disputou ainda a série C pelo Distrito Federal em 2006.
O clube caiu para a segunda divisão no ano seguinte mas subiu ano passado na condição de vice-campeão da segunda divisão. Este ano começou perdendo sua partida e seu mando de campo porém jogando fora de casa tem conseguido bons resultados e ocupa hoje o quarto lugar na tabela de classificação. Se a primeira fase terminasse hoje, o Luziânia estaria classificado para as semifinais.
Agora contando com a força da sua torcida no estádio Serra do Lago o Luziânia tem força para seguir fazendo uma boa campanha. Ser campeão será muito difícil, porém tem chances de conseguir vaga na copa do Brasil e na série D.
MAIS DO LUZIÂNIA
NOME: Associação Atlética Luziânia
MASCOTE: Elefante
ESTÁDIO: Serra do Lago com capacidade para 21.564 pessoas
POSIÇÃO CANDANGO ANO PASSADO: 2º lugar(segunda divisão)
DESTAQUES: Zagueiro Perivaldo e os atacantes Chimba e Léo Guerreiro.
TIME BASE: André Prado; Rafael, Jackson, Perivaldo e Zé Ricarte; Flávio Rogério, Romarinho, Jocelmo e Rodrigo; Léo Guerreiro e Chimba.
TÉCNICO: Lucca Baggio
Foto: Andressa Anholete
A ineficiência do ataque do Gama somado aos desfalques fez com que Giuliano Pariz mudasse o esquema de jogo do time que enfrentará o Luziânia neste sábado com transmissão exclusiva da TV Brasília a partir das 15:45. Como a bola não chega ao ataque o comandante alviverde testou uma formação com três meias e apenas um atacante. A informação é do repórter Elisson Ferreira.
Na vaga de Ferrugem entrou Alex Sassá enquanto no meio de campo os meias Emílio recuperado de lesão, Marco Alagoano e Thiaguinho se revezavam no ataque tendo como único atacante Juca. Com isso o novo xodó da torcida Keké foi barrado. (O que você achou da barração de Keké? Comente!)
Sem balançar as redes em quatro jogos (o último foi contra o Legião) Juca não quis comentar sobre a opção tática do treinador, mas disse que espera que a bola chegue aos seus pés em condições de concluir.
Mas tudo pode ser desfeito na hora do jogo. Pariz espera que Kleyr tenha seu nome publicado no e-bid até sexta-feira para pelo menos contar com o atacante no banco.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Times que derraparam no candangão se reforçam
Abre o olho, Gama! A má fase de alguns clubes do candangão forçaram seus dirigentes a buscar reforços para ajudar a "tirar o pé da lama".
O mais curioso deles foi o Brasiliense. Disparado a equipe que dispõe do melhor elenco do campeonato, o jacaré anunciou a contratação do lateral Júlio César. O jogador foi um carrasco do Brasiliense ano passado ao marcar gols pelo São Caetano e Marília justamente contra seu novo clube. Como já conta com dois laterais na mesma posição é sinal de que a saída de Patrick é quase certa.
Já o lanterna Legião se reforçou com quatro jogadores: O zagueiro Luiz Fernando que já passou pelo Gama, os laterais Rogerinho e Sabará e o atacante Rodrigo Félix, aquele que passou pelo Ceilândia e Brasiliense.
Mas a vassourada maior foi no Ceilândia. Nada menos que treze jogadores receberam o bilhete azul da diretoria do Gato. Oito jogadores foram contratados e entre os reforços o mais conhecido deles é Fábio Oliveira, ex-Gama, Remo, Itumbiara e outros. O técnico-preparador físico Jean Cláudio está mantido.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
ALELUIA:Atacante enrolado está regularizado
Finalmente o técnico Giuliano Pariz teve uma boa notícia nesta semana. Kleyr, uma das contratações internacionais do Gama para 2009 foi regularizado hoje na CBF e já pode jogar.
