terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RAIO-X: Atlético, o dragão goiano

Autor: Marcelo | terça-feira, 6 de janeiro de 2009 | Categoria: |


O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 1937 por Edison Hermano que foi o primeiro goleiro da equipe. O escudo oficial tem o mesmo formato do São Paulo F.C. e a camisa parecida com a do C.R.Flamengo. Isto porque Edison torcia para ambas as equipes na época.
O clube nasceu junto com o futebol da cidade de Goiânia. Tanto que foi o primeiro campeão goiano do estado em seu primeiro campeonato realizado de forma oficial.
Depois de muitas décadas no ostracismo chegou a disputar a segunda divisão do goiano. Em 2001 seu estádio correu o risco de ser demolido para a contrução de um shopping. Graças à ação judicial de torcedores a obra foi embargada e o estádio foi salvo. Depois o atlético se reestruturou e começou a manter uma base sólida. Base esta conseguida graças aos vários jogadores de Brasília em seu elenco inclusive do nosso Gama. Em 2007 chegou às oitavas de final da copa do Brasil e por pouco não conseguiu o acesso à série B onde ficou na 6ª posição.
O dragão conta com 10 títulos regionais e dois nacionais da série C sendo o segundo conquistado no ano passado, o que lhe credenciou a participar da série B deste ano e fazer companhia ao Vila Nova-GO.
É quase uma "sucursal" do Gama: Lá estão o zagueiro Jairo, campeão da série B pelo alviverde. O lateral Edylton, o volante Róbston e os meias Wesley e Lindomar completam a lista de ex-gamenses. O goleiro França, o zagueiro Gilson e o volante Pituca são outros jogadores que fizeram carreira aqui em Brasília.
O técnico também é um velho conhecido da torcida alviverde. É Mauro Fernandes que passou pelo clube alviverde em 2005.
O clube ainda conta com bons atletas que passaram pelo futebol nacional como os meias Anailson (ex-São Caetano) e Elias (ex-Bahia), e esse ano pretende alçar vôos mais altos como o campeonato goiano (favorito à conquista ao lado de Goiás) e a série A.
O Atlético-GO é o adversário do Gama em amistoso a ser realizado no próximo sábado às 16:00 no majestoso estádio Bezerrão.

MAIS DO ATLÉTICO-GO
NOME: Atlético Clube Goianiense
MASCOTE: Dragão
ESTÁDIO: Antônio Accioly com capacidade para 8.000 pessoas
DESTAQUES: Zagueiro Jairo e Meia Anaílson
TIME-BASE: Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Róbston, Wesley e Lindomar; Juninho e Marcão.
TÉCNICO: Mauro Fernandes

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog