sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RAIO-X: Brasiliense, o maior inimigo

Autor: Marcelo | sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 | Categoria: |


O Gama ao longo de sua vitoriosa história já teve vários rivais. Brasília, Tiradentes, Sobradinho, Guará... Mas nenhum deles incomodou tanto quanto o Brasiliense.
Falar de Brasiliense sem falar do ex-senador é impossível. Luiz Estêvão de Oliveira Neto é dono do grupo OK que reúne várias empresas tais como: Construtora, Rádio, Internet, Revendedora de Automóveis FIAT entre outras. Em 1992 a empresa OK participou da licitação para a construção do novo prédio do TRT de São Paulo, mas perdeu para a empresa Incal alumínio. Esta repassou os direitos da obra para a empresa Incal Incorporações. E a obra cuja comissão administrativa era chefiada pelo juiz Nicolau dos Santos Neto (ou lalau) não tinha progressos.
Mas os pagamentos do judiciário eram sempre em dia. As empresas Incal repassaram quantias vultosas a Luiz Estêvão de 1992 a 1999 (39 milhões de dólares). Em 1998 Estêvão fez uma campanha avassaladora e se elegeu senador da república pelo DF.
Em 2000 por meio de uma CPI o senador foi cassado depois de descobrirem sua ligação com a Incal e o esquema com o juiz Nicolau. O ex-senador responde à 68 processos no STJ, 5 no STF e 145 no TJDFT.
Desse escândalo indiretamente nasceu o Brasiliense FCT. Depois de tentar comprar o Brasília FC sem sucesso, Luiz Estêvão adquiriu as instalações do Atlântida EC, reformou o estádio público Serejão que estava abandonado e criou o time.
Foi campeão da segunda divisão no mesmo ano e disputou a primeira divisão estadual em 2001.
Em 2002 fez uma brilhante campanha na copa do Brasil perdendo a final para o Corinthians. Com um bom time e financiando regalias aos torcedores, o Brasiliense foi crescendo em popularidade. Mas o título não vinha... Estêvão então passou a atacar o rival Gama: Tirou a base de bons jogadores que tinham história no clube (Gérson, Jairo, Deda, Rochinha...) levando-os ao lado inimigo.
O título só veio em 2004 quando venceu a decisão contra o Gama ne estádio Serejão debaixo de um temporal . Daí em diante o Brasiliense contou com a decadência do Gama para tomar a hegemonia local no futebol.
Neste mesmo ano, a consagração: Foi campeão da segunda divisão e disputou o brasileirão em 2005, quando foi rebaixado.
Na série B desde então, o clube alterna bons e maus momentos.
Este ano o ex-senador se articula para disputar as eleições em 2010. Luiz Estêvão estaria contratando advogados para entrar com um pedido de liminar junto à justiça eleitoral para burlar a decisão dada por aquela instância que o julgou inelegível pelo período de dez anos. Ele tentará utilizar o argumento que a pena deve ser contada a partir do momento da posse e não da cassação.
O Brasiliense foi o único clube que manteve elenco e comissão técnica do ano passado. Com elenco de segunda divisão no deficitário torneio candango, o Brasiliense é mais uma vez favorito ao título. O maior trunfo está no banco: Reinaldo Gueldini, técnico experiente e qualificado é o regente da orquestra amarela.

MAIS DO BRASILIENSE:
NOME: Brasiliense Futebol Clube;
MASCOTE: Jacaré;
POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 14º;
POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 1º (Campeão);
DESTAQUES: Goleiro Guto, Meias Iranildo, Rodriguinho, Adrianinho além do Atacante Fábio Júnior ex-Cruzeiro e Seleção Brasileira;
TIME BASE: Guto; Patrick, Ailson, Cláudio Luiz e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo; Ricardinho e Wellington Dias;
TÉCNICO: Reinaldo Gueldini.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog