quarta-feira, 7 de abril de 2010

O destino da Sede Social - Terceira Parte

Autor: Marcelo | quarta-feira, 7 de abril de 2010 | Categoria: |


Tonhão deverá realizar estudo sobre a destinação da sede
Foto: cldf

A negociação da sede social da Sociedade Esportiva do Gama é questão de tempo. O motivo alegado é de que os altos custos gerados com a manutenção do clube não compensaria o investimento. Então, o que deve ser feito para que a SEG não perca o seu único patrimônio?
Esta pergunta é o objeto do estudo realizado por Antonio Alves do Nascimento Neto, o Tonhão. O conselheiro que tentou se eleger presidente do alviverde em 2008 teria um plano para que os recursos obtidos com a venda da área sejam investidos na instituição.
Segundo matéria veiculada no jornal Folha Independente do Gama, Paulo Goyaz explica que o Gama pode ganhar com a negociação: "O mais viável financeiramente é uma permuta", explica o presidente. Hoje o terreno está estimado em cerca de R$ 15 Milhões, mas na troca pode sair por mais.
Tonhão tende a seguir por este mesmo caminho. Ele afirma que já há um estudo que permita à SEG ter um patrimônio que a sustente. Diz ainda que seria melhor que uma fundação gerenciasse o mobiliário do clube que viria da provável permuta a fim de desligar os bens da diretoria de futebol: "A decisão sairá de uma Assembléia. Mas antes queremos que sejam resgatados os Conselheiros do Clube", afirma Tonhão. Segundo ele, a SEG deve construir um novo Centro de Treinamento. Hoje o time treina no Ninho do Periquito, que pertence ao homem-forte do Gama, Wagner Marques, e ao ex-vice Agrício Braga.
No entanto, a conjuntura política atual do DF deve atrapalhar o imbróglio. Isto porque com a crise do governo Arruda, Tonhão foi indicado pelo governador interino Wilson Lima para assumir a Secretaria de Governo do GDF. A Secretaria tem-lhe tomado a maior parte do seu tempo, o que possivelmente atrasará o andamento da negociação.

O QUE DIZ O ESTATUTO
O estatuto da Sociedade Esportiva do Gama normaliza as ações administrativas dentro do clube. Assim o caminho para que a sede social seja negociada deve obedecer ao estatuto.
Segundo o artigo 20 alínea "d", a decisão de adquirir ou alienar bens imóveis é de competência da Assembléia Geral com parecer do Conselho Fiscal. No entanto na alínea "f" há uma brecha que permite que a mesma Assembléia delegue poderes especiais ao Presidente para representá-la.
A Assembléia a que se refere o Estatuto é composta por Associados, Sócios Fundadores e Sócios Beneméritos que estejam regulares segundo as normas do clube. É importante frisar que o Sócio Torcedor não se enquadra na categoria de Associados. Associado é aquele que adquiriu o título da SEG antes da sede ser alugada para o SESC.
A Assembléia é convocada pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva ou pelo menos 1/5 do total de Sócios Fundadores ou Beneméritos ordinária ou extraordinariamente. A convocação segundo o art. 16 será feita por Edital e publicado em uma de três formas: publicação em imprensa local, veículo oficial do clube e/ou afixado na Sede do clube com antecedência máxima de 30 e minima de 5 dias. No caso de imprensa local, o leque é amplo e pode compreender desde um blog até um Correio Braziliense. O veículo oficial do clube hoje é o site oficial (gamagol). Já a Sede deveria ser a mesma que está em negociação, porém deve ser a atual sede administrativa do clube, localizada nas dependências do estádio Bezerrão.
Quem preside a Assembléia Geral é o Presidente do Conselho Deliberativo formado por 16 pessoas entre elas o ex-presidente Wagner Marques e seu filho Vinícius Wagner Gomes, Vilson de Sá e Argeu Bredda.
O parágrafo único do art. 20 do Estatuto, reza que os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal podem participar da Assembléia e possuem direito ao voto. Porém se a matéria a ser votada for objeto de interesses próprios de determinado membro, este fica impedido de votar. Seria o caso de Wagner Marques e Agrício Braga já que estes possuem interesse direto na venda da sede a fim de poderem receber o dinheiro que a SEG deve a eles.
O art. 53 determina em seu inciso III que todos os sócios não Fundadores e Beneméritos não tem direito a voto, porém podem participar da Assembléia quando convidados ou convocados. Aí podem ser incluídos os Sócios Torcedores no formato atual.
A Assembléia não estipula um número mínimo de presentes para que esta aconteça. No art. 19 pede-se que haja um quorum mínimo de 1/5 dos Sócios Fundadores e Beneméritos na primeira convocação. Na segunda convocação (trinta minutos após a primeira) não há limite mínimo. Os Sócios presentes devem assinar livro de presença. No entanto, a decisão por ela tomada é efetivada somente se houver consenso da maioria simples (metade dos participantes mais um).
Quem quiser saber o teor do Estatuto do Gama pode fazer o download aqui no BLOGAMA. Acesse o menu "downloads" no início da página e clique em "Estatuto Oficial da Sociedade Esportiva do Gama". Você será redirecionado automaticamente para o servidor de downloads. É necessário ter o programa leitor de pdf para visualizá-lo.

Até o momento 13 comentários:

  1. NÃO ENTENDI ! Qual é a dívida que o GAMA tem com o Wagner Marques e o Agrício ? Alguém tem uma respota !!!!

    Adriano

  2. Só tem pilantra msm, os caras eram dirigentes do Gama, e o Gama ainda sai devendo a eles, é brincadeira!!!
    Por esses motivos e mais alguns q já lavei minhas mãos em relação a essa maracutaia, adeus sócio torcedor!!!
    Meu dinheiro esses safados ñ vam ver nunca mais!!

  3. O mais engraçado é q o Wagner Marques já colocou foi parentes dentro da SEG, isso está parecendo é o Congresso Nacional, ñ é atoa q estamos msm em Brasília!!!

  4. Com base no teor do texto, por sinal muito bem elaborado, gostaria de pedir ao pessoal do BloGama, em especial ao autor, o colega Marcelo, para apurar junto a diretoria Gamense e divulgar aqui no próprio BloGama os seguintes questionamentos:
    1º Qual a fonte de recursos que o Wagner Marque e o Agrício Braga tiraram dinheiro para compar o terreno e constriuir o CT ninho do piriguito (ou seja, de onde eles tiraram toda essa grana)?
    2º O que feito com o dinheiro das cotas de TV que o Gama recebeu (milhões...) pela participação na Série A do Brasiuleirão durante quatro anos?
    3º O que foi feito com a grana da venda do zagueiro Nem, em torno de R$ 1.000.000,00?
    4º E o dinhero das grandes rendas no jogos contra Flamengo e Corinthians e outros clubes grandes quando o Gama disputou a Série A, foi pra onde?
    5° E a grana das placas de publicidades ao redor do estádio Mané Garrincha, por sinal carríssimas, foi pro bolso de quem?
    6º E também o dinheiro das cotas de TV da Série B, foi pra quem?
    7º E o patrocínio do BRB, Café do Sitio e muitos outros?
    8º E o dinheiro do aluguel do clube SESC vai pra quem???
    Foram inúmeras as fontes de recursos conseguidas com a "MARCA GAMA", pelos dirigentes Wagner Marque e Agrício Braga, que se eu continuar enumerando vou perder a noite de sono!
    E o pior é que a dupla de dirigentes ainda afirma que o Gama deve a eles. Só pode ser brincadeira de mau gosto!!!
    Por fim colega Marcelo, gostaria muito que você através deste veículo de comunicação, tente apurar respostas dos meus questionamentos e divulge aqui para o conhecimento de todos os torcedores Gamense.

    Sócio Torcedor 26

  5. quem fez as dividas foram eles (wm,ab).por tanto eles devem para si mesmo!diga-me como posso fazer uma divida e você é quem paga.

  6. eles tem um bom advogado...eu falei... colocaram o pg na presidencia não foi atoa... ha muito tempo venho falando qual seria o objetivo deles...nunca consegui postar um só comentario meu no site do gama.

  7. E tem mais, pra quem não sabe, o zagueiro Lúcio, este mesmo da Seleção Brasileira, era jogador do Gama e foi negociado com Internacional-RS pela dupla Wagner Marques e Agríco Braga, só que até hoje ninguém sabe quanto foi o valor da venda e nem prá quem foi a grana!!! Resumindo, a dupla de dirigentes usou a "MARCA GAMA" para fazer todas essas transações, estão cada vez mais ricos, estão deixando o time endividado e ainda dizem que o Gama lhes deve ...É mole?????

    Sócio Torcedor 26

  8. Quero PARABENIZAR aos responsáveis por este BLOG ( SÉRGIO e MARCELO )que estão sempre colocando em dia as notícias relacionadas ao GAMÃO, seja desde o empréstimo de jogadores até os envolvidos com a SEDE do SESC.
    Parabéns, vocês são GAMENSES de verdade !

    GAMENSES de MENTIRA tem muitos, mas vou citar apenas QUATROS : Wagner Marques, Paulo LARANJA, Macedo LARANJA e Agrício LARANJA !

    Fora seus LARANJAS INCOMPETENTES !!!

    Ass: PATRICK

  9. O GDF deveria patrocinar o Gama, esses bandidos só lembram dos torcedores na época das eleições, bando de filhos da puta!!!

    Seja alguém, vote em ninguém!!!

  10. Quero também parabenizar aos verdadeiros gamenses e blogueiros sergio e marcelo, pelas notícias atualizadas sobre o gamão.
    Antonio

  11. A pergunta que não quer calar? Que dívida é essa que o senhor wagner marquez diz que o gama tem com ele? Não seria o contrário não, já que desde que ele chegou ao gama em 1992 o patrimônio dele triplicou.Assim como o sócio torcedor nº 26, também gostaria de saber para onde foi o dinheiro da venda de alguns jogadores e o empréstimo de outros.
    Jurandir sócio sofredor

  12. O sócio torcedor 26 falou tudo, gostaria q alguem respondesse essas perguntas ai q ele colocou.
    Mas dificilmente alguem vai lhe responder sócio torcedor, pois no Gama tudo é feito nas ESCONDIDAS!!!

  13. Caros Marcelo, Serginho e demais integrantes da equipe BloGama, para conhecimento da Nação Alviverde do DF, teria como voces entevistar a dupla Wagner Marques e Agrício Braga e formular as perguntas que eu mencionei aqui neste tópico????
    Aguardo resposta!

    Sócio torcedor 26


Leave a Reply

Pesquisar este blog