quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

RAIO-X: Legião quer ser grande

Autor: Marcelo | quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 | Categoria: |


O Legião Futebol Clube foi fundado em 11/05/2006. É originário do projeto social “Legião de Craques” (ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL LEGIÃO DE CRAQUES), criado em 2001, visando dar oportunidade e cidadania a crianças e jovens de baixa renda. O nome Legião é uma homenagem ao grupo Legião Urbana, no qual Renato Russo cantava.

Inspirados na figura do maior poeta do rock brasiliense, um grupo de amigos começou esta história, sem maiores pretensões, no fundo do quintal de uma mansão de Brasília. Mas a mistura do rock com o futebol deu tão certo que o projeto superou o social e virou empresa. Os quatro sócios, Gustavo Leão, Ítalo Nardelli, Carlos Eduardo e Henrique Garrido, empresários do Distrito Federal, dividiam as despesas enquanto a equipe não era profissional, mas precisaram procurar patrocinadores, depois que o Legião se profissionalizou e ganhou o título da terceira divisão, disputado pela primeira vez em 2006.

Desde a sua fundação, com o projeto social LEGIÃO DE CRAQUES, o LEGIÃO FUTEBOL CLUBE conta com o incentivo da família de Renato Russo, em especial Dona Carminha, sua mãe, e Giuliano Manfredini, seu filho, respectivamente Madrinha e Presidente de Honra do LEGIÃO. E é com o apoio da família do cantor, morto em 1996, que a emergente equipe laranja aposta em uma campanha de marketing ambiciosa: Quer se tornar um dos grandes do DF ao lado de Gama e Brasiliense.

Em 2007 era credenciado ao título da segunda divisão porém depois de um campeonato impecável perdeu inexplicavelmente o título para o Brazlândia. Em 2008 manteve o técnico Reinaldo Gueldini e formou uma equipe com destaques de Brasília para fazer uma boa estréia na primeira divisão. Iniciou na liderança a competição, porém caiu de produção nas últimas rodadas e terminou na sexta colocação.

Com as desistências de Ceilândia e Brazlândia à vaga da série C, o Legião debutou no campeonato brasileiro. Fez uma campanha com altos e baixos onde chegou a golear Anápolis-GO e Dom Pedro II porém foi eliminado na primeira fase.

Ainda em 2008 o clube começou sua preparação para o candangão 2009. Foi o primeiro clube a começar a preparação dentre todos os times do DF. Porém devido à crise econômica perdeu patrocinadores o que refletiu nas contratações da equipe.

O técnico agora é Risada que fez uma brilhante campanha com o Dom Pedro II ano passado. Mas os destaques da equipe foram embora. Restou apenas subir os garotos da base e poucos destaques como o meia Fabinho ex-Ceilândia foram contratados. As regalias que a torcida tinha ano passado como camisetas, pipoca e cerveja foram eliminadas. A meta deste ano é bem mais modesta para a equipe laranja. Se conseguir uma vaga nas semifinais já estará de bom tamanho.

MAIS DO LEGIÃO
- NOME: Legião Futebol Clube S/A
- MASCOTE: Leão Branco
- ESTÁDIO: Mané Garrincha com capacidade para 45.000 pessoas
- POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 6º
- POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 42º
- DESTAQUES: Meia Fabinho e técnico Risada
- TIME BASE: Daniel; Rizo, Ícaro, Márcio e Diego Tozani; Régis, Frédson, Toninho e Fabinho;Léo Borges e Rodrigo Melo.
- TÉCNICO: Risada

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog