sábado, 31 de janeiro de 2009
CADÊ OS INGRESSOS? Ninguém sabe, ninguém viu
Os resquícios do amadorismo da era Wagner Marques ainda rondam o Gama. Depois de anunciarem na imprensa que os ingressos para o clássico estariam à venda a partir de ontem, torcedores se deslocaram de diversas partes do DF para adquirirem as entradas.
Porém até as nove horas desta manhã nenhum local apontado pela imprensa dispunha do ingresso para vender. Vários torcedores estão irados com a diretoria do Gama que prometeu e não cumpriu.
A notícia é de que os ingressos ainda não ficaram prontos. Veja o relato de um torcedor na comunidade do Gama:
"- Anunciaram nos jornais, nas rádios que iriam vender os ingressos nesta sexta após ás 16:00, mas deram pra trás.
Pensei que tava tudo certo. Combinei com uns amigos de ir nos locais de venda pra comprar os ingressos e saí daqui de casa (em Santa Maria) de tarde. A gente ficou andando num sol de lascar e o pessoal tava mal informado, jogando a gente de um canto pra outro.
Primeiro a gente passou no Gama Shopping. Não tinha nda e resolvemos passar nas lojas de esporte. Na primeira a moça disse q não estavam vendendo lá e que estavam vendendo na Estrela. Passamos na loja Estrela e disseram q estavam vendendo na Placar. Passamos na Placar e disseram q não sabiam de nda.
Fomos na bilheteria do estádio e tava tudo fechado. Depois a gente passou na parte do estádio (p/ imprensa) e disseram q estavam vendendo na Placar e que venderiam amanhã nas bilheterias (umas 10 pessoas perguntaram pra gente onde q estavam vendendo nesse trajeto q a gente fez). Como a gente já tinha ido na Placar do shopping, a gente resolveu passar na Placar q fica perto da rodô. Tbm não tinha.
Fomos na rodoviária e passamos nas bancas de revista. Na primeira a moça disse q estavam vendendo na outra, na banca Paiva. Chegamos lá e a moça disse q muita gente já tinha passado ali pra comprar, mas eles não estavam vendendo. Disse tbm q eles estavam passando direto nas rádios q já estavam vendendo ingressos. Ou seja, mais pessoas que irão andar á toa.
Quando cheguei aqui em casa q descobri q eles ainda não terminaram de fazer os ingressos.
Eles acham que podem fazer isso com a gente? A torcida do Gama não é pequena (acho q estão substimando). Deveriam ter mais respeito com o torcedor gamense. E o pessoal q veio de outros lugares (bem mais longe) pra comprar o ingresso?".
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
ESSA É BOA: Por $$$ Luziânia abre mão do mando de campo
O único representante goiano no campeonato de Brasília começou mal o campeonato dentro e fora das quatro linhas. Logo de cara perdeu para o Brasiliense sua primeira partida. E para piorar a situação seu estádio, o Serra do Lago não ficou pronto a tempo para o clube mandar seus jogos.
A Federação Brasiliense então vetou o estádio e obrigou o Luziânia a mandar seus jogos em outro estádio. Foi escolhido então o Abadião em Ceilândia.
Mas o que era problema virou a salvação. Na casa emprestada o Luziânia reagiu no campeonato e conseguiu duas expressivas vitórias. Hoje ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação.
Foi divulgada então a notícia de que o Serra do Lago somente estaria pronto no returno do campeonato. O Gama jogaria neste estádio contra o Luziânia dia 15 de fevereiro. Mas segundo informações do site esporte candango, os dirigentes do clube goiano estariam dispostos a transferir o jogo para o Bezerrão. Pelo "favor" o clube exigiria "apenas" a renda do jogo.
O presidente do Gama Paulo Goyaz quer a casa cheia neste domingo. O motivo é óbvio: levar a massa alviverde em peso ao estádio para apoiar a equipe rumo à vitória diante do maior rival, o Brasiliense. Para isso a carga máxima de ingressos foi liberada (19.999 ingressos).
Para isso os ingressos que continuam com os mesmos preços começam a ser vendidos a partir de hoje às 16:00 em três pontos de venda no Gama e um em Taguatinga. No Gama pode-se comprar ingressos no Gama Shopping, Rodoviária e Feira Permanente. No dia da partida será vendido nas bilheterias do estádio. Em Taguatinga o posto de venda ainda não foi definido.
Para a torcida do Brasiliense foi reservada a arquibancada NORTE. As arquibancadas SUL e LESTE estarão reservadas para a torcida do Gama.
A arquibancada OESTE(PÉTALA) será zona mista, ou seja, qualquer torcedor poderá adentrar. Um esquema de segurança foi planejado com vistas a evitar confrontos entre as torcidas.
A primeira medida foi um acordo entre as facções para que evitem brigas dentro e fora do estádio. A segunda é que a torcida do Brasiliense será escoltada a partir do balão do Gama até a entrada do estádio. Quando acabar o jogo os torcedores do Brasiliense sairão primeiro do estádio e serão escoltados até a saída da cidade.
GAMA
O técnico Giuliano Pariz não poderá contar com o polivalente Yomisio por suspeita de lesão nos ligamentos do joelho e Maia suspenso. Em compensação Mendes e Gilvan estão de volta. A equipe realiza um coletivo hoje à tarde no estádio Bezerrão para definir a equipe que enfrenta o Jacaré.
Dois jogadores do Gama se reapresentaram à equipe. O lateral esquerdo Elivelto que estava disputando a Copa Santiago e o atacante Bebeto. Elivelto treinará com a equipe de aspirantes enquanto Bebeto ainda definirá sua situação junto ao clube.
BRASILIENSE
Reinaldo Gueldini tem apenas uma dúvida para o clássico deste domingo. Com a lesão de Wellington Dias, o jovem Diogo e o veterano Fábio Júnior e até mesmo o centroavante Gustavo disputam a vaga de titular no ataque ao lado de Ricardinho.
O Gama ao longo de sua vitoriosa história já teve vários rivais. Brasília, Tiradentes, Sobradinho, Guará... Mas nenhum deles incomodou tanto quanto o Brasiliense.
Falar de Brasiliense sem falar do ex-senador é impossível. Luiz Estêvão de Oliveira Neto é dono do grupo OK que reúne várias empresas tais como: Construtora, Rádio, Internet, Revendedora de Automóveis FIAT entre outras. Em 1992 a empresa OK participou da licitação para a construção do novo prédio do TRT de São Paulo, mas perdeu para a empresa Incal alumínio. Esta repassou os direitos da obra para a empresa Incal Incorporações. E a obra cuja comissão administrativa era chefiada pelo juiz Nicolau dos Santos Neto (ou lalau) não tinha progressos.
Mas os pagamentos do judiciário eram sempre em dia. As empresas Incal repassaram quantias vultosas a Luiz Estêvão de 1992 a 1999 (39 milhões de dólares). Em 1998 Estêvão fez uma campanha avassaladora e se elegeu senador da república pelo DF.
Em 2000 por meio de uma CPI o senador foi cassado depois de descobrirem sua ligação com a Incal e o esquema com o juiz Nicolau. O ex-senador responde à 68 processos no STJ, 5 no STF e 145 no TJDFT.
Desse escândalo indiretamente nasceu o Brasiliense FCT. Depois de tentar comprar o Brasília FC sem sucesso, Luiz Estêvão adquiriu as instalações do Atlântida EC, reformou o estádio público Serejão que estava abandonado e criou o time.
Foi campeão da segunda divisão no mesmo ano e disputou a primeira divisão estadual em 2001.
Em 2002 fez uma brilhante campanha na copa do Brasil perdendo a final para o Corinthians. Com um bom time e financiando regalias aos torcedores, o Brasiliense foi crescendo em popularidade. Mas o título não vinha... Estêvão então passou a atacar o rival Gama: Tirou a base de bons jogadores que tinham história no clube (Gérson, Jairo, Deda, Rochinha...) levando-os ao lado inimigo.
O título só veio em 2004 quando venceu a decisão contra o Gama ne estádio Serejão debaixo de um temporal . Daí em diante o Brasiliense contou com a decadência do Gama para tomar a hegemonia local no futebol.
Neste mesmo ano, a consagração: Foi campeão da segunda divisão e disputou o brasileirão em 2005, quando foi rebaixado.
Na série B desde então, o clube alterna bons e maus momentos.
Este ano o ex-senador se articula para disputar as eleições em 2010. Luiz Estêvão estaria contratando advogados para entrar com um pedido de liminar junto à justiça eleitoral para burlar a decisão dada por aquela instância que o julgou inelegível pelo período de dez anos. Ele tentará utilizar o argumento que a pena deve ser contada a partir do momento da posse e não da cassação.
O Brasiliense foi o único clube que manteve elenco e comissão técnica do ano passado. Com elenco de segunda divisão no deficitário torneio candango, o Brasiliense é mais uma vez favorito ao título. O maior trunfo está no banco: Reinaldo Gueldini, técnico experiente e qualificado é o regente da orquestra amarela.
MAIS DO BRASILIENSE:
NOME: Brasiliense Futebol Clube;
MASCOTE: Jacaré;
POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 14º;
POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 1º (Campeão);
DESTAQUES: Goleiro Guto, Meias Iranildo, Rodriguinho, Adrianinho além do Atacante Fábio Júnior ex-Cruzeiro e Seleção Brasileira;
TIME BASE: Guto; Patrick, Ailson, Cláudio Luiz e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo; Ricardinho e Wellington Dias;
TÉCNICO: Reinaldo Gueldini.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Novidade na maior comunidade do Gama!
A maior comunidade do Gama no Orkut está com novidades para movimentá-la ainda mais!
Agora, contamos com um bolão do futebol do DF dentro da comunidade.
