quinta-feira, 14 de agosto de 2008

RAIO-X: Bahia, o tricolor de aço

Autor: Marcelo | quinta-feira, 14 de agosto de 2008 | Categoria: |


Abrindo a última das matérias sobre os clubes da série B, vamos falar do Bahia. Por volta de 1930, jogadores de dois clubes (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis) resolveram fundar o Esporte Clube Bahia, que poucos anos depois tornou-se o mais popular do Estado e uma das maiores potências do Norte e Nordeste do Brasil.
O Clube foi fundado com o "slogan" Nasceu para Vencer. Desde então, o Bahia conquistou 40 títulos estaduais, contra apenas 14 de seu principal rival, o Vitória. O Bahia se orgulha de ser o primeiro clube campeão brasileiro em 1959. Na época, foi disputada a primeira Taça do Brasil, competição que reunia os campeões estaduais de todo o Brasil. A grande final foi contra o poderoso Santos, de Pelé. Na primeira partida, o Bahia venceu por 3 a 2, na Vila Belmiro, e perdeu a segunda, na Fonte Nova, por 2 a 0. Houve necessidade de um terceiro jogo, o de desempate, que foi disputado em local neutro, no Maracanã. O Bahia venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão, num título que ficou para a História. Em 1988, o tricolor da Boa Terra conseguiu outro título histórico, ao sagrar-se campeão brasileiro da Primeira Divisão. A final foi contra o Internacional, com a Bahia vencendo o primeiro jogo por 2 a 1, na Fonte Nova, e empatando o segundo em 0 a 0, no Beira-Rio. Essa foi a maior conquista da história do Bahia.
Mas
Nem só de triunfos vive o Bahia. Pela primeira vez na sua história, o Tricolor disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro por ter realizado uma péssima campanha em 97. Foram 25 jogos, 6 triunfos, 8 empates e 11 derrotas, ficando na 23ª colocação com 26 pontos somados.
Voltou em 2000 naquele episódio em que o Gama entrou na justiça contra a CBF. Em 2003 e 2004 sofreu dois rebaixamentos seguidos onde só conseguiu voltar ano passado depois de se classificar entre os quatro na série C. Ano passado inclusive aconteceu uma tragédia. O estádio Fonte Nova cedeu as arquibancadas e terminou com vários feridos e mortos. Desde então o estádio da Fonte Nova em Salvador foi interditado e o Bahia teve que mandar seus jogos na distante Feira de Santana, estádio do rival Fluminense.
O grande trunfo do ano passado que era jogar em casa diante de milhares de fanáticos torcedores não se efetivou neste ano. Com uma campanha irregular, a casa tornou-se sua inimiga. No Jóia da princesa o Bahia venceu apenas duas vezes, o que obrigou a equipe a buscar resultados longe de seus domínios. Foi uma das únicas equipes a derrotar o poderoso Corinthians em pleno Pacaembu.
Para a próxima partida problemas é que não faltam. Arthurzinho que é o técnico pode pegar uma longa suspensão por ter xingado o árbitro do jogo contra o Vila Nova. O atacante reserva Bruno Cazarine foi expulso na última partida e está suspenso, assim como os meias Marcone e Luciano Baiano. A diretoria dispensou recentemente o zagueiro Padovani que foi titular diante do Corinthians.

MAIS DO BAHIA
Nome: Esporte Clube Bahia
Mascote: Super Homem
Estádio: Fonte Nova (interditado) e Jóia da Princesa com capacidade para 25.000 pessoas
Posição Estadual: 2º (Vice-Campeão)
Posição Brasileiro Ano Passado: 2º (Vice campeão da série C)
Destaques: Meia Elias, zagueiro Cléber Carioca e atacante Galvão
Time-Base:
Darci; Rogério Rios, Rogério, Cléber Carioca e Adilson; Fausto, Emerson Cris, Rafael e Elias; Paulo Roberto e Galvão.

Técnico: Arturzinho.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog