quarta-feira, 6 de agosto de 2008

RAIO-X: Criciúma, o tigre catarinense

Autor: Marcelo | quarta-feira, 6 de agosto de 2008 | Categoria: |


O Comerciário Esporte Clube foi fundado em 13 de maio de 1947, na Praça Nereu Ramos, por um grupo de rapazes, na maioria com 18 anos, moradores do centro da cidade. Esta foi a primeira vez que o centro possuía um time de futebol. Em 1970, atingido por uma séria crise financeira, o Comerciário Esporte Clube foi obrigado a encerrar as atividades no departamento de futebol profissional, só retornando a disputar o campeonato catarinense em 1977.

De Comerciário a Criciúma

No ano de 1978, o Comerciário começou a passar por uma profunda transformação. No dia 17 de março aconteceu a mudança do nome, passando a se chamar Criciúma Esporte Clube. A primeira partida como Criciúma foi no dia 2 de abril de 1978, contra o Marcílio Dias, no estádio Heriberto Hülse.
O clube possui 9 títulos estaduais, e foi campeão brasileiro da segunda divisão invicto em 1986. Seu maior título ocorreu em 1991 quando conquistou de forma também invicta a copa do Brasil comandado pelo desconhecido técnico Luiz Felipe Scolari.
Em 1997 caiu para a série B onde ficou por cinco anos. Em 2002 foi campeão novamente da série B. Mas em 2004 e 2005 sofreu dois rebaixamentos seguidos e foi parar na terceirona.
Mas nada é capaz de abalar o time. Em 2006 retornou à série B depois de conquistar mais um título, agora o da terceira divisão.
Em 2007 tudo estava encaminhado para mais um acesso. Porém o time caiu de rendimento no segundo turno e não foi possível subir de divisão.
Nesse ano o Criciúma foi bem no campeonato local. Foi para a decisão do título com o arquirrival Figueirense, perdeu a primeira partida e venceu a segunda. Mas na prorrogação perdeu o título para o rival.
Na série B a equipe ainda não encontrou aquele bom futebol que demonstrou ano passado, ainda mais depois de perder bons valores para o mercado. Lá está o Valdeir, meia que passou pelo Gama ano passado.

MAIS DO CRICIÚMA
Nome: Criciúma Esporte Clube
Mascote: Tigre
Estádio: Heriberto Hülse com capacidade para 28.749 pessoas
Posição Estadual: 2º (Vice-Campeão)
Posição brasileiro ano passado: 7º
Destaques: Meias Luciano Bebê e Valdeir e os veteranos atacantes Luis Mário e Jardel
Time-Base: Zé Carlos; Luiz André, Leonardo, Everton e Valdeir; Basílio, Marcelo Rosa, Luciano Bebê e Adriano; Luis Mário e Acerola.
Técnico: Edson Gaúcho.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog