quarta-feira, 14 de abril de 2010

MELHOR AINDA! Clube tradicional pode ir jogar na "selva"

Autor: Marcelo | quarta-feira, 14 de abril de 2010 | Categoria: |


A Confederação Brasileira de Futebol gestora do campeonato da Série C ainda não divulgou a tabela nem a composição dos grupos da competição deste ano. A expectativa é de que esta só venha a divulgar estas informações no final deste mês. Mas nos bastidores as equipes já estão se mobilizando.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, a CBF é obrigada a manter o formato da competição por pelo menos dois anos seguidos. Mas devido ao critério de regionalizar a terceirona, seria inevitável que um dia uma ou outra equipe seria deslocada para um grupo "estranho" à sua região.
Conforme o BLOGAMA antecipou, havia uma dúvida com relação à situação de Fortaleza-CE, CRB-AL e Luverdense-MT (reveja aqui a matéria). Para os dois primeiros seria logisticamente vantajoso que integrassem o grupo do Nordeste. Só que este grupo já está cheio e um dos dois teria que ser deslocado para outra chave.
Ano passado o Luverdense-MT sofreu com desgastantes viagens para disputar a competição pelo grupo Norte juntamente com Águia-PA, Rio Branco-AC, Paysandu-PA e Sampaio Corrêa-MA. O CRB-AL disputou a terceirona pela grupo Nordeste. Esperava-se que pela expressão nacional que possui o Fortaleza-CE (rebaixado ano passado da série B) este teria o privilégio de "escolher" ser inserido no grupo Nordeste. Sobraria então para o CRB-AL ou o recém chegado Icasa-CE mudar de região. Tanto que o BLOGAMA especulou que o CRB-AL viria a fazer parte da chave Centro-Sudeste da qual o Gama faz parte.
No entanto aconteceu o contrário. Fontes de dentro da CBF dão conta de que o tradicional Fortaleza foi "penalizado" a jogar no grupo Norte. CRB continuaria na chave Nordeste e o Luverdense virá para a chave Centro-Sudeste.
Para o clube matogrossense seria um alívio já que as distâncias a ser percorridas diminuiriam drasticamente. Já para o Fortaleza será terrível, pois o clube nordestino sofrerá e muito para chegar aos locais dos jogos.
Para se ter uma idéia, de Fortaleza a Rio Branco são 4.071 Km de distância ou dois dias de viagem pelas precárias rodovias brasileiras. Para Belém são aproximadamente 1.500 Km.
Apavorado com o sofrimento que o clube cearense estará por encarar, a diretoria do Fortaleza já entrou com um pedido na CBF para disputar a terceirona pelo grupo Nordeste. Mas as chances de que isto aconteça são pequenas.

Veja como ficariam os grupos com a mudança:

Grupo A: Águia de Marabá-PA, Fortaleza-CE, Paysandu-PA, Rio Branco-AC e São Raimundo-PA;
Grupo B: ABC-RN, Alecrim-RN, Campinense-PB, CRB-AL e Salgueiro-PE;
Grupo C: Luverdense-MT, Gama, Ituiutaba-MG, Macaé-RJ e Marília-SP;
Grupo D: Brasil de Pelotas-RS, Caxias-RS, Chapecoense-SC, Criciúma-SC e Juventude-RS.

MEIA PODE PARAR NO ACRE
O meia Vinícius que disputou a segunda divisão candanga pelo Ceilandense ano passado e a primeira divisão pelo Gama neste ano pode ser mais um a deixar provisoriamente o alviverde. É que o Juventus-AC está reforçando o seu elenco e fez uma proposta pelo meia que está parado desde a eliminação do periquito no campeonato local. A negociação ainda não foi finalizada porque segundo César Félício, supervisor do clube acreano, o Gama estaria fazendo inúmeras exigências para a liberação do atleta.

Até o momento 10 comentários:

  1. O vinicius é um bom jogador. Mas com o gerson só entrava no segundo tempo, e sempre entrava muito bem. Espero que volte para disputar a terceira divisão e que tenha oportunidade de jogar como titular. É bom jogador.

  2. No papel, o provável grupo do Gama parece ser mesmo o mais fácil, mas é bom lembrar que ano passado penamos com esse Ituiutaba-MG, e mesmo os times menores do RJ e SP conseguem captar mais dinheiro pra investir do que o Gama. Eu ficaria de olho no Macaé e no Marília, principalmente... Se conseguirmos passar de fase, cruzamos com o grupo do Sul, que é forte! Com esse time do Candangão, vai ser difícil subir!

  3. Não adianta ter concorrentes fracos, se no momento somente fracos também. RENÚNCIA JÁ dessa diretoria.
    Edmilson

  4. Discordo quando fala, que o Luverdense, caindo no grupo do Gama, vai ter as distâncias reduzidas, pois a cidade de Lucas do Rio Verde, fica na divisa entre Mato Grosso e Pará, portanto, fica mais perto enfrentando, São Raimundo de Santarém - PA; Rio Brando - AC, só fica mais distante, Belém e Marabá que ficam no lado leste do Pará.

    Roberto Luceny

  5. Então vamos aos cálculos das distâncias a ser percorridas pelo Luverdense

    NA CHAVE CENTRO-SUDESTE:
    Lucas do Rio Verde - Brasília: 1269 Km
    Lucas do Rio Verde - Ituiutaba: 1257 Km
    Lucas do Rio Verde - Marília: 1545 Km
    Lucas do Rio Verde - Macaé: 2413 Km
    TOTAL: 6484 KM

    NA CHAVE NORTE:
    Lucas do Rio Verde - Rio Branco: 1990 Km
    Lucas do Rio Verde - Marabá: 1586 Km
    Lucas do Rio Verde - Belém: 2254 Km
    Lucas do Rio Verde - Santarém: 1408 Km
    TOTAL: 7238 KM



    A diferença de fato não é tão grande (754 Km), mas ainda fica mais perto para o Luverdense jogar na chave Centro-Sudeste. O negócio é que Lucas do Rio Verde é longe de tudo mesmo. De repente era melhor disputar o campeonato Paraguaio (1825 Km até Assunção).

  6. Seguinte vou falar primeiro sobre o Vinícius, ele é bom jogador, pode até empresta-lo mas q volte para essa série C q promete ñ ser facil ñ!!
    Agora sobre este torneio (série C) o Gama precisa contratar urgente se quizer subir, pq se entrar com o mesmo time do candangão vai disputar novamente para ñ cair pode ter certeza!!!
    Se manter o elenco basta trazer uns 6 jogadores bons e experientes além de um técnico bom, e q ñ abandone o barco como faz o Sr. Reinaldo Gueldini em todo time q trabalha!!!
    Se quizerem subir contrate, se ñ fiquem parados como sempre diretoria!!

  7. BOMBA. Fiquei sabendo que o Ferrugem vai dexar o GAMA. Agora ferrou tudo.

  8. Acho meio difícil ele sair agora porque está tratando de lesão. Mas vamos apurar...

  9. pow essa novela ja cansou todos os torcedores decepcionante novela mesmo talvez se o arruda assumisse o gama como o luis estevão funcionasse

  10. Que preconceiro é esse chamando cidades tão bonitas com
    Belém do para e Rio Branco de selva.
    Antes de botar uma coisa dessa tão burra demostrando total falta de conhecimento em geografia.
    A SÓ para lembrar essas duas cidades possui os melhores estadios do brasil.
    o Mangueirão e a arena da flores.
    E outra coisa se atÉ o BOca Juior ja jogou no mangueirão pq o Fortaleza não pode? que só fica a uma hora de avião Fortaleza Belém.
    Vamos estudar gente antes de botar alguma coisa no blogama.


Leave a Reply

Pesquisar este blog