O jogador e o clube foram vítimas de uma grande novela envolvendo o seu procurador, a CBF e um clube da Lituânia dono de seus direitos federativos. Agora Kleyr busca retomar seu espaço dentro da equipe titular.
FACA!!!
Não teve jeito. O polivalente Yomisio operou hoje o joelho e vai ficar de três a quatro meses sem jogar. Uma pena já que era um dos destaques da equipe.
O hospital alviverde por sinal estará lotado. Nada menos que sete jogadores titulares estarão fora do próximo jogo sendo que seis por lesão. Gilvan, Yomisio, Índio, Ferrugem, Eduardo, Emílio e Ortiz estão fora do jogo contra o Luziânia no sábado. O Gama pode entrar com a seguinte equipe: André Zandoná; Lucas Silva, João Vitor, Leandro e Mendes; Alex Sassá, Adriano, Marco Alagoano e Thiaguinho; Keké e Juca.
BEBETO EM 10 DIAS
O atacante Bebeto já treina com os demais companheiros no CT do Gama para aprimorar a forma física. Segundo o preparador físico Wiliam Stein o jogador ainda precisará de pelo menos dez dias para ficar em forma.
BANDEIRA QUE AJUDOU BRASILIENSE NA GELADEIRA
O Bandeira que ajudou descaradamente o Brasiliense ao anular um gol legítimo do Legião que daria a vitória ao Leão foi afastado por trinta dias pelo comitê de arbitragem do DF. Segundo o comitê o bandeira vai fazer uma "reciclagem".
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
CONFIRMADO:Gama pega Luziânia no Serra do Lago
Após vistoria realizada hoje pela FBF em Luziânia o estádio Zequinha Roriz conhecido como Serra do Lago foi liberado e está pronto para receber jogos da primeira divisão. E o primeiro jogo que o Luziânia fará em casa será contra o Gama.
O jogo ainda foi antecipado para o sábado tendo em vista a grade de programação da TV. A partida será transmitida para todo o DF pela TV Brasília a partir das 15:45.
O Gama não poderá contar com o volante Ferrugem expulso na última partida. Em contrapartida o meia Marco Alagoano e o zagueiro Gilvan estão à disposição do técnico Giuliano Pariz. Os meias Eduardo e Ortiz além do volante Índio são dúvidas.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Brasília 2x0 Gama - Adeus invencibilidade
O Gama conheceu sua primeira derrota em 2009. Jogando diante da equipe do Brasília o alviverde mais querido do DF perdeu de forma justa sua partida no estádio do CAVE. Destaque negativo para a arbitragem do jogo que amarelou metade da equipe do Gama e expulsou o volante Ferrugem.
O atacante Thiago Silva foi o algoz do alviverde que historicamente é freguês do colorado. Mas no início do jogo o Gama deu mostras de que queria vencer. Destaque positivo para a estréia do meia Cristian Ortiz que comandou o meio de campo gamense e para a torcida alviverde que compareceu em bom número no estádio.
O Gama dominou o início da partida com um bom toque de bola, mas aos poucos o Brasília foi equilibrando o jogo. Em um recuo de bola de João Vitor, o goleiro André Zandoná dividiu a bola com Chefe. A bola bate na canela do atacante e quase entrou.
O Gama tinha muito mais posse de bola mas não tinha objetividade. Ao mesmo tempo a defesa alviverde formada por João Vitor e Leandro não inspirava confiança. Mas em um ataque fulminante o Gama quase marcou. Enfiada de bola para Keké e o xodó chutou em cima do goleiro.
A casa do Gama começou a ruir aos 40 do primeiro tempo. Em bela jogada, Chefe passou por Lucas Silva e cruzou na medida para Thiago Silva. O atacante escolheu o canto e marcou. 1x0 Brasília.
Na volta do intervalo Giuliano Pariz trocou Ortiz pelo meia Emílio. Mas quem voltou melhor foi o Brasília. O colorado dominou o jogo e buscava as jogadas pelos flancos, principalmente pela direita.
E foi por aí que o colorado ampliou. Passe em profundidade para Thiago Silva. O atacante driblou Leandro que passou que nem um cometa por ele e chutou no canto superior esquerdo de André Zandoná. 2x0 Brasília.
Pariz então foi para o tudo ou nada. Tirou o lateral esquerdo Mendes para a entrada de Maia deixando a equipe alviverde com três atacantes. Emílio foi para a lateral esquerda.
O que se viu a seguir foi o nervosismo do Gama em concluir as jogadas. Sem imaginação o ataque gamense insistia no "chuveirinho" que era muito bem combatido pela zaga do Brasília. Aos 25 Ferrugem fez falta por trás em Iron e foi expulso deixando o Gama com 10 em campo.
Pariz não mexeu e o ataque do Gama insistia porém não conseguia ameaçar a meta do Brasília. Marquinhos então colocou Thiago Eciène e Edicarlos nos lugares de Mariozan e Thiago Silva.
Pariz tentou dar mais consistência ao meio de campo colocando Adriano no lugar de Juca. Mas nada de gols. Logo em seguida o juiz expulsou Chefe por falta dura em Índio. Aos 40 do segundo tempo Thiaguinho cruzou uma bola na medida para Keké que cabeceou para fora.
O lance acordou o Brasília. Em rápido contra-ataque Edicarlos tocou para Thiago Eciène livre. A zaga aliviou.
Mas não houve tempo para mais nada. O juiz apitou o fim do jogo. Com o resultado o Gama perdeu a liderança do campeonato para o Dom Pedro (que venceu em casa o Brazlândia) e caiu para a terceira colocação com onze pontos.
A próxima partida do Gama será fora de casa diante do Luziânia em local ainda não definido dia 15/02 às 16:00.
RESULTADOS
- Brasiliense 1x1 Legião
- Dom Pedro 1x0 Brazlândia
- Brasília 2x0 Gama
- Ceilândia 2x2 Luziânia
Jogando no estádio Serejão o Brasiliense encontrou muitas dificuldades para arrancar um empate diante do lanterna Legião. O jacare contou também com uma ajudinha do juiz que anulou um gol legítimo da equipe laranja.
O resultado colocou o jacaré provisoriamente na liderança no critério saldo de gols com os mesmos onze pontos do Gama porém com um jogo a mais. O alviverde teria que vencer para manter a liderança ou empatar e torcer para que o Dom Pedro não vença seu jogo.
BEBETO ACERTA
O atacante considerado um dos melhores de 2007 acertou os valores com a diretoria e já faz parte do grupo do Gama. A estréia ainda depende do aval do preparador físico William Stein.
LUCIANO AINDA NÃO FOI
Luciano Dias comprou as passagens porém ainda não foi para a Coréia. O jogador espera que algumas cláusulas contratuais sejam cumpridas antes de ir para a ásia.
BRASÍLIA SEM MEIO TIME
Hoje o técnico Marquinhos Carioca não poderá contar com Thompson, Giovane, Didão, e Iron. Amaral, Thiago Eciéne, Mima e Chefe serão os substitutos.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Giuliano Pariz: "Meu sonho é subir o Gama para a 1ª divisão"
Giuliano Pariz é realmente um técnico diferenciado. Dizem que quem não o conhece não sabe diferenciar se ele é técnico ou jogador tamanha cumplicidade que ele tem com seus comandados.
Alguns treinadores gostam de conquistar o respeito dos jogadores formando uma barreira de comando. Mantêm distância da vida do atleta somente cobrando resultados. E se eles não vierem...pior para o jogador. Manda-se embora e contrata-se outro.
Já Pariz gosta de ser amigo dos atletas. Como já foi jogador ele conversa na linguagem dos boleiros e na base da conversa consegue extrair o máximo deles. No comando dá oportunidade para todos os jogadores do elenco mostrarem seu futebol a exemplo de Keké, Douglas "Guerrón" e Emílio.
Humilde, o técnico assume que ainda não sabe de tudo. Quando era treinador da equipe do Rio Branco do Espírito Santo declarou na imprensa que gostava de enfrentar o time do Serra para aprender o esquema defensivo do rival treinado por Paulo Marcos.
Em lua de mel com o clube e a torcida, o técnico se emociona ao falar da atual fase. Na liderança do campeonato candango com o Gama, o técnico enaltece o valor da torcida que tem comparecido ao estádio e empurrado a equipe rumo às vitórias.
Hoje em entrevista à TV Record, Pariz revelou que o seu grande sonho seria a curto prazo levar o Gama de volta à primeira divisão do campeonato brasileiro. Um exemplo de fidelidade e compromisso assumido com o clube e diretoria. Mal sabe o treinador que este é o sonho de toda a torcida gamense.
ORTIZ PODE PINTAR
Como o meia Eduardo é dúvida, o argentino Cristian Ortiz pode fazer sua estréia diante do Brasília no Domingo. Ferrugem também não está 100% mas deve jogar. Pariz também estuda uma formação com o meia Emílio.
HORA DE SECAR
A TV Brasília anuncia a transmissão dos próximos jogos do campeonato candango. E a primeira transmissão será Brasiliense x Legião no Serejão. A partida será transmitida amanhã a partir das 15:45.
FALANDO NELES...
A derrota para o Dom Pedro II rendeu uma sessão de cobranças ontem no treinamento do jacaré. O mandatário do time Luiz Estêvão não gostou do rendimento dos dois últimos jogos e quer a qualquer custo a recuperação da liderança amanhã. No programa da Esporte Record de hoje um torcedor de Taguatinga pediu a volta do antigo Taguatinga Esporte Clube. Segundo ele o TEC era o verdadeiro representante da cidade.
TÉCNICO DO BRASÍLIA DIZ QUE VAI PRA CIMA
O técnico Marquinhos Carioca afirmou hoje no programa Esporte Show que não recuará o time para buscar o empate. Enaltecendo as qualidades do Gama Marquinhos disse que espera fazer uma grande partida para tentar se recuperar na tabela.
O autor do primeiro gol oficial do Gama em 2009 está de malas prontas. O atacante Luciano Dias embarca nos próximos dias para o futebol coreano.
Com muita moral junto ao técnico Giuliano Pariz, Luciano nunca foi unanimidade na torcida alviverde. Apesar de seu porte atlético alto, o atacante pouco cabeceava a gol. Com os pés não tinha muita habilidade. Não fazia nem pivô e nem conclusão.
Como os gols não vinham a torcida passou a pegar no seu pé. Era então vaiado todos os jogos em que atuava e era substituído. Na ásia o atacante irá receber um salário muito maior. Segundo Flávio Raupp ele foi liberado por haver na equipe peças de reposição. Luciano será emprestado ao clube coreano por um ano.
BEBETO
O atacante Bebeto ainda conversa com a diretoria alviverde sobre a questão salarial. Pretendido por vários clubes do Brasil, o atacante afirmou que faltam apenas alguns detalhes para fechar com o Gama. O presidente Paulo Goyaz está temeroso com relação à perda dos patrocínios do BRB e Antares. Sem eles o Gama não tem como garantir o pagamento ao atacante.
JEAN CLÁUDIO PODE CAIR
Depois da terceira derrota consecutiva o técnico-preparador físico do Ceilândia Jean Cláudio pode cair a qualquer momento. Segundo fontes da imprensa o ex-técnico do Brazlândia de 2008 Silvio de Jesus esteve no Bezerrão na quarta-feira passada fazendo anotações. Ele pode ser o eventual sustituto.
A cidade de Brasília era um imenso canteiro de obras em 1964. Várias empresas estavam trabalhando na construção da nova capital e a diversão dos operários era o futebol. Alguns bons times daquela época despontavam como o DeFeLê, alcunha do Departamento de Força e Luz. Somente campeonatos amadores eram disputados naquela época.
A Associação Comercial do DF vendo o sucesso nos campos pensou em profissionalizar o futebol da cidade, mas estava com medo de não dar certo. Até que o CEUB se profissionalizou e participou do Campeonato Brasileiro. Com isto a Associação se mobilizou e criou o Brasília Esporte Clube em 1975. As cores do uniforme (vermelho e branco) foi em referência à equipe do América-RJ, clube de muito prestígio do futebol carioca na época.
O Brasília foi então um papa-títulos. Foi campeão local em 1976, 1977, 1978. Em 1979 perdeu a final para um certo time alviverde da periferia (Gama). Depois foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987.
Mas nos anos noventa veio o declínio. O campeonato perdeu expressão, os patrocínios desapareceram e veia o lei Pelé em 1999. Com uma estrutura grande e pouco dinheiro o clube quase fechou as portas. Em 2000 um grupo de empresários resolveu então transformá-lo em clube empresa. O projeto não deu certo e o Brasília caiu para as divisões inferiores do candango.
O Brasília então sofreu más administrações que o levaram até a terceira divisão do candango. Mas graças ao trabalho do atual presidente Roberto Marques o clube se reestruturou e voltou à primeira divisão com estilo, sendo campeão da segunda divisão em 2008.
Este ano o Brasília fez o que deve. Manteve boa parte do elenco e comissão técnica campeã do ano passado e reforçou com destaques do candangão do ano passado. Sua campanha alterna altos e baixos, mas busca (e tem condições para isso) conseguir a vaga nas semifinais e na série D. A torcida ainda fiel aguarda muito que o Brasília volte a ser grande e possa fazer frente aos clubes tradicionais do DF.
MAIS DO BRASÍLIA
NOME: Brasília Esporte Clube
MASCOTE: Calango
POSIÇÃO CANDANGO ANO PASSADO: Campeão (2ª divisão)
DESTAQUES: Laterais Amaral e Kaká, Volantes Didão e Iron e Atacantes Giovane, Chefe e Edicarlos
TIME BASE: Diego; Amaral, Piu, Adriano Cacareco e Kaká; Didão, Iron, Magrão e Mariozan; Giovane e Thiago Silva.
TÉCNICO: Marquinhos Carioca
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Gama 1x0 Ceilândia - Vitória na raça e liderança
O Gama entrou em campo precisando da vitória para poder encostar no líder Brasiliense. Afinal de contas já eram dois empates e o time precisava vencer. Mas do outro lado o Gama teria que encarar o Ceilândia que vinha de duas derrotas consecutivas e precisava a qualquer custo se recuperar no campeonato.
A massa alviverde mais uma vez compareceu e se tornou o 12º jogador em campo. Sem parar de gritar um minuto sequer, a fanática torcida do Gama empurrava os jogadores em busca do resultado. Em plena noite de quarta feira 8.263 torcedores compareceram ao magnífico estádio Bezerrão.
Começa o jogo e logo de cara se vê a proposta de jogo do Gato: fechadinho na defesa e buscando os contra-ataques. O Gama encontrou muita dificuldade em jogar. Apenas os atacantes Cassius e William se adiantavam: o resto era só marcação.
Era quase um treino ataque contra defesa. O Ceilândia pouco se arriscava ao ataque enquanto o Gama nervoso em campo não conseguia fluir as jogadas ofensivas. O goleiro Ricardo cometeu duas bisonhagens em campo ao não conseguir pegar algumas bolas fáceis. Eduardo pouco criativo em campo e machucado deu lugar a Marco Alagoano.
Mas a melhor chance de gol foi do Ceilândia. Aos 23 Betson recebeu lançamento dentro da pequena área e ficou frente a frente com André Zandoná. O meia chutou e Zandoná com categoria defendeu. No placar eletrônico do Bezerrão apareceu a informação do gol do Dom Pedro. Festa nas arquibancadas.
O juiz também quis aparecer deixando de marcar várias faltas e cartões amarelos inclusive a favor do Gato Ceilândia. O primeiro tempo terminou sem gols e com vaias das arquibancadas.
No segundo tempo o Gama resolveu partir para cima do adversário e começou a incomodar o goleiro Ricardo. O Gama dominava mas o gol não saía. Enquanto isso o Dom Pedro vencia o arquirrival Brasiliense. Uma vitória simples colocava o Gama na liderança. A torcida não parava de gritar e de frente às arquibancadas um torcedor ilustre: o presidente Paulo Goyaz passou para ver a festa da torcida Ira Jovem.
Giuliano resolver mexer novamente na equipe colocando o meia Emílio no lugar de Ferrugem. O meia deu mais movimentação no meio de campo e o Gama parou de lançar bolas no alto para apostar nas bolas rasteiras. E deu certo. As oportunidades começaram a surgir e o Gama passou a desperdiçar algumas oportunidades.
Mas o Ceilândia não estava morto. O zagueiro Thiago Júnior arrancou da defesa e chutou um balaço de fora da área. A bola bateu no travessão e a torcida pediu mais raça.
De tanto insistir o Gama chegou ao gol. Keké com muita raça roubou uma bola no campo de ataque e rolou para Marco Alagoano. O meia cruzou rente à trave, a bola bateu no goleiro Ricardo e entrou chorando. Era o gol da liderança.
A partir deste momento o Ceilândia resolveu atacar e criou oportunidades de gols. A defesa alviverde suportou bem a pressão e valorizou a posse de bola. No apito final veio a festa. O Gama de grão em grão chegou à liderança do campeonato candango contando com o tropeço do arquirrival Brasiliense.
Ao final do jogo a torcida fazia a festa entoando músicas como "créu" e "vá tomar no ** ense!".
Com a vitória o Gama chega pela primeira vez à liderança do campeonato candango com 11 pontos. Na segunda colocação o arquirrival Brasiliense com 10.
Sem tempo para descansar o alviverde mais amado do DF entra em campo no próximo domingo às 16:00 no estádio do CAVE quando enfrentará o Brasília FC.
RESULTADOS
- Brazlândia 0x1 Legião
- Luziânia 1x0 Brasília
- Gama 1x0 Ceilândia
- Dom Pedro 3x1 Brasiliense
Jean Cláudio é uma dessas pessoas que tinha tudo para ser uma lenda no Gama assim como o meia Rodrigo Beckham e o técnico Vágner Benazzi. Durante muitos anos Jean foi preparador físico da equipe alviverde e participou de várias conquistas importantes como o campeonato da série B de 1998. Porém alguns desentendimentos com a diretoria somados à atitudes do profissional fizeram com que Jean perambulasse por outros clubes inclusive no rival Brasiliense.
Mas hoje Jean é odiado pela torcida do Gama. Não só por ter defendido as cores do arquirrival mas porque foi apontado como principal responsável pelo rebaixamento ano passado. Depois de "resolver" assumir o Gama como treinador, Jean rachou o grupo e saiu do Gama de forma melancólica com o triste scout de seis derrotas, três empates e apenas uma vitória.
Jean Cláudio ainda se deu ao luxo de xingar um torcedor que criticava o seu trabalho. Hoje no jornal de Brasília ele que adora aparecer na TV e na Imprensa faz um mea culpa ao afirmar que teve sua parcela de culpa, mas que aquele grupo já estava fadado ao fracasso.
Thiaguinho, um dos remanescentes daquele time discorda do atual técnico e disse que não se preocupa com o que pode acontecer no reencontro."- Desejo muita sorte a ele mas não hoje." disse.
A torcida promete recepcioná-lo à altura no jogo de hoje à noite. Jean não admite, mas em caso de uma nova derrota sua cabeça fatalmente irá rolar.
Os ingressos já estão à venda na bilheteria sul do estádio Bezerrão com os mesmos valores dos outros jogos. 10.000 ingressos foram colocados à venda.Não haverá reserva de arquibancadas.
KEKÉ VAI SER TITULAR
Depois de marcar o gol no clássico o novo xodó da torcida alviverde começará jogando no time titular hoje contra o Ceilândia. Luciano Dias vai para o banco. Ferrugem e Eduardo são dúvidas por problemas físicos mas devem entrar em campo. Caso não tenham condições de jogo, Alex Sassá e Marco Alagoano respectivamente entram em seus lugares.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Bebeto fica no Gama
O Gama ganhou mais um reforço na sua luta pelo título do campeonato candango de 2009. O atacante Bebeto que participou da série B ano passado não fechou contrato com o futebol estrangeiro e se reapresentou à Sociedade Esportiva do Gama.
O atacante que já marcou muitos gols com a camisa alviverde não atua desde o ano passado. Como está fora de forma ficará treinando em separado até adquirir boa forma física.
O atleta chega em boa hora já que o Gama só conta com seis atletas na posição: Juca, Luciano Dias, Kleyr, Keké, Douglas e Maia. Destes citados anteriormente não pode se contar com Kleyr cuja documentação ainda não está regularizada.
Para a partida de amanhã o técnico Giuliano Pariz pode mudar a dupla de ataque formada por Luciano e Juca. Keké tem grandes chances de entrar como titular contra o Ceilândia. Maia retorna de suspensão e fica no banco ao lado de Douglas "Guerrón".
E O MAGRÃO FOI EMPRESTADO
Surgiu no e-bid a informação que o atacante Adriano Magrão cujos direitos federativos pertencem ao Gama foi emprestado ao Náutico de Pernambuco. A informação conflita com a declaração do presidente do clube alviverde de que iria entrar com ação na justiça contra o atleta.
Segundo o que nosso amigo Vinícius Gomes que é responsável pelo site oficial da Sociedade Esportiva do Gama, não houve tempo hábil para impressão dos ingressos para o jogo do Gama contra o Ceilândia desta quarta-feira a noite, eles começariam a ser vendidos hoje, como não houve tempo hábil, a partir de amanhã às 9 horas da manhã, estarão a venda na bilheteria do Bezerrão!
Competição: Campeonato Candango 2009 – 5ª Rodada
Data: 04/02/2009
Horário: 20:30h
Local: Bezerrão – Gama/DF
Ingressos: R$ 6,00 (Leste, Norte e Sul); R$ 10,00 (Pétala descoberta); R$ 20,00 (Pétala Coberta). obs. Preço de inteira. Estudantes, militares, mulheres, menores de 14 anos e maiores de 60 anos têm direito a meia entrada.
Arbitragem: Não divulgado.
........................................
Gama: Zandoná; Lucas Silva, Gilvan, Leandro e Mendes; Índio, Ferrugem, Thiaguinho e Eduardo; Juca (Keké) e Luciano Dias
Técnico: Giuliano Pariz
Ceilândia: Ricardo; Glauber, Thiago Júnior, Beto e Marquinhos; Rildo, Betson, Diego e Willian; Wallace e Cássius
Técnico: Jean Cláudio
........................................
Confrontos Diretos: 65 Jogos, 27 Vitórias, 22 Empates e 16 Derrotas. 99 Gols pró e 67 sofridos.
........................................
** Ficha do jogo retirada da comunidade oficial do Gama!
Como adiantado pelo site Blogama, José Lopes Risada não é mais o técnico do Legião. O terinador que fez uma brilhante campanha à frente do Dom Pedro ano passado na série C não resistiu às quatro derrotas de sua equipe. O curioso é que o técnico teve três meses para se preparar para a competição.
Mesmo com o elenco cheio de garotos da base o técnico esperava uma reação que não veio. A diretoria laranja agiu rápido e já contratou seu substituto.
