quarta-feira, 14 de abril de 2010
MELHOR AINDA! Clube tradicional pode ir jogar na "selva"
A Confederação Brasileira de Futebol gestora do campeonato da Série C ainda não divulgou a tabela nem a composição dos grupos da competição deste ano. A expectativa é de que esta só venha a divulgar estas informações no final deste mês. Mas nos bastidores as equipes já estão se mobilizando.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, a CBF é obrigada a manter o formato da competição por pelo menos dois anos seguidos. Mas devido ao critério de regionalizar a terceirona, seria inevitável que um dia uma ou outra equipe seria deslocada para um grupo "estranho" à sua região.
Conforme o BLOGAMA antecipou, havia uma dúvida com relação à situação de Fortaleza-CE, CRB-AL e Luverdense-MT (reveja aqui a matéria). Para os dois primeiros seria logisticamente vantajoso que integrassem o grupo do Nordeste. Só que este grupo já está cheio e um dos dois teria que ser deslocado para outra chave.
Ano passado o Luverdense-MT sofreu com desgastantes viagens para disputar a competição pelo grupo Norte juntamente com Águia-PA, Rio Branco-AC, Paysandu-PA e Sampaio Corrêa-MA. O CRB-AL disputou a terceirona pela grupo Nordeste. Esperava-se que pela expressão nacional que possui o Fortaleza-CE (rebaixado ano passado da série B) este teria o privilégio de "escolher" ser inserido no grupo Nordeste. Sobraria então para o CRB-AL ou o recém chegado Icasa-CE mudar de região. Tanto que o BLOGAMA especulou que o CRB-AL viria a fazer parte da chave Centro-Sudeste da qual o Gama faz parte.
No entanto aconteceu o contrário. Fontes de dentro da CBF dão conta de que o tradicional Fortaleza foi "penalizado" a jogar no grupo Norte. CRB continuaria na chave Nordeste e o Luverdense virá para a chave Centro-Sudeste.
Para o clube matogrossense seria um alívio já que as distâncias a ser percorridas diminuiriam drasticamente. Já para o Fortaleza será terrível, pois o clube nordestino sofrerá e muito para chegar aos locais dos jogos.
Para se ter uma idéia, de Fortaleza a Rio Branco são 4.071 Km de distância ou dois dias de viagem pelas precárias rodovias brasileiras. Para Belém são aproximadamente 1.500 Km.
Apavorado com o sofrimento que o clube cearense estará por encarar, a diretoria do Fortaleza já entrou com um pedido na CBF para disputar a terceirona pelo grupo Nordeste. Mas as chances de que isto aconteça são pequenas.
Veja como ficariam os grupos com a mudança:
Grupo A: Águia de Marabá-PA, Fortaleza-CE, Paysandu-PA, Rio Branco-AC e São Raimundo-PA;
Grupo B: ABC-RN, Alecrim-RN, Campinense-PB, CRB-AL e Salgueiro-PE;
Grupo C: Luverdense-MT, Gama, Ituiutaba-MG, Macaé-RJ e Marília-SP;
Grupo D: Brasil de Pelotas-RS, Caxias-RS, Chapecoense-SC, Criciúma-SC e Juventude-RS.
MEIA PODE PARAR NO ACRE
O meia Vinícius que disputou a segunda divisão candanga pelo Ceilandense ano passado e a primeira divisão pelo Gama neste ano pode ser mais um a deixar provisoriamente o alviverde. É que o Juventus-AC está reforçando o seu elenco e fez uma proposta pelo meia que está parado desde a eliminação do periquito no campeonato local. A negociação ainda não foi finalizada porque segundo César Félício, supervisor do clube acreano, o Gama estaria fazendo inúmeras exigências para a liberação do atleta.
O vinicius é um bom jogador. Mas com o gerson só entrava no segundo tempo, e sempre entrava muito bem. Espero que volte para disputar a terceira divisão e que tenha oportunidade de jogar como titular. É bom jogador.
No papel, o provável grupo do Gama parece ser mesmo o mais fácil, mas é bom lembrar que ano passado penamos com esse Ituiutaba-MG, e mesmo os times menores do RJ e SP conseguem captar mais dinheiro pra investir do que o Gama. Eu ficaria de olho no Macaé e no Marília, principalmente... Se conseguirmos passar de fase, cruzamos com o grupo do Sul, que é forte! Com esse time do Candangão, vai ser difícil subir!
Não adianta ter concorrentes fracos, se no momento somente fracos também. RENÚNCIA JÁ dessa diretoria.
Edmilson
Discordo quando fala, que o Luverdense, caindo no grupo do Gama, vai ter as distâncias reduzidas, pois a cidade de Lucas do Rio Verde, fica na divisa entre Mato Grosso e Pará, portanto, fica mais perto enfrentando, São Raimundo de Santarém - PA; Rio Brando - AC, só fica mais distante, Belém e Marabá que ficam no lado leste do Pará.
Roberto Luceny
Então vamos aos cálculos das distâncias a ser percorridas pelo Luverdense
NA CHAVE CENTRO-SUDESTE:
Lucas do Rio Verde - Brasília: 1269 Km
Lucas do Rio Verde - Ituiutaba: 1257 Km
Lucas do Rio Verde - Marília: 1545 Km
Lucas do Rio Verde - Macaé: 2413 Km
TOTAL: 6484 KM
NA CHAVE NORTE:
Lucas do Rio Verde - Rio Branco: 1990 Km
Lucas do Rio Verde - Marabá: 1586 Km
Lucas do Rio Verde - Belém: 2254 Km
Lucas do Rio Verde - Santarém: 1408 Km
TOTAL: 7238 KM
A diferença de fato não é tão grande (754 Km), mas ainda fica mais perto para o Luverdense jogar na chave Centro-Sudeste. O negócio é que Lucas do Rio Verde é longe de tudo mesmo. De repente era melhor disputar o campeonato Paraguaio (1825 Km até Assunção).
Seguinte vou falar primeiro sobre o Vinícius, ele é bom jogador, pode até empresta-lo mas q volte para essa série C q promete ñ ser facil ñ!!
Agora sobre este torneio (série C) o Gama precisa contratar urgente se quizer subir, pq se entrar com o mesmo time do candangão vai disputar novamente para ñ cair pode ter certeza!!!
Se manter o elenco basta trazer uns 6 jogadores bons e experientes além de um técnico bom, e q ñ abandone o barco como faz o Sr. Reinaldo Gueldini em todo time q trabalha!!!
Se quizerem subir contrate, se ñ fiquem parados como sempre diretoria!!
BOMBA. Fiquei sabendo que o Ferrugem vai dexar o GAMA. Agora ferrou tudo.
Acho meio difícil ele sair agora porque está tratando de lesão. Mas vamos apurar...
pow essa novela ja cansou todos os torcedores decepcionante novela mesmo talvez se o arruda assumisse o gama como o luis estevão funcionasse
Que preconceiro é esse chamando cidades tão bonitas com
Belém do para e Rio Branco de selva.
Antes de botar uma coisa dessa tão burra demostrando total falta de conhecimento em geografia.
A SÓ para lembrar essas duas cidades possui os melhores estadios do brasil.
o Mangueirão e a arena da flores.
E outra coisa se atÉ o BOca Juior ja jogou no mangueirão pq o Fortaleza não pode? que só fica a uma hora de avião Fortaleza Belém.
Vamos estudar gente antes de botar alguma coisa no blogama.