As regras são simples:
A pontuação será a mesma do bolão da ESPN:
- Acertando o resultado e o placar exato do jogo: 18 pontos
- Acertando o time vencedor e o número de gols de um dos times: 12 pontos
- Acertando apenas o resultado do jogo (não o placar): 9 pontos
- Acertando o número de gols de um dos times: 3 pontos
A cada rodada será criado o tópico oficial para postagem dos palpites, eles pararão de ser validados a partir de 1 hora antes das partidas!
Um dia após as partidas a classificação será postada na comunidade de 13mil membros e no BloGama!
Toda rodada eu colocarei aqui no BloGama o link direto para o tópico dos palpites!
=> Tópico de Cadastro
=> Tópico para palpites da 4ª rodada do Candangão
Aproveito o espaço para convidar os amigos da imprensa, principalmente nosso amigo Vidigal Barbosa que nos citou no programa esportivo da rádio Rede Clube Brasil que acontece de segunda à sexta às 18 horas na frequência 890 am!
O técnico do brasiliense está à vontade. Sua equipe é líder isolado do campeonato e caminha a passos largos rumo ao hexacampeonato candango. Depois da vitória magra diante do Ceilândia ontem no estádio Serejão o comandante do time amarelo confiante disse que irá ao Bezerrão no domingo para vencer o clássico.
Ele que já foi técnico do Gama acredita que o time de Taguatinga é superior ao alviverde neste momento. Nos confrontos realizados entre ambas as equipes há uma ligeira vantagem para o Gama: 12 vitórias alviverdes contra 10 amarelas. O Brasiliense não poderá contar com o volante Juninho que levou o terceiro cartão amarelo ontem e está suspenso. Wellington Dias com uma distensão na coxa também está fora.
Já a massa alviverde confia na atual equipe e na força de sua torcida no estádio Bezerrão para fazer a diferença. Para esta partida o técnico Giuliano Pariz terá todos os seus comandados à sua disposição exceto Maia que foi expulso ontem e cumprirá suspensão automática.
REFORÇO?
O atacante Bebeto que estava afastado do grupo desde o ano passado chega hoje à Brasília para se reapresentar ao clube. A presença do jogador no plantel ainda é incerta uma vez que Bebeto tem propostas do futebol coreano e de clubes do Brasil. Segundo o presidente Paulo Goyaz a intenção é negociar a permanência do atacante junto ao clube.
A goleada sofrida ontem pelo Brazlândia custou caro ao técnico Fábio Lima. Sem explicações para o vexame de ter perdido de cinco para o Brasília ontem no estádio do CAVE, a diretoria do time alviazulino achou por bem demiti-lo.
A diretoria agiu rápido e já contratou seu substituto. Mozair Barbosa, velho conhecido do futebol candango assume a missão de tirar o Brazlândia da zona de rebaixamento.
Outro técnico que está em situação instável é Risada do Legião. Pela terceira vez o time dos roqueiros perdeu sua partida e até o momento não marcou pontos. Ocupa a lanterna absoluta da competição local e corre sérios riscos de ser rebaixado. A diretoria até o momento não se pronunciou a respeito do comando do futebol.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Dom Pedro 1X1 Gama - Empate com sabor de derrota
O Gama conheceu seu primeiro tropeço na era Giuliano Pariz. Jogando no acanhado estádio da Metropolitana com maioria da torcida a favor do Gama, o periquito apenas empatou com o time da casa por 1x1.
O placar teve gosto de derrota porque o o time dos bombeiros teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo de jogo.
O Gama marcou logo aos vinte minutos. Thiaguinho recebeu lançaento da direita e escorou para o gol, porém o árbitro anulou o tento. O time alviverde dominava o jogo porém não conseguia marcar. Mesmo com um atleta a mais em campo o Gama levou o primeiro gol. Cobrança de escanteio André Zandoná não saiu e Gabriel marcou o primeiro dos bombeiros.
Mesmo com o domínio em campo o alviverde não conseguia chegar ao gol do anfitrião. Na volta do intervalo o time não sofreu alterações. O jogo seguia com o Dom Pedro valorizando a posse de bola.
O técnico Giuliano resolveu mexer na equipe. Tirou Índio para a entrada do meia
Marco Alagoano. O Gama cresceu em campo e o Dom Pedro continuava fechado na marcação.
De tanto insistir o Gama chegou ao gol. Em lance isolado Lucas Silva recebeu a bola dentro da pequena área e chutou rasteiro. O goleiro adversário nada pôde fazer. 1x1.
Pariz então colocou Maia e Keké em campo para tentar a virada porém o Dom Pedro continuou fechado na defesa. Por reclamação Maia foi expulso no finalzinho. Mas não houve tempo para a reação.
Com o resultado o Gama permanece na segunda colocação agora com 7 pontos, dois atrás do rival Brasiliense que continua na liderança. O Gama agora espera o líder para o clássico no domingo às 16:00.
RESULTADOS:
- Gama 1x1 Dom Pedro
- Brasília 5x1 Brazlândia
- Brasiliense 1x0 Ceilândia
- Luziânia 3x2 Legião
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Gama com três baixas para pegar o Dom Pedro
Com um aproveitamento de 100% no candangão o Gama ainda persegue o Brasiliense na tabela. Com os mesmos 6 pontos do rival o Gama tentará chegar na ponta da classificação amanhã. Uma vitória do alviverde combinada com um tropeço do time de Taguatinga permitirá que o Gama lidere um campeonato pela primeira vez desde 2006.
Mas para o embate de amanhã o Gama não poderá contar com três jogadores que atuaram no jogo passado: O lateral direito Yomisio teve uma leve torção no joelho e está vetado pelo departamento médico.
O zagueiro Gilvan com uma contratura muscular também será poupado. Juca que desencantou no jogo diante do Legião está com dores no pé e será dúvida.
Lucas Silva, Leandro e Keké treinaram nos lugares dos atletas supracitados mas o último não está confirmado. Assim o alviverde mais querido do DF pode ir a campo com a seguinte formação: André Zandoná; Lucas Silva, Leandro, João Vitor e Mendes; Índio, Ferrugem, Eduardo e Thiaguinho; Luciano Dias e Juca (Keké).
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
CLÁSSICO: Torcidas em pé de guerra
Diz o ditado que o que é bom deve ser copiado. Porém um problema que vem atingindo os grandes centros do Brasil foi copiado pelas maiores torcidas do DF. Ira Jovem do Gama e Facção Brasiliense são inimigas de longa data e vem proporcionando espetáculos de pancadaria e violência quando se encontram.
A polícia do Distrito Federal provou na decisão do campeonato brasileiro do ano passado não ter condições de oferecer segurança aos torcedores que acompanham seus clubes nos estádios. É de se recordar o triste episódio envolvendo um torcedor da torcida Dragões da Real do São Paulo F.C. que foi pego por um PM atirando pedras na torcida rival e acidentalmente foi baleado na nuca onde veio a falecer.
Ano retrasado as torcidas de Brasiliense e Gama se degladiaram dentro e do lado de fora do estádio Mané Garrincha. Mas ninguém saiu ferido.
Este ano integrantes das torcidas estão prometendo muita violência nos jogos que se enfrentarem. O ponto de partida foi a atitude de membros da torcida Ira Jovem que estavam acompanhando o jogo contra o Legião. Após o jogo estes foram até o CAVE procurar confusão com a Facção que estava apoiando o Brasiliense contra o Brasília.
Na internet as conversas giram em torno do clássico a ser disputado no próximo domingo no estádio Bezerrão. Ambas esperam um combate infrutífero onde o objetivo é somente provar que uma é mais forte que a outra.
A equipe do Blogama aprova uma rivalidade sadia que não passe do contexto verbal. Qualquer coisa além disso é violência e este blog NÃO apóia violência sob qualquer forma. Desde já pede que as autoridades se mobilizem para impedir que sangue inocente seja derramado novamente em vão. E às torcidas que tenham um mínimo de coerência e evitem copiar a violência exibida em outros estados.
As equipes sub-13 a sub-17 da Sociedade Esportiva do Gama viajaram quinta-feira passada rumo a Rio dos Cedros em Santa Catarina para disputar a 20ª Copa Sulamericana de Futebol de Base. A competição acontece durante toda a semana.
Clubes nacionais e internacionais disputam o certame. A competição reúne clubes pouco conhecidas do cenário nacional como Juventus-SC, Goiânia-GO, Tigres do Parque-PR e São José-SC. Barrabases do Chile e Tigres do Paraguai são dois dos participantes internacionais.
Com apenas duas rodadas caiu o primeiro técnico do campeonato candango. A surpresa ficou por conta do clube. Enquanto Brasília e Legião que estão na lanterna da tabela mantiveram seus técnicos, o Ceilândia terceiro colocado demitiu o seu comandante.
Marquinhos Bahia que estava desde a pré-temporada com o Gato foi dispensado invicto com uma vitória e um empate. Mesmo assim a diretoria alvinegra achou insatisfatória a produção da equipe.
Esta mesma diretoria agiu rápido e já anunciou o novo comandante. E que Deus tenha pena do Ceilândia. Jean Cláudio, aquele mesmo que rebaixou o Gama no ano passado é o novo técnico do Gato. O aprendiz de técnico terá apenas dois dias para conhecer o elenco e montar a equipe que irá enfrentar nada menos que o Brasiliense no Serejão depois de amanhã.
Nos anos 90 o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha uma equipe de futebol amador muito forte que costumava dar trabalho nos campeonatos que disputava. Até um dia de 1996 que Cléver Rafael e mais alguns suboficiais da corporação resolveram profissionalizar o time. E assim foi criado o Esporte Clube Dom Pedro II em homenagem ao patrono da corporação. Sua cor vermelha é dedicada aos profissionais que vivem de salvar vidas.
Cléver Rafael (foto) sempre foi conhecido por sua persistência. A equipe nunca teve um estádio que poderia chamar de casa. Já atuou em diversos estádios de Brasília e não pôde conquistar uma torcida. Em 2001 foi rebaixado à segunda divisão onde voltou no ano seguinte graças à cessão de alguns jogadores do Gama.
Dificuldades nunca faltaram para o Dom Pedro II. Falta de patrocínios, de estádio, de torcida...A única coisa que nunca faltou foi fé. Essa fé já rendeu frutos para o clube.
Foi vice-campeão candango em 1999 o que lhe credenciou a participar da série C. Jogou contra o Fluminense-RJ no Maracanã.
O Dom Pedro II é conhecido como o time que adora aprontar. Mesmo sendo cogitado ao rebaixamento sempre faz bons campeonatos como o do ano passado quando desbancou o Gama e Ceilândia e conquistou o vice campeonato. Ano passado inclusive participou mais uma vez do série C e chegou a segunda fase. Foi eliminado no quesito saldo de gols.
Este ano está na Copa do Brasil e vai enfrentar o Botafogo-RJ provavelmente no Bezerrão. Mais uma vez o clube fez contratações modestas e com uma parceria feita com o Clube Atlético Bandeirante a equipe espera manter o nível técnico do futebol. A sua casa hoje é o estádio da Metropolitana onde espera contar com o apoio local da população e finalmente encontrar uma casa que o abrigue.
MAIS DO DOM PEDRO II
NOME: Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante
MASCOTE: Fênix
ESTÁDIO: Metropolitana com capacidade para 3.000 pessoas.
POSIÇÃO CAMPEONATO LOCAL ANO PASSADO: 2º (Vice-Campeão)
POSIÇÃO BRASILEIRO SÉRIE C: 33º
DESTAQUES: Zagueiro Rodrigo Melo, Meia Maninho e atacante Michel
TIME BASE: Fernando; Júlio César, Jadir e Rodrigo Melo; Rafael, Rafinha, Kabila, Maninho e Gabriel; Índio e Michel
TÉCNICO: Fernando Tonet
domingo, 25 de janeiro de 2009
Técnico alviverde gostou do ataque, mas da defesa...
O jogo contra o Brazlândia mostrou que a pontaria dos atacantes do Gama estava ruim. A equipe criou muitas oportunidades porém perdeu quase todas, somente aproveitando o pênalty.
Mas graças aos treinos de finalização realizados durante a semana, no jogo de hoje o ataque foi muito bem. Criou diversas oportunidades e quatro foram convertidas. Porém a zaga alviverde tomou três gols.
A defesa então recebeu as críticas do treinador. Segundo ele a equipe não poderia tomar tantos gols. Como não haverá muito tempo para treinamentos, o comandante alviverde promete ter uma conversa com os homens de trás para resolver os problemas.
Com a vitória do Brasiliense sobre o Brasília o Gama assume a vice liderança com os mesmos seis pontos do time amarelo porém com menos gols de saldo.
Resultados dos outros jogos:
- Luziânia 2x1 Dom Pedro
- Brazlândia 1x1 Ceilândia
- Brasília 0x2 Brasiliense
O Gama entrou em campo hoje pela manhã debaixo de chuva com a missão de buscar mais três pontos rumo às semifinais do candangão 2009. Jogando (teoricamente) fora de casa o alviverde mais amado do DF entrou no conhecido estádio Mané Garrincha diante da equipe do Legião. Teoricamente porque a torcida do Gama compareceu em maior número. O Gama vinha de uma vitória suada em casa contra o Brazlândia enquanto o anfitrião perdeu sua primeira partida diante do Gato Ceilândia.
Precisando vencer para se recuperar o time laranja contou com uma obediência tática fiel ao comando do técnico Risada. Mesmo jogando em casa o Legião não partiu para cima do Gama. Nos primeiros dez minutos os times se estudavam em campo com ligeira vantagem do periquito.
O Gama bem ofensivo chegou ao gol aos 14 minutos. Em uma ótima triangulação entre Yomisio e Thiaguinho pela direita, o meia cruzou e Juca bem colocado escorou para o gol. Era o primeiro do periquito.
Não deu nem para comemorar. A resposta do Legião veio em cobrança de falta pela direita. Em cruzamento para a área a zaga alviverde não cortou e André Zandoná defendeu nos pés de Fabinho que só teve o trabalho de chutar. Era o empate do Legião.
Mesmo assim o time laranja não partiu para cima do adversário. O Gama então passou a dominar a partida e aos 31 minutos Eduardo achou Mendes livre pela esquerda. O lateral chutou um balaço e o goleiro Daniel nada pôde fazer. Gama 2x1.
O jogo caminhava para o intervalo quando a zaga alviverde deu um presente para o lateral Toninho do Legião. O jogador tocou para Fabinho que do bico da grande área acertou um belo chute. 2x2 e o juiz assinalou o intervalo.
Na volta para o segundo tempo o técnico Giuliano Pariz tirou o sumido Luciano Dias para a entrada de Keké. O Gama dominava o jogo e o terceiro gol não tardaria a sair.
E saiu aos 6 minutos. Eduardo tocou no meio da área para Juca. O atacante correu paralelo à grande área, deslocou a zaga e chutou cruzado. 3x2 Gama.
O Legião ficou atordoado e o Gama aproveitou para marcar o quarto gol. Juca recebeu lançamento de Ferrugem e achou Thiaguinho livre pela direita. O meia de chapa colocou para dentro. 4x2 Gama.
O técnico Giuliano Pariz fez duas substituições. Com medo do jogador ser expulso tirou ferrugem para colocar Lucas Silva com Yomisio passando a atuar de volante. E tirou Juca para colocar o xodó Maia.
O Legião estava entregue no jogo e o Gama passou a "cozinhar" o jogo ganhando tempo. Maia entrou muito mal e perdeu um gol feito. Sozinho de frente com o goleiro Daniel, o atacante tocou por baixo e o defensor legionário defendeu. O lance acordou o Legião que passou a apertar no ataque. Tanto fez que o Legião descontou aos 39 com Toninho servindo Rodrigo Melo. 4x3 Gama.
O time da casa então colocou pressão no Gama até o final do jogo tentando o empate. Porém o alviverde conseguiu suportar a pressão e conseguiu a vitória.
Com o resultado o Gama assume temporariamente a liderança e aguarda os resultados da tarde para saber sua colocação. A próxima partida do Gama será fora de casa no estádio da Metropolitana contra o Dom Pedro II quarta feira às 20:30.
sábado, 24 de janeiro de 2009
Gama será só ataque contra o Legião
O jogo de amanhã contra o Legião marcará a volta da equipe alviverde ao estádio que o abrigou por três anos. Ne esdrúxulo horario da manhã (10:30) o técnico Giuliano Pariz promete um time bem ofensivo contra o escrete laranja. Pela primeira vez dois meias de criação entrarão como titulares.
GAMA
O técnico Giuliano Pariz resolveu mexer na equipe. No gol, André Zandoná foi premiado por ter retornado logo ao trabalho e pelas boas atuações do ano passado apesar do rebaixamento. Ele entra no lugar de Róbson.
Na zaga Leandro Dias foi liberado para acompanhar o nascimento de seu filho em SP retornando somente ontem. Para seu lugar João Vitor, um dos remanescentes do ano passado entra na zaga ao lado de Gilvan. Yomisio continua na lateral direita mas Lucas Silva pode entrar no segundo tempo. As boas atuações nos treinos de Thiaguinho lhe renderam uma vaga de titular. O meia entra na vaga de Marco Alagoano e fará a meiúca ao lado de Eduardo. No ataque a dupla especialista em perder gols Juca e Luciano Dias está mantida.
O provável Gama para amanhã: André Zandoná; Yomisio, Gilvan, João Vitor e Mendes; Índio, Ferrugem, Eduardo e Thiaguinho; Luciano Dias e Juca. O que voce achou desta escalação? Comente!
LEGIÃO
O Leão Branco vem de derrota fora de casa por 1x0 contra o Ceilândia e quer recuperar-se no campeonato. Porém a missão do técnico Risada não será das mais fáceis. Três jogadores se machucaram e são baixas no jogo de amanhã.
O zagueiro Ícaro, o volante Frédson e o atacante Léo Borges estão fora da partida de amanhã por contusão. Para a zaga Risada já escalou o jovem Luan enquanto no meio Japão assume a posição de segundo volante. A dúvida está no ataque: Lucas (que fez um gol de placa no Gama ano passado) e Dida brigam pela vaga de titular.
Provável Legião: Daniel; Rafinha, Luan, Rizo e Márcio; Diego Tezeli, Régis, Japão e Fabinho; Lucas(Dida) e Rodrigo Melo.
Apita o jogo o senhor Francisco Alves, acompanhado dos auxiliares Luciano Benevides e José Reinaldo; Wilton Sampaio será o reserva.
A torcida IRA jovem disponibilizará dois ônibus que partirão do estacionamento do estádio Bezerrão às 9:30 rumo ao Mané Garrincha. o preço das passagens custa R$ 9,00 (ida e volta) incluindo o ingresso. Quem for amanhã não paga o próximo ônibus do jogo contra o Dom Pedro II na Metropolitana quarta que vem. Informações com BB no telefone 84509323.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
IMPERDÍVEL! À venda o DVD do Gama
Quem é gamense de coração não esquerá jamais aquele ano de 1998 quando o pequeno Gama do Distrito Federal deu um baile nos favoritos ao acesso daquele ano e foi campeão brasileiro. Poucos registros se encontram daquela campanha maravilhosa e apaixonante. Mas o nosso amigo Sales fez um trabalho excelente e coletou imagens e fotos daquele time. Desta coletânea nasceu o DVD do Gama.
O DVD tem imagens dos gols, das equipes e um pôster para aquele gamense fanático pendurar na parede da sua sala. Ligue para o número do panfleto e peça o seu!!!
9122-2724 com Sales! Tá esperando o quê?
A atuação pouco convincente do goleiro Robson no jogo passado custou caro ao atleta. Para o jogo diante do Legião André Zandoná foi confirmado como o novo titular da camisa 1.
E não foi nem o técnico que promoveu a mudança. A decisão foi do preparador de goleiros William Stein ao afirmar que o goleiro estava em forma e num momento melhor que Robson. Esta é a primeira mexida no time titular do Gama em 2009.
A outra mudança muito pedida pela torcida infelizmente não foi aceita. Pariz disse que vai manter a dupla de ataque (Juca e Luciano Dias) no próximo desafio. Para ele mais uma mudança deste tipo e o Gama iria incorrer no mesmo erro do ano passado, quando o rodízio de atletas era gigantesco. João Vitor também tem chances de aparecer na equipe.
HERMANO JÁ REGISTRADO
O meia gringo Cristian Ortiz que chegou recentemente foi regularizado (antes do Kleyr) e está à disposição de Giuliano Pariz. No entanto o jogador está aprimorando o condicionamento físico e não deve figurar nem no banco de reservas, pelo menos por enquanto.
FOI EMBORA
O volante Marco Antônio foi emprestado para a equipe do Mineiros-GO, time treinado pelo ex-técnico gamense Vitor Hugo. A equipe goiana estréia no estadual neste fim de semana e perdeu os amistosos realizados como preparação.
CLÁSSICO!!!
As provocações já começaram. Gama e Brasiliense se enfrentam no estádio Bezerrão dia primeiro e as atenções da Polícia Militar e Administração estão focalizadas nas torcidas. A FBF disse que irá armar um aparato especial para o jogo.
AMISTOSO BOM DE SE ASSISTIR
A equipe de aspirantes do Gama fará uma preliminar antes do clássico Gama x Brasiliense neste mesmo dia. O adversário será a seleção do campeonato amador da primeira divisão do Gama que revelou o atacante Keké para o alviverde. A lista dos atletas convocados será divulgada nesta segunda-feira. A partida está marcada para as 13:30.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Manto alviverde já está nas lojas
A nova camisa do Gama confeccionada pela Super Bolla já está à venda nas lojas de material esportivo do DF. Por enquanto estão à venda as tradicionais camisas verdes e brancas mas em breve a camisa de treino verde-limão chegará nos estabelecimentos.
No Gama o manto alviverde pode ser adquirido na loja Plakar Esportes localizada no Gama Shopping pelo valor de R$ 79,90.
Ajude nosso clube. Compre somente produtos originais!
Jogando em Santiago-RS o Gama jogou sua última partida da fase classificatória contra o desconhecido Vila Nova de Mato Grosso do Sul. Mais uma vez o escrete candango perdeu a partida por 1x0 e abandonou a competição sem marcar um gol sequer.
A equipe volta à Brasília e agora se prepara para o campeonato candango de Juvenis que deve ocorrer no segundo semestre.
No capítulo anterior da novela Kleyr, o diretor de futebol Flávio Raupp levou uma ducha de água fria ao ter conhecimento que o atacante contratado para ser titular no Gama na verdade não tinha contrato com um clube israelense, mas sim com um Lituano. E que para acabar de complicar o clube faliu e não existe mais.
Ao tomar conhecimento da notícia o procurador do jogador Ricardo Grossi desmentiu que o jogador esteja com a documentação enrolada. Ricardo culpou a CBF por não atualizar a movimentação estrangeira do jogador e disse que todos os documentos que comprovam a situação legal dele estão em suas mãos. Segundo o procurador, o clube não faliu: o dono do time tinha duas equipes, uma na Lituânia e outra na Polônia. Decidiu então transferir todos os jogadores que tinha para a polonesa. Kleyr não foi na leva e rescindiu o contrato em comum acordo desde março de 2008. Ricardo disse ainda que o clube lituano ainda existe, porém não mais profissionalmente. A CBF por sua vez diz que não consegue entrar em contato com a federação lituana para comprovação.
Enquanto isso, o jogador está fora do time titular (não só por problemas de documentação como também por ter torcido o pé) e aumentam as chances de Keké ou Maia entrarem no time titular.
BRASILIENSE PODE PERDER MANDO DE CAMPO
Após a briga envolvendo um torcedor da equipe mandante e a torcida do Luziânia no estádio Serejão, o Brasiliense pode perder mando de campo de acordo com a legislação esportiva. Não é a primeira vez que isso acontece. Ano passado o Brasiliense foi condenado a mandar dois de seus jogos em Goiânia por incidentes com torcidas.
CEILÂNDIA APANHA DO GOIÁS
Como preparação para o campeoato goiano, o Goiás recebeu no estádio da Serrinha o Ceilândia em amistoso. O Goiás não teve dó e sapecou uma goleada de 6x0 no gato. Felipe e Romerito fizeram a festa na zaga alvinegra.
JOGADORES DO BRASÍLIA SE ESTRANHAM
Uma entrada dura durante o treino preparatório da equipe alvirrubra terminou em discussão no CAVE ontem. O supervisor Evilásio tomou as dores de um jogador e o desentendimento terminou graças à intervenção do técnico Marquinhos Carioca.
LUZIÂNIA MANDARÁ SEUS JOGOS NO ABADIÃO
Devido à reforma inacabada no estádio Serra do Lago em Luziânia o clube alviazulino decidiu mandar suas próximas partidas no estádio do Ceilândia, o Abadião. A princípio serão apenas duas, já que uma comissão da FBF irá vistoriar o estádionovamente para verificar se terá condições de jogo.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Pariz quer reforçar Gama com remanescentes
O técnico alviverde Giuliano Pariz está preocupado com o futuro do Gama no candangão. A vitória magra diante do Brazlândia acendeu o sinal de alerta no treinador que esperava um futebol (e um placar) mais convincente da equipe.
Vilões do jogo passado, o ataque do time passou a manhã treinando conclusões a gol visando um melhor aproveitamento dos atletas. Mesmo assim Pariz admitiu mexer na equipe que vai enfrentar o Legião no próximo domingo. A expectativa é pelo aproveitamento dos jogadores remanescentes da série B do ano passado.
Como foi pouco exigido o goleiro Róbson não fez grandes defesas, mas nas poucas vezes em que foi necessário o arqueiro não passou muita segurança. As laterais também não funcionaram muito bem e o ataque foi aquém do mínimo. Assim André Zandoná, Lucas Silva, João Vitor, Elivelto, Thiaguinho e Maia podem surgir no time principal.
Thiaguinho inclusive já se vê na equipe principal, ele que foi titular absoluto na equipe do ano passado. Pariz pensa em colocar o jogador em sua função original que é a lateral direita. O xodó da torcida Maia também quer ser titular.
KLEYR CADA VEZ MAIS ENROLADO
Quem alguma vez na vida já comprou um carro que era uma bomba. DUT vencido, multas, motor não original, dono que morreu sem transferir...
Pois este caso se assemelha à nova aquisição do Gama. De solução para o ataque o jogador passou a ser mais um problema para o periquito.
Finalmente o clube israelense Hapoel Kfar-Saba enviou o documento necessário para a liberação do jogador. Porém, qual foi a surpresa da diretoria ao saber que o contrato registrado e que está valendo para fins de registro não é o clube de Israel.
Sim, segundo a entidade que controla as transferências internacionais, Kleyr tem contrato com o FK Vilnius da Lituânia. E o pior, o time faliu e não existe mais.
Flávio Raupp agora tenta por meio de contatos em outros estados meios de contatar algum representante do time falido afim de conseguir sua liberação. Se fosse com a diretoria anterior o jogador já teria sido dispensado. É uma novela com diversos capítulos pela frente...
O Legião Futebol Clube foi fundado em 11/05/2006. É originário do projeto social “Legião de Craques” (ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL LEGIÃO DE CRAQUES), criado em 2001, visando dar oportunidade e cidadania a crianças e jovens de baixa renda. O nome Legião é uma homenagem ao grupo Legião Urbana, no qual Renato Russo cantava.
Inspirados na figura do maior poeta do rock brasiliense, um grupo de amigos começou esta história, sem maiores pretensões, no fundo do quintal de uma mansão de Brasília. Mas a mistura do rock com o futebol deu tão certo que o projeto superou o social e virou empresa. Os quatro sócios, Gustavo Leão, Ítalo Nardelli, Carlos Eduardo e Henrique Garrido, empresários do Distrito Federal, dividiam as despesas enquanto a equipe não era profissional, mas precisaram procurar patrocinadores, depois que o Legião se profissionalizou e ganhou o título da terceira divisão, disputado pela primeira vez em 2006.
Desde a sua fundação, com o projeto social LEGIÃO DE CRAQUES, o LEGIÃO FUTEBOL CLUBE conta com o incentivo da família de Renato Russo, em especial Dona Carminha, sua mãe, e Giuliano Manfredini, seu filho, respectivamente Madrinha e Presidente de Honra do LEGIÃO. E é com o apoio da família do cantor, morto em 1996, que a emergente equipe laranja aposta em uma campanha de marketing ambiciosa: Quer se tornar um dos grandes do DF ao lado de Gama e Brasiliense.
Em 2007 era credenciado ao título da segunda divisão porém depois de um campeonato impecável perdeu inexplicavelmente o título para o Brazlândia. Em 2008 manteve o técnico Reinaldo Gueldini e formou uma equipe com destaques de Brasília para fazer uma boa estréia na primeira divisão. Iniciou na liderança a competição, porém caiu de produção nas últimas rodadas e terminou na sexta colocação.
Com as desistências de Ceilândia e Brazlândia à vaga da série C, o Legião debutou no campeonato brasileiro. Fez uma campanha com altos e baixos onde chegou a golear Anápolis-GO e Dom Pedro II porém foi eliminado na primeira fase.
Ainda em 2008 o clube começou sua preparação para o candangão 2009. Foi o primeiro clube a começar a preparação dentre todos os times do DF. Porém devido à crise econômica perdeu patrocinadores o que refletiu nas contratações da equipe.
O técnico agora é Risada que fez uma brilhante campanha com o Dom Pedro II ano passado. Mas os destaques da equipe foram embora. Restou apenas subir os garotos da base e poucos destaques como o meia Fabinho ex-Ceilândia foram contratados. As regalias que a torcida tinha ano passado como camisetas, pipoca e cerveja foram eliminadas. A meta deste ano é bem mais modesta para a equipe laranja. Se conseguir uma vaga nas semifinais já estará de bom tamanho.
MAIS DO LEGIÃO
- NOME: Legião Futebol Clube S/A
- MASCOTE: Leão Branco
- ESTÁDIO: Mané Garrincha com capacidade para 45.000 pessoas
- POSIÇÃO ESTADUAL ANO PASSADO: 6º
- POSIÇÃO BRASILEIRO ANO PASSADO: 42º
- DESTAQUES: Meia Fabinho e técnico Risada
- TIME BASE: Daniel; Rizo, Ícaro, Márcio e Diego Tozani; Régis, Frédson, Toninho e Fabinho;Léo Borges e Rodrigo Melo.
- TÉCNICO: Risada
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
TOMOU? Torcida alviverde é a maior do DF
Uma enquete realizada pela TV Brasília na semana passada comprovou o que todos já sabiam. Apesar da queda à terceira divisão a torcida do Gama ainda é maior do que a do Brasiliense.
Sem contar com dados oficiais, a pesquisa apontou que 52% dos e-mails enviados à emissora davam conta de torcedores alviverdes contra 48% de torcedores amarelos.
E nesta primeira rodada o público no estádio Bezerrão foi maioria esmagadora. Apesar da chuva e da falta de informação da organização do evento, o jogo contra o Brazlândia teve público de 6.476 pagantes fora convidados e gratuidades contra 2.400 no Serejão.
A diferença é tão grande que somando-se todos os públicos dos estádios da rodada passada não chega à metade do público no Bezerrão. E olha que o número de torcedores só não foi maior por causa da chuva e por causa das imensas filas formadas nas bilheterias.
Ainda houve o problema da falta de informação. O antigo Bezerrão não era dividido por setores. Agora além da divisão por setores as bilheterias somente vendem ingressos para determinado setor. Isto gerou uma certa revolta por parte dos torcedores que subentenderam que as bilheterias venderiam ingressos para todos os setores do estádio. Alguns setores não permitiram sequer a entrada de guarda-chuvas! Aliado à este fato, o torcedor do Gama não tem a cultura de comprar ingressos antecipadamente como em grandes centros deixando para comprar em cima da hora.
DEPOIS DO JOGO...
O técnico Giuliano Pariz comentou que apesar do placar magrinho gostou do jogo pois viu que as oportunidades surgiram, faltou somente cuidado na conclusão. O treinador alviverde justificou afirmando que priorizou o condicionamento físico dos atletas e deixou um pouco de lado as finalizações. Prometeu dar uma atenção especial nos treinamentos desta semana visando o próximo confronto contra o Legião.
Kleyr ainda está com problemas de documentação. O clube aguarda um fax do clube israelense para poder efetuar o registro junto à CBF. Já Cristian Ortiz está fora de forma e somente deve atuar em quinze dias na partida contra o Dom Pedro II.
domingo, 18 de janeiro de 2009
Gama 1x0 Brazlândia - Poderia ser melhor
O Gama entrou em campo neste domingo pensando em conseguir um bom resultado logo no início do campeonato. O adversário era o Brazlândia, equipe que não passa por um bom momento e contava com jogadores desconhecidos.
A torcida compareceu em bom número apesar da chuva que volta e meia dava o ar da graça. O estádio Bezerrão era um show a parte. Gramado, alambrados, placar, lanchonetes...tudo contribuía para que o Gama começasse com o pé direito o ano esportivo.
No início do jogo o Periquito partiu para o "abafa" sufocando a equipe da periferia em seu campo de defesa e logo no primeiro minuto perdeu uma oportunidade incrível de marcar. Um bolo de jogadores impediu a conclusão.
Mas aos cinco minutos não teve jeito. Em um lançamento açucarado de Eduardo o volante Ferrugem ficou cara a cara com o goleiro André que não teve outra forma de impedir o gol que não fosse por meio da falta. Pênalty claro bem marcado pelo árbitro.
Na cobrança Luciano Dias bateu mal, no meio do gol, porém o goleiro aceitou. Gama 1x0.
Depois do gol a equipe da casa "sentou" em cima da vantagem e diminuiu o ritmo. O Brazlândia então começou a cavar faltas e escanteios. Foram pelo menos seis no primeiro tempo. Mas a pontaria dos atacantes do Brazlândia não estava nos seus melhores dias. Gilvan fez falta na linha da grande área. Kiki bateu por cima e o alívio foi geral nas arquibancadas. O Brazlândia também abusou das faltas. Eduardo e Ferrugem eram constantemente alvo de entradas duras. O primeiro tempo terminou assim.
No segundo tempo as equipes voltaram da mesma forma e a equipe alviverde novamente abafou o adversário que se fechou na defesa. Aos cinco minutos um fato estranho. As substituições foram feitas sem a sinalização das placas, somente por meio de sinais. Maia entrou no lugar de Juca e logo depois Thiaguinho no lugar de Marco Alagoano. O Gama ficou mais ofensivo mas os jogadores perderam diversas oportunidades. Aos 26 Yomisio recebeu lançamento dentro da pequena área e chutou na trave.
Debaixo de vaias Luciano Dias saiu para a entrada de Keké. O atacante esquentou o jogo com boas jogadas. Primeiro fez assistência em cobrança de escanteio para Maia que cabeceou para o gol. André fez uma defesa milagrosa e evitou o segundo gol.
Aos 40 Keké emendou de primeira um lançamento de Mendes e mais uma vez André defendeu.
Mas não houve tempo para mais nada. Final Gama 1, Brazlândia 0.
Ao final do jogo o técnico Giuliano Pariz criticou a postura do Brazlândia que mesmo perdendo permaneceu fechado na defesa. Se por um lado os três pontos vieram, a confiança na equipe ainda não foi conquistada pelos jogadores.
Agora o Gama jogará fora de seus domínios nas duas próximas rodadas. Domingo que vem vai jogar no estádio Mané Garrincha dez e meia da manhã contra o Legião.
RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA
- Gama 1x0 Brazlândia
- Brasiliense 3x0 Luziânia
- Dom Pedro II 1x0 Brasília
- Ceilândia 1x0 Legião
sábado, 17 de janeiro de 2009
Pelada de torcedores movimenta o sábado!
Um dia antes do aguardado dia de estréia do Gama no campeonato local, a torcida do Gamão fez a 2ª confraternização no CTFAO localizado no setor de indústrias do Gama. Os torcedores que participam das comunidades do Gama fizeram jogos disputados e com lances típicos de bola cheia e bola murcha.
Os proprietários do BloGama, Marcelo Gonçalo e Sérgio Vinícius (Serginho), também fizeram parte da confraternização jogando a maior parte do tempo no mesmo time.
O único fato lamentável da pelada Gamense foi a contusão do nosso amigo Jeffu, que machucou o joelho em um lance que foi chutar a bola no ar.
Melhoras pro Jeffu e participem das comunidades para participarem da próxima pelada Gamense!
Clique nas fotos de exibição das comunidades para conhecê-las:
Foto: Serginho
Acabaram-se os treinos, as contratações e amistosos. A partir de amanhã a bola rola em quatro estádios do DF e os oito clubes participantes colocarão as "cartas na mesa".
Sempre com boas cartas o Brasiliense é o favorito ao título, mas se engana quem acha que será fácil. O escrete amarelo foi o último a se preparar o seu experiente técnico Reinaldo Gueldini já antevê algum sofrimento nas primeiras rodadas. E o clube ainda participou de uma "debandada" com as saídas do marrento Jóbson (futebol coreano) e as possíveis transferências de Patrick (Sport), Gustavo (Barueri ou futebol chinês) e Rodriguinho. Mas a primeira partida será teoricamente fácil. Jogará em casa diante do limitado Luziânia e tem tudo para fazer uma estréia tranquila.
O vice-campeão Dom Pedro II que fez uma dobradinha com o Bandeirante vai ter que roer um osso duro na primeira rodada que é o Brasília. O time dos bombeiros que sempre entra como favorito pra cair e adora aprontar uma zebra vai encarar um Brasília bem arrumado que conta com jogadores rodados do nosso futebol. Ingredientes para uma excelente partida de futebol onde nenhuma das duas equipes é favorita.
Já em Ceilândia o Gato sonha em fazer mais uma boa campanha mas a sua torcida não espera muitas alegrias. Isto porque a pré-temporada do alvinegro não foi das melhores. Mas dentro de casa o Gato pretende mostrar suas garras e começar bem 2009. Seu adversário será o renovado Legião. Financeiramente quebrado depois de suas aventuras na série C o time que homenageia Renato Russo vai colocar sua boa garotada pra vestir a camisa laranja. Com maior tempo de preparação que os demais o técnico Risada promete um time aguerrido e vibrante. Resta saber se a molecada dará conta do recado.
Mas o jogo que nos interessa será Gama x Brazlândia. A renovada equipe alviverde reencontrará sua casa e sua fiel torcida que promete lotar as dependências do estádio Bezerrão e fazer a diferença no campeonato. O objetivo é chegar às finais e desbancar o Brasiliense.
A preparação não foi a ideal mas foi bem maior que a dos anos passados. O técnico Giuliano Pariz colocará em campo o que tem de melhor à disposição para iniciar bem o campeonato. Pesa contra o periquito a desconfiança sobre os novos jogadores que vieram do inexpressivo futebol capixaba. O comandante não poderá contar com quase meio time como o zagueiro João Vitor (fora de forma), o lateral Elivélton (na copa Santiago), o lateral Lucas Silva (fora de forma), o meia Cristian Ortiz e o atacante Kleyr (com problemas na documentação). Thiaguinho e Maia são opções para o segundo tempo.
Destaques no amistoso passado diante do Atlético-GO, o volante Ferrugem e o meia Eduardo são dúvidas para o duelo. No ataque a promessa Keké treinou entre os titulares e pode ser surpresa.
O provável time alviverde será: Róbson; Yomisio, Gilvan, Leandro e Kaike; Índio, Adriano, Ferrugem e Marco Alagoano (Eduardo); Luciano Dias e Juca (Keké).
O adversário do Gama tem planos bem menos ambiciosos. Com pouco investimento o Brazlândia quer permanecer no grupo de elite do DF. Da equipe que ficou em quinto lugar ano passado poucos ficaram como o zagueiro Renato e o atacante Kiki. O técnico Fábio Lima terá um elenco jvem e inexperiente nas mãos e poucos destaques como o lateral Rodolfo que jogará na meia. O provável Brazlândia será: André; Renato, Berg, Jiló e Adriano; Augusto Cleuber, Bigu e Rodolfo; Kiki e Genilson.
Os juvenis do Gama enfrentaram a equipe do América ontem necessitando da vitória para continuar tendo chances de classificação para a segunda fase da copa Santiago. Porém o Gama apenas empatou sem gols com a equipe mineira e dificilmente se classificará a fase seguinte.
O ataque do Gama é o principal vilão da equipe pois até o momento não marcou gols.
O alviverde joga a última partida neste domingo contra o Vila Nova-MS neste domingo 'as 20:30.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Mais uma revelação dos aspirantes chega ao principal
A política de criar um time de aspirantes para formar jogadores ao elenco principal já rendeu um bom atleta. Keké que veio do terrão devagarinho foi subindo e está no elenco principal. Participou do amistoso contra o Atlético-GO e com uma boa movimentação ajudou a equipe, mesmo sem marcar o gol.
Agora mais um bom jogador chega ao principal. Trata-se do meia Juninho. É mais um reforço para a equipe alviverde que ainda tem carência de um atacante para a estréia.
O atacante Kleyr dificilmente conseguirá ser regularizado até a estréia do Gama. Fontes não-oficiais dizem que houve um "dedo amarelo" no fato da demora da inscrição do jogador. Será?
BRAZLÂNDIA
O Carcará enfrentou a equipe do Anápolis em amistoso realizado na cidade de mesmo nome do anfitrião e perdeu pelo placar de 1x0.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
COPA SANTIAGO: Meninos do Gama se complicam
O time juvenil do Gama enfrentou o time da casa (Cruzeiro-RS) necessitando de um bom resultado para seguir adiante na competição. Porém o alviverde perdeu a segunda partida consecutiva. Logo aos 15 minutos o jogador cruzeirense André deu um chutão de fora da área, o goleiro alviverde Léo deixou passar por debaixo das pernas e o atacante Índio completou. Apesar de tentar o alviverde não conseguiu reverter o resultado. Final: Gama 0x1 Cruzeiro-RS.
O alviverde agora joga suas últimas fichas diante do América-MG sexta-feira às 17:00.
Agora há pouco a rádio clube divulgou que o Brasília acaba de contratar o volante Thompson ex-Ceilandia. Ano passado o jogador foi campeão amazonense pelo Holanda-AM dirigido pelo atual comandante do Ceilândia, Marquinhos Bahia.
Garantindo estar em forma, o jogador já se escalou para a primeira partida do Brasíia fora de casa contra o Dom Pedro II/Bandeirante. A partida está marcada para este domingo às 16:00 no estádio da Metropolitana que segundo a mesma rádio está com o pior gramado de todos os estádios do DF. Além disso as cabines de transmissão estão em construção.
O arquirrival do Gama e favorito ao título deste ano anunciou duas contratações para o setor ofensivo. Dando continuidade à política de contratar "medalhões" para o clube, o dono do Brasiliense Luiz Estêvao acaba de contratar os atacantes Fábio Júnior e Ricardinho.
Sim é aquele mesmo. O narigudo Fábio Júnior revelado pelo cruzeiro foi artilheiro pelo clube celeste. Suas boas atuações lhe renderam uma convocação para a seleção brasileira. Jogou no Palmeiras, Atlético-MG além de Vitória de Guimarães-POR, Bochum-ALE e Kashima Antlers-JAP. Seu último clube foi o Bahia-BA.
Já Ricardinho veio do Marília-SP que foi rebaixado ano passado junto com o Gama.
CEILÂNDIA DISPENSA ROMUALDO
A condição física do atacante Romualdo foi o motivo para a diretoria do Gato dispensar o ex-gamense. O extracampo também pesou. A diretoria do clube alvinegro está em guerra com as supostas falcatruas do atual presidente José Beni.
Atenção torcedor! A diretoria comunicou o valor dos ingressos para a primeira partida oficial da Sociedade Esportiva do Gama no novo e majestoso estádio Bezerrão Confira!
- ARQUIBANCADA NORTE, SUL E LESTE: R$ 6,00
- ARQUIBANCADA OESTE (PÉTALA) DESCOBERTA: R$ 10,00
- ARQUIBANCADA OESTE (PÉTALA) COBERTA: R$ 20,00
- CAMAROTE VIP (TRIBUNA DE HONRA): R$ 50,00
Todos os valores acima estão sujeitos ao desconto de 50% para estudantes e idosos com mais de 65 anos. Os ingressos estarão à venda nas bilheterias do estádio no dia do jogo. Foram disponibilizados 17.000 ingressos no total.
Torcedor inteligente compra ingressos antecipadamente. Evite filas não comprando ingressos em cima da hora. E não compre ingressos de cambistas!!!
O Gama enfrentará o Brazlândia diante de sua torcida já desfalcado de um atacante titular. E seu problema não é deficiêcia técnica ou física.
O atacante Kleyr que tem muita moral com o técnico Giuliano Pariz entrou como titular no amistoso realizado sábado passado com o atlético. Apesar de uma boa movimentação o atacante não marcou. Mas depois do imbróglio entre o atleta, o empresário e o clube israelense dono de seus direitos federativos, a documentação do jogador ainda não está completa a fim de regularizar sua situação junto à CBF.
E mesmo que chegue agora não há tempo hábil para que o órgão registre o jogador até sábado, data limite para que Kleyr tenha condições de jogo para a estréia alviverde.
Assim o comandante do Gama que no momento só conta com quatro atletas na posição (Kleyr, Luciano Dias, Juca e Keké pois Maia ainda está fora de forma) escalou Juca ao lado de Luciano Dias no ataque titular. O meia argentino Cristian Ortiz também depende de regularização.
Sobre a equipe que atuou no amistoso Giuliano Pariz diz que está satisfeito com o elenco que tem e diz até ter uma boa dor de cabeça para definir os titulares que entrarão no gramado do majestoso estádio Bezerrão no próximo domingo. O técnico apenas declarou que não engoliu a equipe ter tomado o gol de empate nos minutos finais do amistoso diante do Atlético-GO com o adversário jogando com um a menos. Cobrou também mais futebol dos laterais.
Giuliano tembém enalteceu o trabalho da diretoria ao afirmar que o clube está interessado em reconquistar a fanática torcida alviverde. Disse que mesmo com o rebaixamento o Gama é time grande e que a camisa alviverde "pesa" nas dificuldades.
A provável equipe que vai encarar o carcará do cerrado será: Robson; Hugo, Gilvan, Leandro e Mendes; Indio, Yomisio, Ferrugem e Eduardo; Luciano Dias e Juca.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
RAIO-X:Brazlândia, o primo pobre do DF
Faltando poucos dias para o início do candangão reabrimos a seção "raio-x" para dissecar os adversários do Gama neste campeonato candango. E o primeiro adversário do periquito é o Brazlândia.
A Sociedade Esportiva Brazlândia foi criada em 1996 para representar a cidade da periferia do Distrito Federal. Distante 45 quilômetros da capital federal, a cidade satélite respira ares interioranos. Mas quando o assunto é futebol a cidade abraça o clube e o empurra contra o adversário.
Seu presidente "à la Eurico Miranda" é Moacir Ruthes. Comandante desde sua fundação, o mandatário sempre esteve marcado por sua administração. O Brazlândia é conhecido como clube "caloteiro" por nunca pagar em dia seus funcionários.
A casa em que manda seus jogos também é reconhecido como a pior do DF. O estádio da Chapadinha é acanhado e seu gramado duro sempre foi criticado pelos atletas que lá jogam. Existe somente uma arquibancada e as bilheterias são a céu aberto. Bares, lanchonetes ou banheiros somente do lado de fora. E o calor ultrapassa os trinta graus...
Este ano o alçapão alviazulino recebeu melhorias, mas somente para a imprensa. Cabines de transmissão foram construídas para diminuir um pouco a má impressão dos que trabalham lá.
Dentro das quatro linhas muitas mudanças em relação ao time do ano passado. Quinto colocado no candangão, o Brazlândia chegou a conquistar uma vaga na série C do ano passado com a desistência do Ceilândia. Mas a falta de verba fez com que o clube desistisse da vaga e a cedesse para o Legião. Assim a solução encontrada foi subir a garotada dos juniores e reforçar com poucos destaques locais. O lateral Rodolfo e o atacante Kiki são os únicos conhecidos.
O técnico também não tem nome conhecido. Fábio Lima somente dirigiu duas equipes profissionais. Ano passado dirigia a equipe dos juniores do Gama e fez uma péssima campanha à frente da equipe. Nos amistosos realizados com equipes inferiores empatou um (2x2 com os juniores do Brasiliense) e venceu dois (2x0 contra os amadores de Santo Antônio do Descoberto e contra o Legião de Craques). Sem se abater a diretoria promete que a meta é se classificar entre os quatro primeiros, mas aparentemente vai mesmo é brigar para não ser rebaixado.
MAIS DO BRAZLÂNDIA
NOME: Sociedade Esportiva Brazlândia
MASCOTE: Carcará
POSIÇÃO NO ESTADUAL ANO PASSADO: 5º
ESTÁDIO: Chapadinha com capacidade para 5.000 pessoas
DESTAQUES: Lateral-esquerdo Rodolfo e atacante Kiki
TIME-BASE: André; Renato, Berg e Giló; Adriano, Augusto, Cleuber, Bigu e Rodolfo; Kiki e Genilson
TÉCNICO: Fábio Lima
COPA SANTIAGO - Gama é goleado pelo Internacional/RS
Na noite desta segunda-feira, o Gama foi goleado pelo Internacional/RS por 4x0, os gols foram marcados por: Douglas, Almir e Willian (2).
O Internacional é o líder do grupo A, ao qual o Gama também faz parte.
O próximo duelo do Gama é nesta quarta-feira (14/01) às 21 horas contra o Cruzeiro Esporte Clube/RS, time do local (Santiago/RS) onde está sendo realizado a competição.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
CANDANGÃO: Amistosos esquentam o clima
Falta apenas uma semana para o campeonato candango de 2009 ser iniciado. Os elencos das equipes estão praticamente fechados e a fase de preparação está chegando ao fim.
Como de praxe os clubes candangos fizeram amistosos para testar os times. O Gama por exemplo jogou contra o Atlético-GO neste sábado no estádio Bezerrão para um público de aproximadamente 7.000 pessoas e empatou a partida por 2x2.
Os demais candangos não foram muito bem. O Legião foi a Catalão enfrentar o time do CRAC e foi derrotado pelo placar de 2x0. O Brasília foi a Santa Helena em Goiás enfrentar o time da casa e também foi derrotado por 2x1.O Luziânia já havia feito um amistoso contra o time de aspirantes do Gama e perdeu também por 2x1.
A grande surpresa ficou por conta da derrota do Brasiliense para o pequeno Trindade de Goiás por 2x0. Quem lavou a honra dos candangos foi o Ceilândia que sofreu mas venceu o Anápolis em casa por 3x2. O Dom Pedro também venceu e bateu a seleção de Vianópolis por 2x0.
RESULTADOS
- Gama B 2x1 Luziânia-GO
- Gama 2x2 Atlético-GO
- Ceilândia 3x2 Anápolis-GO
- Vianópolis 0x2 Dom Pedro II/Bandeirante
- CRAC 2x0 Legião
- Santa Helena-GO 2x1 Brasília
- Trindade-GO 2x0 Brasiliense
domingo, 11 de janeiro de 2009
COPA SANTIAGO - Garotada do Gama empata a primeira
Em Santiago-RS debaixo de chuva os juvenis da Sociedade Esportiva do Gama fizeram uma boa partida mas não saíram do empate sem gols contra o Guarany do Paraguai. A falta de finalizações a gol foi apontado como o principal motivo do empate. O Gama agora vai jogar contra o forte Internacional amanhã às 19:30.
sábado, 10 de janeiro de 2009
Gama cede empate ao Atlético/GO
Com a presença de quase 10 mil espectadores o Gama jogou bem hoje contra o Atlético/GO mas acabou cedendo o empate aos 35 minutos do segundo tempo.
O jogo começou movimento com ambas equipes a procura do gol, mas o Gama se destacava pela raça, e aos 31 minutos da primeira etapa a bola sobrou para o meia Eduardo que colocou no fundo do barbante. A alegria foi geral no Bezerrão.
A partir daí o Gama começou a cadenciar o jogo, mas no último minuto do primeiro tempo Rafael Cruz do Atlético/GO aproveitou o espaço da defesa gamense e chutou da entrada da área empatando a partida.
No segundo tempo Thiaguinho entrou no jogo e deu um toque especial no time, mesmo assim o ritmo do jogo caiu. Ao entrar no lugar de Kleyr, o atacante Keké foi ovacionado pela torcida mas não teve chance de produzir muito. Em um bom lance Thiaguinho recebeu de Ferrugem, mas não conseguiu o domínio e deixou para Eduardo novamente vim de trás e colocar a bola no canto esquerdo do goleiro e ampliar o placar: Gama 2x1 Atlético.
Faltando apenas 10 minutos para o término da partida, falta para o Atlético/GO, a zaga Gamense "bateu cabeça" e a bola sobrou para André Leonel em posição duvidosa fazer um bonito gol de voleio.
Fim de jogo, Gama 2x2 Atlético/GO
Foto: David
Foi um dia de festa. O Bezerrão foi palco novamente de uma partida de futebol da Sociedade Esportiva do Gama após quase quatro anos. E a torcida fez sua parte ao lotar o estádio para assistir o no Gama de 2009.
Com a festa armada os times entraram em campo. O alviverde mesmo sendo o dono da casa jogava contra um time forte com uma campanha irrepreensível na séria C do ano passado.
Bola rolando o Gama partiu pra cima do adversário. O escrete alviverde sufocou o time goiano e o goleiro do time goiano Márcio fez defesas difíceis para segura o resultado.
O Gama era melhor em campo e parecia que o gol não tardaria a sair. E saiu. Cruzamento de Luciano Dias defendido pelo goleiro Márcio. No rebote Eduardo, o destaque do jogo chutou n canto e marcou. Explosão nas arquibancadas, era o primeiro gol do Gama no novo Bezerrão.
Após o gol ambas as equipes diminuíram o ritmo. O sol forte fez com que os jogadores se poupassem. No fina do primeiro tempo em uma bobeada da defesa o dragão empatou com um chute forte de Rafael Cruz,
Na volta do intervalo Thiaguinho entrou na vaga de Marco Alagoano. Fora de ritmo o meia tentou auxiliar o ataque e sem querer teve participaçao no segundo gol. O bom volante Ferrugem tocou para Thiaguinho no bico da grande área porém não conseguiu dominar. Eduardo de novo apareceu como surpresa e chutou forte para desempatar a partida.
A partir daí os técnicos fizeram várias substituições.O Gama continuou pressionando o adversário. Mas nos minutos finais do segundo tempo os goianos passaram a sufocar o Gama. O atacante Buiú que entrou no segundo tempo tabelou com Anaílson ficando cara a cara com Róbson. Na conclusão a bola bateu na trave e Leandro isolou.
Mas aos 40 minutos André Leonel em posição duvidosa acertou m belo voleio empatando novamente a partida e dando números finais ao jogo.
O técnico Giuliano Pariz gostou da partida e alertou que ainda há muito trabalho ser feito. O Gama volta a campo dia 18 no mesmo local para encarar o Brazlândia, pela primeira rodada do campeonato candango.
APERITIVO
Na preliminar o time de aspirantes do Gama venceu o amistoso diante do Luziãnia por 2x1.
VEJA OS GOLS DO GAMA
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
COMO? Magrão é o novo reforço do Náutico
Cheiro de calote no ar. Agora há pouco o site de notícias esportivas futebol interior noticiou que o atacante Adriano Magrão foi contratado como novo reforço do Náutico de Pernambuco.
Com contrato assinado com o alviverde candango até 2011, o jogador alterna aparições e sumiços no Gama. Contratado ano passado como a grande estrela da equipe, Magrão arrumou confusão com todo o time e comissão técnica até ser emprestado para um clube na Turquia.
Nas últimas rodadas da série B o atacante deu o ar da graça e jogou mais duas partidas para sumir novamente restando três jogos. O atual presidente do Gama Paulo Goyaz publicamente culpou o jogador como responsável direto pelo rebaixamento do Gama.
Em dezembro foi emitido um comunicado público para que o sumido atacante se reapresentasse com os novos contratados. Magrão não só não compareceu como também permitiu que seu procurador entrasse em contato com a diretoria para formalizar um acordo.
Como não houve acordo o presidente disse que entrou com uma ação judicial contra o jogador para reparar os prejuízos financeiros ocorridos com seu abandono. Daí a incoerência com o novo contrato anunciado com o Timbu. Essa novela promete render bons capítulos...
Foram quase quatro anos de exílio. A torcida alviverde mais vibrante do DF sofreu com os desmandos da diretoria anterior do Gama. O frio e distante estádio Mané Garrincha foi escolhido para o periquito mandar seus jogos durante os campeonatos candango e brasileiro.
Desde 2005 jogando no Mané Garrincha o Gama não conquistou nada, apenas brigou para não cair de divisão nas competições que disputou. Longe do amparo de sua imensa torcida o Gama ainda teve que aceitar humilhações por parte da Secretaria de Esportes que permitiu que torcidas visitantes tivessem mais liberdade que a do Gama.
Ficarão marcados na mémória da torcida alviverde a imagem daquele imenso galo inflável dentro do estádio Mané Garrincha com o mando de campo do periquito. Felizmente dentro das quatro linhas o Gama falou mais alto e derrotou o Atlético-MG que viria a ser o campeão da segunda divisão daquele ano de 2006.
Outros exemplos ainda viriam como a entrada da torcida Febre Amarela de graça no campeonato candango de 2007; A barração do time para treinar naquele mesmo ano...
E no ano passado quando por incompetência da Secretaria de Esportes o Gama teve de jogar contra o Corinthians no estádio Boca do Jacaré e a torcida alviverde no espaço para visitantes.
Esperamos que com a nova diretoria e com a vinda definitiva do nosso caldeirão o Gama possa realmente jogar em casa e conquistar títulos assim como fez em 2003, o último título conquistado pelo Gama.
Os meninos da Sociedade Esportiva do Gama começam amanhã a participação na 21ª Copa Santiago de futebol juvenil. O torneio será disputado somente com jogadores nascidos entre 1991 e 1994. Serão doze equipes que serão divididas em dois grupos de 6 (A e B) que jogarão entre si em turno único. As quatro equipes melhores classificadas passam à segunda fase.
O Gama caiu no grupo B juntamente com Cruzeiro de Santiago-RS, América-MG, Guarany-PAR, Internacional-RS e Peñarol-URU. E o primeiro desafio será contra os paraguaios amanhã às 18:00 horas no estádio Alceu Carvalho do anfitrião Cruzeiro-RS.
O grupo conta com o reforço do lateral Elivélton que participou da campanha da série B ano passado.
(Informações do repórter Roberto Wagner do Jornal de Brasília)
O imbróglio envolvendo o Gama e o jogador Kleyr aparentemente chegou ao fim. Depois de muita especulação sobre o empresário e o o clube israelense dono dos direitos federativos do jogador, um acordo foi firmado e Kleyr fica no Gama.
O empresário forçou a barra para tentar um aumento no valor do contrato mas segundo Flávio Raupp não conseguiram. Mas o contrato inicial que era de dois anos passou para apenas um.
Mesmo depois de ficar três dias sem treinar o jogador retornou ao time principal inclusive participou do coletivo realizado ontem no estádio bezerrão. Segundo o técnico Giuliano Pariz o "prestígio" ficou por conta da falta de atacantes existentes na equipe. Apesar do mal-estar o técnico gamense valorizou os companheiros de ataque Juca e Keké que ficarão no Banco de reservas. "- Não é que ele
seja muito melhor do que os outros. Mas hoje (ontem) o Emílio tinha sentido um problema no ombro, o Juca tinha voltado de uns problemas e o Keké temos que ir com calma. É um jogador que nunca disputou uma partida profissional."
RESPEITO
O técnico gamense Giuliano Pariz admitiu que pode colocar os remanescentes da série B no sacrifício para o amistoso diante do Atlético-GO neste sábado. O comandante testou o meia Thiaguinho no treino de ontem e observou uma melhora no toque de bola da equipe. Isto reflete a preocupação em fazer uma boa partida e respeitar o adversário recém promovido à serie B.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Hermano pode ser o novo reforço do Periquito
Há tempos o diretor de futebol Flávio Raupp vem prometendo um reforço de peso para o alviverde candango. E um jogador rodado que vem de fora do Brasil pode ser o novo reforço da Sociedade Esportiva do Gama.
Trata-se de Cristian Ortiz. Meia de origem, Ortiz já passou por River Plate, Racing e Cienciano do Peru. No Brasil defendeu o Jaguaré-ES, onde conheceu o atual técnico gamense Giuliano Pariz, e o Caxias-RS, seu último clube.
Na equipe de Caxias do Sul fez uma grande série C pelo time grená e virou ídolo da equipe. Porém uma súbita queda de rendimento fez com que o argentino perdesse a titularidade e o emprego.
COLETIVO
No coletivo realizado hoje no Bezerrão os titulares venceram os reservas pelo placar mínimo. E mais uma vez Keké marcou o gol da vitória.
O mistério envolvendo o caso do jogador Kleyr foi descoberto. O jogador que estava com uma contusão na época em que foi contratado do Hapoel Kfar-Saba de Israel chegou ao Gama com a rescisão de contrato nas mãos e assinou um novo com o alviverde. O novo vínculo seria de dois anos.
Pois nesta semana o empresário do jogador disse ao diretor de futebol Flávio Raupp que o clube de origem não iria liberar a documentação do jogador. Ontem mais um capítulo se passou e foi descoberto o real motivo da "dificuldade" em contratar o atleta.
O empresário então pediu um aumento no valor do contrato e a diminuição de dois para um ano do tempo de vigência. Ao mesmo tempo o contrato do jogador aparecia em um site especializado em transferências internacionais como novo jogador do Gloria Buzau da Romênia.
Afastado do grupo desde segunda-feira o atacante que deu muita dor de cabeça ao Gama deve ter seu contrato rescindido. O atleta foi responsável por marcar o primeiro gol do Goiás na inesquecível final da copa centro-oeste de 2002 contra o Gama na falha grosseira de Fábio Noronha.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Gama fora do ideal para pegar Atlético
O técnico do Gama Giuiano Pariz até agora tem tido motivos para sorrir. Afinal depois de assumir apenas equipes inexpressivas do futebol nacional tem agora a missão de dirigir o Gama, que mesmo na terceira divisão é um nome de peso no cenário brasileiro.
Com tempo para trabalhar o técnico trouxe jogadores de sua confiança no Espírito Santo. A diretoria trabalhou e manteve os destaques da equipe que foi rebaixada, assim como buscou trazer atletas desconhecidos mas com bom potencial.
O astral é bom e o amistoso realizado na semana passada trouxe confiança ao grupo. Mas tudo pode ruir se a equipe alviverde que finalmente estreará novamente em seu estádio fizer uma partida ruim.
O Atlético Goianiense está em ótima fase. Vem de um terceiro lugar no campeonato goiano, ficou nas oitavas de final da copa do Brasil e conseguiu o acesso à série B ano passado. Manteve praticamente a mesma equipe e reforçou as perdas.
O Gama começou quase do zero. Os jogadores que ficaram da equipe do ano passado (André Zandoná, João Vitor, Thiaguinho e Maia) chegaram a poucos dias e não possuem condições físicas de disputar o amistoso. Elivelton está com o grupo juvenil que disputará a Copa Santiago no Rio Grande do Sul.
E o alviverde estará com problemas de ataque. Os atacantes Bebeto(deve ser emprestado), Adriano Magrão (com ação na justiça) e Kleyr (Clube reteve sua documentação) estão fora dos planos do técnico Giuliano Pariz. O treinador contará somente com Luciano Dias, Juca e Keké, este último recém promovido do time de aspirantes.
O alviverde fará um coletivo nesta quinta-feira às 16:00 no estádio bezerrão onde será definido o onze que entrará em campo contra o dragão goiano.
Assim Giuliano Pariz deve mandar o Gama com a seguinte formação: Róbson; Hugo, Gilvan, Leandro e Mendes(Kaike); Índio, Yomisio, Marco Alagoano e Eduardo; Luciano Dias e Juca.
O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 1937 por Edison Hermano que foi o primeiro goleiro da equipe. O escudo oficial tem o mesmo formato do São Paulo F.C. e a camisa parecida com a do C.R.Flamengo. Isto porque Edison torcia para ambas as equipes na época.
O clube nasceu junto com o futebol da cidade de Goiânia. Tanto que foi o primeiro campeão goiano do estado em seu primeiro campeonato realizado de forma oficial.
Depois de muitas décadas no ostracismo chegou a disputar a segunda divisão do goiano. Em 2001 seu estádio correu o risco de ser demolido para a contrução de um shopping. Graças à ação judicial de torcedores a obra foi embargada e o estádio foi salvo. Depois o atlético se reestruturou e começou a manter uma base sólida. Base esta conseguida graças aos vários jogadores de Brasília em seu elenco inclusive do nosso Gama. Em 2007 chegou às oitavas de final da copa do Brasil e por pouco não conseguiu o acesso à série B onde ficou na 6ª posição.
O dragão conta com 10 títulos regionais e dois nacionais da série C sendo o segundo conquistado no ano passado, o que lhe credenciou a participar da série B deste ano e fazer companhia ao Vila Nova-GO.
É quase uma "sucursal" do Gama: Lá estão o zagueiro Jairo, campeão da série B pelo alviverde. O lateral Edylton, o volante Róbston e os meias Wesley e Lindomar completam a lista de ex-gamenses. O goleiro França, o zagueiro Gilson e o volante Pituca são outros jogadores que fizeram carreira aqui em Brasília.
O técnico também é um velho conhecido da torcida alviverde. É Mauro Fernandes que passou pelo clube alviverde em 2005.
O clube ainda conta com bons atletas que passaram pelo futebol nacional como os meias Anailson (ex-São Caetano) e Elias (ex-Bahia), e esse ano pretende alçar vôos mais altos como o campeonato goiano (favorito à conquista ao lado de Goiás) e a série A.
O Atlético-GO é o adversário do Gama em amistoso a ser realizado no próximo sábado às 16:00 no majestoso estádio Bezerrão.
MAIS DO ATLÉTICO-GO
NOME: Atlético Clube Goianiense
MASCOTE: Dragão
ESTÁDIO: Antônio Accioly com capacidade para 8.000 pessoas
DESTAQUES: Zagueiro Jairo e Meia Anaílson
TIME-BASE: Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Róbston, Wesley e Lindomar; Juninho e Marcão.
TÉCNICO: Mauro Fernandes
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Candangão 2009 poderá ter cobertura de TV
Falta pouco mas ao que tudo indica o campeonato candango de futebol será televisionado novamente. Agora a TV Brasília que transmite conteúdo da RedeTV! pode ser o novo canal de divulgação do futebol candango.
Ano passado a Rede Record em parceria com a Brasil Telecom ficou encarregada de transmitir o campeonato. Com várias promoções para o público a transmissão foi boa porém o lucro obtido pelos clubes foi ínfimo. O horário também não agradou já que a emissora apenas transmitiu jogos nas manhãs de domingo. Isto provocou a quase exclusão do Brasiliense que se recusou a mudar o horário de seus jogos.
ASPIRANTES DO GAMA REALIZAM AMISTOSO
O grupo de aspirantes do Gama realizará uma prévia do amistoso do Gama x Atlético-GO. E o adversário será a equipe principal do Luziânia-GO que também participará do campeonato candango deste ano. A partida está marcada para as 14:00 horas no majestoso estádio Bezerrão.