Trata-se de Ricardo Araújo, que já treinou inclusive o Ceilândia ano passado. E o gerente de futebol Cláudio Coelho chega com a missão de contratar jogadores e salvar o Leão Branco do rebaixamento.
O legião é lanterna isolado do candangão com nenhum ponto ganho em quatro rodadas.
Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 1963 por Francisco da Silva, o “Seu Chicão”, atual mordomo do Ceilândia, e sua esposa, ainda na antiga Vila do IAPI, onde hoje estão as quadras 3 e 5 do Setor de Mansões do Park Way, área nobre do Distrito Federal.
O Dom Bosco sempre foi um time semi profissional e nunca disputou uma competição oficial até o ano de 1978. Na ocasião a deputada Maria de Lourdes Abadia que era administradora da nova cidade satélite sugeriu que o clube mudasse seu escudo e seu nome para representar a cidade. Saiu então a águia, veio a caixa-dágua e o novo nome: Ceilândia Esporte Clube.
Maria de Lourdes Abadia teve uma participação fundamental na formação do clube. Apoiou a criação e construiu o estádio batizado de Abadião em sua homenagem.
O Ceilândia conquistou seu único título até hoje em 1999 quando foi campeão da segunda divisão do campeonato candango. De lá pra cá o Gato sempre foi coadjuvante nos campeonatos que participou.
Sob o comando do folclórico Sérgio Lisboa, o Serjão, o Ceilândia deu mostras de que seria a terceira força do DF. O clube adquiriu ônibus, reformou o estádio e alugou as dependências do Jaguar Esporte Clube transformando-o em Centro de Treinamentos. O investimento deu certo e o Ceilândia foi vice-campeão em 2005 desbancando Gama e CFZ.
Naquele mesmo ano fez uma série C excepcional porém foi eliminado nas oitavas de final não conseguindo o acesso.
Após disputas internas pelo poder Serjão foi deposto do cargo de presidente do Ceilândia com suspeitas de desvio de fundos. José Beni assumiu a pasta porém as suspeitas de lavagem de dinheiro agora estão sobre sua cabeça. O motivo é um terreno do clube avaliado em milhões que estaria sendo colocado à venda para saldar dívidas.
Dentro das quatro linhas o Ceilândia não vem bem este ano. Com a velha receita de fazer modestas porém boas contratações, o gato ainda não deslanchou. Os veteranos Bobby e Cassius não abandonaram o clube que mudou muito em relação ao ano passado.
Sob o comando do técnico Marquinhos Bahia o clube conseguiu uma vitória e um empate. Mesmo invicto o treinador foi demitido para a chegada do ex-preparador físico Jean Cláudio. O mesmo rebaixou o Gama no ano passado.
Com a bagunça fora das quatro linhas o Ceilândia não deve surpreender neste ano como o fez nos passados. Será uma vitória se chegar ao quadrangular decisivo.
MAIS DO CEILÂNDIA
NOME: Ceilândia Esporte Clube
MASCOTE: Gato Preto
POSIÇÃO CANDANGÃO ANO PASSADO: 3º
DESTAQUES: Zagueiro Thiago Júnior com passagens pelo Gama e Atlético-MG, lateral esquerdo Bobby e Atacante Cassius.
TIME BASE: Ricardo; Glauber, Thiago Júnior, Beto e Marquinhos; Rildo, Beto, Diego e William; Wallace e Cassius.
TÉCNICO:Jean Cláudio
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Classificação da 1ª rodada do bolão na comunidade do Gama
A disputa na primeira rodada do Bolão foi acirrada!
Muitas pessoas ficaram empatadas e o critério de desempate foi a ordem de cadastro.
Abaixo segue a classificação.
O tópico para os palpites da 5ª rodada do Candangão já está no ar! Clique aqui
Tem vontade de participar mas não está dentro? Não tem problema! Faça seu cadastro com Nome e Sobrenome agora na comunidade! Clique aqui