terça-feira, 27 de abril de 2010

Um torcedor movido à paixão

Autor: Marcelo | terça-feira, 27 de abril de 2010 | Categoria: |

Muitas pessoas não conseguem entender o que faz uma pessoa torcer pelo Gama. Poderíamos apontar pelo menos uma dúzia de motivos que certamente desestimularia qualquer amante de futebol a torcer pelo alviverde. Mas o que faz a torcida do Gama ficar ao lado do clube se resume em uma única palavra: paixão.
A seguir exibimos um artigo publicado no jornal "Correio do Gama" que retrata bem o sentimento que o torcedor tem pelo clube. Um torcedor que realmente tem o escudo do Gama tatuado no coração foi o líder da primeira torcida organizada do DF. O texto é de Luciana Monteiro.

TORCEDOR POR PAIXÃO


Vicente exibe com orgulho o quadro que tem em sua casa do Gama campeão de 1979
Foto: Correio do Gama

Quando seu Vicente veio de Santana de Paraopeba, em Minas Gerais para Brasília ainda garoto com seus pais e mais oito irmãos, a cidade se resumia em um grande canteiro de obras que ele viu crescer rapidamente a cada dia. Junto com a bagagem e a esperança de uma vida melhor, trouxe também uma paixão: o futebol. Na juventude chegou até a jogar em times da cidade, mais foi como chefe de torcida que ficou conhecido no bezerrão e na cidade. Morador do Gama há mais de 30 anos foi o fundador da torcida organizada do time do gama “.No inicio eram poucos torcedores, a gente fretava ônibus para ir aos estádios. Cheguei até a pagar do meu bolso ingresso para os torcedores irem ao jogo,”lembra.

Casado ha 44 anos e pai de cinco filhos conta que a esposa sempre esteve presente ao seu lado, apoiando seu amor pela torcida e pelo futebol.
Reconhecido por todos pela sua dedicação chegou a ganhar no final da década de 70 um troféu de chefe de torcida e nos treinos costumava ir no ônibus com os jogadores. Viajou para vários estados como São Paulo, Rio de janeiro e Belo Horizonte acompanhando o time do Gama, só para Goiania perdeu as contas de quantas vezes foi.”Íamos por amor mesmo, tudo era uma grande diversão”, relata. Um dos momentos mais emocionantes como torcedor foi no campeonato Braziliense de 1979, quando o Gama venceu o Brasília na final por 4x1 do campeonato brasiliense, no estádio do Pelezão. ”A cidade parou para receber os jogadores com uma grande carreata, foi festa a noite toda”, relembra emocionado. Dessa época alem das boas lembranças o mais ilustre torcedor do Gama guarda uma foto do time campeão de 1979, na parede de casa com muito orgulho.

Hoje aposentado, seu Vicente ao lado dos netos e bisnetos guarda a mesma paixão pelo seu time do coração, o Gamão do Povão, mas confessa que já não vai mais aos estádios com a mesma frequência: "As coisas mudaram muito e o time precisa de mais investimentos para voltar aos bons tempo, tempos de glórias que o adversário tremia quando chegava ao Bezerrão". Atualmente o time do Gama luta para voltar para a elite do futebol brasileiro e para isso conta com uma torcida fiel e apaixonada que conquistou ao longo de seus 35 anos de existência. "Seu Vicente" como gosta de ser chamado é o exemplo de um torcedor amante do futebol e apaixonado pela Sociedade Esportiva do Gama.

Até o momento 10 comentários:

  1. Me arrepiei com essa história! quando vi a foto da torcida deu até vontade de chorar, que emoção! não precisa falar mais nada...AMO MEU GAMÃO!

  2. Alias preciso dizer mais uma coisa: Parabéns Seu Vicente!

  3. É torcedor deste nível que o GAMA tem ! Parabéns seu VICENTE, também deu vontade de chorar ao ver esta FOTO da torcida em 1979.

    Será que o WAGNER MARQUES e sua turma não se compadece desta matéria ? Por favor Wagner Marques, Agrício, Macedo e Paulo GOYAZ vão embora do GAMA, por que só assim iremos parar de sofrer com a INCOMPETÊNCIA de vocês CARTOLAS amadores.

    Patrick

  4. Que alegria imensa poder ler esta pequena homenagem que se faz aqui ao seu Vicente torcedor fanatico do Gama eu sou testemunha de quanto o vicente vibrava a cada vitória do Gamaão ele sempre muito alegre e um astral pra cima um nato torcedor do nosso Gama! Vicente que deus te abençoe sempre e você sabe que mora em nossos coraçãoes torcedores do Gama! Parabens ao Blog do Gama por rsgatar esta bela história de amor ao Gama abraço ao Vicente e a toda torcida do Gama.
    Celso Riacho Fundo.

  5. Sugiro que o Blog faça visita ao Zé Peres, seu Bar fica na Shis Leste, mesma localidade em que mora o Vicente e veja na parede do Bar, um verdadeiro arsenal de fotos, recordações desse também torcedor apaixonado que hoje ainda se arrasta para ir ao Bezerrão ver sua paixão - o Gamão do Povão, pois a sua saude já não lhe ajuda mais. Abraços

  6. Parabéns, Marcelo, pela postagem desta excelente matéria. O Gama está de parabéns, também, por contar com torcedor tão apaixonado pelo time e, ao mesmo tempo, equilibrado quando diz que o Gama precisa voltar às suas tradições de time respeitado e vitorioso. O Sr. Vicente é exemplo para torcedores que sabem valorizar a paixão pelo time, mesmo nas adversidades. Obrigado, S. Vicente!! Sua história de vida é um espetáculo. Abraços, Remy Soares

  7. Sem dúvida nós gamenses fazemos parte da torcida mais apaixonada do DF. O senhor vicente é sem dúvida um dos mais apaixonados gamense.

  8. Sugestão aceita, vou fazer uma visita ao seu Zé Peres. Se não me engano fica na 44 do Setor Leste, não?

  9. Não é na 44. O Bar do Zé fica na comercial entre a Quadra 47 e a Quadra 46, da Shis Leste, próximo ao Mercado Cheiro Verde, ao lado do Bar do Índio. É só indagar acerca do BAR DO ZÉ que ate os cachorros, papagaios e periquitos sabem onde fica. É o único Bar que abre até na sexta-feita da paixão.

  10. Meu Deus! Pra vocês verem que de buteco eu não entendo nada...


Leave a Reply

Pesquisar este blog